sábado, dezembro 17, 2005

Co Adriaanse

O técnico holandês, que Pinto da Costa foi buscar ao AZ Alkmaar no Verão passado, continua a ser um nome muito discutido apesar do 1º lugar na Liga.
As razões para essa não afirmação total, advêm muito do fracasso na Liga dos Campeões e também dos resultados frente aos eternos rivais Benfica e Sporting no estádio do Dragão. Se na Liga dos Campeões o azar nunca nos “largou”, a verdade é que não pode explicar tudo. Na minha opinião houve três jogos em que Adriaanse não esteve bem. Mas vamos por partes. Na segunda jornada da competição, o Porto recebia em casa o modesto e desconhecido Artmedia de Bratislava, e quando ainda na 1ª parte a equipa faz o 2-0 e sabendo da importância deste resultado, uma vez que na 1ª jornada o Porto tinha sido derrotado pelo Rangers em Glasgow, o Porto não se tinha de fechar atrás, mas tinha a obrigação de saber controlar melhor o jogo sem correr os riscos desnecessários de continuar com uma atitude desenfreada à procura do 3º golo. Resultado? Derrota por 3-2. Na 4ª jornada, o Porto deslocou-se a Milão para enfrentar o Inter em jogo à porta fechada. Na 2ª parte do desafio e encontrando-se a vencer por 1-0, através do golão de Hugo Almeida, e estando a equipa a perder claramente o controlo do meio-campo, Adriaanse tira o pulmão Paulo Assunção (bela surpresa) e coloca em campo Bruno Alves, encostando a equipa atrás e mostrando um temor injustificado. Resultado? Derrota por 2-1. Por último, na recepção ao Glasgow Rangers, aquilo que ao intervalo seria um boa substituição como princípio, tirar um defesa-central e pôr um avançado devido ao Rangers estar a defender com 11 jogadores, acaba por ser um erro devido à equipa ficar órfã da experiência de Pedro Emanuel. Resultado? Empate 1-1.
Quanto aos jogos com o Benfica e o Sporting, parece-me que o erro foi não saber montar a equipa da melhor forma. Quaresma de fora contra o Benfica não se percebe, devido ao ascendente que o jogador vinha tendo. Contra o Sporting, Adriaanse resolveu mexer numa equipa que vinha vencendo, tirando H. Almeida para colocar o “amuado” McCarthy.
Mas porventura o erro que mais custa a todos os portistas é o afastamento de Jorge Costa! Qualquer treinador tem o direito de contar ou não com determinado jogador, agora afastar um jogador como o nosso capitão da forma que foi, é algo que ninguém entende! Vir para a imprensa dizer que J. Costa é o 5º central do plantel é, na minha opinião, não respeitar a história do clube!
Mas, e para ser justo, nem tudo é mau. A equipa joga um futebol incomparavelmente melhor que na última época (como princípio de jogo eu gosto do estilo Adriaanse) e está em 1º lugar distanciada dos mais directos adversários Benfica (6 pontos) e Sporting (7 pontos). Por outro lado, creio que o treinador aos poucos vai conhecendo melhor o futebol português e está a corrigir os erros. A equipa já não joga tão aberta como nos primeiros jogos, defende muito melhor e sabe controlar melhor os seus ímpetos atacantes. Adriaanse percebeu finalmente que o campeonato português não é como o holandês em que a maioria das equipas jogam o jogo pelo jogo.
Que seja feliz e que nos faça Campeões!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pela postura de Adriaanse no banco Portista, diria que não tinha dificuldades de adaptação no nosso parlamento! :)

Saudações

18/12/05 1:13 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Adriaanse já cometeu alguns erros e o André descreveu alguns... mas é preciso tomar em linha de conta a juventude da equipa, o facto de o Holandês estar à poucos meses em Portugal. Ninguém gostou da saída de Jorge Costa mas ele quer continuar a jogar... Paulinho, João Pinto e André aceitaram fazer as suas últimas épocas como suplentes e no caso dos dois caxineiros quase como reservas. E eles aceitaram-no sem fazer grandes alaridos...

18/12/05 12:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal, apenas referi a postura no banco. A equipa entra em campo e, ande como andar, Adriaanse não dá uma instrução.
É claro que Adriaanse tem alguns aspectos positivos. Alguns.

Saudações

PS - A defesa da idade (tantas vezes por ele usada) não pega: o homem é o primeiro a "delapidar" o que tem de jogadores experientes. Safa-se Baía e P.Emanuel (que até tem saído, quando ele precisa de atacar). Ora, não se pode ter essa filosofia e depois queixar-se dela. Coerência, pede-se!

19/12/05 1:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se continuarmos a viver do passado (ainda que fresco...) vamos ficar como o clube dos lampiões... só com estórias e memórias... há que renovar, J. Costa já no ano passado ficava longe de muitas bolas nos poucos jogos que fez... não era a solução para a defesa - outra questão bem diferente é a voz de comando, a mistica.... mas nos jogos têm que correr onze.

19/12/05 2:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home