segunda-feira, janeiro 30, 2006

Toca a reunir!!!

Image hosting by PhotobucketHá algo que grande parte dos portistas precisam de ter bem presente: Este treinador não vai sair do clube antes do final da época!

Eu estabeleço este pressuposto por algumas razões claras e objectivas:
- Um clube não pode ser gerido de fora para dentro
- Os erros cometidos e o dinheiro esbanjado em treinadores na época passada têm que servir para alguma coisa… que seja para experiência.
- Qualquer treinador que viesse para o Dragão nesta altura, estaria fortemente condicionado e pressionado pelas conjecturas desportivas e pela convulsão social que vive o balneário… sendo tentado a modelar a equipa ao sabor da vontade popular e do peso de cada jogador na estrutura hierárquica, vide o péssimo exemplo de José Couceiro na época passada.

Partindo deste pressuposto que considero pertinente, é para mim bastante claro que a crítica generalizada a Adriaanse por parte de grande parte dos adeptos do FêCêPê, mais do que um acto decorrente dos seus disparates técnico-tácticos, é fruto de uma animosidade crescente que teve como ponto inicial o afastamento de Jorge Costa da equipa. Aqui, Adriaanse pecou essencialmente por falta de tacto e incapacidade de compreender a realidade que o rodeava. Esta situação, a que se junta o recente afastamento de Vítor Baía, levou muitos adeptos a criarem uma corrente de luta contra o treinador que nem mesmo com um significante número de vitórias consecutivas e o primeiro lugar destacado, conseguiu ser quebrada. A juntar a isto, temos três outras situações que prejudicaram a imagem do Holandês:

1. A crítica aberta dos jornais desportivos Lisboetas que não deixaram passar em claro nenhuma ocasião para deitar abaixo o treinador, promovendo uma campanha ridícula de deturpação de algumas das suas frases redondas. Como exemplo, a célebre frase proferida por Adriaanse: “Se eles quiserem que eu me vá embora… mostrem os lenços!”, os jornais estamparam: Se mostrarem os lenços… eu vou-me embora! É bem diferente!!!
O Holandês começou por ser afável e ingénuo com os jornalistas, tornando-se presa fácil para alguns algozes mal intencionados, tornando-se posteriormente arrogante e sobranceiro, facto que outros tomaram como razão para lhe malhar ainda mais.
2. A derrota caseira com o Benfica que não acontecia há 14 anos foi um golpe bastante duro para o orgulho de todos os portistas.
3. A performance na Liga dos Campeões, num grupo onde Glasgow Rangers e Artmedia eram claramente adversários acessíveis, criou ainda mais anti-corpos no clube.

Se somarmos estas situações com os ridículos esquemas tácticos que Adriaanse engendrou para enfrentar a Naval e o Rio-Ave, temos preparado um clima extremamente tenso que teve como consequência as inenarráveis e abomináveis agressões e intimidações perpetradas ao treinador à saída do centro de estágio.

Posso compreender, mesmo sem aprovar, a sua posição sobre Jorge Costa. Posso compreender, mesmo sem concordar, a sua opção por Helton. Posso compreender, mesmo sem gostar, que a derrota caseira com o Benfica alguma vez tinha que acontecer. Posso compreender, mesmo achando inconcebível, que a eliminação na Liga dos Campeões é futebol…
Mas o que não consigo compreender é que um treinador mantenha um esquema de jogo perfeitamente desajustado para as características dos seus jogadores e dos adversários. O que não consigo perceber é que se dêem férias atrás de férias, folgas atrás de folgas, com evidente prejuízo para o rendimento da equipa. O que eu não consigo perceber é que a aposta num treinador que voltasse a unir o balneário esteja a resultar exactamente no contrário. Estas são as minhas 3 críticas a Adriaanse… não preciso de o insultar nem exijo a sua cabeça, o que eu quero é ele pare para meditar e pense no que é melhor para o grupo. O que eu quero é que ele volte a fazer do meu Porto uma equipa de futebol que valha pena acompanhar para todo o lado e não um bando de jogadores sem sentido de grupo.

Força Porto!!!!

18 Comments:

Blogger Hugo said...

Concordo que a saida imediata de Co nada traria de bom. Espero bem que Co medite bem nas razões da insatisfação dos adeptos e de uma vez por todas pare de inventar!
Além que o tratamento dado a J.Costa e ao Baia revela uma tremenda falta de tacto para a realidade portista.

30/1/06 6:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda não perceberam! MST já tocou na ferida. O Co A. quer provar que ele é o melhor, e por isso vai-se desfazendo dos jogadores feitos por outros treinadores... foi JC, o VB e agora vai o PE. Seguir-se-lhe-ão..RC, Diego, etc. até ficar a escumalha que ele contratou, vide: Helton, Sonkaia, Cech, Adriano e para nosso bem o Quaresma que ele recuperou!

30/1/06 9:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito bom este post Aníbal... revejo totalmente a minha opinião neste post! FORÇA PORTO

31/1/06 10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

subscrevo inteiramente o que o Aníbal escreveu!!!

Co Adriaanse não percebeu ainda a realidade que o rodeia.
O FC Porto é uma equipa carregada de mistica, de união... assim conseguimos ter os sucessos dos ultimos anos.

O Porto tem sem sombra de duvida o melhor plantel da Liga... por isso não me cabe na cabeça como é possivel que ele queira jogar como joga. Eu não tenho um papel todo bonito a dizer que sou treinador, mas gosto de bola e percebo o que uma equipa é capaz de fazer. e vejo ja que um Quaresma ta a descer de forma porque a a equipa nao anda... na corre...

31/1/06 10:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nem tanto ao mar nem tanto à terra! Acho que Co não está, ainda, ajustado à Liga Portuguesa nem à realidade do clube. Mas acho que se o Porto, adeptos, SAD e equipa não "formatarem o disco" vão continuar sem construir uma equipa... Concordo que: com outro Couceiro as coisas teriam necessariamente que correr mal, muito mal... Fazem falta na equipa (para além de muitas coisas na SAD) medidas estruturais, de fundo... E isso acredito que o sr. Co possa fazer! Não gosto do jogo que o Porto apresenta, mas acredito, mesmo, que com outros jogadores tal virá a melhorar. O Porto não gosta é de esperar... Não nos lembramos que o Mourinho (ainda e sempre o Mourinho!) veio para o clube já com grande conhecimento da Liga (e do clube) e ainda assim esteve meio ano com margem de erro, a desfazer e a refazer... Mais do que isto... é impensável ter grunhos aliterados a mandar no trabalho da equipa de cada vez que não gostam de uma decisão, ou medida... imagine-se a revolução cultural que seria "arriarmos" nos patrões, nos professores, nos chefes... de cada vez que não gostassemos de uma medida!!! E o contrário? Já que não gostamos do que os grunhos fizeram ... bora lá... lenha em cima deles!

31/1/06 10:51 da manhã  
Blogger Amanda said...

Só passei para dar um beijinho mmmmuuuuaaaaa :)

31/1/06 10:56 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

A minha posição é diferente e passo a explicar:

Quando a gestão (neste caso personificada no treinador) não tem competência, não tem os skills necessários, tem que ser substituída. Os custos no curto prazo com essa saída, serão recuperados no futuro. É sempre preferível uma má decisão (o que nem seria o caso) a uma "não" decisão. Só não faria sentido mudar se acreditássemos que o treinador era efectivamente competente e estava unicamente a viver um período menos conseguido. Esse foi o meu raciocício na altura das 2 derrotas iniciais na LC e da derrota com o SLB. Aparentemente estávamos no bom caminho e tínhamos tido acidentes de percurso. Agora depois de tudo o que já vi não acredito que o treinador tenha competência para o cargo pelo que não resta outra atitude senão substituí-lo. Isto se queremos ganhar o futuro.

P.S: Não é obviamente à pedrada que ele deve ser mandado embora. Estas pedradas, se não são reflexo directo da acção da SAD são pelo menos reflexo indirecto dada a promiscuidade passada a que todos assistimos entre a claque e a direcção do nosso clube. Realidade pura e dura!

31/1/06 11:55 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Penso que deitar à rua 4 milhões de Euros numa indemnização, para vir outro treinador que ninguém pode garantir que fizesse melhor(estamos em 1º a 4 pontos do 2º) e que tinha a tarefa complicadíssima em virtude da pressão que está a ser exercida sobre qualquer treinador do Porto... não penso que seja uma boa decisão. Nem acho que manter o treinador no cargo seja uma não-decisão... é uma decisão e acho que trocar de treinador nesta altura é um disparate sob o ponto de vista estrutural, financeiro e de gestão do próprio clube.
Não podemos ser um clube onde um treinador só dura 4 meses!!! Mas estamos a tornar-nos em quê? É preciso investir a longo prazo e criar Milestones de progresso, sendo necessário avaliar os resultados e capacidades para obtenção de sucesso no futuro. Mas uma Milestone crítica só pode ser estabelecida em cada final de época... só aí é que deve ser equacionada a continuidade de cada treinador. Por isso, mau acto de gestão foi a renovação de contrato de Adriaanse... isso sim foi uma estupidez!

31/1/06 12:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Penso que há uma dúvida que precisa de ser esclarecida, e quem tem que o fazer é a SAD: existe (ou não) um projecto de profunda re-estruturação de todo o futebol do FCP, projectado para o futuro (sem comprometer o presente) e com uma longevidade razoável (5/10 anos) para o qual foram contratados uma série de holandeses? Ou, pelo contrário, só existe a inglória missão de descobrir um novo Mourinho? Não esqueçamos que já fomos campeões da Europa duas vezes e logo a seguir jejuamos, penamos até. O que faltou? Estratégia de vitória. Geriu-se a abundância, alguém colheu muitos frutos, mas o clube, a equipa demorou a construir-se. Não nos deixemos benfiquizar... rescíndir com o homem não é a atitude mais sensata, a menos que se encontre alguém (que assim sendo já deveria estar encontrado) que não venha a prazo nem para satisfazer as vontades dos adeptos.
Para ganhar é preciso saber ganhar!
A SAD esbanjadora, que muito pouco acrescenta ao clube e à paixão dos adeptos, tem que gerir mais do que um exercício! Mais do que um ciclo eleitoral! Mais do que um campeonato! Não matem a alma do Dragão. Não são os indigentes grunhos das claques que têm o seu exclusivo!

31/1/06 5:28 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Eu pergunto de forma simples:
Acreditam neste treinador para liderar o projecto de médio/longo prazo (qualquer que ele seja)? Eu não e por isso é que defendo eue entre ir deitando dinheiro à rua todos os meses e continuar a navegar sem sucesso ou deitar todo de uma vez e ir à procura do sucesso com outro treinador prefiro a segunda. Agora também sou realista e a avaliar pelos últimos 2 anos de gestão(especialmente no que toca à contratação de treinadores) não tenho grandes bases para acreditar que da próxima vez vão acertar!
Também por isso defendo que mais do que o treinador, é a SAD e o seu Presidente que deveriam ser substituídos porque é deles a principal culpa da situação actual. Ninguém é eterno.

31/1/06 5:51 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Leiam a crónica do MST de ontem na Bola. Apesar de nem sempre concordar com ele, desta vez não tirava uma vírgula!

1/2/06 10:22 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

O MST às vezes é demasiado impulsivo e grosseiro. Veja-se o caso das suas declarações exaltadas em relação a Co Adriaansem na festa da Casa do F.C.Porto em Espinho. Este tipo de declarações exacerbadas por parte de figuras que gozam de grande prestígio nas mentes de alguns adeptos, podem levar a que alguns desses adeptos, com menos massa encefálica do que o desejável, tomem atitudes impensáveis de violência. Quem tem o dom de criar opiniões tem também uma obrigação muito grande: A RESPONSABILIDADE!!!! E às vezes MST desquita-se da sua responsabilidade como "fazedor" de opinião!

1/2/06 11:39 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Aníbal, eu não estou aqui a fazer a apologia do MST ou de tudo o que ele escreve. Apenas referi um determinado artigo que tem a ver com a questão que estava em discussão e porque me identifico com essa análise.

Abraço

1/2/06 3:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros, manda a verdade que se diga que em 2004 (lá para Dezembro) a SAD foi buscar onze joagdores e só cá temos o Ibson. Este ano já se fala no Duda, Diogo Valente e agora no Harison... A hipotética vinda destes significa a venda dalgumas jóias da coroa e dispensas. Eu pergunto: os que lá estão sentem-se motivados?
Paralelamente, o Mister Co Inventaanse (para além de um sonhador, é um casmurro) também acerta em cheio nas suas escolhas pessoais (o triste do Sonkaya nem no Porto B disfarça a sua falta de qualidade) mas deve-se perguntar quem quis Del Neri, Fernandez, Couceiro e o holandês?
Eu não fui, de certeza absoluta!!!
Sou portista, sim senhor, mas também entendo que já era tempo de limpar a SAD de alto a baixo...

2/2/06 9:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A SAD do Porto, em alguns aspectos sofre do mesmo mal que o Governo Regional da Madeira: há lá gente com muito tempo de casa, sem que isso queira dizer estabilidade! Basta ver as últimas duas épocas...
Como disse o Co, já sabiam como ele pensava, não foi ele que pediu para vir... Para a mulher de César não basta ser é preciso parecer... e alguém com muita responsabilidade, a coberto de um imenso populismo tem esquecido este principio. Ou isto... ou o Sr. PC tem que mudar de mulher outra vez! A ver vamos se acerta...
Ainda assim, não acho que as mudanças e as renovações da equipa tenham que ter vacas sagradas... não é novo o que se passa, lembram-se do F Gomes? Lembram-se do desastre que foi a reconstrução estemporânea da segunda passagem de Artur Jorge no FCP?
Falta estratégia, falta visão de futuro! O Clube é o melhor negócio que uma SAD poderia querer, que o digam os agentes que polulam na Torre das Antas...
A constante permeabilidade da SAD à opinião/exigência dos adeptos pode ajudar, antes de mais, a estes profissionais da indústria da bola.

2/2/06 10:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

gosto de vos ver a questionar além de Co, tb PC (Palhaço de Circo).
já agora lancem sugestões, para a substituição...

3/2/06 1:53 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Um Post sobre a SAD e as suas políticas será publicado mas não nesta altura. Penso que o timming não é o mais desejável... agora é mais necessário unir do que separar.

3/2/06 10:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal acho devias ter dito isso ao PC e SAD quando mandaram o Jorge Costa embora

6/2/06 7:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home