segunda-feira, julho 30, 2007

3 no Bessa

Destaques:

João Paulo e Pedro Emanuel: Impernetráveis... excelentes.
Castro: O miúdo tem fibra e capacidade psicológica para assumir o jogo. Estreia promissora, especialmente pela segunda-parte realizada.
Mariano Gonzalez: Com a bola nos pés é empreendedor e objectivo... mas parece estar com peso a mais... ou será só impressão minha?
Leandro Lima: Fez três ou quatro coisas bem feitas mas esteve muito ausente do jogo. Promete... mas ainda está muito longe de deslumbrar. Vamos ter calma.
Lino: Grande segunda-parte... parece um jogador completamente diferente.
Tarik: Primeira-parte em que a sua participação no jogo foi negativa... e uma excelente segunda-parte em que ganhou a linha várias vezes, assistiu com frequência e ainda marcou dois belos golos.
Edgar: Esteve trapalhão... e não deu valor acrescentado à equipa. Vamos dar-lhe tempo...

sexta-feira, julho 27, 2007

Torneio de Atalanta no Papo!

Finalmente, já se conseguiu ter uma ideia do que será o FêCêPê 2007-2008. Durante alguns períodos dos jogos, a equipa apresentou bons apontamentos e alguns mecanismos bastante interessantes. Vou escrever a análise apenas dos jogadores em maior destaque e dos reforços:

Nuno: Muitos estiveram contra o seu regresso ao clube e ontem meteram a viola ao saco. Não só pelo penalti que defendeu... esteve sempre muito seguro e dá confiança à defesa.

Bruno Alves: Voltou ao rigor que o catapultou para um plano superior na época passada. Grande exibição.

Lino: Menos nervoso... aventurou-se algumas vezes nos movimentos ofensivos e realizou uma exibição mais de acordo com os pergaminhos do clube.

Bollati: Parece subir degrau a degrau... revela ainda defeitos de jogo sul-americano, mas temos ali um fantástico jogador em potência.

Kaz: O poderio físico que impõe no meio-campo é uma mais vali tremenda, essencialmente nos aspectos defensivos e de destruição de jogo. Necessita de ter mais calma na transposição do jogo atacante.

Luís Aguiar: Á margem... ainda não encontrou o ritmo nem consegue se enquadrar no jogo da equipa. Precisa de mostrar muito mais para ser uma opção para o banco.

Quaresma: As duas assistências para golo são fantásticas... mas ainda se perde em malabarismos e manobras circenses desnecessárias e prejudiciais à equipa. Quando resolve jogar para a equipa é um jogador do outro mundo.

Adriano: O golo é fabuloso e a sua movimentação na frente de ataque foi bastante diferente do que é usual. A concorrência de Farias só lhe fará bem.

Lisandro: Vou repetir o que já disse: Titular indiscutível desta equipa.

Edgar: Pode ser uma opção útil em situações específicas de jogo.

domingo, julho 22, 2007

F.C.Porto 2-1 Mónaco

Em termos colectivos ainda é difícil fazer uma análise da equipa do FêCêPê... por isso, passo imediatamente para a análise individual:

Nuno - Esteve seguro e tranquilo... também não teve grande trabalho.
Bosingwa - Já evidencia uma forma física apreciável, o que não é de estranhar já que o Zé é o melhor atleta em termos físicos do plantel.
João Paulo - Boa exibição... é uma boa opção para o lugar.
Pedro Emanuel - É um líder dentro do campo... mas os vários lances em perdeu bolas de cabeça dentro da área não podem acontecer.
Cech - Outra exibição agradável.
Lino - É muito trapalhão e evidencia um enorme nervosismo... a rever.
Fernando - Desta vez jogou a central e não comprometeu.
Tarik - O Marroquino a defesa-direito foi uma surpresa... não teve tempo nem oportunidades de mostrar argumentos.
Assunção - No tempo que jogou mostrou-se em bom plano.
Meireles - Precisa mostrar mais argumentos para conseguir um lugar na equipa titular.
Jorginho - Posso ser repetitivo, mas: Voluntarioso, agressivo... mas muito trapalhão.
Bollati - A forma como recebe a bola, como a dá a jogar... fazem antever um jogador com bons recursos técnicos. A sua altura e a velocidade que demonstra são excelentes qualidades para a posição. Ou muito me engano, ou daqui a um ano, quando Bollati estiver mais maduro em termos tácticos, temos aqui um jogador de Top. Tem os atributos físicos e técnicos para ser um enorme médio-defensivo.
Kaz - Exagerou nos pontapés para a frente e foi pouco eficaz na transição.
Luís Aguiar - Pareceu perdido e à procura do seu espaço. Não conseguiu ser influente na manobra da equipa, como se pede a jogador na sua posição.
Quaresma - Exagerou nos "calcanhares", fintas e fintinhas... voltou a querer jogar sozinho em vez de servir os companheiros mais bem colocados. Não gostei nada.
Adriano - Uma boa cabeçada a centro de Bosingwa é muito pouco para um avançado.
Lisandro - O Argentino é titular indiscutível desta equipa e vai fazer a sua melhor época de sempre.
Postiga - Voluntarioso, esforçado e trabalhador... mas nunca está no sítio certo para empurrar lá para dentro.
Renteria - Os "Bruás" que se ouvem quando ele pega na bola só o prejudicam. Ele pensa que o público quer pseudo-fintas e é isso que faz... devia rodar um ano num clube do meio da tabela.

Falta alguém?

quinta-feira, julho 19, 2007

1ª Impressão

Pela primeira vez, tivemos oportunidade de seguir um jogo do F.C.Porto 2007-2008. O resultado é de pouca importancia, mas existem algumas situações a acautelar: Desde logo a indisciplina demonstrada, seguida da falta de identidade da equipa (neste caso, um facto desculpável em virtude da entrada de novos jogadores). O facto de termos de jogar 1 hora em inferioridade numérica, também não ajudou em nada à necessidade de criação de entrosamento.

Os melhores ontem em campo foram Quaresma, Assunção e... Nuno. Quantos aos outros:
- Fernando: É agressivo e revela uma grande facilidade em roubar bolas ao adversário... mas denota ainda falta de maturidade.
- Bruno Alves: Neste momento deve estar a reflectir no que lhe passou pela cabeça. Espero que aprenda com o erro.
- Pedro Emanuel: O enorme buraco que abriu para o golo do Genk foi muito mau... mas a exibição acabou por não ser tão má assim.
- João Paulo: Não se deu por ele... o que para a posição, não é necessariamente mau.
- Lino: Estranhamente apático e nervoso para quem precisa mostrar serviço.
- Cech: Mais eficaz que Lino... muito mais.
- Kaz: Muita apatia, lentidão e pouco criatividade.
- Bollati: Viu-se pouco... tirando uma entrada às pernas de um Belga.
- Jorginho: Esteve mexido mas as pernas atrapalharam bastante.
- Luís Aguiar: Não é jogador para grandes malabarismos técnicos mas é raçudo, procura a bola, boa capacidade de passe e dizem, um bom remate de meia-distância. À primeira vista, o estilo do seu jogo é parecido com Maniche.
- Tarik: Mostra vontade de ficar no plantel e ontem até foi dos mais esclarecidos.
- Adriano: A forma como desperdiçou um golo em duas ocasiões é bradar aos céus. Se a venda de Postiga ao Levante se confirmar... é pegar no dinheiro e ir buscar o ponta de lança do Celta de Vigo.
- Postiga: Mexe-se bem mas nunca está no sítio certo... e quando está a bola teima em não tomar o caminho do golo.
- Edgar: Viu-se pouco... difícil fazer uma análise.

Acho que não me esqueci de ninguém. É muito cedo para haver análises fatalistas e derrotistas... este foi o primeiro jogo... e ainda falta gente importante. Penso que a prioridade para a aquisição de um Central e um Ponta-de-lança, jogadores já feitos e de qualidade, é crucial para atacarmos a nova época com tranquilidade.

terça-feira, julho 17, 2007

O que será pior?

Ao ouvir Saramago dizer que Portugal deveria ser uma província de Espanha, o meu estômago dá duas voltas e fico tonto… imagino-me a falar castelhano e até tremo de asco e repúdio. Por outro lado, ao ver estupefacto o circo mediático e a imponente cobertura, dada pelos 3 canais nacionais a umas “eleiçõeszecas” onde votaram pouco mais de cem mil pessoas... fiquei estarrecido. Pouco mais de 30% dos eleitores da Capital do Império, tiveram o incómodo de se deslocarem às urnas... mas o país levou com aquilo durante duas semanas e toda a noite de Domingo.
E ao voltar a ouvir as palavras de Saramago... elas até já nem me parecem tão nojentas.

quinta-feira, julho 12, 2007

Ibson

Antes de mais perdoem-me por este primeiro post ser tão tardio: espero que a velha máxima se imponha - mais vale tarde que nunca.
O tema que eu quero trazer e que ninguém parece discutir é o Ibson.
Ibson chega ao Dragão em Janeiro de 2005 e encontra uma equipa repartida, desfeita, pelos "saldos" pós-Mourinho. Batalhador, inteligente, mestre a pautar o jogo rapidamente se impõe como o melhor jogador do nosso FCP nessa mesma época.
Depois disso é uma descida a pique: não encontra lugar no esquema de Adriaanse (como tantos outros..) e encontra uma dupla Anderson/Lucho demasiado forte para se poder impôr no Porto 06/07.
Dito isto, e sendo previsível a saída de Lucho, a saída de Ibson não deveria nem ser equacionada! Ibson merece um lugar, ou pelo menos uma oportunidade. Ibson não é tão completo quanto Lucho, nem faz sonhar como Anderson, mas é um box-to-box de tendências ofensivas muito mais forte que Raúl Meireles por exemplo. Interrogo-me porque continua a SAD a apostar em valores desconhecidos, adquirindo 4 médios de valor duvidoso (até prova em contrário!), totalizando o número de médios disponíveis em 10.
Expliquem-me esta política da SAD, em investir os preciosos fundos obtidos a partir da venda de verdadeiros portistas como Pepe em jogadores medianos ou desconhecidos sendo que existem valores concretos e provados que poderiam suprir as lacunas do meio campo; ao mesmo tempo que o maior drama do Porto das últimas temporadas se agrava: a defesa, que já pecava por ter poucos elementos vê-se reduzida em dois centrais, com duas baixas de peso. Onde está o investimento num lateral esquerdo decente? Lino certamente se irá juntar a Mareque, não tem qualidade para jogar num Porto, nada provou para tal. Onde está um grande central para cobrir a falta de Pepe? Ou até um mediano para cobrir a falta de Ricardo Costa? Onde está o grande ponta de lança que não surgiu a época toda, sejamos francos, nem Postiga nem Adriano convenceram, este segundo é um bom supelente, nada mais! Onde está o retorno em termos de mais-valias desportivas para o clube dos 58 milhões que agora lucraram?!
Até quando se arrastará esta política de contratações que depena o nosso balneário? Eu entendo que o mercado fale mais alto e que o Porto sofra com as aliciações de valores monetários bastante atraentes mas há que saber construir, o FCP ganhou dinheiro suficiente DUAS VEZES para montar um plantel de elevadíssima qualidade e só vejo contratações duvidosas de jogadores pouco ou nada conhecidos que acabam sendo dispensados meio ano mais tarde para jogar no Leixões.

Tudo isto para dizer que acredito que o meio campo do Porto seja neste momento o sector mais equilibrado da equipa, mesmo contabilizando a falta de Anderson. Onde está o investimento real nos outros dois sectores sr. Pinto da Costa?

terça-feira, julho 10, 2007

Que venham novos Heróis!

Julho de 2005... algures num Blog portista: “Sou dos que pensam que o Pepe não vale a ponta de um corno(...)”


Julho de 2007: Pepe vai ser jogador do Real Madrid por 30 Milhões de Euros.


Depois de Anderson, agora é Pepe a deixar o F.C.Porto e a rumar a outras paragens. Em termos financeiros, o negócio é fabuloso… é o segundo defesa-central que vendemos por 30 milhões de euros. Em termos desportivos, é impossível substituir Pepe… como já era impossível substituir Anderson. Mesmo sem termos sido Campeões Europeus, já fizemos 62,5 milhões de euros em transferências e ainda faltam Lucho e Quaresma, que poderão render mais 30 a 35 milhões.

É aqui que é preciso reflectir! Custa-me imenso ver sair Pepe, se calhar mais do que Lucho e Quaresma… mas se o objectivo é solidificar o clube financeiramente, eu compreendo, aceito e apoio a política adoptada. O investimento na época pós-Gelsenkirchen, que tantas críticas levantou parece bem sucedido: Em Diego e Fabiano, duas apostas falhadas, conseguiu-se o retorno do valor investido. Quaresma, está neste momento avaliado em 20 milhões de euros, talvez mais; Lucho, pode sair por um valor 3 vezes superior ao que o F.C.Porto investiu nele; Pepe saiu por 30 Milhões; Conseguimos 2 títulos nacionais em 3 possíveis… é verdade que temos falhado na Champions mas isso é inevitável perante a constante venda de jogadores. Estão preparados para voltar a ver construir uma equipa? Estão preparados para voltar a ver crescer novos heróis?

segunda-feira, julho 09, 2007

Aí está a nova época!

Algumas surpresas, bastantes indefinições e ainda mais expectativas.
A maior surpresa é a integração de Tarik nos trabalhos do plantel... indefinições: Lucho, Quaresma... vão sair? Pelos valores que se falam por aí, seria um negócio excelente... mas e o plano desportivo? E Rossi... virá? E um ponta-de-lança... porque não?
Expectativas: O que valerá Bollati? E Luís Aguiar... um jogador que privilegia o posicionamento, a capacidade de passe e a potência do remate... teremos jogador? E Kaz... conseguirá impor-se? E Edgar... poderá ser um matador? Ou Adriano finalmente terá oportunidade de fazer uma época inteira a titular? E Leandro Lima... cujas exibições no Mundial Sub20 têm sido muito elogiadas pelo jornal OJogo, mas que ainda revela muita inconstância no seu futebol... será mesmo craque? E Lino... será que vai tirar o lugar a Fucile?
Podia estar aqui o dia todo a fazer perguntas...