sábado, agosto 30, 2008

Empate amargo!

Jesualdo operou uma pequena revolução no onze titular. E eu não consigo ver razões para o criticar em relação a isso. Pedro Emanuel não andava bem; Benitez andava bem mal; E jogar em 4x4x2 era o esquema que melhor servia os interesses do Porto na Luz. Rolando, Fucile e Fernando jogaram de início e estiveram em bom plano.

Os vermelhos entraram a todo o gás, com uma enorme pressão sobre a bola, procurando tirar partido do ímpeto inicial para ganhar ascendente no jogo. Não conseguiram porque o Porto revelou maturidade, temporizando, trocando a bola com segurança e porque aos 10 minutos já Lucho colocava os Dragões em vantagem.
Tirando alguns períodos curtos o jogo esteve sempre dominado pelos Tri-Campeões Nacionais e apenas por manifesta infelicidade não conseguimos chegar ao 0-2. Os alas dos vermelhos estiveram sempre controlados, Aimar bem policiado. Depois... bom... depois Helton resolveu borrar a pintura e o empate surgiu caído do céu.
Reduzidos a 10 por expulsão de Katsouranis e com vários jogadores em dificuldades físicas, os vermelhos remeteram-se ao ferrolho e o Porto não teve arte nem engenho para chegar ao golo.

Gostei:
- De me sentir frustrado por empatar na Luz.
- De ver Rodriguez passar por três vermelhos e quase fazer golo enquanto os que o assobiavam quase engoliam o apito.
- De saber que são permitidas agressões a árbitros por adeptos lampiões, devidamente munidos de barba à Sandokan e bandeira, enquanto o jogo decorre. A seguir a este episódio, mais adeptos lampiões impedem a entrada da polícia na bancada para que pudessem proceder à detenção do arruaceiro. Fez-me lembrar alguns episódios da Liga dos Últimos...
- De ver os jogadores vermelhos a cair como tordos com o passar dos minutos. Há sketches dos Monty Pitons menos engraçados.

Não gostei:
- De ver Jesualdo inconformado a 15 minutos do fim quando o que me apetecia era saltar para dentro do campo, fazer umas "cochinhas" ao Luisão e fazer um golo de letra ao Quim.
- De me irritar com Helton!

Jogadores mais:
- Rolando: Um grande jogo! Rápido, seguro e eficaz! Parecia que jogava com Bruno Alves há anos. Uma aposta ganha!
- Fernando: Até ser admoestado injustamente com um cartão amarelo estava a fazer um jogão! Depois continuou a anular Aimar e a ser um tampão para as investidas vermelhas mas já lhe faltava em ímpeto o que sobrava em medo de ser expulso.
- Lisandro: É certo que falhou um golo inacreditável mas esteve em todo o lado, com um ritmo incrível e uma disponibilidade total.

Jogadores menos:
- Helton: A ele devemos o facto de não termos saído da Luz com três pontos. Em vez de socar a bola, quis segurá-la e deu-se mal. Algumas saídas mais ousadas eram dispensáveis, até porque há portistas com o coração muito fraquinho. Aquece Nuno!
- Tomás Costa: Nunca se deu bem com a pressão vermelha e a bola queimou sempre nos seus pés. Em termos defensivos não esteve mal, mas errou muitos passes e emperrou o jogo atacante.

Árbitro: Jorge Sousa
Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao árbitro. Num jogo em que aos 15 minutos foi permitido que um lampião barbudo entrasse no recinto de jogo, agredisse o fiscal de linha e voltasse calmamente para o seu lugar, poderia esperar-se tudo. Mas ele teve coragem para marcar o óbvio. O penalti sobre Lucho é claríssimo e a expulsão é evidente. Pena foi que tivesse sido conivente com os "piscineiros" que a cada "bufadela" se atiravam para o chão e a partir de certa altura tivesse amarelado a equipa toda do Porto por razões ainda por esclarecer. Uma pergunta: Porque é que interrompeu constantemente a marcação dos cantos a favor do Porto quando os jogadores azuis estavam a ser agarrados e até agredidos? Não há que interromper... há que deixar marcar o canto e assinalar penalti.

sexta-feira, agosto 29, 2008

Curtas

1. Sorteio da Champions: Arsenal, Dinamo de Kiev e Fenerbahce. Não foi mau, podia ser pior, mas está longe de ser acessível. Os Turcos têm uma equipa muito competitiva que alcançou os quartos-de-final da edição anterior. Jogo crucial no apuramento: O primeiro em casa frente aos Turcos... e logo nós que não entramos a ganhar na Champions há uma porrada de anos.

2. Vários orgãos de comunicação social, estão a anunciar a transferência de Quaresma para o Inter por 25 milhões de Euros mais o passe de Pelé. É um grande negócio! Em primeiro lugar porque Quaresma estava com a cabeça em todo o lado menos no Dragão; Em segundo, porque o plantel deste ano foi construído com a ideia que esta transferência era inevitável; Em terceiro porque o génio de Quaresma era muitas vezes prejudicial para a equipa do Porto; No Inter, com um treinador como Mourinho, não tenho dúvidas que Quaresma vai evoluir muito e tornar-se num jogador de Top mundial... coisa que ainda não é... e por isso é que 25 Milhões de Euros mais o passe de um jogador com o potencial de Pelé, é um negócio fabulástico num ano de raríssimas transferências milionárias! Parabéns!

3. Platini decidamente precisa de pastilhas Rennie para ver a Champions deste ano! O homem não se cansa de desancar no FêCêPê, fala de ética como se fosse um paladino de bem proceder mas ousa sobrepor-se às decisões judiciais sem pejo de estar a cometer qualquer injustiça. É triste que não tivesse falado de batotice há dois anos quando Milan e Juventus foram condenados pelos tribunais e sobretudo quando em 84 em Basileia, um árbitro sem escrúpulos da ex-RDA empurrou Platini, Boniek, Gentile, Tardelli, Paolo Rossi e companhia para cima da última equipa que Pedroto idealizou. Pena é que, nessa altura, o grande Zé Beto em vez de arrear com a bandeirola no juiz de linha não o tivesse feito ao 10 da Juve... ficaria por conta de trafulhices futuras contra o reino do Dragão...

4. Equipa para ganhar na Luz: Helton; Sapu, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Meireles, Tomás Costa, Guarin; Lucho; Lisandro e Rodriguez.

segunda-feira, agosto 25, 2008

3 Pontos... e algo mais...

A vitória 2-0 frente ao Belenenses foi conseguída através de um futebol pouco vistoso, que, confesso, até me provocou alguma sonolência... mas que trouxe alguns pormenores a ter em conta:
1. Tomás Costa: Um jogador muito interessante, uma carraça autêntica com bons pés e espírito colectivo...
2. Meireles a 6: Muito positivo... apareceu a dobrar bem os colegas, a ganhar lances na sua zona de acção e de quando em vez até chegou à zona de tiro.
3. Lucho: Está na melhor forma se sempre... estou cada dia mais rendido ao El Comandante!!!
4. Mariano: Foi o desequilibrador que o Porto precisava e várias vezes fê-lo de forma genial. Na retina fica o remate fantástico ao poste da baliza do Belenenses... a prometer mais, muito mais que na época transacta.
5. Hulk: Golo portentoso... e uma solução a ter em conta.

domingo, agosto 24, 2008

FCP vs Belenenses

24 de Agosto, 19H15 - Estádio do Dragão
Image hosted by Photobucket.comvsImage hosted by Photobucket.com

Começa então hoje o campeonato para a nossa equipa, contra um rival de tradição mas parece que enfraquecido com o fim da época transacta. Espero que aconteça uma entrada à Dragão, como a pré época nos habituou, e os jogadores vinguem a derrota contra o Sporting na Supertaça.

Provável 11 titular:

Helton;Sapunaru, B.Alves, Pedro Emanuel, Benitez; R.Meireles, Lucho, Tomas Acosta; Mariano, Rodriguez, Lisandro.

quinta-feira, agosto 21, 2008

Pré-época: Os Reforços

Este ano o nosso clube apresenta um contingente importante de reforços, encabeçado devido ao montante investido, pelo Rodriguez. Considero que em termos posicionais as compras foram acertadas, faltando talvez mais um defesa esquerdo. Mas vamos aos nomes:

Sapunaru - Fez uma pré-época com uns indicadores quanto a mim fantásticos. Uma segurança defensiva impressionante e alguma clarividência e objectividade ofensiva. Fez-me lembrar o Seitaridis da Grécia. No primeiro jogo a doer esteve péssimo, mas não o vou medir por aí. É dos reforços que mais esperanças me trás e comparativamente ao ZéBó, quer-me parecer que quando estiver na plenitude será um jogador mais importante, mas equilibrado e bem mais positivo.

Rolando - Jogador que nunca me entusiasmou. Confesso que nunca vi os jogos do Belenenses (ou quase nunca) mas vi bastantes das selecções jovens e nunca gostei da presença em campo do rapaz. E como é bom ser-se surpreendido pela positiva! Quem viu o Rolando jogar na pré-época nem diria que era uma nova aquisição. Diria sim que era um jogador com anos de casa. Faz lembrar o Aloísio em termos de presença em campo. Espero que concretize tudo o que demonstrou, no futuro.

Benitez - Passei a pré-época praticamente toda a embirrar com ele. Mas acho que melhorou nos ultimos jogos. Mais seguro a defender (e menos faltoso) e não comprometendo a atacar. É certo que não se evidenciou em nenhuma das funções, tirando talvez marcar cantos e livres, mas o progresso que teve quer-me parecer que será o titular durante a época e a um bom nível. Isso espero (ou desejo).

Fernando - Foi para mim o jogador que mais se assemelhou a um trinco. Capacidade física notável e uma agressividade própria para a posição (se bem com entradas pouco doseadas, fruto talvez da juventude). Deixa-me pensar que teremos um trinco de futuro. Ou de presente?

Guarín
- Gostei de este rapaz uns quantos jogos, na posição 8. Na posição 6, corre o dobro do Paulo Assunção, sem nunca estar no sitio certo. Sinceramente, não me convence como trinco e até mesmo como 8 tem muito que correr e muito que mudar. No FCP não pode passar 70 minutos ao lado do jogo, tem que jogar os 90. Em suma, não lhe auguro a titularidade por muito tempo. Acredito no potencial dele, não acredito que o explane. Nem esta época, nem nunca. Talvez com o Co...

Tomas Acosta - Teve jogos maus e jogos bons. Os jogos maus foram desmotivantes para mim. Os jogos bons fizeram-me pensar que tinhamos ali um 8 raçudo com pés de veludo, que jogava sempre para a frente e com critério. Em suma, deixaram-me a pensar que era craque. Acho que será titular no meio campo em pouco tempo.

Cristian Rodriguez - Passei a época passada desejar que o FCP o comprasse na época seguinte e o meu desejo foi cumprido. Um espectaculo de jogador. Grande capacidade de finta, velocidade, cruzamento e remate. E uma garra excelente. Acredito que fará uma super época, especialmente este ano que vai olhar para o lado e ver jogadores a sério. Excelente aquisição que será rentabilizada em títulos e euros daqui a uns anos.

Hulk - Tem umas caracteristicas físicas e técnicas que podem fazer dele um grande jogador, ao nível dos melhores do mundo. Espero que não se perca e que no clube saibam fazer dele o grande jogador que pode vir a ser. E acredito que seja já esta temporada.

Candeias - Uma palavra para o Candeias, que apesar de não ser propriamente um "reforço" constituiu uma agradavel surpresa na pré-época. Para já, apresentou velocidade e garra (e como é óbvio, algum virtuosismo no dribble), acompanhado por pouco vedetismo, o que desde logo estabelece uma diferença entre os outros extremos das nossas camadas jovens que foram queimando oportunidades nas últimas épocas.

A ilação que retiro destas contratações é que com o Paulo Assunção teriamos um plantel fantástico. E com um Quaresma homem (e não o rapaz sem noção da realidade que é) então...
Assim sendo, temos um plantel bom. Se se conseguir debelar a ausência de um trinco de créditos firmados (com um super rendimento do Meireles nessa posição, ou com o desenvolvimento do Guarin ou Fernando) passará a ser um plantel muito bom.

segunda-feira, agosto 18, 2008

Derrota para analisar

A derrota na Supertaça trouxe um duplo amargo de boca: Voltar a perder contra o Sporting uma final e constatar por evidências inabaláveis que ainda falta muito trabalho para termos uma grande equipa.
A derrota começou no banco com a escolha de Farias e o arrasto de Lisandro para a ala. Se Farias nunca entrou em jogo, Lisandro parecia um peixe fora de água... isto tirou capacidade de mobilização ao jogo do Porto e levou na rede Lucho e Rodriguez, que mesmo inconformados nunca encontravam soluções interessantes para as suas aventuras ofensivas. O meio-campo defensivo, Meireles e Gaurin, esteve refém do superiodade numérica que o Sporting tinha no miolo, não tendo possibilidade de ajudarem noutras tarefas. A defesa esteve sempre muito instável e nunca se deu bem com a movimentação de Yannick e Derlei, com o lateral esquerdo Benitez em particular destaque pela negativa.
Hulk e Candeias mostraram bons pormenores, e atributos que lhes permitem serem opções no futuro.
O Sporting ganhou bem, mas longe de terem feito um jogo brilhante como para aí se ouviu. Marcaram em dois ressaltos e pouco mais fizeram durante o jogo todo.
O que me preocupa neste Porto é uma lesão de Lucho Gonzalez... é que não temos mais ninguém que consiga pegar no jogo. Em relação a Quaresma... há soluções no plantel para a sua saída mas este impasse já começa a entediar!

sábado, agosto 16, 2008

16 de Agosto, 20H45 - Estádio do Algarve

vs

Primeiro jogo da época e primeiro título a conquistar. É necessário começar bem e acabar com o fantasma das taças perdidas para o Sporting, que se começa a criar na cabeça de alguns. O inicio de época é complicado, é preciso começar bem, logo com uma vitória e com mais uma taça a juntar ao palmarés.

O jogo de hoje deixa uma incógnita: quem será o 11º jogador?
Pessoalmente, espero que acima de tudo se mantenha o sistema e se ataque a taça com toda a convicção e capacidade que vem sendo demonstrada nesta pré época.

Força Porto!

quinta-feira, agosto 14, 2008

Pré-época: Bolas Paradas

Antes de mais, quero saudar o regresso deste blog, que sempre gostei de ler e sempre o senti como uma fonte de Portismo, de Sentimento e de Racionalidade. Eu próprio, fiz alguma força para o Aníbal voltar a abrir isto, por esse motivo e por outro, mais deprimente: Acho que este ano vamos precisar de toda a força possível, de fazer muito barulho, porque antevejo que será ainda pior, em termos de "arbitragens e decisões", do que ano passado. Portanto, caros Portistas e Portistas com comunidades na Internet, quer-me parecer que teremos que fazer muitos "31's" e aderir massivamente aos jogos em casa e às deslocações a outros terrenos.

Vou dedicar os meus próximos posts a assuntos directamente relacionados com impressões que a pré-época me deixou. E começo com as bolas paradas, porque mexe com o menino bonito e eu gosto de polémicas.

Nesta pré-época, o nosso aproveitamento de lances de bola parada, sejam eles cantos ou livres, tem sido extremamente positivo. Tem sido até, um dos pontos fortes da equipa, se quiserem. Visto que em termos físicos, no 11 base, apenas uma alteração significativa merece menção (em termos físicos, Sapunaru é mais alto e forte que Bosingwa), a razão que poderá explicar essa melhoria é simplesmente... quem executa as bolas paradas. Quaresma, deixou de jogar... e portanto, deixou de marcar todas e quaisquer bolas paradas, quase sempre pessimamente.
Nos cantos e livres para a área, Quaresma pouco ou nada ajudava quem procurava dar seguimento o lance. Golos dessa forma teriam que partir de um lance de excelência desse mesmo receptor. Este ano, com Lino, Benitez, Tomás Costa, etc., temos bolas que pedem um ligeiro desvio para serem transformadas em golos, ou bolas tão tensas que com um toque se consegue imprimir bastante velocidade ao remate. Em suma, estamos a falar de livres que são meio caminho andado para se transformarem em golo e isso é o que torna as bolas paradas perigosas.

Nos livres directos, também Quaresma marcava tudo... e que mal marcava. Se tivesse meios e paciência, faria um estatística de livres e golos marcados do Quaresma. A percentagem seria assustadoramente má. Infelizmente, neste aspecto específico dos lances de bola parada, parece que o nosso melhor executante, vai ficar "toda" a época no banco. Veremos o que podem fazer Bruno Alves, Rodriguez, Lucho, Benitez e Hulk.

FêCêPê reabre a loja

Amigos, durante quase 1 ano o Aníbal esteve ligado às máquinas... mas como nada pega à ruindade regressou:

Após um ano em coma profundo, os médicos já não davam meio tostão furado por mim. Mas eis que, de forma inesperada, desperto a meio de uma noite chuvosa de Agosto. Dou por mim enfiado num quarto escuro, tresandava a éter, com tubos, seringas e garrafas vazias espalhados por todo o lado. Começo a gritar aos 4 ventos "que me acudam"... e logo sou rodeado por uma multidão ensonada, de mãos na cabeça e com a boca aberta de espanto! Mandei-os calar a todos... tinha uma pergunta a fazer. Todos se aproximaram de mim, estupefactos e extremamente curiosos sobre a minha primeira questão após tanto tempo de inconsciência. Seria sobre a família, sobre o tempo que passara, sobre as ocorrências no mundo... Não sei porquê... mas aquele pessoal ficou num silêncio sepulcral quando lhes perguntei:
- A que horas é que joga o Porto?