quarta-feira, dezembro 21, 2005

A análise do plantel - Parte II - O meio-campo

Parte IIO Meio Campo

Image hosted by Photobucket.comApesar da grande reformulação a que foi sujeito esta época, e aos diversos sistemas tácticos já utilizados, o meio campo actual do FCP é o grande pulmão da equipa e a razão principal para a melhoria da eficácia defensiva relativamente ao início da temporada. As saídas de Costinha e Maniche foram completamente pulverizadas pelas entradas de Paulo Assunção e Lucho Gonzalez e não me parece faltarem muitas opções de qualidade neste sector.

Raúl Meireles: Esteve em grande destaque na pré-época (tendo sido até referenciado por Arséne Wenger) e confesso que na altura os predicados demonstrados foram uma surpresa para mim, especialmente a capacidade de jogar de primeira e de fazer passes longos com grande precisão. Tem tido poucas oportunidades depois da lesão que sofreu e vai ter que esperar. Parece-me ser um daqueles casos em que precisa de actuar com muita regularidade para se exibir ao mais alto nível.
Image hosted by Photobucket.comPaulo Assunção: Uma das grandes revelações desta época. Apesar de ter começado no banco, quando foi chamado imediatamente “pegou de estaca”. Forte fisicamente, com uma grande velocidade e um posicionamento irrepreensível garante grandes períodos de “descanso” à periclitante defesa. Ainda não apareceu no capítulo do remate. O 1ºmembro do quarteto maravilha.
Ibson: É um excelente jogador que apenas tem que melhorar no capítulo do remate. Fez uma boa época o ano passado mas este ano, tapado por um Super Lucho, não vai ter vida fácil. Acho que podia funcionar em alguns jogos no lugar do Lucho, jogando este na posição do Diego.
Lucho Gonzalez: A estrela da companhia, é um jogador de “outro campeonato”. Tem um toque de bola fenomenal (os chamados “pés de veludo”), joga limpo e é tacticamente perfeito. A cereja em cima do bolo é a eficácia no remate, depois de um início em que tardou um pouco a afinar a pontaria. Espero que cumpra a recente promessa de ficar muitos anos entre nós! É o 2ºmembro do quarteto maravilha.
Image hosted by Photobucket.comDiego: Intermitente, não tem tido uma adaptação fácil nem ao nosso futebol nem ao actual treinador. É um fantasista, tecnicamente de topo, mas tenho algum receio que a baixa estatura e a compleição física o impeçam de explodir definitivamente.
Jorginho: A “besta negra” dos adeptos. Começou muito bem a época, decaiu de rendimento e como o treinador não o soube proteger como devia, tornou-se injustamente o alvo dos adeptos. É um bom jogador e não tenho dúvidas de que é uma opção válida (mais como nº10 mas também como extremo) mas precisa que os adeptos não o massacrem agora que parece estar a readquirir a boa forma.

Saídas e Entradas: Não se justificam de todo, além dos já “contratados” Anderson e Hélder Barbosa. Quanto ao hipotético regresso de Pedro Mendes considero que, independentemente de se tratar de um bom jogador, não cabe no plantel actual.

Criado directório "Análise ao Plantel" acessível na barra lateral.

5 Comments:

Blogger Aníbal Letra said...

É um secto fantástico este. Pena que só três possam jogar... apesar de que Jorginho tb faça de extremo.
Em relação a Diego, gostava de dizer que não deverá ser pela baixa estatura ou pela compleição física que não vingará no futebol europeu. Recordemos a baixa estatura e a compleição física do Mágico Deco. Apenas a vontade, a inversão da sua mentalidade e a raça podem dar dimensão ao talento de Diego tem. Quanto a Jorginho, os adeptos do Porto ainda irão gritar muitos golos oferecidos ou marcados por ele. É um jogador de uma utilidade e entrega tremenda... um "Must" em qualquer equipa. Ibson é fantástico, falta-lhe talvez uma maior eficácia no passe a longa distância. Lucho... sem palavras. Raúl Meireles é muito bom... felizmente que Assunção não se lesionou mas se o fizer penso que o Raúl cumprirá 100%. Paulo Assunção é a maior revelação da época... e pensar que o ano passado tanto jeito nos tinha feito com as constantes ausências de Costinha.
Também acho que não há necessidade de contratações... Pedro Mendes seria sempre bem-vindo, mas se calhar o melhor seria mesmo apostar neste forte grupo de meio-campo que temos.

Em relação a Anderson e Hélder Barbosa... são jogadores muito ofensivos. Podem jogar como 10... mas tanto um como o outro tb podem jogar nas alas e o Brasileiro também alinha no centro do ataque.

21/12/05 5:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Visitei pla primeira vez o vosso blog e acho q está espectacular! Sou Portista e até q enfim q encontro um blog em q o tema principal não seja o slb! Os vossos posts são pertinentes e está tudo muito bem estrturado! Parabéns! FORÇA PORTO

22/12/05 11:06 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Obrigado Decoman! O objectivo é mesmo esse... nós somos anti-nada... tudo pelo FêCêPê!

22/12/05 12:12 da tarde  
Blogger Da Rocha said...

Para mim, já o disse "pessoalmente" ao Aníbal, é o melhor blog sobre o FC Porto. Visito-o regularmente, porque tem dois portistas que conheço bem, o Aníbal e o Pedro, e nunca saio daqui decepcionado. Fico sempre a perceber melhor que o lado azul-e-branco tem.

Continuem! Saudações Desportivas.
Um Abraço,

Da Rocha

22/12/05 6:34 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Obrigado DaRocha... o blog ainda agora começou.

Vamos a ver se conseguímos torná-lo melhor a cada dia que passa.

Abraço,

23/12/05 12:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home