quinta-feira, junho 29, 2006

Ezequias... o Reforço?

Não sou de dar muita importância a rumores, mas há rumores e rumores! Este parece-me que tem tudo para já não o ser dentro de dias.
Ezequias é um defesa de 25 anos, formado nesse clube "piscatório" que é o Corinthias Alagoano. Ao chegar a Portugal, pela mão de Nelo Vingada, passou rapidamente de central a defesa-esquerdo, isto sem nunca atingir grandes patamares exibicionais. A transferência para a Académica mudou esse cenário... Ezequias evoluiu bastante no último ano! É um defesa rápido e tecnicista, faltando-lhe talvez alguma consistência e regularidade ao seu desempenho para se afirmar definitivamente.
Ezequias tem uma vantagem em relação a outros possíveis reforços para a defesa: A sua adaptação ao sistema de três defesas deverá ser muito mais fácil pelo facto de o lugar de defesa-central não lhe ser nada estranho e como se sabe, neste sistema, ao defesa-esquerdo(e ao defesa-direito) exige-se que dobre o central e por vezes até tome o lugar deste
Vamos aguardar pela confirmação desta notícia e por novidades em relação ponta-de-lança e ao extremo que faltam para fechar o plantel.

segunda-feira, junho 26, 2006

Portugal 1-0 Holanda

Laranjada, suor e lágrimas!

Num jogo de uma intensidade emotiva transcendente, a vitória de Portugal é a mais justa consequência de uma sucessão de injustiças, da falta de Fair-Play laranja e de alguns tiques de arrogância dos Holandeses.
Quando, sobre o relvado, o número de jogadores foi igual, Portugal mostrou ser melhor, cerrando fileiras atrás de uma união e entreajuda fantásticas.
Costinha e Nuno Valente foram os jogadores menos da equipa. O defesa-esquerdo viu-se e desejou-se para travar Van Persie, enquanto Costinha fez apenas três faltas durante o tempo que esteve em campo… todas elas para cartão amarelo!
Em grande nível estiveram Deco, Ricardo Carvalho e Miguel.

Portugal está nos quartos-de-final onde vai reencontrar a Inglaterra! As vitórias no Euro2000 e Euro2004 ainda não apagaram da memória a derrota de Wembley em 66. Se Portugal conseguir neutralizar a meia-distância de Beckam, Joe Cole e Lampard, e não facilitar nos pontapés de canto, mesmo sem Deco e Costinha, podemos alcançar as meias-finais.
Ementa para Sábado: Bife à Portuguesa, com duas batatinhas na baliza de Robinson!

quarta-feira, junho 21, 2006

Portugal 2-1 México

Portugal confirmou o favoritismo e mesmo sem metade da equipa normalmente titular, derrotou o México. Portugal venceu, mas o resultado é bastante injusto para os Mexicanos que dominaram o jogo a partir da meia-hora... e mesmo reduzidos a dez jogadores não deram um minuto de descanso à desorientada defensiva Portuguesa.
Pela negativa, destaque para Petit e para a exibição desastrosa de Caneira. Pela positiva, é justo reconhecer o grande jogo de Maniche e Simão na primeira parte.

Agora sim, o Mundial de futebol vai começar...

terça-feira, junho 20, 2006

Esboço do Plantel para 2006/2007

Ao contrário das duas últimas épocas, o "defeso" tem sido bastante calmo para os lados do Dragão. João Paulo e Diogo Valente são as únicas contratações oficiais. Do lado das saídas, apenas César Peixoto e Diego tiveram guia de marcha por escrito, apesar de Ivanildo e Hélder Barbosa também abandonarem o plantel, mas por empréstimo, enquanto McCarthy e Hugo Almeida estão na lista de vendas.

Na baliza dificilmente haverão alterações: Baía, Helton e Paulo Ribeiro serão os três “keepers”.
Na defesa, Adriaanse já adiantou que conta com Bruno Alves e Ricardo Costa, as principais dúvidas que existiam. A possível venda de Ricardo Costa, muito pretendido em França, poderá exigir a contratação de um novo jogador, talvez um defesa-direito ou um defesa-esquerdo. Quanto ao resto: Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Marek Cech estão de pedra e cal.
No meio-campo, João Paulo (que também pode jogar na defesa), Paulo Assunção, Ibson, Raul Meireles, Lucho, Anderson e Jorginho são os escolhidos... e não deverá haver espaço para mais ninguém.
A partir daqui… as dores de cabeça: Na cabeça do ataque, Pinto da Costa disse ontem que Adriaanse escolheu Adriano e Sokota. Quer isto dizer que Bruno Moraes, McCarthy e Hugo Almeida são “vendáveis” ou se quiserem “dispensáveis”. Se a isto juntarmos a declaração do Holandês a justificar a necessidade de contratação de um homem que faça muitos golos, poderá haver ainda margem para alguma surpresa nesta área. Lisandro é o jogador multi-funções, podendo ocupar qualquer posição do ataque. Nas alas: Quaresma, Alan, Diogo Valente e Vieirinha, mas sabe-se que os dois últimos irão integrar o estágio sem garantia de permanência no plantel.

Resumindo, o F.C.Porto necessita de mais dois jogadores para equilibrar o seu lote de jogadores para enfrentar a nova temporada: Um goleador e um extremo de grande categoria.

segunda-feira, junho 19, 2006

Equipamentos Oficiais 2006/2007


O F.C.Porto apresentou hoje oficialmente os equipamentos para a época 2006/2007. Em relação às imagens que circularam na Internet e que o jornal Ojogo publicou existem algumas diferenças que importa sublinhar:

1. A presença insignificante do cor-de-laranja e a adopção de mangas brancas no equipamento principal!
2. As costas do equipamento principal serem totalmente azuis.
3. O laranja do equipamento alternativo não ser tão aberto, nem a barra é tão larga, como as imagens faziam crer.

Assim... a coisa até resulta melhor!

Portugal 2-0 Irão

Vitória convincente de Portugal! Qualquer semelhança entre a equipa que definhou em campo contra Angola e a que encheu o campo frente ao Irão… é mera coincidência. Explicação? Mais empenho, melhor preenchimento dos espaços e… Deco!
Na selecção Nacional existem três jogadores imprescindíveis e que não têm um substituto que cumpra minimamente as funções: Deco, Costinha e Ricardo Carvalho. À falta de qualquer um destes três jogadores, Portugal deixa de ser uma equipa forte, consistente e temida… para ser um conjunto de jogadores à deriva.
Fernando Meira foi o jogador com pior desempenho e talvez não fosse desaconselhável testar frente ao México a dupla de Ricardos no eixo defensivo. Destaques individuais para as exibições de Deco, Figo, Maniche, Miguel e Nuno Valente! Garantir o primeiro lugar é preciso para evitar a Argentina nos oitavos… e enfrentar a Holanda. Depois… se formos passando e se a lógica imperasse viriam: Inglaterra, Brasil e… Argentina! Parece demasiada areia para a nossa camioneta? Depende da camioneta com que nos apresentemos à corrida!

sexta-feira, junho 16, 2006

Jorge Costa regressa da Bélgica

Quando Jorge Costa decidiu abandonar o F.C.Porto muito se falou da culpabilidade de Co Adriaanse nesse facto. Na altura, escrevi aqui e aqui, que as culpas tinham que ser repartidas entre o Holandês e o nosso Bicho… e mantenho essa opinião.
Jorge Costa acaba por abandonar o Standard de Liege, meio ano após a sua chegada e diz-se, “alegadamente por motivos pessoais”. Analisando estes seis meses de Jorge Costa longe do F.C.Porto, é preciso concordar que esta foi uma aposta falhada para o carismático capitão do FêCêPê. Passou grande parte do tempo lesionado e quando jogou, ao nosso país nunca chegou a repercussão das suas, boas ou más, exibições. Ele queria provar que ainda estava aí para as curvas, que Co Adriaanse estava errado em preteri-lo… mas não conseguiu, a ideia que passa é que afinal o Holandês até teve razão!
Mas Jorge Costa não merece acabar a carreira desta forma… alguém que levantou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões merece muito mais que uma aventura falhada como última paragem. Espero voltar a vê-lo jogar... e se possível que volte a pisar o relvado do Dragão, mesmo sabendo que vai doer vê-lo jogar com outra camisola.

quarta-feira, junho 14, 2006

Evolução e Involução de um Símbolo!

A camisola que equipa o F.C.Porto é um dos maiores símbolos do clube e como tal não deveria ser objecto de experiências e trocadilhos que têm como único propósito a futura comercialização desse produto aos adeptos. A introdução de novas cores na camisola principal é abusiva, despropositada e de mau gosto. Em relação ao equipamento alternativo, este sim deveria ser usado para fins comerciais... mas os adeptos só compram algo que os identifique com o clube!

Ficam aqui alguns dos símbolos que vestiram de gala os grandes craques que passaram pelo F.C.Porto:


Anos 70 Anos 80

1996/1997 1999/2000

2001-2002 2002-2003

2003-2004 2004-2005 2005-2006

2006-2007



A camisola principal de 2006/2007 acaba por não ser muito diferente das originais e que tantas alegrias nos deram. Como já referi, os remates alaranjados nas mangas e gola é que são despropositados e desajustados.

Agradecimentos ao Jorge Soares pelas imagens que nos enviou das camisolas dos anos 70, anos 80, da época 1996/1997 e da 1999/2000!

Se alguém tiver imagens de camisolas mais antigas do F.C.Porto, agradecia que mas enviassem para posterior publicação. Email: mail.fecepe@gmail.com

terça-feira, junho 13, 2006

Não! Não... e Não!



Apesar de ainda não ser oficial, estes são os equipamentos que provavelmente o F.C.Porto adoptará para a nova época:
1. Voltaram a mexer nas riscas do equipamento principal!
2. Introduziram o laranja(quase vermelho) nos remates da gola e das mangas do equipamento principal!
3. O equipamento alternativo é horrendo... nem vou falar na cor escolhida e na barra "à River Plate"!

É preciso que os portistas se unam no combate a estes equipamentos! O equipamento principal não deve andar a sofrer constantes modificações, enquanto o alternativo deve ser sóbrio e onde sejam privilegiados o azul escuro e o branco. Digam não a estes equipamentos... eles são feitos para nós, já que os adeptos é que os compram a 70 Euros a peça. Vamos exigir que a nossa equipa jamais entre em campo com esta vergonha!


O site oficial do F.C.Porto divulgou uma notícia dando conta do adiamento da cerimónia de apresentação dos novos equipamentos. Pode ser bom sinal... mas também pode ser apenas coincidência!

Angola 0-1 Portugal

Quem ouvisse Scolari e Figo falar após o jogo, poderia supor que Portugal acabava de ganhar a uma selecção complicada e traiçoeira. Comparar esta selecção de Angola ao Gana ou à Costa do Marfim é uma anedota. Do meio-campo para a frente os Palancas Negras são pouco menos que inconsequentes... do meio-campo para trás Angola tem uma equipa inocente e frágil... muito frágil. Barreirense, Varzim, Paços de Ferreira, Gil Vicente, alguns desempregados... são as equipas destes valentes jogadores Angolanos.
Sempre achei que Portugal ia ganhar a Angola com bastante dificuldade, mas não contava que jogássemos tão mal e que Angola fosse tão fraca como se revelou. A questão principal que fica deste jogo é: A equipa Nacional está pior do que se supunha... e eu já julgava que ela não estivesse grande coisa. O grupo é tão acessível que passar em primeiro é mais do que adquirido... mas a segunda fase promete ser curta se a prestação não melhorar.
Salvaram-se as exibições de Figo, Pauleta e Ricardo Carvalho... afundaram-se as lastimáveis prestações de Tiago, Petit, Nuno Valente, Cristiano Ronaldo e Meira.
Que venha o Irão... e seja o que Deus(ou Alá) quiser!

sexta-feira, junho 09, 2006

Mundial de Futebol

O primeiro mundial que me recordo foi o de Espanha em 1982. À falta da Selecção Portuguesa, o Brasil, de Zico, Sócrates e Falcão, era a minha selecção favorita mas, Karl Heinz Rummenigge, Paolo Rossi e Tardelli ficarão para sempre nas minhas memórias futebolísticas. A celebração do golo de Tardelli na final frente à Alemanha permanece intocável como a mais fantástica celebração de um golo que alguma vez assisti.

O Mundial do México em 1986, contou com a presença da Selecção Nacional. Os jogos eram a horas impróprias para um puto de 10 anos, mas o meu pai permitiu-me ver os jogos de Portugal. Poupou-me à humilhação do último jogo com Marrocos e decidiu não me acordar. Ainda hoje lhe agradeço por aquelas maravilhosas horas de sono. Quando os “Magriços” regressaram a casa… fiquei a torcer pela Inglaterra de Gary Lineker, caída às mãos de Diego Maradona. O segundo golo do astro Argentino frente à Inglaterra onde sozinho desgraça toda a defensiva Inglesa, resiste nas minhas lembranças como o melhor golo de sempre em jogada individual.

1990 - Itália, o Mundial voltava a não contar com Portugal. Um Mundial que tem em Schillaci e o quarentão Roger Milla, as suas maiores figuras e onde à final chegam duas equipas medianas só pode ser considerado fraco. Um dos piores mundiais a nível de futebol!

Em 1994, o Mundial foi desviado para a terra do Tio Sam, a FIFA partiu em busca de outros mercados que não apenas o Europeu e Sul-Americano. Portugal voltou a primar pela ausência e eu fiquei a torcer pela Holanda, passando com o decorrer do Mundial a ter uma costela Búlgara, com o seu quarteto Stoitchkov, Lechkov, Balakov e Kostadinov, outra Nigeriana com Yekini, Amokachi, Finidi, Okocha e Kanu e ainda outra Sueca com Kenneth Andersson, Thomas Brolin e Henrik Larsson. As estrelas do mundial foram Romário e Bebeto, numa selecção Canarinha que nunca deslumbrou.

O Mundial voltou à Europa em 1998, sendo jogado em França. As minhas preferências voltaram-se novamente para a Holanda. A grande surpresa da prova foi a Croácia que chegou às meias-finais graças a um fantástico Davor Suker. Na final, a grande equipa francesa, onde sobressaiu Zinedine Zidane, humilhou o Brasil goleando por 3-0, tornando-se de forma justa Campeão Mundial.

Em 2002, a FIFA voltou a procurar a diferença. O Mundial foi desviado para a Ásia, mais precisamente para a Koreia e Japão. Portugal acalentava enormes expectativas nos seus patrícios mas aos 20 minutos do primeiro jogo já perdíamos 3-0 com os EUA. Desilusão Lusa com França e Argentina a não fazerem melhor. Das favoritas, restavam o Brasil e a Itália, mas os Transalpinos foram empurrados porta fora, às mãos da Coreia, por uma das mais vergonhosas arbitragens que tenho memória. O Brasil, chegou à final tendo como único obstáculo complicado a Inglaterra nos quartos-final, enquanto a Alemanha conseguiu o feito de alcançar a final jogando com Paraguai, EUA e Coreia nos oitavos, quartos e meias-finais. Com uma equipa vulgaríssima, os Germânicos foram batidos na final pelo Brasil que nunca apresentou futebol ao nível de um Campeão do Mundo.

Em 2006 os favoritos são, Brasil e França, aparecendo em segundo plano equipas como Itália, Inglaterra e Argentina, e num terceiro plano, Holanda, Alemanha, Rep.Checa, Espanha e Portugal. Portugal tem uma equipa forte, especialmente do meio para a frente, mas a condição de forma de Costinha e Maniche e a ausência de Jorge Andrade podem ser determinantes para alguma inconsistência defensiva.
Uma equipa… uma Bandeira! Força Portugal!

quarta-feira, junho 07, 2006

Avaliação FêCêPê - Época 2005/2006

O Pedro Reis teve a ideia de efectuarmos avaliações individuais a cada jogador. Foi dele o trabalho de organização e compilação de resultados que aqui publicamos. Optamos por estabelecer notas de 0 a 20, sendo que de 0-5(Desastrado), de 6-9(Fraco), 10-13(Regular), 14-16(Bom), 17-18(Excelente) e 19-20(Fantástico). As avaliações de cada "Bitaiteiro" foram as seguintes:



A estes dados, para cada jogador, optou-se por retirar a nota mais alta e a mais baixa dada por cada "Bitaiteiro" e fazer a média dos valores restantes. Os resultados foram os seguintes:



Comentário:
1. Saliência para as Excelentes notas de Pepe, Assunção, Quaresma e Lucho. Paulo Assunção está marcado a azul no quadro porque teve uma média das 4 notas superior aos outros.
2. Em valores negativos, ficaram as prestações de Sonkaya, Ricardo Costa, Bruno Alves, Ivanildo e Sokota.
3. A faixa onde existem mais jogadores é a "Regular" com 10 elementos, seguida da "Bom" com 7.
4. O Pepe foi o único jogador a ter duas notas de 19 valores!
5. Sonkaya foi o jogador com a nota individual mais baixa: 4 valores!
6. Helton e Ibson foram os únicos jogadores que tiveram notas individuais diferentes dadas pelos 4 "Bitaiteiros".
7. Nenhum jogador mereceu a unanimidade de avaliação, mas 7 deles (Bosingwa, Meireles, Assunção, Quaresma, McCarthy, Hugo Almeida e Adriano) tiveram três notas iguais.

domingo, junho 04, 2006

Mal educado, burro e mentiroso!

“São uns quatro ou cinco intelectuais. Aqui, quando eu falo em bandeira, em pátria, em nacionalismo, é porque sou pregador. Na verdade, é preconceito contra brasileiro mesmo. Eles têm bronca, raiva e inveja dos brasileiros”

[Pausa para gargalhada]

"Um diz que é cineasta. O outro, o pai dele foi um grande escritor. O pai, né, porque ele é uma bosta. Um terceiro ganhou uma herança do tio e ficou rico. E tem uma mulher famosa aqui que diz que é a Marília Gabriela de Portugal. Só. Não entendem nada."

[Pausa para pensar: O cineasta é o António Pedro Vasconcelos; O escritor que é uma bosta, mas que o pai foi um grande escritor... deve ser o Miguel Sousa Tavares, mas quem foi grande escritora foi a mãe (Sophia de Mello Breyner), não o pai, que foi um eminente advogado, jornalista e Ministro; O terceiro que ganhou a herança, desconheço... mas terá sido com o Malato?; A Marília Gabiela de Portugal não sei...]

“Quando saio na rua é uma loucura, eles vêm falar comigo, eles aplaudem. Está quase como no Brasil. O adepto gosta de mim. Noventa e nove vírgula nove aprovam-me aqui em Portugal”

[Pausa demorada para gargalhada ainda maior]

Se há algo que abomino são todos que se intitulam, ou deixam que os intitulem, de intelectuais, como se de um patamar evolutivo da espécie humana se tratassem. Em Portugal infelizmente temos alguns, mas esses têm pelo futebol um ódio e desprezo doentio porque é feito para o povo… e para esses ditos intelectuais, tudo o que está acessível ao povo é mau, feio e pecaminoso.
Mas Scolari não se referiu a esses pobres coitados que vivem num mundo dirigido por Sofistas, Ilusionistas e catedráticos em psicoses mentais, o treinador da Selecção Nacional Portuguesa mencionou todos os Portugueses que pensam… porque para ele pensar é ser intelectual. Porque, para os portugueses que não pensam, escolher Évora para o estágio de preparação para o Mundial… é perfeito! Porque, para os portugueses que agem como as vaquinhas do presépio, jogar contra Cabo Verde e Luxemburgo antes do Mundial… fantástico! Porque, para os portugueses que não filtram o que lhes é mostrado, assistir de cadeirão às noitadas dos nossos futebolistas… maravilhoso! “Só é preciso que tenham cuidado com droga e álcool”.
Os Brasileiros são um povo maravilhoso, de uma alegria e espontaneidade fantástica, moram num país lindo mas que infelizmente tem muitos problemas: Um presidente que tem a 4ª classe, crime organizado que manda e desmanda na ordem pública das grandes cidades, pobreza extrema da maior parte da sua população, etc, etc. Preconceito contra Brasileiros? Não… é preconceito contra Scolari, mesmo! Vem um iletrado como ele falar de cultura? Alguém que ouve Roberto Leal e que não sabe a distância que separa Porto de Lisboa? Os Brasileiros que estão em Portugal são bem vindos… Scolari é que tem que voltar rápido para a sua terra.

Apoiarei a Selecção Nacional no Mundial 2006 porque a equipa das Quinas é imponderavelmente maior que as pessoas do seu treinador e presidente… mas as perspectivas não são nada animadoras. Madail veio dizer que assumirá as responsabilidades em caso de fracasso. O que será fracasso? Algo ainda pior que o Mundial Coreia-Japão que não teve consequências práticas nenhumas?

sexta-feira, junho 02, 2006

Estes Gauleses... estão Loucos!

Ricardo Costa, Bosingwa, César Peixoto e... McCarthy! O que é que estes jogadores têm em comum? Estarem a ser cobiçados pelos principais emblemas Franceses.
O Sul-Africano, interessa a Marselha, PSG e Lyon; Marselha e PSG andam loucos por Ricardo Costa(???); Monaco e PSG correm por Bosingwa... mas como o lateral do F.C.Porto é bastante rápido, espero que consiga escapar, permanecendo de azul e branco vestido mais uma época; César Peixoto tem no Lille, clube que ainda se encontra em estado de choque com os noves defesas que Ronald Koeman apresentou no Stade de France, a equipa mais interessada no seus serviços.
As segundas figuras(algumas terceiras) do F.C.Porto são desejadas em clubes de topo do futebol europeu... isso é um sinal de grande qualidade do plantel às ordens de Co Adriaanse. Dos quatro nomes referidos, Zé Bosingwa é único que espero que permaneça no Dragão... vamos aguardar!