quinta-feira, maio 31, 2007

Qual será a estratégia?

A política de contratação do F.C.Porto parece estar, vista de fora, à deriva. Já vimos que ela não passa por segurar o jogador mais promissor; Que provavelmente não passa por apostar nas camadas jovens, já que, ao que parece Bruno Vale, Hélder Barbosa, Paulo Machado e Vieirinha vão rumar a outras paragens; Definitivamente não passa por dar mais hipóteses a jogadores que chegaram no mercado de Inverno e que custaram a assombrosa quantia de 1 milhão e meio de Euros;
Qual é a política... qual o caminho, o que é que se pretende atingir?

Parece-me que Jesualdo quer dotar a equipa de mais solidez, capacidade física e experiência. Ao longo destes dois últimos anos, o FêCêPê pareceu sempre uma equipa em construção, constantemente à procura de uma identidade a que se pudesse agarrar. Faltou uma liderança reconhecida dentro do campo, mas também maturidade, consistência e resistência. Era uma equipa muito jovem e que por vezes demonstrou alguma ingenuidade. Para ganhar os títulos internos, bastou... mas uma equipa com os pergaminhos do F.C.Porto não pode aspirar a ganhar apenas o Campeonato Nacional. Não quero com isto dizer que na próxima época temos que ganhar a "Champions", mas temos a obrigação de sermos competitivos e de tentarmos bater o pé aos que podem gastar mais dinheiro na contratação de jogadores.
A saída de Anderson implica a permanência de Quaresma (acho eu, mas nunca fiando)... o que quer dizer que lá se vai a possibilidade de jogarmos em 4x4x2 de forma sistemática. Pode acontecer em situações pontuais... mas deverão ser raridades. E significa que precisamos de pelo um reforço para as alas. O lugar deixado em aberto por Anderson, não tem necessariamente de ser preenchido por um jogador de características idênticas. Faz-se necessário é dar mais capacidade física ao meio-campo com a entrada de outro reforço. Sendo assim, Ibson ou Lucho poderiam jogar mais adiantados, libertando-os de demasiadas exigências defensivas.
Falta saber se Bosingwa e Pepe vão sair... ahaa, agora já não me apanham desprevenidos. Se algum deles sair, isso arruinaria a minha teoria da procura de maturidade e seria preciso reformular as necessidades para o sector defensivo.
O Ponta de lança continua a ser uma situação pendente...

Em relação a liderança... dar a braçadeira a Bruno Alves não me chocava minimamente. É um jogador à Porto...

quarta-feira, maio 30, 2007

Estou em choque!!!

Não sei se me apetece chorar ou mandar a SAD para aquele sítio! As duas ao mesmo tempo, talvez!
É uma vergonha... é um ultraje... é uma falta de respeito pelos adeptos! Tivemos 3 meses de Anderson... quero lá saber do dinheiro... eu queria era ver Anderson a jogar com a camisola azul e branca!
Estou em choque... acabei de rasgar a carta de renovação do lugar anual, a minha vontade neste momento é entregar o cartão, deixar de pagar quotas, acabar com o blog... estou em choque! Estou perfeitamente desapontado com isto!
Perderam completamente a vergonha... vá lá, estourai, mais uma vez, o dinheiro... desbaratai mais uns milhões de contos... forrai bem os bolsos!!! Conseguiram... a época ainda nem começou e vocês já a conseguiram estragar! Conseguiram... vocês conseguiram!!!!! Não me apetece chorar... apetece-me mandar-vos mesmo para onde vocês merecem!!!! Ide à merda!! Todos vocês que contribuiram para esta venda... IDE Á MERDA!

segunda-feira, maio 28, 2007

Vamos então falar de 2007/2008

Época terminada, estão reunidas as condições para podermos falar da época 2007/2008 com tranquilidade. A equipa técnica... tem que ser liderada por Jesualdo Ferreira, pelos motivos que já enumerei aqui. O restante "staff" deveria ser reforçado com um preparador físico de top.

Guarda-Redes: Caso Vítor Baía confirme o abandono, Bruno Vale deverá ser o substituto, evitando compras desnecessárias, sabendo também que Ventura está a despontar. Composição: Helton, Bruno Vale, Paulo Ribeiro.

Defesa: Se pudesse, vendia Ricardo Costa e ia buscar Rolando ao Belenenses, que entretanto iria ganhando calo para um dia substituir o grande Pepe, venda inevitável num futuro próximo. A compra de um defesa-esquerdo não seria de todo descabida mas se compramos Mareque, não faz sentido estar a deitar dinheiro fora. A inclusão de 5 centrais deve-se ao facto de ninguém conseguir saber se Pedro Emanuel conseguirá retornar ao mais alto nível. Composição: Bosingwa, Fucile, Pepe, Bruno Alves, Pedro Emanuel, João Paulo, Rolando, Cech e Mareque.

Meio-Campo: Precisamos de um carregador de piano... alguém que mate as jogadas e seja o primeiro construtor de jogo. A minha aposta ia para Andres Madrid, jogador notável e com uma vontade enorme de se juntar aos melhores. A necessidade de ter jogadores que possam dar à equipa uma maior capacidade de jogar em 4x4x2, também pesa nesta contratação. Fazia também regressar Paulo Machado, jogador raçudo, que poderia ser bastante útil em alguns jogos. Composição: Paulo Assunção, Andres Madrid, Raul Meireles, Ibson, Lucho, Paulo Machado, Anderson, Jorginho.

Ataque: É minha opinião, que esta é a melhor altura para vender Ricardo Quaresma. Está com a cotação em alta e nos últimos jogos tem voltado a revelar aquela sua tendência para não ser um jogador de equipa. Se houver possibilidade de vender Alan, também não será de descartar. A contratação de um ponta de lança é inevitável... Adriano é demasiado estático, Postiga demasiado perdulário. Estou aberto a propostas para esta vaga. Composição: Lisandro, Postiga, Adriano, Renteria (pela mesma razão de Mareque), Vierinha, Hélder Barbosa, Ivanildo, Outro Ponta de Lança.

Resumindo: A principal aposta será voltar a dar ao F.C.Porto o cariz que revelou nos anos das suas maiores glórias: Aposta na formação e em jogadores com rotina no Campeonato Português.

Compras: Rolando, Andres Madrid e um Ponta de Lança.
Vendas: Quaresma, Ricardo Costa e Alan.
Regressos: Bruno Vale (Se Baía abandonar), Paulo Machado, Hélder Barbosa e Ivanildo.

quinta-feira, maio 24, 2007

As palavras são dispensáveis!!!

quarta-feira, maio 23, 2007

É o mínimo!!!!



Pedimos a realização do treino de sábado à porta aberta!
Desse modo a equipa poderia ser saudada pelos adeptos, e sobretudo pelas crianças, de uma forma mais próxima e mais "real", como acontecia no antigo campo de treino das Antas. Todos nós nos lembramos da alegria que era ir a um treino do F.C.Porto... Actualmente, tudo o que os miúdos podem fazer é colocar-se à saída do centro de treinos e pedir um autógrafo através da janela do carro... As crianças de hoje são os sócios e adeptos de amanhã!
Meditem nisso responsáveis azuis e brancos...

Jesualdo... que futuro?

Jesualdo Ferreira chegou ao F.C.Porto no decorrer da presente época, teve que se adaptar às contingências existentes e que eram compostas de limitações e virtudes de várias ordens, soube com inteligência estruturar uma equipa e chegou a Dezembro com um capital de confiança acumulado enorme. Não se falava de problemas de comunicação, não se invocavam problemas administrativos... tudo era quase perfeito no Reino Azul. Com a reabertura do mercado e a paragem de Natal chegam os problemas: Reforços sem qualidade e uma sombra da equipa que encantara os adeptos portistas, com particular destaque para a falta de atitude e disponibilidade física. A segunda volta foi penosa, com 4 derrotas e algumas exibições muito medíocres... mas a conquista do Campeonato foi conseguida e de forme inteiramente justa.
Se há algo que eu possa apontar a Jesualdo Ferreira foi a sua incapacidade para inovar e a impaciência que revelou para com os jogadores menos utilizados. Vierinha, João Paulo, Ibson e Bruno Moraes são os casos mais flagrantes! Em determinadas situações faltou ao Porto sangue novo que o acordasse da letargia que lhe tolhia os movimentos...
Mas o que fazer com Jesualdo? A verdade é que ele ainda não conseguiu cativar os adeptos portistas e a sua margem de erro continua a ser diminuta. O seu discurso é pouco estimulante e é escasso em nervo, fibra e inspira pouca confiança. Mas ele deve continuar? É óbvio que sim! O F.C.Porto não pode andar a reconstruir uma equipa todos os anos e com a mudança constante de treinador é isso que acontece. É preciso manter Jesualdo mas corrigir determinadas situações que não estiveram bem este ano.

Em primeiro lugar, resolver o problema de comunicação, atribuindo a Vítor Baía o lugar do desgastado e escondido Reinaldo Teles. Isso permitiria a Baía permanecer próximo do balneário e como homem forte do futebol, ser a nova imagem de um Porto moderno, renovado mas mantendo o sentimento TRIPEIRO no carácter e na forma de viver o clube. Em segundo lugar e tendo em vista a forma física medíocre apresentada pela generalidade dos jogadores na segunda parte da época, seria interessante a contratação de um preparador físico de Top que devolvesse à equipa a frescura que já revelou em épocas anteriores.

Antes de se começar a comprar e vender jogadores ao desbarato, é necessário resolver estes problemas que estiveram à vista de todos. Depois... ok... depois falamos de jogadores.

Deixo-vos com as palavras de Jesualdo Ferreira no final do F.C.Porto-Aves. Se as suas declarações tivessem sempre esta raça e esta espontaneidade...

“Agora que estou neste grande clube, agora que ganhei o primeiro título da minha carreira, sei o quão difícil é ser campeão pelo F. C. Porto, sei o que é preciso ultrapassar para ser campeão por este grande clube. Ao fim de tantos anos de futebol, aprendi a ver por que razão é tão difícil ganhar títulos pelo F. C. Porto. Mas esta é uma casa de grande união, de grande solidariedade entre todos, entre treinadores, jogadores, administradores... Toda a gente neste clube se uniu e foi assim que resistimos as todas a contrariedades”

Directório de Imagens Actualizado

segunda-feira, maio 21, 2007

C A M P E Õ E S !!!!

Durante um ano, tivemos que conviver com a adversidade. Sentimos que o mais importante foi sempre tentar impedir que o FêCêPê se sagrasse Campeão Nacional pela 22ª vez. A relação que mantivemos com a adversidade nem sempre foi pacífica, houveram quezílias, críticas, acusações… mas tudo isso nos tornou mais fortes! Na hora de festejar, há que agradecer e render graças a todo um clube assente numa cidade muy nobre e leal que continua a ser ridiculamente desprezada e vilipendiada nos seus direitos mais básicos; Um clube único que continua a cobrir de alegria todos os que têm a felicidade e o privilégio de serem seus adeptos.
Para os outros há sempre formas de camuflar as contínuas frustrações: Ou reduzem 2700 minutos de futebol a um golo marcado com mão, esquecendo-se da quantidade de jogos em que o seu clube foi beneficiado; Ou desperdiçam o seu latim com as mesmas gastas e velhas ladainhas das arbitragens e blá blá, perfeitamente ridículas e só alcance de mentes perturbadas e primárias, incapazes de com um pingo de isenção, admitir como as arbitragens prejudicaram o F.C.Porto durante toda a época até mesmo no último e decisivo jogo; Ou viram a sua raiva para o sistema de pontuação, advogando que é um sistema injusto pois não premeia quem perde menos… mas o que eles queriam dizer é que não os premeia desta vez a eles… pois se fosse ao contrário diriam que é um sistema justo já que premia quem ganha mais; Até há quem ganhe ânimo a dizer que são os jogadores saídos das suas escolas que estão a dar título aos rivais… isso a mim daria para chorar mas cada um é livre de se consolar com o que bem entender.
De desculpa em desculpa, lá caminham eles, altivos, imponentes e prepotentes, carpindo mágoas e nunca reconhecendo os erros próprios, assistindo incrédulos a mais uma enorme FESTA dos “parolos”. E como FESTEJAMOS, amigos… vejam como eu vivi os últimos momentos do F.C.Porto – Desportivo das Aves:

22... and counting!!!!

C A M P E Õ E S !!!!

A trivialidade das nossas vitórias é tão grande que quando as conquistamos no último jogo, estranha-se... ok, é bom... aliás, é muito bom... mas é estranho!!
Quando recuperar da rouquidão, escrevo sobre tudo... até das desculpas de maus perdedores.
Somos uns ENORMES!

BIBÓ PORTO, CARAGO!


sexta-feira, maio 18, 2007

Um PORTO à PORTO!!!!

É o que todos os portistas pedem aos jogadores no Domingo: Um Porto que dignifique o passado deste clube; Um Porto que sinta um orgulho imenso em envergar aquela camisola; Um Porto que nunca vergue; Um Porto de raça, dedicação e sentimento!
Pela nossa parte, esperem um apoio INCONDICIONAL durante os 90 minutos... SEMPRE e SEM CONDIÇÕES!! Estaremos lá para sofrer convosco e no fim sermos mais uma vez CAMPEÕES!
Luta CAMPEÃO!! Ganha CAMPEÃO!! Força CAMPEÃO!!



Equipa: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fucile; Meireles, Lucho e Anderson; Quaresma, Adriano e Lisandro.

quarta-feira, maio 16, 2007

20 de Abril de 1986

Última jornada do campeonato, Estádio das Antas a rebentar pelas costuras. O F.C.Porto enfrentava um Sporting da Covilhã já condenado à descida, a depender apenas de si para se tornar Campeão Nacional dessa época. À entrada para o último jogo o Porto tinha os mesmos pontos que os vermelhos que à mesma hora jogavam no Bessa. Na ronda anterior, o Sporting tinha ido ganhar à Luz, enquanto o FêCêPê ganhara em Setúbal por 1-0, com um lançamento fantástico de Mly com as mãos que praticamente isolou Futre.
A alegria no Estádio era enorme e ninguém punha a hipótese de não fazer a festa no fim.
O jogo começou a 100 à hora mas passados alguns minutos estávamos a perder 2-1 e a manter-se o resultado com o título perdido. O desespero e o nervosismo tomava conta de muitos adeptos… ao meu lado, um senhor de idade, branco como a cal, não conseguindo resistir à emoção, levantou-se e foi-se embora. Azar… muito azar. Bola pelo ar, Fernando Gomes mata no peito e com um pontapé fenomenal à meia-volta fez um dos mais bonitos golos que me lembro do Estádio das Antas. Que festa enorme!!! Quando me voltei a sentar, o senhor estava de regresso ao seu lugar e recuperara da cor pálida.
Ganhamos 4-2, os vermelhos não foram além de um nulo no Bessa… a festa no fim foi épica. Foi a primeira vez que calquei o relvado do Estádio das Antas. Inesquecível!

terça-feira, maio 15, 2007

3 rapidinhas

1. Palavras de Jesualdo Ferreira: "A equipa oscilou muito na segunda-volta. Não é muito difícil às pessoas entenderem porquê."
Penso que o treinador do Porto referiu-se às lesões que assolaram o plantel, mas a explicação não se pode reduzir a um factor tão medíocre num plantel de 60 milhões euros/ano. Faltou atitude, faltou liderança, faltou comunicação, faltou justiça nas arbitragens, faltou identidade, faltou sintonia técnico/equipa/adeptos... foi tanto o que faltou que só mesmo a vitória no Campeonato não pode faltar.

2. Parabéns ao Leixões e ao Vitória de Guimarães pela subida à Superliga. São equipas com quem eu simpatizo bastante e que devido à sua tradição e mobilização de adeptos têm que estar entre os melhores do nosso futebol. A Liga vai ter mais qualidade em 2007/2008, de certeza absoluta.

3. Para termos uma ideia clara e inequívoca de como o futebol é capaz de transformar uma pessoa, basta ouvir o programa de desporto da Antena 1 à segunda-feira. Um homem inteligente, racional, culto e proeminente na sociedade, é capaz de dizer aos gritos e sem educação, o maior número de disparates facciosos, sem um pingo de imparcialidade e sem respeito pela opinião contrária. Eduardo Barroso... a precisar urgentemente de uma cirurgia que lhe extraia o que lhe tolha o raciocínio.
Da mesma forma, Sousa Tavares, hoje nas páginas de um pasquim de terras de Saladim, foi capaz de ter a desfaçatez de dizer que Helton não é jogador para um clube grande. Não li a crónica, apenas o título, mas será que o Sousa Tavares foi capaz de passar por cima do facto de o seu protegido ter se virado de costas para a bola na barreira, de frente para a baliza, deixando passar a bola entre as suas pernas mas ficando em posição privilegiada para ver o golo?

segunda-feira, maio 14, 2007

Sangue, suor e... granizo!

Image hosted by Photobucket.com1-1 Image hosted by Photobucket.com
Adriano

Mais um jogo... mais 90 minutos de sofrimento! Haja coração!
Por aquilo que foi dito durante a semana e tendo havido a experiência negativa do Bessa, era expectável que o Porto entrasse na Mata Real com "ganas" de ganhar a qualquer custo... mas não foi isso que aconteceu. Ok... o campo é difícil, o Paços é uma boa equipa e fez um excelente jogo defensivamente, o temporal não ajudou nada... mas aos jogadores do F.C.Porto era exigida uma outra atitude num jogo crucial para a atribuição do título de Campeão Nacional 2006/2007. Salvou-se o empate... mas estivemos à beira de um naufrágio épico de consequências desconhecidas.
Jesualdo, atirou-se ao jogo com a equipa previsível mas com um pequeno grande problema no meio-campo: Anderson e Lucho ao invés de ajudarem na luta do meio estavam muito abertos; Lisandro e Quaresma também não conseguiam criar perigo pelas alas, sendo Bosingwa o único jogador capaz de desequilibrar com as suas arrancadas mas que depois tinham resultado prático a inconsequência.Com o golo do Paços (é incrível a displicência de Quaresma na barreira... inadmissível!!!) tudo se complicou: Mais preocupações defensivas dos homens da terra, mais incapacidade de penetração do FêCêPê. Jesualdo, vê bem que face ao pouco desejo do adversário criar jogo atacante, Assunção era um homem dispensável e lança Jorginho... pena não haver Ibson. Na segunda-parte, o Porto pressionou mais e tentou em desespero o golo. Jesualdo retirou Lisandro, Anderson, tanto um como o outro com exibições medíocres, mas manteve Quaresma, que trivela após trivela, finta após finta, matava todas as jogadas atacantes do F.C.Porto. Numa jogada de alguma felicidade, Adriano fez o golo e lavou a alma aos adeptos portistas que já estava mais do que lavada com a quantidade de chuva e granizo que caiu na Mata Real.
Continuamos em primeiro... mas temos que ganhar o último jogo para sermos Campeões!



Melhor em Campo - Pepe: Voltou ao centro da defesa e foi um dos primeiros a empurrar a equipa para a frente. Nada a dizer em termos de entrega e de atitude do quarteto defensivo: Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fucile. Do meio-campo para a frente é que as coisas se complicaram.
Não estiveram em campo mas merecem uma grande nota de destaque: Os adeptos azuis e brancos que estiveram na Mata Real. Se por vezes critico aqui a claque dos Super-Dragões pelas suas atitudes primárias e imbecis, também é justo reconhecer a sua importância no apoio que tem sido dado à equipa durante as últimas jornadas. A imagem televisiva do líder da claque, irredutível segurando uma bandeira, debaixo do dilúvio que se abateu em Paços de Ferreira e quando estávamos todos desmoralizados pela possibilidade de perdermos o título, é... indescritível!

Arbitragem - Paulo Paraty: : Contemporizou com o jogo duro dos Pacenses, não viu uma mão na área do Paços, há dois fora-de-jogo inacreditáveis tirados ao ataque do Porto... Nada a dizer, foi uma arbitragem exactamente como era esperado. Tal como era esperada a excelente exibição do Baptista em Coímbra... aquele penalti não assinalado a favor da Académica é vergonhoso!

sexta-feira, maio 11, 2007

Atitude de verdadeiros Dragões!


No Domingo, vamos provar que os Dragões não são míticos... eles existem mesmo! Contra ventos, marés, petições, manobras e aldrabices... sejamos Dragões na atitude, façamos da união e da garra a nossa maior força!



Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile; Assunção, Lucho e Anderson; Lisandro, Adriano e Quaresma;

Confiamos em vocês rapazes... Conquistem esta vitória por todos NÓS!!!

quinta-feira, maio 10, 2007

Não somos grandes... somos ENORMES

1. Ficaram-se agora a saber as "trafulhices" que os juízes do Conselho de Justiça fizeram para não reduzir o castigo de Quaresma, por causa da pseudo-agressão a Tixier. Já se sabia que a decisão tinha sido adiada por causa de um jogo de Bridge e que o relatório do árbitro teria sido puramente ignorado, mas agora também se tem conhecimento que alguns juízes acharam que Quaresma não tinha um currículo que "prestigiasse o futebol nacional", factor atenuante de pena. Não basta representar a Selecção Nacional A, ser capitão da Selecção Sub-21 e ter andado pelos vários escalões de formação, ter ganho uma Taça Intercontinental, um campeonato e duas Taças de Portugal? O que fazem para nos prejudicar... Somos ENORMES!

2. Paulo Paraty é o árbitro do Paços-Porto! Espera aí... o Paraty não é o grande amigo do Devesa Neto, o juiz de linha que é doente vermelho, que até tem residência em Paços de Ferreira e que adora jantar no Sapo com o Veiga? Hui, hui!! Somos mesmo ENORMES!

3. Fiquei a saber através da caixa de comentários que um grupo de felinos com relativo jeito para a graçola e que são pagos com o dinheiro de todos os portugueses, disseram algo do género no seu programa: "Se um árbitro prejudicar o Benfica, vai ser aqui perseguido!" Isto está bonito... Somos ENORMÍSSIMOS!

4. Também já se sabia dos negócios poucos claros entre a Câmara de Lisboa, através da EPUL, e os vermelhos, mas agora parece que as coisas começam a esclarecer-se... Aqui.
Que bonito... que moralidade... que transparência! Os "verdes", agora, também queriam que fossem aprovadas às pressas as suas necessidades... mas dava demasiado nas vistas!

5. O Blog FêCêPê, atingiu ontem as 100.000 visitas. Foi às 16:25 e o visitante era de Alfena. Pode passar pela secretaria e levantar o prémio!
Este blog não é feito para os números, não é feito para a audiência e também por isso nunca terá publicidade fora do âmbito do F.C.Porto... se daqui a um ano ainda existir o FêCêPê, porventura ainda o encontrarão da mesma forma. Fico satisfeito por tanta gente o visitar. Obrigado!

terça-feira, maio 08, 2007

Todos a postos!

Uma semana que se arrasta... nunca mais é Domingo!
Se entretanto não houver nenhuma lesão, finalmente vamos poder apresentar a nossa melhor equipa:


Helton; Zé, Alves, Pepe, Fucile; Assunção, Lucho, Anderson; Quaresma, Adriano e Lisandro.

Vamos ouvindo falar de petições, pressões, etc... vamos nos apercebendo da mediatização que se dá a essas manobras... e sorrimos! A nossa confiança nos rapazes é ilimitada e temos a certeza que eles não nos deixarão ficar mal! Sabemos o que nos aguarda, sabemos que os adversários que teremos de enfrentar não estarão apenas vestidos de amarelo... e mantemos a tranquilidade!

Ah... já me esquecia... eu não compro móveis em Paços de Ferreira e não faço intenção de mudar esse comportamento qualquer que seja o resultado!

domingo, maio 06, 2007

Dedicação não merecia o sofrimento

Image hosted by Photobucket.com2-0 Image hosted by Photobucket.com
Anderson, Fucile

Excelente jogo do Porto, principalmente na primeira-parte, onde duas mãos cheias de oportunidades foram desperdiçadas. Na segunda, e quando estávamos por baixo, Jesualdo fez uma dupla substituição e vira o jogo. Excelente público, excelente atitude da equipa... falta 1 empate e uma vitória!



Melhor em Campo - Anderson: O Brasileiro foi o mais decisivo e por isso a nomeação, mas nota-se que ainda não está a 100% em termos físicos. Destaco Lucho Gonzalez... o Argentino correu, correu e correu... as coisas por vezes não lhe saíram bem, mas a sua atitude foi de Dragão! Lisandro foi outro bravo. Bosingwa... que primeira-parte! João Paulo... ainda alguém duvida que ele é jogador para o Porto e infinitamente superior a R.Costa?

Arbitragem - Anónimo: : Não me lembro do nome do homem... confesso que a vontade de pesquisa também é pouca. Como é que num jogo vital para a conquista do título alguém tem a lata de nomear um desconhecido e pouco cotado árbitro? Asneiras foi o que mais coleccionou!

Directório de Imagens Actualizado

sexta-feira, maio 04, 2007

7 Pontos para SALVAR uma época!

São 7... apenas 7 os pontos que faltam ao FêCêPê para se sagrar Campeão Nacional. Mas desengane-se quem julga que já está no papo, ou então que serão favas contadas... só um Porto com uma atitude e mentalidade superior será capaz de ultrapassar com sucesso os 3 obstáculos que temos pela frente.
No jogo de Sábado, com o Nacional da Madeira, precisamos de todos... porque o F.C.Porto não é só quem está lá em baixo no relvado. Somos todos nós!

Equipa para Sábado: Helton; Bosingwa, Pepe, João Paulo, Fucile; Assunção, Lucho, Ibson; Lisandro, Adriano e Anderson;

quarta-feira, maio 02, 2007

Pormenores!

Admiro o patriotismo mas quando ele é provinciano, faccioso e pouco racional, deixa de ser patriotismo para se tornar em doença patológica.
Ao longo deste ano em que Cristiano Ronaldo fez excelentes exibições, nunca me passou pela cabeça que ele pudesse ser o Nº1 do Mundo. Ok... é rápido, é forte, tem técnica apurada e em movimento, foi a referência do Manchester United deste ano. E depois? Em que jogo transcendente e crucial Cristiano foi decisivo?
Kaka é a antítese de Cristiano Ronaldo e o meu jogador modelo neste momento: Genial, abnegado, humilde, espírito colectivo e determinante. Destas características estes dois jogadores só partilham o primeiro adjectivo. Em dois jogos Kaka vs C.Ronaldo, a diferença de produção foi tão avassaladoramente diferente que não acredito que até ao final do Campeonato algum jornalista português tenha a coragem de dizer, como eu já ouvi: "Aí vai o melhor jogador do Mundo!"
E depois há aquela pequena diferença, mas que para mim é fundamental, na comemoração dos golos: Kaka agradece aos Deuses, abraça a equipa em comunhão; Ronaldo, mesmo quando "apenas" faz uma assistência, corre sozinho para a câmara mais próxima, espera os agradecimentos e bate no peito: "Eu sou o maior!"
Pormenores...

Há coisas incompreensíveis, não há?

Há coisas em Jesualdo Ferreira que dão que pensar:

1. Porquê ter encostado Bruno Moraes, que vinha fazendo uma excelente temporada como suplente utilizado, para apostar no ingénuo Renteria?

2. Porquê dar a titularidade a Alan e deixá-lo fora dos convocados nas jornadas seguintes?

3. Porquê dar apenas uma oportunidade a Vieirinha e ostracizá-lo depois?

4. Porquê a falta de confiança em João Paulo?

5. Porquê o medo em lançar Anderson?

6. Porque é que Quaresma não recebe um único reparo do técnico, depois de fazer asneiras atrás de asneiras e querer resolver tudo sozinho em jogos consecutivos?

7. Porque é que Lucas Mareque foi contratado?

8. Como é que uma equipa pode entrar sem chama e vontade num jogo decisivo para o título de Campeão?