domingo, janeiro 22, 2006

Um golpe no escuro

Image hosted by Photobucket.com 1-0 Image hosted by Photobucket.com

Fernando(p.b.)

Image hosted by Photobucket.comCo Adriaanse empreendeu uma revolução na equipa, que analisaremos mais em pormenor num Post próximo, e a verdade é que não surtiu efeitos palpáveis. Saíram da equipa: Baía, Pedro Emanuel, Paulo Assunção, Diego e Jorginho, passando o F.C.Porto a jogar num 3x3x4. As vozes de comando saíram, deixando a equipa orfã da sua experiência e autoridade.
Desde o apito inicial, o FêCêPê esteve sempre mais perto da grande área da Naval mas nunca foi um domínio avassalador... um domínio que não deixasse a equipa da Figueira da Foz respirar. Pelo contrário, os Figueirenses atreviam-se no ataque e mesmo sem criarem situações de perigo, criavam alguns calafrios e situações de vantagem numérica, muito por culpa da estratégia defensiva montada. À passagem dos trinta minutos e quando já se notavam alguns focos de nervosismo nas bancadas e no relvado, um jogador da Naval tenta desviar um cruzamento de Ricardo Quaresma mas a bola só parou no fundo das redes de Taborda. O F.C.Porto acalmou o jogo e os quinze minutos finais da primeira parte foram de bom nível.
Ao intervalo, Adriaanse que viu o jogo da bancada, trocou Lisandro por Diego, alterando o 3x3x4 para um 3x4x3. Diego trouxe qualidade, velocidade e capacidade de penetração ao jogo portista, mas remava praticamente sozinho. Duas ou três oportunidades foram desperdiçadas, em todas elas Ibson e Diego foram os protagonistas principais. A Naval não criou um oportunidade clara de golo mas não foram poucas as vezes que Pepe teve que entrar à queima por ser o último jogador da defesa.
A vitória é justa mas a exibição foi pobre… salvaram-se os três pontos. A estratégia defensiva tem que ser muito bem pensada, Sr. Adriaanse.

Image hosted by Photobucket.comPositivo:

- Ibson: Exibição excelente do médio Brasileiro. Grande equipa a que se pode dar ao luxo de ter um jogador deste calibre no banco de suplentes. Com o decréscimo de rendimento de Paulo Assunção, Ibson tem que ser titular.

- Diego: 45 minutos de grande nível do fantasista Brasileiro. A condição de suplente parece ter-lhe feito maravilhas e voltou aos relvados com “ganas” de mostrar que tem condições de ser titular. Se jogar como o fez na 2ª parte o lugar é seu.

- Pepe: Adriaanse reservou-lhe uma tarefa de enorme responsabilidade mas ele saiu-se impecavelmente dela. Jogando só no eixo defensivo não lhe era admissível qualquer lapso ou falha de concentração… cumpriu a 100%. Muito bem!

Negativo:

- Estratégia: É de risco, potencia falhas defensivas e não é tão atacante como parece já que os jogadores de meio-campo ficam bastante limitados nas acções ofensivas. A rever com urgência.