quinta-feira, julho 06, 2006

Portugal 0-1 França

Dia de folga da Santa!

Acabou!
Mais uma vez a França eliminou Portugal nas meias-finais, depois do Euro84 e do Euro2000. Mais uma vez saímos com amargo de boca! Mais uma vez alguém se atirou para cima do árbitro! Mais uma vez falhamos nos momentos decisivos!

Portugal fez uma primeira parte de excelente nível, entrando bem pelas faixas e trocando bem a bola entre Vieira e Makelele, os jogadores portugueses conseguiam baralhar o sector defensivo Francês. Por outro lado, a constante vigilância a Zidane e as preocupações defensivas de Ribery e Malouda, atiravam Henry para a clandestinidade no Ataque Gaulês. Portugal dominava e controlava o jogo quando Zidane marcou de Penalti já perto do intervalo. Ainda durante a primeira parte, os Portugueses encostaram a França às cordas mas nunca lograram oficializar o tento do empate.
Depois do intervalo, o treinador Francês optou por jogar à defesa e os Gauleses passaram a jogar descaradamente em duas linhas no meio-campo: Vieira e Makelele / Ribery, Zidane e Malouda. O teórico (nunca foi na prática) 4x3x3 inicial, passou para um mais tímido 4x5x1. A França jogava para defender o resultado sem deixar que os Portugueses os encostassem à sua grande-área. Portugal não encaixou bem neste sistema. Deco, sem espaço, desapareceu! Maniche tinha que recuar bastante para ter a bola. O jogo Português vivia das investidas de Cristiano Ronaldo e Pauleta não conseguia segurar uma bola, quanto mais ter oportunidades para facturar. O treinador da Selecção, para não variar já que de futebol o homem percebe muito pouco, esteve mal no banco: Portugal tinha que impor um estilo de jogo e não sujeitar-se ao que os Franceses os deixavam fazer: Costinha tinha que sair ao intervalo, para a entrada de Tiago, fazendo recuar Maniche. Quem é que o Ministro andou a marcar durante 30 minutos? Passar a jogar com dois avançados era outra das opções imediatas, faria Vieira encostar aos centrais, o que levaria toda a equipa Francesa a recuar no terreno. A lesão de Miguel, impediu que Nuno Valente saísse para a entrada de Paulo Ferreira, ficando a equipa com dois defesas-médios de cariz ofensivos. A saída Pauleta (mesmo a jogar miseravelmente) para a entrada de Simão era digna de uma valente gargalhada se eu estivesse com disposição para isso!

Gostei das exibições de Cristiano Ronaldo e Maniche! Mal estiveram Pauleta, Figo e Deco, a quem se exige muito mais numa meia-final do Campeonato do Mundo!

Portugal sai de cabeça erguida, mas perder uma meia-final num jogo em que o adversário não fez nada para ganhar o jogo… deixa um enorme amargo de boca!

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Pauleta é um zero. Não foi só ontem... Vão ver os jogos a quem ele marcou golos. Assim também eu, deixem-me jogar lá na frente contra o Quirguistão ou as Ilhas Faroé... Garanto que marco pelo menos 3!

O Figo pode ser um jogador jeitoso, mas já remata muito fraco e é demasiado lento para um campeonato do mundo. Basicamente, à parte de uma ou outra excepção, a equipa de Portugal é uma merda. E já foi muita sorte ter chegado onde chegou...

6/7/06 3:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É fraca o suficiente para a base da selcção ter ganho uma taça UEFA, uma liga dos campeões ter sido vice-campeã Europeia de selecções e estar entre os 4 primeiros do mundo à frente do Brasil e da Argentina.Contra os factos não ha argumentos. Qto ao comentario ao jogo, mais uma vez brilhante Anibal. Mesmo com o Pauleta a não jogar nada, tirá-lo quando tinhamos era de por outro avançado, foi um momento infeliz. Se queriam que o avançado jogasse com tabelas para os medios porque é que o Nuno gomes não entrou?? Apesar de parecer uma borbuleta sempre é melhor que o Helder Postiga que foi só ao mundial para aquecer e faz aquilo que o Scolori tava a pedi para o Pauleta fazer. Enfim mais uma vez os Franceses ficam atravessados....

6/7/06 4:07 da tarde  
Blogger PavlovDoorman said...

Anibal concordo k o Deco esteva mal, mas se puderes ir ao meu tribunal repara no link k lá tenhoi no ultimo post e verás uma das explicações pró mau jogo do eterno mágico

6/7/06 4:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há quem diga que a história repete-se, é só uma questão de tempo. Na verdade, factos não faltam : Uma vez mais a França, outra vez uma meia-final, de novo um golo de penalti, uma vez mais Zidane e novamente, por mais ridiculo que pareça, a desculpa volta ser a mesma : o árbitro !!
É bom que sem rodeios e receios se digam as verdades : a culpa é do Filipão, que mais uma vez mostrou a sua ignorância táctica. Já por diversas vezes aqui no blog, me revoltei contra a inércia e falta de capacidade dos dirigentes portugueses em responsabilizar os culpados : Foi assim no Euro, foi assim nos sub-21 e volta a ser assim no Mundial. Eu não quero o Scolari pendurado por uma corda, mas considero que as mesmas pessoas que o colocaram no céu e fizeram dele algo que ele não é, sejam as primeiras a colocarem-no no devido lugar.....mas mais uma vez a comunicação social de lisboa, ou tem medo dele ou olham para ele como aliado para combater seja lá quer for, se calhar gankam algo com ele no cargo de seleccionador..... é a corja do futebol. A ignorancia do Sclorai passa impune e ainda por cima vai ser visto como um heroi, que consegui mobilizar uma vez mais o país. Portugal podia ter ido à final se ele não fosse burro ou casmurro.
Mas pensando bem e alinhando com a maioria de portuguese, tipo menino do coro, afinal de contas, concluo que tivemos azar !! Hoje, o scolari deve estar arrenpendido da sua casmurrice e deve estar chateado por não ter mais uma oportunidade. Se a tivesse, de certeza que não voltava a colocar o pauleta sozinho na frente, nem colocava o ronaldo a pt de lança. Mas lá está, tivemos azar !!! O Sr. Scolari já não tem essa oportunidade. Que chatice !! O azar foi a França ter calhado numa meia final ! O azar foi-nos ter aparecido equipas mediocres na fase de grupos. O azar foi, apesar das pauperrimas exibições contra Angola e Mexico, Portugal ter ganho os jogos, porque se Portugal tivesse perdido, de certeza que a casmurrice e estupidez do sr scolari acabavam naquele momento e ele deixava de pensar apenas na utopia da coesão e do grupo unido e de amigos e passava a pensar em treinar uma equipa para marcar golos.
Tudo se torna mais fácil dizendo que ou foi azar ou foi culpa do árbitro !!!

6/7/06 5:08 da tarde  
Blogger lucho said...

Scolari esteve mal... Endeusaram o homem e foi o que se viu... Que andou a fazer Pauleta o jogo quase todo? E porquê Postiga? E porque não o Nuno Gomes? Ele que tem um feeling muito especial nos jogos da Selecção? Depois Quaresma não teria dado um jeitaço? E Boa Morte, o que estava lá a fazer? A apertar os cordões dos outros?

Ricardo que foi brilhante no jogo anterior, ontem não defendeu o penalty. Zidane marcou-o «à Porto» e Ricardo não teve hipóteses. E quase se reconciliava com os galináceos num lance horrível na 2ª parte.

Ricardo Carvalho foi o melhor jogador desta Selecção neste Mundial. Mais um jogo fantástico de um dos melhores defesas centrais do Mundo! Por obra do destino, foi ele que deu o pequeno toque em Henry que se aproveitou e ganhou bem o penalty. A mancha neste seu percurso formidável.

6/7/06 5:26 da tarde  
Blogger lucho said...

visitem o meu site se puderem, um abraço
http://sergiopmgomes.blogspot.com

6/7/06 5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acima de tudo parabéns pelo titulo!
Está lá tudo.

Aceita-se que Portugal é a menos boa das 4 equipas finalistas (ainda que contra a França tal não foi demonstrado), por outro lado, mais uma vez, nesta altura há em todas as selecções muita falta de canetas (talvez a excepção seja mesmo a Alemanha), outra evidência é a falta de jogadores de ataque a nascerem em Portugal (deve ser dos nossos ares ou das águas que bebemos) e, por fim, com as mudanças dos quadros normativos das competições pela Liga de Clubes esta deverá ter sido mesmo a última geração de grandes jogadores portugueses e no futuro deveremos ter uma selecção de naturalizados (ainda que eu seja pró-Deco).

Um país não deve compensar com bola as mínguas de tudo noutras áreas.

No fim do dia foi muito bom o resultado desta selecção neste mundial (outra liderença na equipa de 2002 teria feito algo fantástico).

6/7/06 5:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PARA OS QUE DEFENDEM O VAQUEIRO, DE SER UM GRANDE TOUREIRO, E TER OS JOGADORES DA SELECÇÃO COMO UMA GRANDE FAMILIA, COMO PROVA, FOI CHAMADO PARA ACOMPANHAR O SUA SELECÇÃO, O GRANDE JORGE ANDRADE, QUE SE TINHA LESIONADO AO SERVIÇO DO DEPORTIVO, O QUE ACHO MUITO BEM, DE FACTO SO PROVA QUE O PAI GOSTA DE TODOS OS SEUS FILHO.
AGORA OS ENTEADOS NÃO PODEM IR..., PORQUE SÃO FILHOS DE UM DEUS MENOR,
UMA PERGUNTA:- QUAL FOI O JOGADOR QUE SE LESIONOU, AO SERVIÇO DA SELECÇÃO DE PORTUGAL, E ESTAVA CONVOCADOS PARA O MUNDIAL E NÃO FOI...
RESPOSTA PARA QUE SE SAIBA E EM ESPECIAL A TODOS OS QUE DEFENDEM O VAQUEIRO......BRUNO VALE, ESTE COMO NÃO E DA FAMILIA NÃO TEVE DIREITO A IR A ALEMANHA.
POR TUDO ISTO E MAIS ALGUMAS COISAS, E QUE SOU FRANÇES DESDE PEQUENINO.... VIVA O MEU CLUBE FCP..... E VIVA A MINHA PATRIA QUE E DE CAMÕES E NÃO DE UM TIRA DENTES QUALQUER...

6/7/06 6:34 da tarde  
Blogger Slayer said...

Boas!

Até a minha mulher, que de futebol percebe pouco (segundo ela diz), foi capaz de analisar com clareza aquilo que pelos vistos toda a gente viu, excepto o Scolari. Ele lá saberá porque é que achou que podia chegar a algum lado só com 12 ou 14 jogadores... Desde o princípio do campeonatoque eu só queria é que o Postiga fizesse uma ou duas boas exibições para ver se alguém o queria.

Será que alguém consegue explicar porque é que os selecionadores têm que ter bigode?

Já repararam que quando saem do cargo, quase todos, desde que me lembro, o raparam? Ex: Artur Jorge, Humberto Coelho, A. Oliveira, e até o Agostinho Oliveira depois de ter substituído o António Oliveira depois do Mundial da Coreia.

Suspeito que isto tem a ver com o Madaíl. Porquê? Não sei...

6/7/06 7:43 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Concordo com quase tudo o que se foi dizendo nos comentários!
Vamos entrar num período que falar mal de Scolari vai ser tabu e visto como crime lesa pátria... mas isso é-me indiferente. Scolari teve muito mérito na nossa qualificação para a meia-final, mas também teve muito mal em algumas situações e algumas dessas situações não deram condições à equipa de ir mais além! Scolari é herói e vilão. Mas vou deixar acontecer o jogo do 3º e 4º lugar e depois postarei a minha opinião sobre o Mundial de Portugal.
Já agora, alguém me consegue explicar o porquê de haver um "Losers Game"?

6/7/06 8:14 da tarde  
Blogger Marco Aurélio said...

Aníbal

Ao contrário do que aconteceu aqui no "b"rasil , a seleção de Portugal perdeu o Jogo, mas não o respeito da torcida. O Ricardo indo para a área francesa no final foi um lance maravilhoso, o que só confirma a gana do time Português. Pena que vários gols foram perdidos, sobretudo aquele de cabeça que o Figo poderia ter feito! Foi questão de má sorte. O time é realmente Bom! Tenho certeza de que em 2010 as coisas serão diferentes, principalmente o respeito que as demais seleções terão pela seleção Portuguesa. Saudações do outro lado do Atlântico.

Um abraço

Marco Aurélio

6/7/06 8:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É pá o Postiga só entrou para estragar o cabeceamento do Figo, o Scolari é um casmurro pior que um burro, só este palhaço é que não consegue ganhar à Grécia por 3 vezes quase seguidas e tinha que fazer bosta contra a França. Que tortura ver Nuno Gomes no banco, só posso odiar o Escolari, seria anti-patriota apoiá-lo incondicionalmente só pq fez currículo com o Brasil, na motivação parece-me impecável, mas no banco é um azelha. O Deco na selecção é um cepo, mais valia o Rui Costa, pelo menos marca e dá a marcar em fases finais (parece-me que o Deco marcou pela 1ª vez neste mundial).
Foda-se má sorte, puta do Henry sacou bem o penalty e o Zidane tem nervos de aço era impossível para o Ricardo. Com o Nuno Gomes a segurar as bolas e a abrir para dar ao remate de meia distância ou a chutar em meia-volta tinhamos ido lá, o guarda-redes era o ponto fraco dos gauleses.

7/7/06 2:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

MERCI ZIDANE
XAU SOCORRARI


HHHHHHEHEHHEEHEHEHHE

7/7/06 5:41 da tarde  
Blogger DragãodeÁgueda said...

Mesmo correndo o risco de ser chamado de raivoso, invejoso de brasileiros, ou até de antipatriota, eu arrisco.
Arrisco dizer que o jogo com a França veio provar tudo o que acho de Scolari: como seleccionador é excepcional, como treinador é fraco.
Como seleccionador é bom, não pelas escolhas que faz (essas são insuficientes, pois não se pode ir para um Mundial com 14 jogadores), mas sim pelo espírito de grupo e disciplina que cultiva.
Agora como treinador é um nabo: viu-se bem que a Selecção não tem treinado um plano B. Só sabem jogar se estiverem 0-0 ou a ganhar, porque se fir preciso dar a volta ao texto... népia. Vimos isso na final do Euro e agora outra vez.
Outro aspecto que me parece merecia alguma análise: Scoari chamou burros aos que contestaram Évora, com 35º para local de estágio. Ele disse que na Alemanha os jogadores iam "estar voando". Algúem viu isso? A mim parce-me é que em TODOS os jogos a partir dos 70 minutos caíamos a pique, irremediavelmente.
Agora Nuno Gomes parece que se tormou o Baía dos benfiquistas: nng percebe pq não jogou, tal como nós portistas não percebemos como o Baía não era convocado.
O Deco foi muito mau. Acho que nunca vi um jogo dele tão fraco.
Mas daí a querer o Rui Costa de volta, meu Deus. Prefiro o Deco com uma perna Às costas que o Rui Costa com as duas. Ao menos o Deco enquanto pode chuta, defende, faz faltas.... Deve haver aí muita gente que não se lembra da fase de qualificação para este Mundial, ou dos jogos do Euro depois da 1ª derrota coma Grécia.
Só para lembrar, no jogo com a Russia que ganhámos 7-1 o Dec marca um golaço em que arranca quase do meio campo!
Os mais de Portugal neste Mundial
- Maniche
- Miguel
- Ricardo Carvalho
- Meira

Os menos:
- Deco (esperava bem mais dele. Passou pelo Mundial como RGaúcho, ou seja todo roto)

Os que foram decaindo:
- Figo (começou soberbo e foi perdendo gás, mas teve sempre um grande espírito e uma grande dignidade)
- Simão (excelente contra o México, depois apagou-se)

O Ricardo esteve bem e o CR também foi subindo sempre.

7/7/06 7:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Contrariando as centrais de informação, eu penso - sempre pensei - que Scolari não era a pessoa indicada para levar Portugal a grandes triunfos. Grandes só os seus vencimentos! E porque é que eu penso assim?
A culpa pode até nem ser sua, pelo menos totalmente. Pretender congregar toda uma nação num apoio maciço à equipa nacional, começando logo por atacar cirùrgicamente uma parte dessa nação, não cabe na cabeça de ninguém. Não tenho dúvidas que foi empurrado para isso, mas então era aí que devia assumir independência e carácter. Preferiu, com todo o cinismo, confundir medidas administrativas com medidas desportivas, acabando por se enredar numa teia criada por si próprio e pela canalha que está na FPF . Depois vêm as expressões infelizes: "os lá de cima", "não precisa de ver jogos no Dragão, prefere ver na TV" e muitas outras!

7/7/06 7:43 da tarde  
Blogger dragaozinho4ever said...

O teu blog e msm altamente!!!!!
Visita o meu: portistasclub.blogspot.com

8/7/06 3:07 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Hoje abre a oficina!

10/7/06 10:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

http://www.setbb.com/fcp/ <---- para Portistas ou para quem queira participar... De a sua opiniao

FCP FOREVER

15/7/06 4:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home