sexta-feira, dezembro 23, 2005

Campeões de Inverno

Image hosted by Photobucket.com 0-2 Image hosted by Photobucket.com

Quaresma e Jorginho;

Quaresma já passou...Jogo grande em Guimarães... ambiente fantástico!
O FêCêPê, como era de esperar, manteve a mesma equipa de jogos anteriores. Já no Vitória e em relação ao jogo do Bessa, Vítor Pontes fez sair Mário Sérgio e fez alinhar Neca. Os esquemas tácticos de ambas as equipas pareciam gémeos e previa-se que encaixassem com facilidade.
Foi exactamente isso que aconteceu na primeira parte: futebol aguerrido, rasgado, jogado a meio-campo… mas se exceptuarmos as diabruras de Quaresma a Svard, o espectáculo esteve quase sempre arredado das quatro linhas. Com o jogo repartido… só mesmo o Cigano podia fazer um golo naquela primeira parte: Finta para dentro sobre Svard e ainda descaído sobre a esquerda, fora da área, faz um remate em arco fantástico que só parou no fundo da baliza de Nilson.
Ainda na primeira parte, os de Guimarães conseguiram criar algumas situações de perigo, tendo como denominador comum… César Peixoto. Ora a fazer passes desastrosos, ora a colocar a bola a isolar Benachour, ora não estando seu lugar… incrível.
Chegávamos a intervalo com Quaresma a coxear e o Vitória na mó de cima… não parecia um bom sinal para a segunda parte.

Jorginho celebraE Quaresma ficava mesmo nas cabinas. Para os portistas… uma pergunta ecoava na cabeça: Como será este FêCêPê sem Quaresma? Ninguém sabia e temeu-se o pior. Mas Vítor Pontes deixara uma prenda no sapatinho azul e branco: Neca e Benachour encostaram a Saganowski, deixando o meio-campo Vimaranense descompensado e partindo a equipa do Vitória. Com Jorginho, Diego e Lucho a estranharem tanto espaço para jogarem, as trocas de bola fáceis e as saídas rápidas para o contra-ataque surpreendiam o Vitória, desequilibrando a sua, já de si desequilibrada, defensiva. As situações de perigo iam-se acumulando com especial destaque para um perdida inacreditável de Jorginho. Mas logo de seguida, o mesmo jogador trabalhou muito bem a bola dentro da área e atirou fora do alcance de Nilson.
Depois do golo, só mesmo por inépcia de McCarthy e Lisandro, o Porto não fez o terceiro. Vítor Pontes percebeu a borrada que tinha feito e emendou a mão, mantendo a vocação ofensiva da equipa mas colocando mais um homem no meio-campo. A partir dessa altura, o jogo voltou a repartir-se… o Vitória criou algumas situações de perigo e o Porto tentava sair em contra-ataque tentando aproveitar a velocidade de Jorginho e Alan, que entrara para o lugar de McCarthy.

Num jogo de grau de dificuldade elevado, o FêCêPê acabou por ter a sorte do jogo, mas foi um justo vencedor e podia ter saído de Guimarães com um resultado histórico.

Pepe ganha a SaganowskiPositivo:
- Quaresma: Primeira parte excelente, sendo a única solução para um ataque muito desapoiado. O golo merece ser revisto para cima de uma centena de vezes… fantástico!
- Co Adriaanse: Ganhar cinco vezes consecutivas fora de casa, não é um feito que seja alcançável apenas por sorte. Em 9 jogos fora de portas, apenas em Braga e na Madeira o Porto perdeu pontos. Em Guimarães esteve bem a ler o jogo... pôs Assunção a vigiar Benachour, na segunda-parte fez recuar Lucho para o lado do Brasileiro e chamou a atenção para a necessidade de ajuda a Peixoto aquando da entrada de Targino. Nas substituições... nada a dizer.
- Jorginho: É verdade que falhou um golo de baliza aberta, ou melhor, escorregou quando ia rematar… mas deu um contributo decisivo para a vitória com a sua velocidade e entrega ao jogo. Está em crescendo de forma e merece destque também porque marcou o último golo deste odioso ano de 2005(Para nós portistas).
- Ambiente fora das quatro linhas: Fantástico! O Vitória é a equipa que, atrás dos três grandes, tem adeptos mais fieis e fanáticos. O ambiente que envolveu o jogo foi tremendo e assim vale a pena ir ao futebol.

Negativo:
- Primeira parte de César Peixoto: Desastrosa! Errou passes inacreditáveis, tacticamente esteve um desastre… foi muito mau. Melhorou consideravelmente no segundo tempo, especialmente com a entrada de Targino, altura em que mais se temeu que comprometesse.
- Concretização: Não se podem perder golos como o FêCêPê falhou na segunda-parte. Para além dos golos falhados, outros ficaram por falhar já que várias vezes o último passe foi desastroso. Com tanto espaço para jogar, era exigível que mais golos fossem conseguidos.
- Petardos: No Dragão nunca ouvi os Super-Dragões rebentarem um petardo. Porquê levar essas bombas para os estádios dos adversários? Um jogo que estava a ser tão agradável fora das quatro linhas, ficou manchado… e o pior é que esteve muito perto de acontecer uma desgraça. As claques são úteis ao futebol… dão vida e nervo ao espectáculo, mas tudo o que roce a violência é perfeitamente estúpido.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente análise ao jogo... conheci este blog ontem e ja esta nos meus favoritos :)

O Porto sem dúvida que encontrou o seu 11 base... Contudo ficou.t apenas um aspecto positivo para mencionar... Diego!!!

A entrega do Diego ontem ao jogo foi notavel... Deu uma vivacidade incrivel ao jogo, fez passes estrondosos so ao alcance dos mais virtuosos dos mais dotados.
Diego é um diamante por lapidar, esta provado que com Lucho e Assunçao nas costas Diego rende muito mais. Peca ainda por prender a bola tempo a mais em algumas circunstancias, mas o tempo de jogo e o castigo que o Co lhe deu (à semelhança de Quaresma no inicio da epoca) estão a fazer.lhe muito bem.

Estamos em crescendo e começo a crer que o afastamente do Champions será capaz de nos trazer proveitos.

Palavra ainda para a claque do Porto... Não façamos o que os os outros fazem... é triste!!

Uma vez mais e porque é justo... parabens pelo Blog!!!

23/12/05 10:49 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Com 2 laterais dignos desse nome, "ninguém pára o FCP"!

O Peixoto já me dá arrepios, perde bolas atrás de bolas no meio-campo defensivo e não marca ninguém. Quase todos os lances de perigo do Guimarães têm origem nele. Não é embirração é constatação!

Notas positivas:
para os centrais porque apesar de amarelados nos 1ºs 20 minutos de jogo, estiveram bem a marcar e a sair em velocidade para o ataque (excelente P.Emanuel no 1ºgolo);
para Quaresma por tudo e pelo GOLO!;
para Diego pela qualidade dos passes a rasgar a defesa do VG;
para Jorginho pelo seu esforço e por ter sabido ultrapassar o falhanço inicial


P.S: A claque não merece que percamos tempo a falar deles ou das suas constantes deploráveis atitudes...

23/12/05 12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou como diz o Eduardo... também conheci o blog anteontem e já é, sem dúvida alguma, dos meus favoritos! Parabéns! O nosso FCPorto com 2 novos laterais e um central de renome fica imparável! FORÇA PORTO

23/12/05 8:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já que o "nosso" FC Porto cumpriu a sua parte de Pai Natal, aproveito eu agora para desejar um Natal muito feliz a esta equipa de Dragões e todos os visitantes!

Saudações

24/12/05 10:35 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Sim... concordo que o Diego merecia um "Positivo". Especialmente pela qualidade do passe. Concordo tb com as nossas debilidades na ala esquerda a defender e na ala direita a atacar. Se esses dois pontos fossem corrigidos e finalmente tivessemos um ponta de lança marcador de golos... aí sim: Niguém segura este Porto.

24/12/05 11:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home