terça-feira, julho 11, 2006

Tarik Sektioui

O povo não gosta do que não conhece!

Os vários orgãos de comunicação social, dão como certa a contratação pelo F.C.Porto do Marroquino Tarik Sektioui de 29 anos, proveniente do AZ Alkmaar.
É um médio-ala direito bastante rápido e voluntarioso que procura tanto a linha para cruzar como faz movimentos diagonais de penetração na área e que tem acompanhado Co Adriaanse pelos clubes por onde tem passado. Esteve com o Holandês no Willen II e no AZ... e agora vem para o F.C.Porto!
Não é um Quaresma! Mas uma equipa como o F.C.Porto não se pode dar ao luxo de ter dois Quaresmas no plantel. Para além da vertente financeira, a presença de Quaresma no onze implica algum esforço extra de compensação dos "esquecimentos tácticos" que o Cigano por vezes tem. Uma equipa não pode ser constituída de "onze" estrelas!

Sektioui parece-me um jogador de equipa, daqueles que dão tudo em campo! Também me parece um pouco trapalhão... mas daí a tecer críticas severas, como já se vê por aí, à política de contratações da SAD e às opções do treinador vai uma distância enorme! Queriam gastar 4 milhões de Euros num Sueco que raramente viram jogar? Do que vi no Mundial esse Sueco não vale tanto milhão e o F.C.Porto não tem dinheiro para desperdiçar. Wilhelmesson é um jogador previsível... mais um médio que um extremo! O povo gosta é de gastar dinheiro: 6 milhões por Diego? Yes! 3 milhões por 25% do passe do Fabuloso? Fantástico! Mais um Brasileiro que ninguém ouviu falar mas que já teve 3 presenças na Selecão Canarinha por 2,5 Milhões? Excelente! 4 Milhões por um Sueco medíocre mas que esteve no Campeonato do Mundo? Muito bom! Um Marroquino que está perfeitamente integrado ao Futebol Europeu e que tem a confiança do treinador... por meia dúzia de patacos? Péssimo... uma vergonha, mais uma prova do clientelismo da SAD e da diarreia mental do treinador! Vai ser uma época longa... muito longa! Para amostra, isto começa bem!

Vídeo de Tarik Sektioui!
Nota: Este tipo de vídeos são altamente falíveis! Mas dá para ter uma ideia do que pode ser(ou que já foi) o jogador!

45 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente post.
As criticas ao Tarik são muitas, mas na realidade poucos ou ninguém o viram jogar.
Parece-me uma opção sensata da SAD do FCP num jogador bem conhecido pelo mister Adriaanse.´
É rápido e tem experiência do futebol europeu.
Vamos ver e dar o benificio da dúvida. Já chega de falarem nos "putos" da equipa B. O FCP aposta na prata da casa mas quando tem entre 21 a 22 anos. Primeiro rodam (ex. Jorge Costa, F. Couto, Folha, J. Couto, ...). Os resultados estão à vista. O Sporting forma bem e vende-os sem ter resultados desportivos... A diferença é evidente.
abraço,
André

11/7/06 11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As opiniões são mesmo como os cús, todos têm direito ao seu!
Este post é também só isso: sem factos, sem dados e muito pró-SAD!
Aliás, algo que, vistas bem as coisas, está presente um pouco por todo o blog... mas também só vem quem quer!
As criticas que são feitas à SAD, seja pelo POVO ou por alguns Intlectuais, nada têm a ver com o homem ser marroquino e desconhecido! Tem a ver com a abundância de contratos e contratados, de estrangeiros, com a total falta de identidade na equipa, e desta com o clube e a cidade!
O marroquino deve ser o menor dos problemas da SAD, com a extensão da lista de pagamentos terá que fazer muitos favores aos empresários para que coloquem tantos excedentários!
Mas, também esta, é só a minha opinião.

Armando Vilaça

11/7/06 11:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

De cús não falo. Cada um sabe a utilidade que dá ao seu...

As criticas à SAD... não tem razão de ser. Quando se ganha ESTÁ TUDO BEM!!

É fácil e mesmo o POVO deveria perceber.
André

11/7/06 12:10 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Armando:
Sou apenas Pró-F.C.Porto... se sou pró-SAD, pró-Adriaanse ou pró-outra coisa qualquer... sou-o ao sabor das circunstâncias, das atitudes e dos momentos. Posso concordar ou discordar, mas sempre dando o benefício da dúvida. Não adianta andar sempre a malhar no espírito mercantilista da SAD... para quê? A SAD é isso... é uma empresa e não uma instituição que vive de ar e vento! Os clubes como eles existiam há 10 anos... morreram! Para quê andar com saudosismos despropositados e críticas a algo que não vai mudar?

É claro que eu preferia ver o F.C.Porto com mais portugueses e sobretudo mais gente formada no clube. Mas o ano passado provou-se que a não existência de grande número de jogadores formados no clube não é sinónimo de falta de empenho e de mística! Esta a quarta contratação do F.C.Porto para a nova época... é verdade que existem jogadores por colocar mas eu confio que as pessoas que estão à frente da SAD irão dar o seu melhor em prol do clube. Se isto é ser Pró-SAD... então eu sou pró-SAD! Mas o que é demais é criticar por criticar, criticar sem conhecer, criticar sem dar o mínimo benefício da dúvida, criticar por querer a toda a força ter razão. É demais começar na crítica no primeiro dia de trabalhos para a nova época! Isso para mim é ser Anti-F.C.Porto... e isso de certeza absoluta que nunca serei!

11/7/06 12:17 da tarde  
Blogger Nuno Nasoni said...

Inteiramente de acordo. O treinador conhece-o bem e sabe como poderá utilizá-lo. Depois, quando se contrata jogadores por um milhão, o risco de fracasso fica desde logo limitado. Para dar um exemplo recente, se Sonkaya e Marek Check tivessem vindo "em pacote", teria sido um excelente negócio - face ao preço dos jogadores, pode-se viver muito bem com o fracasso de Sonkaya. E o FCP precisa de ter soluções de qualidade no banco.

11/7/06 1:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa contratação se for vista como relegação do alan para um patamr inferior, apenas peca pelo facto de na altura do ramadão, a sua eficácia irá baixar drasticamente...
Cumprimentos

11/7/06 1:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande contratação!
Não muito pelo jogador em si (que até parece não ser mau), mas porque o Porto tem evidentes dificulades em encontrar uma solução para flanquear o jogo quando o Quaresma não está bem.

Parece-me que este jogador é capaz de ser uma presença habitual na equipa, agora resta saber quem vão ser os outros extremos do Porto. Neste momento para além de Quaresma e Sektioui temos o Alan, D. Valente, Vieirinha e Lisandro.
Primeiro que tudo, eu acho que Lisandro é mais um ponta-de-lança, por isso acho também que devia-se apostar nele mais nessa posição na próxima época (ou se quisermos, um falso ponta-de-lança que joga mais nas suas costas e que coopera mais na construção das jogadas). Isto leva-me a pensar que se calhar já não seria fundamental a contratação de um ponta-de-lança.
Em relação aos extremos a dúvida estará, na minha opinião, entre o Vieirinha e D.Valente, pois não acho que os "substitutos" de Quaresma e Sektioui possam ser dois jogadores tão jovens. O que perder a "batalha" deve ser emprestado.
Mesmo não sendo um grande fã do Alan ele juntamente com um jovem (não esquecendo que Lisandro, Jorginho e Aderson podem fazer essa posições) devem ser os reservas, caso alguma coisa corra mal nas alas.

Fico contente por o Porto ser agora menos dependente de Quaresma, pois se ele não puder contribuir já temos um jogador experiente, rotinado na posição e que consegue jogar bem com os dois pés! Ainda não sei se cruza bem, mas dá para ver no video que ele sente-se confortável a jogar em ambos os lados, o que é bastante útil não apenas para trocar com (ou subtituir) Quaresma, como para facilitar a entrada de jogadores que apenas conseguem um bom rendimento num só lado.

11/7/06 1:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Anibal,
questionar o papel das SADs em questões estruturais na condução dos clubs é um exercicio do poder democrático... sendo acionista da próprias SADs, ou sócio do clubes ou simples adepto.
São estes que compram, ou não, os sonhos que aquelas vendem!
Aliás que outro tipo de enquadramento teriam estes blogs "não-oficiais"?
As pessoas das SADs vão e vêm, mas o clube cá estará, com os problemas, e também os sucessos, que persistirem.
A politica empresarial da SAD FCP poderá penalizar o clube, quer em termos desportivos, quer em termos patrimoniais.
Adpatação à realidade não deverá ser uma mudança de identidade... doutra forma até pode vir um Abramovich qualquer!
Em termos de pura opinião: gosto de algumas contratações, e doutras não.
Dou, por regra o benefício da dúvida a quem faz o seu trabalho, deixo de ter dúvidas quando o entendo mal feito.
Se o marroquino vem porque o Alain se vai, ok! Senão é mais um excedentário!
Sou pela racionalização de investimentos, quer económicos quer em motivação!
Vamos ver quanto tempo a escola de samba vai aguentar agora!

Daqui a uns meses, antes do Natal, espero que seja o Anibal a ter razão e eu não. Cá voltarei.

Armando Vilaça

11/7/06 2:43 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Se é preciso mal dizer o Sueco para falar bem do Sektiou estamos mal.

O sueco é um optimo jogador e tem pouco de previsivel. É um optimo ala, de ambos os lados pelos vários jogos que já vi no Anderlecth e na selecção.
Além disso, é europeu, profissional (não fosse ele sueco) e com 25 ou 26 anos.
Dizer mal deste jogador ou tentar denegrir a sua capacidade parece-me ridiculo.

O Sektiou conheço pouco. Vi os jogos contra o sportem e gostei do jogador. Tem capacidade para furar o que é importante. Quanto ao video, só confirma essa capacidade, infelizmente não ficamos a saber que seguimento dá às jogadas. O Alan também faz fintas (bora falar mal do Alan outra vez).
Tem 29 anos e é Marroquino.

11/7/06 3:18 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

André, quando se ganha está tudo bem?

Wow, representas perfeitamente o estereotipo de adepto carneiro. Se fosses do benfica andavas no sétimo céu com o regresso do R.Costa.

Carneiro.

11/7/06 3:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anibal,

Excelente post. É certo que esta não é uma contratação que entusiasme; mas, como bem diz, de contratações entusiásticas estamos nós fartos (o Diego e o Luís Fabiano são apenas dois dos exemplos mais recentes de muito dinheiro gasto e muito pouco rendimento).

Quanto às críticas madrugadoras a que faz referência «é disto que o meu povo gosta»: dizer mal porque sim. Já nos habituamos a tal.

O que interessa é que a bola (a que verdadeiramente interessa) começe a rolar. Aí se verá o Nosso Porto e, se tudo correr bem, lá para Junho estaremos a festejar mais títulos.

Saudações Portistas.

MDC

11/7/06 3:29 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,

Muito dos comentários ao seu belíssimo post é ... mais do mesmo !!!!

Lembra-se dos comentários ao Ezequias ?

E, como é mais do mesmo, eu repito também o que disse na altura, com as devidas adaptações - não percebo como não fomos comprar o Ronaldinho ....

11/7/06 3:40 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Depois de ler este post mais uma vez e alguns dos comentários aqui uma pessoa realmente entende como é que ainda podem haver movimentos de extrema direita por este mundo fora.

Decepcionante.

11/7/06 3:41 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Aníbal,

Acho que também estás a extremar posições com este post, mas é um caminho como outro qualquer.

É óbvio que enquanto não jogar no FCP todas as opiniões são válidas, e mesmo depois de jogar certamente que também vai haver opiniões diferentes, mas é legítimo que se dê um crédito muito pequeno a esta aposta porque:

1. Já tem 29 anos e nunca teve relevo na sua carreira (4 internacionalizações por Marrocos!);
2. Não tem experiência no nosso campeonato;
3. O Adriaanse na única aposta que fez (curiosamente, ou não, num jogador com um perfil semelhante) falhou redondamente;
4. Se é por ser barato (1M + 3 anos de ordenado, não me parece que seja de desprezar, mas enfim) então não tragam nenhum que é mais barato!

Infelizmente, nos últimos anos, não há muitos jogadores com "pouco crédito" que tenham vingado no FCP (ou em qualquer outro dos 3 grandes). Pode acontecer mas será sempre uma surpresa e por isso uma aposta de risco.

11/7/06 4:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Kit,
recordo-te que foi com esta Administração que fomos Campeões Europeus, Ganhamos UEFA e Campeonato do Mundo de clubes.
Eu estive nos 3 grandes jogos e a alegria que vivi não tem preço...
Pago as quotas, o cativo, sou membro de uma casa do FCP, voto e tenho tido mauitas mais alegrias que tristezas. Sou defensor desta SAD e acredito na competência profissional deles todos.
Como em TUDO na vida os resultados ficam para a historia, o resto é treta...

11/7/06 4:37 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

André, até podias ter o PdC tatuado na testa.

Todos os factos que apontaste não te fazem dono da verdade. Qualquer pessoa tem o direito de dar a sua opinião. Eu dei a minha, como outros nestes comentários. A tua falta de educação só revela que não te sentes à vontade num estado democrático, o que é ridiculo, porque quem sofreu com a Velha Senhora fomos nos.

11/7/06 4:58 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Pedro Reis, o que me danou foi mais o usar o Whilmelson para empolar o Marroquino.

Chamar jogador mediocre ao Sueco foi de uma ignorancia que não tinha precedentes aqui neste blog e por isso me chocou tanto.

11/7/06 5:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Kit,
"falta de educacação"!!! Fui eu que te chamei "carneiro"?
Jovem, tem calma...Tenta manter o nivel.

O sueco é bom jogador, mas não se pode ter tudo... Faltam os €€€ que vão ser gastos no Hesselink.

Se mesmo com Alans, Jorginhos e companhia fomos campeões, este ano o pior que nos pode acontecer é a dobradinha novamente, com ou sem o mouro do TARIK

11/7/06 5:25 da tarde  
Blogger Nuno Nasoni said...

Pedro Reis,

"Infelizmente, nos últimos anos, não há muitos jogadores com "pouco crédito" que tenham vingado no FCP"?

Não é preciso ir muito longe. Quem eram Deco, Derlei, N. Valente, P. Ferreira, Maniche, entre outros, antes de virem para o FCP?

Mas há os exemplos inversos. Que fez o "Fabuloso"? Mesmo o Seitaridis e o Diego estiveram longe de confirmar créditos. Sem querer recuar no tempo...

11/7/06 5:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mud'Ice Tea!!! Mud'Ice Tea!!!
MUDICETI!!!!!

11/7/06 5:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este Sektioui parece-me um jogador mediano que não vem acrescentar nada de novo ao plantel,mas enfim é esta a SAD que temos.

11/7/06 5:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

portistas vamos ter calma,ver primeiro o gajo jogar,e depois dizemos(comentamos)
no video nao da para ver nada,a carreira de 1 jogador em 2 minutos?
Bamos indo e bamos bendo

11/7/06 6:15 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Epá... isto vai animado!

Pedro: A questão aqui não é o extremar de posições... mas confesso que a crítica fácil e leviana que se faz a quase todas as opções da SAD e do treinador, deixa-me um pouco, para não dizer bastante, irritado! Logo no primeiro dia da nova época, ler como eu li por alguns blogs portistas enxovalhar o nome do treinador, da SAD e por arrasto do Presidente... deixou-me profundamente irritado! Todos temos dúvidas em relação a este Tarik Sektioui... eu próprio o afirmei nos comentários ao Post anterior, ao dizer "será que não seria melhor apostar em Vieirinha ou Hélder Barbosa?", mas será que malhar sistematicamente no treinador, direcção e presidente é o caminho mais saudável para partirmos para uma crítica que se quer construtiva já que, como eu espero, todos queremos o bem para o NOSSO clube?
A minha menção ao Sueco, não foi por tua causa, que sei que gostavas de vê-lo no Porto... mas ele (o Sueco) acabou por ser mais um "bode respiratório".

Michael: Vi resumos do Wilhelmesson no Anderlech e os jogos da Suécia frente à Inglaterra e Alemanha, onde foi suplente utilizado. A minha opinão sobre o jogador é que não vale o dinheiro que pagaram por ele (até pode valer... do que eu vi não vale). Se calhar (se calhar não, de certeza) o adjectivo medíocre é deveras exagerado... concordo que sim!

Para todos: Se neste meu Post alguém subentendeu, que eu penso que as opções da SAD, do treinador ou de qualquer pessoa estão acima de qualquer crítica... então entendeu mal!
Tudo e todos estão sujeitos a crítica... espera-se é que a crítica em relação ao clube de que todos gostamos seja feita em prol do clube e não movida por gostos pessoais e ressentimentos passados!

11/7/06 6:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Aníbal,

a sua responsablidade como autor (e mentor) do blog é maior do que a nossa, que nos colocamos no papel de meros bitateiros.

Agora quando diz ..."espera-se é que a crítica em relação ao clube de que todos gostamos seja feita em prol do clube e não movida por gostos pessoais e ressentimentos passados!"... está a só a pressupor, como todos os que está a criticar!
Porque acha que estes criticos (ainda que o sejam só de algumas actuações)não querem o bem do clube? Criticar o Governo é ser anti-patriota?

Como digo o seu papel é de maior responsabilidade, ainda assim, não me parece que o FCP precise de um Guia de Bom Portista, ou de Guardiões da Causa.

Saudações Portistas

Armando Vilaça

11/7/06 6:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É MESMO MUITA LETRA

11/7/06 6:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Embora não dispondo de extremos típicos, este Az privilegia muito o jogo pelos flancos através da capacidade ofensiva dos seus médios ala, exímios a incutir, desde trás, profundidade de jogo pelas faixas. Nesta dinâmica, destaca-se, á esquerda, o dinamarquês Perez, ora indo a linha, ora fazendo diagonais de penetração. Á direita, pode jogar Meerdink, a opção no inicio da época, capaz de fazer todo o flanco, também flecte no terreno e procura sempre abrir o jogo na linha, ou o marroquino Sektioui, com maior vocação ofensiva. Não é muito rápido mas, com bom controle de bola, sabe encarar os defesas em progressão, vira o jogo com grande facilidade e desmarcar-se muito bem.

In Planeta do Futebol

11/7/06 7:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pelo que se pode ler é que estamos todos com saudades de Porto. Saudades de bola, mas pelos nossos.
Que comece a rolar bem e depressa!
Com marroquinos de Marrocos ou de Gaia, argentinos da Argentina, portugueses do Brasil, de Caxinas, da Areosa ou das Beiras que joguem sempre com alma, com a nossa alma!

11/7/06 7:15 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Armando:

Eu não disse que eles não querem o bem do clube! O que eu digo é que muitas das críticas de portistas que se fazem por aí... bem ao clube é que não fazem de certeza.
Não quer dizer que sejam menos portistas do que eu... eu acho é que eles estão a proceder de forma errada!

Todos temos o direito de apontar o que achamos que está mal... em relação ao clube, ao país e a tudo o resto. A democracia nos dá esse direito... e é por causa dela que existe este blog.
Mas para além do direito, para quem gosta de alguma coisa, assiste o dever de apontar o que está mal. O ano passado a severa campanha crítica que foi feita ao treinador levou a que os jogos no Dragão fossem de cortar à faca, com adeptos divididos, assobios por baixo de palmas e vice-versa. Se alguém acha que isto faz bem ao clube... então que continue a galope no Rocinante a sua campanha contra os moínhos de vento que encontram no clube.

Assiste-me o direito de expressar a minha opinião, criticar o que acho que está mal no meu clube. E os adeptos fazem parte do clube... logo também não podem estar fora do alvo da crítica! Não sou modelo de portismo para ninguém... vivo o meu clube à minha maneira! Este blog dá-me a oportunidade de expressar as minhas opiniões sobre o dia a dia do F.C.Porto... e é isso que faço, pretendendo manter sempre um nível elevado. Quem concordar comigo... porreiro! Quem não concordar... tem a caixa de comentários para fazer o contraditório logo que mantenha o nível da conversa elevado, como tem sido o caso!

Resumindo: Eu critico a crítica (mas não toda a crítica), deixando espaço para me criticarem a mim! Onde está o problema?

11/7/06 7:20 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Só uma nota para o nuno nasoni:

A tua afirmação não tem sentido: Derlei, P.Ferreira, N.Valente e Maniche (apesar de vir de uma época parado) já tinham feito muitas coisas relevantes, tinham experiência no campeonato português e não tinham 29 anos...
Além disso foram escolhas do Mourinho (o que desde o 1ºdia se tornou num sinal de qualidade).
Quanto ao Deco era o único sem grande historial, mas devia ter para aí 19 ou 20 anos o que lhe dava toda a hipótese de margem de progressão.

Podes ter muitos argumentos agora este que apresentaste não faz sentido à luz da discussão.

Dá-me um exemplo de 1 jogador estrangeiro, sem experiência em Portugal, com idade avançada (+ de 28 anos) que tenha vindo para o FCP e vingado? Eu infelizmente só me lembro de desastres...

12/7/06 10:53 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Sim Pedro, tens uma certa razão.
Apesar de continuar a dizer que muitas desconfianças se levantaram a estas contratações de Mourinho, especialmente em relação a Maniche!

Quanto ao teu repto, assim de repente vem-me um à lembrança: Juary! Chegou ao F.C.Porto com 28 anos proveniente do futebol mexicano!

12/7/06 11:26 da manhã  
Blogger Nuno Nasoni said...

Derlei jogava no Leiria, P. Ferreira no Setúbal, Maniche no Benfica B (apagou-se depois de um início de carreira promissor), N. Valente no Leiria (depois de rejeitado pelo Sporting).
A importância de experiência no campeonato português é importante, mas jogadores com experiência europeia dão alguma tranquilidade.
Repare-se que a vinda de Sektioui não me desperta um entusiasmo por aí além - embora me tenha deixado uma boa impressão no confronto entre o Az e o Sporting, em que penso que marcou um golo na 2ª mão.
No entanto, acho que não custa dar o benefício da dúvida. Se vingar muito bem, pode ser uma opção no bando ou na equipa (alternativa a Alan), se não vingar já vi negócios piores (com a troca do Pedro Mendes pelo Postiga à cabeça)...
O Adriaanse não é o Mourinho (sendo o Mourinho o melhor do mundo, a comparação nunca é favorável), mas penso que também merece o benefício da dúvida. Tal como disse, meteu água com o Sonkaya? Para mim, basta a contratação do Marek Check para o saldo ser positivo.
É verdade que a idade é um problema sério. É verdade que o FCP não tem grande experiência em contratar jogadores com esta idade. Não queria recuar tanto, mas o Madjer (II divisão francesa) não era um jovem quando veio para o Porto.

12/7/06 11:50 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Temos de recuar 20 anos para nos lembrarmos de 1, o que é sintomático das minhas dúvidas. Pelo meio ficaram certamente algumas dezenas de fracassos...

Que fique claro que eu também acho que houve opções de algum risco, no passado, que se revelaram de êxito. Mas por exemplo no caso do Maniche, ele apesar de vir de um ano sabático, já tinha tido destaque em épocas anteriores. E era mais novo e com experiência do campeonato português.

Quanto ao marroquino, pode vir a ter êxito, mas convenhamos que as probabilidades são pequenas e o risco elevado, pelo que acredito que pudesse ter havido opções mais "inteligentes".

De qualquer forma nada como esperar para ver...

12/7/06 11:57 da manhã  
Blogger Nuno Nasoni said...

Eu sei, eu não queria recuar 20 anos. Mas o problema é que não são dezenas de contratações, eu tenho dificuldades em lembrar-me de contratações com esta idade. Tenho a ideia de que o Juary (voltamos aos 20 anos) também seria mais ou menos da mesma idade. Depois disto, quem é que veio de fora? O Pizzi, um dos maiores falhanços? Mesmo esse já tinha passado bem os 29 anos...
Contratar é sempre um risco. Mesmo o Mourinho teve falhas - embora, claro, falhasse menos que os outros. Mas o Areias veio referenciado por ele.
Neste caso, o risco é 1 milhão de euros. Parece-me aceitável, sobretudo por um jogador que o treinador conhece muito bem.
Concordo com o Pedro Reis. Esperar para ver...

12/7/06 12:21 da tarde  
Blogger lucho said...

CO merece o benefício da dúvida, afinal o homem foi campeão, vamos aguardar e dp vemos o q vale o marroquino...

12/7/06 2:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguem sabe com que idade veio Costinha do Monaco para o FCPorto.

12/7/06 4:42 da tarde  
Blogger Pavão said...

Caro anibal, uma vez que também és leitor do meu blog e lá deixas-te um comentário, vim aqui comentar o teu comentário que é afinal um post no teu blog.

De facto, opiniões há-as muitas e para todos os gostos.

A minha opinião, como a de muita gente, é que se não se sabe quem é um determinado jogador quando ele tem 29 anos e usa a velocidade como maior arma, desconfio que isso não é um bom prenuncio...

Se vires o video como eu vi, vês muitas fintas, muitas corridas e poucos resultados disso: a maior parte das vezes centra contra adversários e para zonas onde não está ninguém. Para isso, já lá temos o Alan.

Mais ainda, num clube com um grave passivo como o FC Porto, gastar 1 milhão de euros num jogador (mais os ordenados...) pode não ser muito, mas ser muitíssimo, pois provavelmente é um investimento a fundo perdido (dificilmente alguém dará 1 milhão de euros por ele no final da época, pois terá já 30 anos) e acho que esse dinheiro era muito melhor investido nos escalões de formação com mais treinadores e mais material didático para formar melhores jogadores e melhores pessoas. Porque é isso que tem faltado ao FC Porto, são jogadores oriundos dos escalões jovens com muito talento e cabeça no sitio.

Por isso, nem preciso de ver o marroquino para criticar: é, para mim, um PÉSSIMO acto de gestão. Como se calhar também o seria se fosse o sueco por 3,5 milhões de euros. O FC Porto tem de perder a mania que é rico e que pode contratar a torto e a direito. Não é rico. Tem de investir na formação. E levar esses jogadores a serem integrados no clube. E contratar com menos riscos: jogadores até 27 anos no máximo e se tiverem mais de 24 têm de ser titulares de caras, não é para ver o que podem vir a dar.

Por último, jogadores brinca na areia como o marroquino há muitos nos nossos campeonatos, desde a 1ª liga até aos escalões inferiores. É só ir assistir a jogos e encontram-se com facilidade...

Estás no teu direito de querer dar o beneficio da dúvida. Espero que compreendas que eu tenho todo o direito de não querer dar beneficios da dúvida a jogadores destes: ou ele é titular, de caras, e rende muito na equipa, com muitos golos, dados e marcados e ganha muitas faltas pela velocidade durante pelo menos 2 épocas (já que o contrato é de 3 anos) ou então este é o jogador mais caro do plantel (a seguir ao Sonkaya que custou mais e tem mais anos de contrato) do FC Porto, pois como diz o PdC, "caros são os que não jogam"!

12/7/06 5:01 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Olá Pavão:

Sou leitor do Dragão, é verdade, e como sabes discordo de alguns Posts mais radicais. Não tenho comentado ultimamente mas irei continuar a fazê-lo, quando os assuntos assim o exigirem.

Tanto o blog FêCêPê como o blog ODragão são espaços onde o mais importante é o F.C.Porto, apesar de termos maneiras diferentes de pensar.

Como já disse: Também a mim esta contratação levanta dúvidas e também me pergunto se não seria melhor apostar na formação! Mas a única pessoa que pode responder a isto é Tarik Sektioui e com as suas exibições.

Como fiquei com a pulga atrás da orelha com a tua frase: "uma vez que também és leitor do meu blog e lá deixas-te um comentário", fui ao Dragão outra vez e vi uma cópia deste Post. Quero só esclarecer que não fui eu que coloquei esse comentário no Dragão, nem é meu costume fazê-lo. Os meus comentários estão sempre assinados Aníbal Letra, "logado" no blogger.
Mas, mesmo assim, és sempre bem vindo!

12/7/06 5:35 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Anónimo:
O Costinha chegou ao F.C.Porto a custo zero com 27 anos no ano 2001! O treinador era Octávio Machado!

12/7/06 5:48 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caros Portistas Aníbal e Pavão,

É muito bom ver dois grandes Portistas discordarem com esta categoria e elevação.

Eu bem digo, ser Portista é uma questão de (boa) educação !!!!

P.s. - Ah, eu também assino sempre.

12/7/06 5:54 da tarde  
Blogger Pavão said...

Caro Anibal, também estranhei não teres assinado, mas às vezes o blogger tem paranços cerebrais e dá uns resultados estranhos... Em todo o caso, como diz o Situacionista, gosto de trocar ideias e confrontar posições de forma elevada e racional, coisa que contigo, por exemplo, consigo fazer. E também costumo ler o teu blog, não muito assiduamente, confesso, mas pelo menos uma ou duas vezes por semana passo por aqui. Não costumo comentar, mas gosto de o ler, apesar de muitas vezes discordar dessas opiniões, como deves saber... Em todo o caso, quanto mais opinarmos melhor o nosso clube fica, porque com um pouco de sorte alguem da SAD saberá o que aqui vamos escrevendo e vai por isso aferindo da sensibilidade da massa associativa. E isso, independentemente da opinião de cada um, só nos torna mais fortes.

Viva o FC Porto, o orgulho da nação e sem descontos no IRS!

13/7/06 12:08 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Não sei Jorge! Mesmo descendo, Gilardino, inzaghi, luca Toni(a Fiorentina tb está na calha para descer), Treseguet, Ibrahimovic continuam inacessíveis às nossas pretensões. Nem dever valer a pena pensar neles!

Amoroso e Zalayeta são talvez aqueles em quem poderíamos pensar.

Para as outras posições e sem pensar nos impossíveis, há outro jogador que eu gostaria de ter Porto, apesar de ser para uma posição já muito bem preenchida: Vogel, o Suíço do Milan. É um jogador de meio-campo fantástico!

13/7/06 12:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, depois de ler hoje PC dizer que o Holandês não vem pq é muito caro e põe em causa o equilibrio financeiro - que é uma prioridade... torna-se ainda mais difcil perceber o modelo de gestão actual.
Quanto custam todos os avançados da actual folha de pagamentos? Ir à bomba de gasolina e encher o depósito é mais caro do que encher 10€ de cada vez?
Pode ser só mesmo um problema de tesouraria...

Armando Vilaça

13/7/06 3:39 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

O que parece uma boa notícia é a vinda de um especialista holandês em treino individual. É nas bases que se constrói o futuro e a escola holandesa tem dado muito ao futebol mundial.

14/7/06 9:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

10/8/06 10:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

16/8/06 7:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home