segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Não me chaguem mais a cabeça!

Para além de algumas amostras de indignação na caixa de comentários, recebi também alguns mails sobre o programa de futebol da TVI de Domingo à noite, pedindo-me para falar sobre eles e sobre o facto de lá ter sido dito que os 3 primeiros golos do Porto foram em fora-de-jogo.

Gente... Gente!! Não aprendem nada com o Mourinho? "Quem tem boca pode dizer o que quiser!"
Por favor... Leiam um bom livro, saquem filmes da Net, saquem séries da Net, se tiver que ser... vão para a cama cedinho mas deixem as drogas! Quem vos manda ver um programa de loucos para loucos, cujo principal objectivo é transformar em loucos os que ainda não o são? Querem ver os golos da jornada? Vão ao YouTube! Querem ouvir ou ler sobre futebol? Vão ao Planeta do Futebol do Luís Freitas Lobo.
Mas por amor de Deus... deixem as drogas!

Enganador...

Image hosted by Photobucket.com0-5 Image hosted by Photobucket.com

Lisandro, Lucho, Meireles, Alan, Adriano

Uma vitória indiscutível mas que não merecia números tão avassaladores. O FêCêPê entrou mal na primeira e na segunda parte e nas duas situações foi acordado pelos golos conseguidos, partindo depois para uma exibição segura e confiante. Dinamitados por Lucho e Meireles que parecem querer voltar a imprimir uma dinâmica diferente mas que ainda emperram bastante no capítulo do passe, e por Quaresma que estica e dá profundidade ao jogo do Porto, a equipa uniu-se e aproveitando a quebra anímica dos Aveirenses aproveitou para fazer um resultado que não é normal nas visitas do F.C.Porto à cidade da Ria.


Melhor em Campo - Pepe: Para além da segurança defensiva demonstrada, que dividiu com Bruno Alves, foi de uma atitude e empenho extraordinário no capítulo ofensivo, estimulando os processos ofensivos, criando situações de desequilíbrio e dando amplitude à equipa. Está num momento de forma extraordinário!

Arbitragem - Bruno Paixão: : Fez um trabalho sereno, manchado por dois lances: A não marcação de penalti num lance entre Alcaraz e Postiga e a validação do 2º golo do Porto quando Lisandro se encontrava em posição irregular.

Directório de Imagens Actualizado

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Estamos ao mais alto nível!


Image hosted by Photobucket.com 1-1Image hosted by Photobucket.com

Estádio lindo... público fantástico... grande primeira-parte! Empatamos com o Chelsea, com uma equipa tremenda, mas fiquei convencido que o F.C.Porto era capaz de um pouco mais. Depois de uns minutos iniciais de algum nervosismo, os jogadores do FêCêPê lançaram-se para uma exibição segura e personalizada. Alicerçada em Assunção, Pepe e Bruno Alves... esteios firmes e incorruptíveis, foi bonito de ver a resposta dada aos milionários de Stamford Bridge. Faltou um pouco mais de magia a Quaresma, perdido nas obstruções de Diarra (porque é que ele não passou para o lado de Wayne Bridge, elo mais fraco da defesa?) e de Lisandro, para que o ataque fosse mais pressionante e intimidador para os Londrinos.
Na segunda-parte, o Chelsea abdicou de ganhar o jogo e o Porto teve muito mais dificuldades de penetração. Jesualdo mexeu na equipa... mas mexeu mal, acabando por parti-la e dando uma machadada final em qualquer esperança na vitória.
Vamos a Londres com a vontade e determinação de passar... Eu acredito!

Melhor jogador em campo - Paulo Assunção: O Assunção dos velhos tempos! Que grande jogo fez, lutando de igual para igual com um meio-campo fantástico, com "um olho no burro e outro no cigano." Destaque também para Pepe e Bruno Alves... grande jogo! Do lado do Chelsea é impossível ficar indiferente a Essien... no meio-campo ou a defesa-central é um jogador fabuloso!

Arbitragem - Massimo Busacca(Suiça): Esteve bem, mas foi demasiado complacente com o jogo viril do Chelsea na primeira-parte. No confronto Quaresma/Diarra, se em 50% das vezes esteve bem ao não assinalar falta, nos outros 50% esteve mal, porque havia de facto obstrução do jogador Londrino.

Directório de Imagens Actualizado

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Desfrutemos de um jogo fenomemal... VENCENDO!

F.C.Porto-Chelsea!
Só por escrevê-lo já me arrepio... e é já amanhã.
Drogba, Terry, Cech, Carvalho, Makelele, Essien, Lampard, Sheva, Robben e Mourinho... todos juntos para tentar derrubar o Dragão!
Jesualdo vai jogar com a equipa habitual da Champions, talvez com Lisandro um pouco mais recuado. É uma opção... na minha opinião, Marek Cech seria mais útil no meio-campo em detrimento de Meireles, mas espero estar redondamente enganado.
Comecei a acompanhar os jogos do Chelsea há cerca de mês e meio. É uma equipa que pressiona de forma tremenda no meio-campo mas que também apresenta alguma falta de criatividade neste sector. Lampard é fantástico na meia-distância e em arranjar espaços através dos seus passes geométricos, mas não é um fantasista. Isso é perceptível pela forma directa como Drogba é sempre solicitado, situação de alguma forma atenuada quando Robben está na equipa. Em relação ao Chelsea a defesa deverá ser: Cech, Diarra, Carvalho, Terry e Bridge; No meio-campo Makelele, Essien e Lampard são certos, havendo dúvidas na utilização de Ballack ou Robben. Shevchenko e Drogba serão os avançados. Uma dúvida num jogador que modificará no sistema da equipa: 4x4x2 ou 4x3x3. Eu preferiria que eles jogassem em 4x4x2 com Ballack e Shevchenko... mas isso interessa pouco.
O FêCêPê tem que ser uma equipa na verdadeira acepção do termo. Um conjunto de jogadores que joguem em bloco e para um objectivo comum. Não vale a pena entrar em grande pormenores tácticos ou de filosofia de jogo... é preciso que os grandes jogadores que Porto tem, percebam que este é o momento! Helton, Bosingwa, Pepe, Lucho, Quaresma, Lisandro... amanhã é o dia.
A rodear o relvado estarão milhares que sofrerão com eles do primeiro ao último minuto e que jamais deixarão de os apoiar (espero :D ).
Venha de lá uma grande noite!






sábado, fevereiro 17, 2007

Ganhar à Naval e Sonhar com o Chelsea

Image hosted by Photobucket.com4-0 Image hosted by Photobucket.com

Lisandro(2), Lucho, Adriano

Uma vitória importante, moralizadora e tranquila! Nada melhor antes do jogo com o "Special One". Mas nem tudo esteve bem: O novo esquema táctico não é mau, não senhor... mas com Anderson no lugar de Bruno Moraes. E Quaresma? Jogando com dois avançados que não podem deixar de ser Postiga e Lisandro... onde colocar Quaresma? O Cigano é um jogador de linha!
Mas isto são conjecturas futuras. Ontem, especialmente durante a primeira parte, o Porto afunilou em demasia o jogo ofensivo... com uma atitude mental e competitiva em níveis muito aceitáveis, é verdade... mas esse funil emperrou a manobra da equipa. Eu pensava que a entrada de Cech para o meio-campo, que fez um bom jogo, tinha como intenção a sua incorporação no flanco-esquerdo em situações de ataque, descaindo Lisandro para a direita e colando Moraes a Postiga, o que a juntar à capacidade ofensiva de Lucho, dotava a equipa de uma estrutura ofensiva muito apreciável. Mas não foi isso que aconteceu! Poderão ser detalhes a limar... este foi o primeiro jogo neste sistema. Estou no entanto curioso para ver como Jesualdo vai encaixar Quaresma nesta estratégia. A manutenção de Cech para o Chelsea é outra incógnita mas eu não teria dúvidas nenhumas de o colocar no onze inicial.
Destaque para o golo de Adriano... ele é o único ponta-de-lança de área que o F.C.Porto dispõe e a sua saída seria um grande equívoco. E também para a estreia de Renteria... porte atlético assinalável, bom toque de bola, rápido... falta-lhe o resto que só pode ser conseguido com o tempo.


Melhor em Campo - Lisandro Lopez: Pela terceira vez consecutiva, aí está novamente o Argentino como Melhor em Campo. A raça e o empenho que coloca em cada lance mantém-se constante ao longo dos jogos, mas Lisandro está mais leve, mais solto e mais rápido. É neste momento um jogador imprescindível no F.C.Porto!

Arbitragem - Nuno Almeida: : Pouco ou nada a dizer. Num lance entre Mário Sérgio e Fucile, o Uruguaio fez-se nitidamente ao Penalti, quando tinha todas as condições para criar muito perigo. No 2º golo de Lisandro, eu estava mesmo no enfiamento e não me pareceu fora-de-jogo.

Directório de Imagens Actualizado

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Os convocados contra a Naval

Guarda-redes: Helton e Vitor Baía;

Defesas: Bosingwa, Bruno Alves, Pepe, João Paulo, Fucile e Marek Cech;

Médios: Raul Meireles, Paulo Assunção, Lucho, Ibson

Avançados: Quaresma, Hélder Postiga, Lisandro, Bruno Moraes, Adriano, Alan e Renteria.

É interessante notar a ausência de Vieirinha, Ricardo Costa e Mareque. Parece que estão encontrados os "culpados" da derrota contra o Estrela. Enquanto que a ausência de R.Costa parece-me normal devido há sua falta de qualidade para representar uma equipa do nível do FCP (provada jogo após jogo ao fim de algumas épocas) já me parece muito "estranha" a ausência de Mareque e muito mal gerida a ausência de Vieirinha.

Se é um facto que Mareque pouco acrescentou (mas acabou agora de chegar) já a fraca exibição de Vieirinha no primeiro jogo a titular pelo clube não deveria justificar uma ausência de uma convocatória. Num jogo em que praticamente toda a gente jogou mal, deixar de fora Vieirinha contra a Naval é deitar as culpas no elo mais fraco. É desmotivar um jovem que parece ter talento mas com tão pouca confiança por parte do treinador, muito difícil será para ele despontar.

É sem dúvida, quanto a mim, um tiro no pé esta ausência da convocatória. Claro está, quero deixar aqui uma nota: Nos somos adeptos do FCP, vemos tudo muito de fora. Pode sempre ter acontecido alguma coisa no balneário que nos não sabemos, daí os nossos comentários e opiniões podem ser sempre subjectivos.

Aqui fica o meu 11 para este jogo: Helton, Bosingwa, Pepe, B.Alves, Cech; Assunção, Lucho; Quaresma (Fucile), B.Moraes, Lisandro; Postiga.

Aqui fica o 11 do Aníbal Letra: Helton, Bosingwa, Pepe, B.Alves, Fucile; Assunção, Lucho, Ibson; Quaresma (Alan), Postiga, Lisandro.

Renteria vai resolver o jogo na segunda parte.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Os 2 Trincos


trinco
substantivo masculino:
1. estalido dado com os dedos;
2. tranqueta da porta que se levanta ou faz correr por meio de chave;
3. chave que se introduz na fechadura para levantar essa tranqueta;
4. fechadura em que se introduz essa chave;

5. gíria para descrever a posição de médio defensivo no futebol;


Navegando pela blogosfera e pela comunidade de sites relacionados com o Futebol Clube do Porto, sejam eles fóruns ou simplesmente portais, tenho-me dado conta que uma parte considerável da família portista, escala para o próximo jogo no Dragão contra a Naval, 2 trincos no 11.

Ora, tendo em conta que os nossos trincos não se evidenciam por uma forte capacidade criativa ou até classe ofensiva - Assunção ano passado evidenciou uma classe tremenda na função primária do trinco, defender, embora este ano ande muito distante da forma que o notabilizou no esquema do Adriaanse e Raúl Meireles teima em não mostrar classe nenhuma - não dá para perceber o que é que motiva racionalmente a um adepto, querer que o seu clube, em casa contra uma equipa banal como a Naval (sejamos francos, o nosso campeonato é fraquinho em termos de qualidade das equipas e em termos especialmente de mentalidade) jogue na mesma com 2 trincos que não trazem criatividade nenhuma, num jogo em que o adversário raramente passará com a bola controlada do seu próprio meio campo.

Depois de tantos exemplos e de tantos jogos com treinadores pouco ambiciosos, seja no FCP ou noutros clubes, há pessoas que continuam a demonstrar uma cobardia ou uma falta de ambição tremenda.

Pode ser também que haja uma cegueira em relação ao real valor de alguns jogadores que fazem parte do nosso plantel. Lia num fórum um adepto a considerar que o FCP podia jogar com 2 trincos com o Manchester United. Tendo em conta que o Manchester United não joga com 2 trincos, resta considerar que o adepto em questão comparava Carrick a Assunção e Scholes a Meireles. Apesar de Carrick ser obviamente melhor jogador que Assunção (tudo porque Carrick tem uma qualidade de passe soberba e defenda na mesma bem) a diferença aí não destoa muito. Um Assunção em grande forma é muito parecido com um Carrick em grande forma, no que toca a defender, a principal missão do trinco.
Já a comparação de Meireles a Scholes é simplesmente cómica. Não vou escrever muito sobre isto, porque é por demais evidente a estupidez de semelhante comparação, quer pelo facto de um ser trinco e o outro não ser, quer por um ser um jogador simplesmente fantástico e outro até agora quase nada ter provado. Só me alonguei nesta comparação para exemplificar como alguns adeptos andam um bocado cegos com a qualidade de alguns elementos do plantel.

O Futebol Clube do Porto, a jogar no Dragão tem que obviamente assumir o jogo, especialmente se joga contra uma equipa como a Naval. É melhor começar o jogo com apenas um trinco e mais jogadores ofensivos capazes de desequilibrarem com a sua criatividade ou pendor atacante. É melhor entrar em campo com uma equipa vocacionada para o ataque, uma equipa que face ao 11 entende que está em campo para vencer e arrumar com o jogo. É melhor entrar em campo com a vontade de vencer desde o primeiro segundo.

É melhor planificar uma táctica onde os golos são o objectivo, do que a 15 minutos do fim, destruir toda a organização de uma equipa e meter avançados, desequilibrando a equipa e sofrendo um golo por galo no fim do jogo.

É difícil entender isto?


Quero só apresentar aos internautas do FêCêPê o começo de um novo projecto do qual eu faço parte, juntamente com o meu colega de profissão (Herói) MacGyver:

Http://RenteriaMejorAmigo.blogspot.com - Prometemos fazer do Renteria o melhor jogador do mundo, da mesma forma que ajudamos Adriaanse a fazer a dobradinha.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Dualidades...

Ao constatar o pouco empolamento dado pela comunicação social à eliminação dos vermelhos da Taça às mãos do Varzim, fico a pensar se tal se deve a pura falha(???) jornalística ou se é fruto da banalidade do acontecimento.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Um golo de SONHO!

Aceitando o desafio do JRP do Comboio Azul, fica aqui a descrição do sonho do meu primeiro golo com a mítica camisola azul e branca:

Última jornada do campeonato… no Estádio das Antas, F.C.Porto e Benfica discutem a vitória na prova até aos últimos instantes. O empate basta aos vermelhos… só a vitória interessa ao Porto. Depois de 85 minutos de futebol intenso e vibrante… o jogo caminha célere para o fim com um teimoso nulo no marcador. 90 mil incansáveis e indefectíveis portistas teimam em motivar a equipa com os seus apelos de vitória mesmo debaixo de um temporal arrasador… mas aos poucos a descrença vai tomando conta dos jogadores azuis e brancos. Artur Jorge, está de pé… pela primeira, e única, vez na vida grita para dentro do campo... mas as forças escasseiam. O Rei Artur olha para o banco e consegue pressentir a derrota nos olhos de quem nada pode fazer senão chorar. Urge fazer algo… Eriksson vai colocar mais um defesa. O treinador do Porto faz um sinal para os jogadores em exercício de aquecimento. Um burburinho ecoa pelo estádio que vai aumentando à medida que o escolhido vai correndo para o banco. Os adeptos movimentam-se curiosos e a incredulidade instala-se no estádio.
- Quem é aquele gajo?
- É um júnior.
- Júnior??? Foda-se… o treinador enlouquecer, era mesmo só o que nos faltava!
A placa com o número 3 é levantada, seguida de outra com o número 13.
Chegam os dedos das mãos para contar os adeptos que sabem o nome do jogador número 13. Na instalação sonora do estádio, ouve-se:
- Substituição no F.C.Porto com o patrocínio das Tintas Barbot: Sai com o número 3, Inácio… para entrada do número 13…
Um silêncio ensurdecedor estarrece o estádio, enquanto a voz procura nas suas notas o nome do jogador com o número 13 cosido nas costas:
- … para a entrada do número 13… Aníbal Letra!
Ao passar por Aníbal, Inácio cumprimenta-o e diz-lhe:
- Diverte-te… Puto!

Aníbal entra nas 4 linhas e não sabe se o que lhe escorre pela face são gotas de chuva ou lágrimas de felicidade. Levanta a cabeça e vê-se rodeado por personagens que o fitam incrédulos. Alguém o puxa… Gomes, o Capitão está à sua frente… o ídolo e mestre, despenteado e completamente encharcado, diz-lhe aos berros:
- Joga simples, caralho!

Sem bola, Aníbal não sabe para onde correr… parece que está sempre a mais. Vai colocar-se atrás de Gomes… mas o seu nervosismo não lhe permite sequer tocar no esférico.
Olha para o banco do Benfica e Eriksson avisa aos jogadores que já passa da hora. De repente, algo muda: Os 90 mil portistas, praticamente derrotados… a verem o título fugir para o eterno rival não desistem e gritam em uníssono:
- POR-TO! POR-TO! POR-TO! POR-TO!

Lima Pereira manda uma charutada da defesa… que vai exactamente na direcção de Aníbal Letra. Ele mata a bola no peito e cola-a no chão… rodopia e vê-se de frente com Carlos Manuel. Simula uma finta mas dá a bola a Gomes que de primeira devolve a Aníbal… um espaço vazio pode ser aproveitado. Arriscar ou jogar pela certa? Não é altura para vacilar… Aníbal fura e ultrapassa em velocidade Carlos Manuel. Gomes já está mais à frente a pedir a bola vigiado de perto por Ricardo Gomes… Jaime Magalhães corre pela direita levando Álvaro com ele, Futre do lado contrário tem no seu encalço Veloso. No seu caminho para a baliza, Aníbal tem Mozer… ”Diverte-te… Puto! “, lembra-se das palavras de Inácio. Enche o peito de coragem e vai enfrentar o gigante. Aumenta de velocidade e corre em direcção a Mozer que dá indicações a Ricardo Gomes para vigiar o Bi-bota. No relvado ainda se ouvem os ecos de “POR-TO! POR-TO”, mas os adeptos agora estão calados e seguem a jogada com expectativa.

Mozer na meia-lua da grande-área espera confiante… Aníbal simula o passe a Gomes mas coloca a bola pelo meio das pernas do gigante Brasileiro indo buscá-la ao outro lado. Ele está na grande-área… após o abate do gigante, apenas Silvino está entre a bola e as redes… entre a vitória e a derrota… entre a felicidade e a tristeza. Os adeptos levantam-se… “Vai puto!”, “Tu consegues!”… Aníbal tira os olhos da bola e controla a posição do guarda-redes, leva o pé direito atrás e chuta… não sabe se bem, mal ou mais ou menos… algo muito mais grandioso controla o destino da redondinha. Silvino estica-se para detê-la mas não vai lá… só as redes param o movimento da bola… É GOLO!!!! Aníbal corre sem destino… fecha os olhos… e faz sons imperceptíveis. Quando abre os olhos… sente o céu! Milhares e milhares de pessoas saltam, gritam e abraçam-se… o banco portista está eufórico enquanto Artur Jorge, sentado no banco vai tomando notas. Os colegas perseguem-no insistentemente enquanto ele só pensa nos adeptos… só pensa na felicidade deles… na sua felicidade porque é um deles!
Finalmente os colegas de equipa alcançam-no e atiram-no para o relvado…
- Oh Aníbal, acorda!!! Não tens aulas hoje?