domingo, janeiro 15, 2006

O regresso do pesadelo da defesa

Image hosted by Photobucket.com 2-1 Image hosted by Photobucket.com

Maurício, Coutinho; Lucho

Image hosted by Photobucket.comAdriaanse iniciou o jogo com o nada surpreendente onze: Baía, Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel e Cech; Assunção, Diego e Lucho; Quaresma, Lisandro e Jorginho.
Mas o que há a dizer da primeira-parte do F.C.Porto é muito pouco… aliás, é demasiado para quem quisesse discorrer e não conseguisse conter um rol de desabafos a um conjunto de jogadores que desde Baía até Lisandro foi uma caricatura de uma equipa de futebol. Semedo, Rui Borges e Manu fizeram em farrapos uma estratégia que ninguém chegou a perceber qual seria. 2-0 para o Estrela ao intervalo com dois golos estranhos: O primeiro num desvio na barreira num livre marcado por Maurício e o segundo numa falha colectiva da defesa onde se inclui Baía e tudo... um remate de longe de Coutinho.
Image hosted by Photobucket.comPara a segunda-parte, Adriaanse operou uma verdadeira revolução no onze: Hugo Almeida, Ivanildo e Alan entraram para os lugares de Quaresma, Jorginho e Pedro Emanuel. Os efeitos foram visíveis de imediato e desde logo o FêCêPê instalou-se no meio-campo do Estrela, criando algumas situações de perigo para a baliza de Paulo Lopes. À passagem dos 60 minutos, um grande passe de Paulo Assunção isolou Lucho Gonzalez e o Argentino sem deixar a bola cair reduziu a diferença. A partir deste golo e ao contrário do que se poderia esperar, o F.C.Porto abrandou e passou a bombear a bola para a frente… criando perigo muito esporadicamente. Alan e Ivanildo poucas vezes conseguiam chegar à linha e as vezes que o conseguiam Hugo Almeida ou Lisandro não arrajavam forma de colocar a bola nas redes do Estrela.
Vitória justa do Estrela da Amadora que mereceu o triunfo pelo que fez na primeira parte.

Positivo:

- Lucho Gonzalez: É difícil encontrar alguém que mereça nota positiva… talvez o marcador do golo. Na segunda-parte foi dos mais esclarecidos e um dos que não desesperava por colocar a bola nos avançados de qualquer forma.

Negativo:

- 1ª parte: Má demais. Um candidato ao título não pode fazer uma primeira parte tão negativa. Não foi só a defesa que se viu surpreendida pela velocidade dos homens mais avançados do Estrela… o meio-campo não conseguiu pegar e segurar o jogo e o ataque nunca impôs respeito ao adversário.

- Jorginho: Tenho defendido o Brasileiro… acho que implicaram com ele de uma forma desagradável e que só pode ser negativa para ele e para a equipa mas neste jogo Jorginho não fez nada digno de registo para além das bolas que perdeu. Tudo parece que lhe sai mal…

- Sector defensivo: É demasiado trabalhoso colocar aqui todos os jogadores que o mereciam… quase todos deveriam estar cá mas os elementos do sector defensivo salientaram-se de uma forma especial, principalmente na primeira-parte. Ricardo Costa foi um passador, Pepe ligou o "complicómetro", Pedro Emanuel parecia mais velho 10 anos e Marek Cech confirmou o que eu já suspeitara: É desastrado a defender.

1 Comments:

Blogger Apre said...

Então e o Baia?
Desta vez meteu agua em grande.

18/1/06 8:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home