sábado, julho 01, 2006

Arbitragens 2006-2007

Estádio do Grupo Desportivo das Aves
SuperLiga, Aves 0-2 F.C.Porto
Árbitro: Hélio Santos
O árbitro que ganhou a eternidade no Estoril-Benfica de 2005 fez uma exibição ridícula. Falta de rigor nos cartões, faltas má assinaladas, foras-de-jogo mal marcados, interrupção de lances de perigo por faltas inexistentes, agarrões na área ignorados, agressões impunes. A minha impressão é que, objectivamente lhe faltavam as chuteiras oferecidas pelo Veiga...

Estádio do Dragão
SuperLiga, F.C.Porto 4-0 Paços-Ferreira
Árbitro: João Vilas Boas
Ao contrário do que árbitros recentes nos habituram, este não contemporizou com o jogo faltoso do Paços e quando se tornou violento, exibiu a cartolina vermelha. No lance do golo, os Pacenses ficaram a reclamar falta... Lisandro estava a ser claramente agarrado e depois empurrou o jogador do Paços para se desenvencilhar da marcação. A haver falta... seria penalti.

Estádio Rui Alves
SuperLiga, Nacional 1-2 F.C.Porto
Árbitro: Paulo Costa
Mau demais! Duas grandes penalidades perdoadas por derrubes mais do que evidentes a Lisandro e Bosingwa. Complacente com o jogo duro do Nacional da Madeira e autor de decisões técnicas verdadeiramente inacreditáveis! Claro que para a generalidade da imprensa a exibição de Paulo Costa vai ser boa... apesar de, etc, etc. Tal como a exibição de Elmano Santos foi óptima, apesar de, etc, etc.


Estádio Do Dragão
Liga dos Campeões, F.C.Porto 0-0 Arsenal
Árbitro: Markus Merck (Alemanha)
O jogo foi tão fácil que nem precisava de árbitro.


Estádio do Dragão
Superliga, F.C.Porto 2-0 Boavista
Árbitro: Elmano Santos
Mau… muito mau! Este árbitro sempre que vem ao Dragão é para fazer asneiras. Já não bastava ter sido complacente com as dezenas de faltas do Boavista, no estádio deu-me a ideia que deixou por marcar uma grande penalidade na 1ª parte por mão na bola de um jogador axadrezado. A forma como fechou os olhos a duas ou três entradas dos homens do Bessa sem sequer ter assinalado falta… é extraordinária. No segundo golo, o auxiliar levantou a bandeira antes do golo, para assinalar penalti mas baixou-a de imediato...


Estádio do Restelo
Superliga, Belenenses 0-1 F.C.Porto
Árbitro: Olegário Benquerênça
Ficou a ideia que aos 7 minutos a bola ultrapassou mesmo a linha de golo. No golo de Postiga, não existe fora-de-jogo nem falta de Bruno Alves… foi um lance limpo! Tirando esses dois lances não houveram mais decisões difíceis… e o juiz teve uma actuação tranquila.

Estádio Do Lokomotiv
Liga dos Campeões, CSKA 0-2 F.C.Porto
Árbitro: Kyros Vassaras (Grécia)
Ficaram algumas dúvidas no lance de Pepe sobre Wagner Love na área… mas o árbitro Grego estava perto do lance e nada assinalou. No capítulo disciplinar pareceram-me acertadas as suas decisões.


AOL Arena
Liga dos Campeões, Hamburgo 1-3 F.C.Porto
Árbitro: Laurent Duhamel (França)
Quase perfeito!


Estádio do Dragão
SuperLiga, F.C.Porto 3-2 Benfica
Árbitro: Lucílio Baptista
Habilidoso! Um artista de apito na boca! A dualidade de critérios na amostragem de cartões foi gritante. É incrível como Luisão chega ao fim do jogo sem um amarelo!


Estádio de Alvalade
SuperLiga, Sporting 1-1 F.C.Porto
Árbitro: Pedro Proênça
Jogo sem casos. Erros de pormenor que não influíram no desenrolar dos acontecimentos.


Estádio do Dragão
Liga dos Campeões, F.C.Porto 4-1 Hamburgo
Árbitro: Alain Hamer (Luxemburgo)
Má arbitragem! Critério defeituoso na amostragem de cartões. Erros de palmatória: Penalti não assinalado sobre Quaresma, golo mal invalidado ao Hamburgo e fora de jogo não assinalado a Postiga no terceiro golo. Muito mau!


Estádio do Dragão
SuperLiga, F.C.Porto 3-0 S.C.Marítimo
Árbitro: Bruno Paixão
Às vezes precupou-se com pormenores sem importância e que tiram fluidez ao jogo. No penalti esteve bem mas a sua intervenção pecou por tardia.


Estádio Municipal de Braga
SuperLiga, S.C.Braga 2-1 F.C.Porto
Árbitro: Lucílio Baptista
Quando o Lucílio apita o Porto, já sabemos que é necessário jogarmos muito mais do que o habitual para ganharmos o jogo. Mas ontem, tirando o critério dos "amarelos" que não se percebeu muito bem, fez uma arbitragem sem espinhas. Existiram alguns lances dentro das áreas mas que não me pareceram razão para grande penalidade.


Emirates Stadium
Liga dos Campeões, Arsenal 2-0 F.C.Porto
Árbitro: Stefano Farina

Não foi por aí! Ás vezes pareceu um pouco caseiro mas fez uma boa arbitragem!


Estádio do Dragão
SuperLiga, F.C.Porto 3-0 Beira-Mar
Árbitro: Olegário Benquerença

Muito fraca e mais do que isso... com uma tendência notória para inclinar o campo contra o Porto! Então a quantidade de foras-de-jogo mal assinalados foram de desesperar um santo!


Estádio José Bento Pessoa
SuperLiga, Naval 0-2 F.C.Porto
Árbitro: Carlos Xistra

Pareceu-me que ficaram por marcar dois penaltis na primeira parte, por faltas sobre Lucho e Anderson. Tirando esse "pequeno" pormaior... nada a apontar!


Estádio do Dragão
Liga dos Campeões, F.C.Porto 0-0 CSKA Moscovo
Árbitro: Tom Ovebro (Noruega)

Exibição personalizada e racional. Deixou jogar sempre mas nunca permitiu entradas mais viris. O único senão... foi a permissividade perante o "queimar tempo" dos Russos na segunda-parte.


Estádio da Luz
SuperLiga, Estrela 0-3 F.C.Porto
Árbitro: Elamano Santos

Exibição tranquila e competente, sendo traído apenas pelos seus auxiliares que em 4 ocasiões travaram, incorrectamente, situações de golo iminente do Porto por alegada posição irregular dos avançados portistas.


Estádio do Dragão
SuperLiga, F.C.Porto 2-1 União de Leiria
Árbitro: Duarte Gomes

Por vezes complicou o que parecia fácil mas teve a sorte de o jogo ser simples de dirigir. Um lance na área Leiriense, Marcos António sobre Adriano, levantou dúvidas... mas não parece ter havido nada. Na cotovelada de Tixier a Quaresma, parece não ter havido intenção... mas nas novas regras da FIFA, isso interessará?


Estádio Municipal de Leiria
Supertaça, F.C.Porto 3-0 Setúbal
Árbitro: Pedro Proênça

Actuação hábil mas segura. O grande erro aconteceu quando não marcou penalti por mão de Hugo na área, quando Adriano se preparava para marcar.