terça-feira, dezembro 20, 2005

A análise do plantel - Parte I - A defesa

Em primeiro lugar e como é o meu 1ºpost, aqui ficam as minhas coordenadas:

34 anos; Nasci e vivo em Lisboa; Adepto ferrenho do FCP, clube que, naturalmente, acompanho pouco ao vivo e moderadamente pela televisão;

Esperem das minhas crónicas uma visão apaixonada (mas não cega) do FCP e um respeito incondicional por todos, sejam eles adeptos do FCP ou não.
Saudações a todos.

Começo estas minhas intervenções pela análise do plantel actual por sectores e dado que estamos em período de abertura de mercado, algumas indicações de áreas a alterar:

Parte I - A Defesa

Tradicionalmente um dos esteios do FCP, é sem sombra de dúvidas o elo mais fraco da equipa esta época. Depois de termos tido atletas de excepção (e que renderam ao clube somas astronómicas, especialmente sendo defesas) como Paulo Ferreira, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Jorge Costa só para citar os mais emblemáticos, veio o (quase) vazio.

Vítor Baía: O maior símbolo do FCP actual para o qual já faltam adjectivos. Continua em excelente forma e além disso é o patrão da equipa depois da saída do Jorge Costa.
Helton: É um bom guarda-redes mas fico à espera de o ver actuar no FCP em jogos de grau de dificuldade elevado, para confirmar se temos um substituto à altura do 99.
Paulo Ribeiro: Jovem, vi-o fazer alguns bons jogos em Setúbal (à excepção de um franguito contra o Benfica), tem margem de progressão mas dado que está tapado não será fácil afirmar-se a curto prazo.

Saídas e Entradas: Não se justificam de todo.

Sonkaya: Está longe de ser um jogador de top mas acredito que é o nosso melhor defesa direito. É um jogador a rever depois desta ausência prolongada. Provavelmente precisa de confiança dos adeptos para provar alguma coisa.
Bosingwa: Decididamente um dos meus mal amados. Não lhe vislumbro capacidades técnicas nem tácticas para representar o FCP. Nem a defesa nem a trinco.
Ricardo Costa: Nunca vai ser um grande central e apenas a sua entrega ao clube e a sua versatilidade para tapar buracos à esquerda e à direita lhe pode valer um lugar no plantel. Mas é só isso, um remendo razoável.
Image hosted by Photobucket.comPedro Emanuel: Sem ser uma estrela é o patrão da defesa, porque apesar de ter uma técnica e uma velocidade apenas razoáveis, compensa com uma boa leitura táctica e um bom posicionamento. É experiente e é uma voz de comando, o que numa equipa tão jovem o torna imprescindível!
Pepe: Tem crescido muito como jogador esta época e acredito que venha a ser um bom central. É rápido a sair para o ataque, forte no jogo aéreo e não fosse alguma tremideira que o traem de vez em quando e que nos custam alguns golos, já seria um jogador de top.
Bruno Alves: Não tem, nem nunca terá a não ser por milagre, lugar no FCP. Teve a sua oportunidade e falhou em toda a linha. Ainda carrega a única nódoa disciplinar do FCP 2005/06 até à data.
Marek Cech: Cumpriu sempre, sem brilho mas com distinção, quando foi chamado e a sua saída da equipa é mais um dos mistérios de Co Adriaanse. É um jogador a rever e apesar de não ser um indiscutível, é claramente o melhor na sua posição.
Image hosted by Photobucket.comCésar Peixoto: Começou bem, fez alguns golos, mas tem mostrado alguma regressão na sua adaptação à posição de LE. Não tem cumprido minimamente e não pode ser a 1ª opção para o lugar. Pode ter oportunidade a extremo-esquerdo mas a concorrência é muita...

Saídas e Entradas: Bruno Alves e Bosingwa out a título definitivo e 2 jogadores novos para as posições de DC e de LD. Alguns nomes interessantes: José Castro e Marco Caneira.

Logo que possível regresso com a análise do Super Lu(ch)xuoso Meio-Campo!

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é, pode ser que o Sonkaya sem Ramadão se consiga levantar... mas acho que há umproblema base de qualificações para a função... quer fisicas, quer técnicas (é muito tosco) quer ainda de atitude mental. Acho que o César tem excelentes qualidade fisicas e técnicas... para extremo! Mas como lhe falta atitude mental de vitória e empenho... o Lille pode ser uma muito boa. Pepe é um tolinho. Deus deu-lhe um estofo fisico impressionante, não é tosco, mas parece sempre não saber onde anda nem quem anda com ele. Ricardo Costa é um bom portista (também o é o Areias!!!) mas não é central para o FCP, Bruno Alves deverá acabar a carreira como segurança da claque... Acho Pedro Emanuel duro de rins, mas muito maduro... não chega, mas é o melhor que temos! Se conseguirmos dois bons laterias (pelo menos o direito-já que o Mareck faz mais que o Rui Jorge...) os centrais aguentam! Venha é um centro avante...

20/12/05 3:02 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Bem vindo Pedro.

Em relação ao Post... não concordo com a tua análise ao Bosingwa e ao César Peixoto.

No que ao Zé diz respeito eu acho que a posição dele não é aquela. O ano passado, quando se lesionou frente ao Inter de Milão, Bosingwa estava a ser o melhor jogador da equipa a jogador como interior direito. É o lugar onde ele rende mais... Este é um dos grandes problemas dos jogadores ditos polivalentes. Jogam aqui e ali... vão remediando as questões, mas nas suas posições de origem raramente jogam.

Quando ao César Peixoto, não me parece que não tenha cumprido minimamente. É um jogador vocacionado para o ataque, que revela evidentemente algumas limitações defensivas, mas penso que tem cumprido os mínimos exigíveis. Acho até que o sobre rendimento de Quaresma quando entra pela esquerda do ataque, pode-se dever ao posicionamento de Peixoto, criando situações onde não mais do que 1 jogador adversário cai sobre o Cigano.

Tb acho que Caneira era uma boa opção, que Bruno Alves deveria sair mas tendo como companhia Sonkaya e não Bosingwa.

20/12/05 3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem procurar muita polémica, não percebo como é que um jogador tecnicamente limitado (no que respeita a dribles e cruzamentos é uma pobreza franciscana) pode jogar mesmo que seja mais à frente? Não me parece de todo...

Já quanto ao Peixoto, apesar de ter começado, bem desde o seu regresso (após a saída do Cech) acho que não tem cumprido minimamente. Mal a defender (não sabe que com as mãos só se fazem lançamentos laterais) e pobre a atacar (tirando o "golo" contra a Académica). Até os lances de bola parada tem estado longe do perigo que evidenciaram no início da época.

20/12/05 3:51 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

A polémica é salutar... este blog é feito a 5 mãos e cada um tem a sua opinião. O debate de ideias e a discussão sadia e elevada sobre o FêCêPê é um dos objectivos do Blog. ;)

Temos realmente visões opostas em relação ao Bosingwa. Sem ser um predestinado em relação à técnica, não penso que seja tosco. Para além disso é raçudo, alto e bastante rápido. Não digo que deva jogar a extremo pois as suas características não se adequam a tal, mas no meio-campo onde Fernandez o colocava... Obviamente que neste momento não tem lugar no onze.

20/12/05 4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente comentário, de acordo com tudo excepto com Ricardo Costa e Bosingwa, já demonstraram serem jogadores para jogar no Porto mas a polivalência está-lhes a ser nociva.

Não gosto do Caneira, desculpem lá, a comprar centrais ou compramos um jovem como o Zé Castro ou damos oportunidade a um Pedro Ribeiro, ou então vamos buscar jogadores do nível da dupla de centrais do Benfica, o Lugano do S. Paulo p.ex.

20/12/05 6:51 da tarde  
Blogger filas said...

Bem vindo pedro, espero que ao escrever este blog te sintas como no dragão, portista a 100%...
Admiro pessoas como tu, portistas em lisboa é algo de sensacional visto sermos um país de benfiquistas, que nos foi imposto por salazar... mas o q interessa é q somos os maiores e somos campeões de inverno, agora é manter o lugar e ganhar a um dos grandes pelo menos

20/12/05 11:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Antes de mais um grande abraço para mais um Dragão "alfacinha". Somos uma verdadeira nação!!! Sobre a nossa equipa: Guarda redes, subscrevo tudo o que dizes.
Defesas, precisamos de 2 centrais, de um lateral direito, saída de Sonkaya, R Costa, B Alves. Na esquerda penso que Cech e Peixoto cumprem com regularidade. No centro mantém-se o Pepe; O P Emanuel deve ficar em razão da experiência e maturidade que até é útil para os mais novos. Na direita Bosingwa é uma solução(+/-)razoável, precisamos é de um melhor... volta Seitaridis!!!! Novos centrais, o João Paulo parece que é certo, logo só falta um: Formem um central na equipa B, ou então percam a cabeça e tragam o Jorge Andrade!!!

3/5/06 4:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Passados 3 anos a verdade é que o Bruno Alves já é titularissimo do FCP e o Bosingwa já rendeu 30 milhões.

Deixa lá as analises para quem sabe.. =P (jk)

11/2/09 4:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aprendi muito

21/11/09 12:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home