segunda-feira, janeiro 09, 2006

Dever Cumprido

Image hosted by Photobucket.com 1-0 Image hosted by Photobucket.com

Quaresma;

Diego já lá vaiVitória justa do F.C.Porto, num jogo onde o resultado foi bastante melhor que a exibição.
Adriaanse fez subir ao relvado do Dragão a equipa que se esperava, substituindo McCarthy por Hugo Almeida. Desde o apito inicial, foi notória a intenção das duas equipas: O FêCêPê intentava chegar ao golo... o Boavista utilizava todos os meios para que os azuis e brancos não o conseguissem. Quaresma, alvo de marcação cerrada e por vezes violenta de Hélder Rosário, cedo passou para a direita onde o ex-portista Areias parecia ser uma presa mais macia. Por duas vezes trocou-lhe os olhos... mas na área não havia quem concluísse as assistências primorosas. O meio-campo portista lutava com galhardia e trabalhava bem a bola mas faltava profundidade ao ataque. Até que, depois de uma excelente arrancada de Diego que foi rasteirado à entrada da área, Quaresma transformou de forma primorosa o livre consequente e fez o primeiro e único golo da partida. Até ao intervalo, realce para um excelente remate de Lucho que por pouco não surpreendeu Carlos.
Image hosted by Photobucket.comNo início do segundo tempo, como resultado das substituições efectuadas por Carlos Brito, o meio-campo portista afundou-se. Não conseguia pegar no jogo, os passes saíam transviados... faltou algum pulmão e clarividência durante este período. Talvez a entrada de Ibson para o lugar de Diego tivesse sido útil. Especialmente pelo lado de Peixoto, o Boavista criava situações de desequilíbrio colocando os portistas em sentido. Quaresma desapareceu, Diego idem aspas... Lucho não chegava para tudo, Assunção estava bem a defender mas desastroso no passe... valiam Pedro Emanuel e Pepe que nunca perderam um lance, quer pelo ar quer pelo chão. Com as entradas de Cech, Jorginho e Alan, o F.C.Porto voltou a ter a preponderância no jogo, criando duas ou três oportunidades para alargar a vantagem.
Vitória justa dos portistas, especialmente pelo que fez na primeira parte. Já são seis os pontos que separam o primeiro dos segundos.

Positivo:

- Golo de Quaresma: Execução fantástica... potência incrível! Zé Manel ainda tocou ao de leve na bola mas esta quase não sofreu alteração de rota. Quaresma voltou a revelar-se o abre-latas do FêCêPê mas realizou um jogo abaixo do que tem feito. Especialmente na segunda-parte, o Cigano desapareceu no jogo e por vezes até se esqueceu de ajudar a tapar o seu flanco. É preciso que Quaresma continue a jogar para a equipa... sempre!

- Pepe: Excelente exibição deste central que tem subido a sua produção jogo a jogo. Não perdeu um lance e procurou sair com a bola controlada da defesa criando desequilíbrios no último reduto do adversário. Costuma ser sinal de enorme confiança...

Negativo:

- Alas da defesa: Se Ricardo Costa não compromete a defender... Peixoto é uma boa ajuda a atacar. Mas enquanto o primeiro não consegue atacar... o segundo é vulnerável a defender. Manuel José fez dele o que quis. Mesmo assim, a lesão grave sofrida é de lamentar mas também uma oportunidade para ver o que vale o Eslovaco Marek Cech.

- Hugo Almeida: Tinha uma oportunidade para mostrar que merece mais do que o banco... mas desperdiçou-a. Não consegue fugir às marcações, é lento a largar a bola e pouco crente na concretização das oportunidades que se lhe deparam.

5 Comments:

Blogger Pedro Reis said...

Não vi nem ouvi o jogo, só um pequeno resumo na TVI.

Os teus negativos não me surpreendem e quem vir a minha análise ao plantel confirma-o. Estes laterais defensivos não servem e o Hugo Almeida dificilmente será algum dia um jogador de top!
Que venham reforços para essas posições!

Também acho que o Ibson merece mais minutos...

9/1/06 12:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente não percebo porque é que o Ibson não entrou para o lugar do Diego para segurar o meio campo. Já não é a primeira vez que a equipa vai abaixo na segunda parte e o Ibson continua sem ser chamado. Ontem mais valia ter ficado o Alan no banco.
Reforços 1: Alguém diga ao senhores da SAD que o lateral direito que o FC Porto precisa se chama Manuel José e ontem voltou a demonstrá-lo nas barbas do FCP. Anda tudo a dormir? Já que cometeram a burrice de o deixar fugir dos quadros do FCP, não cometam a mesma de o deixarem sair para outro clube.
Reforços 2: Uma vez que o César Peixoto se lesionou até ao final da temporada, não seria prudente reforçar aquela zona do terreno? Este reforço também é nacional e chama-se Miguelito.
Reforços 3: Parece-me obvio que precisamos de um ponta-de-lança, porque mesmo o McCarthy já não serve ao FCP. Há um avançado que foi recentemente dispensado do seu clube. De seu nome Christian Vieri.

10/1/06 12:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Era importante vencer um jogo complicado em casa.

10/1/06 8:22 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Concordo com o Vasco em relação aos lateriais. Manuel José e Miguelito são dois nomes que me agradam bastante. Já Vieri... não me parece! Problemático, vedeta e quezilento... passo!

10/1/06 10:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Porto poderia esperar pelo final da época para assegurar um lateral direito! Mas sou da opinião de q o Porto precisa de um melhor q Manuel José, apesar de até gostar dele! Para lateral esquerdo penso que Miguelito seria uma escolha razoável! Já para ponta de lança, o melhor seria um empréstimo de um grande jogador: Larson (vi-o ao vivo em Sevilha...q grande craque) seria o ideal. Mas Julio Cruz (Inter), Wagner Love também não seriam má escolha.

11/1/06 10:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home