terça-feira, janeiro 03, 2006

À Lupa do FêCêPê: 7 - Quaresma

"À Lupa do FêCêPê" é uma rubrica onde esperamos analisar mais pormenorizadamente todos os jogadores do plantel do F.C.Porto.

Nome Completo: Ricardo Andrade Quaresma Bernardo
Data de Nascimento: 26-09-1983 (22 anos)
Altura (Mt): 1.73
Peso (Kg): 67
Nacionalidade: Portuguesa
Ano início contrato: 2004
Ano fim contrato: 2009
Percurso Profissional: Sporting (2001/2002 e 2002/2003), Barcelona (2003/2004), F.C.Porto
Primeiro jogo oficial: Benfica 0-1 F.C.Porto (Supertaça, marcou um golo)
Títulos: 1 Campeonato português, 1 Taça Portugal, 2 Supertaça Cândido de Oliveira, 1 Taça Intercontinental

Análise Técnica:
Médio-ala, joga preferencialmente com o pé direito mas pode actuar em ambos os flancos. Do lado esquerdo, onde Adriaanse o tem colocado, os seus centros de trivela, já apelidados de “Centros à Quaresma”, saiem mesmo com maior facilidade. É rapidíssimo e possui uma colectânea de fintas espantosa; Está mais maduro sobre o ponto de vista táctico e procura fazer mais jogo com os companheiros ao invés de se perder em fintas sucessivas. No futebol europeu só existe mais um jogador com as suas qualidades e potencialidades... e também é Português.

Image hosted by Photobucket.comRicardo Quaresma é um predestinado! Quando Lazlo Boloni apostou no seu futebol aos 17 anos, todo o país futebolístico parou! O puto aliava uma velocidade estonteante a uma capacidade de driblar que sentava os adversários. Comparando-o com os melhores jogadores que tinha visto jogar, nem o melhor Futre tinha esta capacidade técnica.
Mas no Sporting, Quaresma foi um jogador inconstante... tanto fazia levantar o estádio como se perdia em fintas inconsequentes. Conseguiu ser Campeão Nacional e vencer a Taça de Portugal logo no primeiro ano, numa equipa construída para servir Mário Jardel. Foi com alguma surpresa que, um ano depois, se transferiu para o gigante Barcelona numa altura em que ainda se fazia jogador. Em Camp Nou, a paciência para com as diabruras de Quaresma era muito pouca e viveu uma época para esquecer, entrando mesmo em conflito com Frank Rijkaard, o treinador do clube Blau-Grana.
No verão de 2004, muda-se para o Dragão para envergar a camisola do FêCêPê recém campeão europeu. Num ano conturbado para o clube, foi orientado por três treinadores, Quaresma foi quase sempre titular mas as suas exibições, tal como no Sporting, variavam entre as geniais e as decepcionantes. Conseguiu sagrar-se Campeão do Mundo... fez três golos tão fantásticos quão importantes mas chegou a ser apupado no Dragão... muitos julgaram que um verdadeiro talento poderia passar ao lado de uma grande carreira. No início desta época, a sina Holandesa de Quaresma parecia não mudar... o treinador Co Adriaanse pouco apostava nele. Mas este Holandês queria algo diferente de Quaresma... queria fazê-lo jogador, queria a sua arte e magia ao serviço da equipa. Felizmente para ele e para o F.C.Porto, o melhor de Quaresma apareceu mesmo e é, neste momento, o jogador mais preponderante da equipa. Os adeptos portistas esperam que o seja por muitos e longos anos.

Palavras de Quaresma:

Em entrevista ao MaisFutebol em Abril de 2005:
Image hosted by Photobucket.com"Eu sou o melhor jogador do Mundo. Não considero ninguém melhor do que eu."

"Sou uma pessoa que leva o futebol muito a peito, que não gosta de baixar os braços e quando sente que a equipa está a fazê-lo gosta de aparecer. Sou uma pessoa que gosta de ajudar os companheiros. Que não gosta de perder. Sou um jogador corajoso, que se tiver que arriscar arrisca pois não foge da bola mesmo que as coisas corram mal. Quando oiço assobios ou críticas que são normais, só me dão mais força para ter a bola e arriscar cada vez mais. "

3 Comments:

Blogger Pedro Reis said...

Eu sempre me pareceu que o Quaresma era portista desde pequenino: Ricardo ANDRADE Quaresma!

Boa Aníbal!

6/1/06 5:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem eu sempre soube que ele tinha geito pa coisa tu e o lucho som os meus preferidos

9/10/06 10:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi quaresma és todo bom pelo corpo todo sabes uma coisa comia te todo até os ossos és um óptimo jogador adoro te ver jogar fazes cada finta que me deixa louca ainda mais por ti.
AMO-TE BUÉ

4/4/07 4:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home