terça-feira, novembro 29, 2005

Em busca da glória perdida!

Pepe ganha nas alturas a Carlos CarneiroAí está ele!! Depois de se ter perdido para os lados do Minho durante algumas jornadas, eis que volta prazenteiro ao seu legítimo dono e senhor. Meus senhores... o primeiro lugar!
Mesmo sem apresentar ainda o futebol espectáculo que Adriaanse prometeu, o F.C.Porto vai fazendo uma prova interna regular e serena. Até à décima segunda jornada, o FêCêPê perdeu apenas 4 pontos fora, em Braga e no Marítimo; e 5 em casa, frente ao Benfica e ao Setúbal. A humilhante derrota caseira frente ao sétimo da classificação geral, foi o ponto mais negro destes doze jogos e aquele onde mais se fez notar a periclitante estrutura defensiva (que não engloba só a defesa), que o técnico Holandês vinha montando. Até aí, o F.C.Porto apresentava um futebol rápido, bonito e objectivo mas bastante frágil sob o ponto de vista defensivo. A entrada de Pedro Emanuel para o eixo da defesa e a introdução da noção de trinco, eficazmente interpretada por Paulo Assunção, corrigiram a debilitada organização defensiva dos Dragões, dotando-a de experiência e liderança, permitindo movimentos defensivos estruturados e não movimentos defensivos correctivo-aflitivos.
Depois destas alterações mais do que necessárias, de forma algo inesperada, o futebol espectáculo desapareceu... e nunca mais voltou. E logo agora que temos Quaresma no seu melhor, Lisandro a fazer lembrar o grande Derlei, Lucho a pautar magistralmente o jogo da equipa, Pepe a deixar qualquer portista de boca aberta, Assunção a deslumbrar, Baía a ser igual a ele mesmo... o que falta?
Automatismos? Qualidade? Outro treinador? Sim, Nim, Não. Se fizerem um esforço pequenino conseguem recordar-se da vergonha que todos passamos o ano passado, onde éramos consecutivamente recalcados por adversários de menor estampa em pleno Dragão. É preciso ter calma e não cometermos os mesmos erros da pretérita temporada onde 3 treinadores não nos levaram a lado nenhum. Uma grande equipa não se constroi em meia dúzia de meses... é preciso dar tempo ao tempo. Quanto a nós, adeptos, resta-nos sofrer, apoiar, ou criticar se for caso disso. Mas temos que estar sempre do lado da equipa...