sexta-feira, dezembro 23, 2005

A análise do plantel - Parte III - O ataque

Parte IIIO Ataque

Image hosted by Photobucket.comExcelente nas alas e sofrível no miolo, julgo serem os melhores adjectivos para caracterizar o ataque portista este princípio de época. Com 4 bons jogadores para a posição de ponta-de-lança, pensavam os portistas que golos não faltariam opções e golos, mas afinal entre “mortos e feridos” estamos perante outro “calcanhar de aquiles” do nosso FêQuêPê!

Ivanildo: Lançado na fase final da época passada é um dos poucos jogadores da cantera lançados nos últimos anos. Jogador com raça, rápido e destemido (apesar de abusar às vezes do drible o que não se pode condenar neste início de carreira) é um atleta que me agrada e de quem espero a explosão. Tem tido poucas oportunidades este ano o que se lamenta porque, sem minutos nas pernas, não será fácil a sua progressão.
Quaresma: Vénias para o artista... Harry Potter, Mustang e Cigano são algumas das alcunhas deste artista de excepção que em boa hora trouxemos de Barcelona. Dribles fantásticos, cruzamentos de trivela e golos estratosféricos merecem, só por si, o dinheiro do bilhete de entrada no estádio. Scolari que nem se atreva em não o levar ao Mundial! O grande valor acrescentado de Co Adriaanse residiu na transformação de Quaresma num jogador completo. O 3ºmembro do quarteto maravilha.
Alan: Apesar de ter sido dado como dispensável na pré-época, ficou e esteve relativamente bem no início da época com alguns golos e assistências (embora nunca tivesse justificado por aí além a titularidade). É dos elos mais fracos nas alas do ataque pelo que não será fácil justificar muitos minutos de jogo.
Image hosted by Photobucket.comLisandro Lopez: Mais uma descoberta de alto gabarito feita na terra das Pampas. Só não é uma completa surpresa para mim, porque tinha visto um vídeo dele na Argentina e já tinha ficado impressionado com o seu poder de fogo. Se não têm sido as lesões iniciais, provavelmente não estaríamos hoje eliminados das competições europeias. Muitas vezes comparado ao Ninja Derlei, apesar de iguais características de raça e determinação, penso que lhe ganha claramente em técnica, inteligência e qualidade de remate. Se tudo correr “normalmente” será o goleador do FCP em 2005/06. O 4ºmembro do quarteto maravilha.
Image hosted by Photobucket.comMcCarthy: Uma desilusão! Entre as novelas do sai ou fica, das tranças e das cabeleireiras e a quantidade de jogos em que Adriaanse o manteve sentado no banco não pode/não quis mostrar mais do que uma pálida imagem daquele excelente atleta das épocas passadas. Parece, ainda que palidamente, a recuperar a forma, mas se se confirmar a sua ida à CAN 2006, não voltaremos a contar com ele proximamente. Só admito que continue no FCP se o fizer de corpo e alma.
Hugo Almeida: Alto e possante é uma referência no ataque quando o FCP precisa de um jogo mais directo. Para que se possa tornar um jogador de top precisa de melhorar a colocação do seu forte remate e de perceber que nem sempre rematar em força é a melhor opção quando tem a bola nos pés.
Sokota: Com o estigma de ter sido uma contratação para “chatear” o rival Benfica, precisará de fazer muitos bons jogos e golos, para apagar essa imagem. É possante e joga bem de “costas para a baliza”, mas a sua capacidade de finalização merece evidentes reparos. Após meia dúzia de jogos em que não foi feliz, lesionou-se gravemente e só quando regressar em pleno poderemos aferir a sua utilidade para o FCP 2005/06.
Bruno Moraes: Lesionado desde o final da época passada (em que esteve emprestado ao Vitória de Setúbal) e numa altura em que mostrava poder confirmar alguns dos predicados que tinham justificado a sua contratação é claramente um jogador a rever quando estiver ok. Dada a previsível escassez de opções na frente de ataque no início de 2006, poderá ter aí uma boa oportunidade.

Saídas e Entradas: Depois da saída de Postiga, com McCarthy “ausente” e Sokota e Bruno Moraes lesionados, poderia justificar-se a contratação de um ponta-de-lança “puro” que materializasse em golos a quantidade e qualidade de assistências que os alas e o meio-campo ofensivo proporcionam. Mas só acho que fizesse sentido no cenário, cada vez mais hipotético, da saída em definitivo de McCarthy. Marcel poderia ser uma hipótese, mas não tenho uma opinião muito sólida sobre este jogador.


Com este post encerro a análise do plantel actual do FCP, que actualizarei sempre que se justificar.

Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um Execlente Ano de 2006!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais uma boa análise sem dúvida... Mas permite.me alguns reparos.

O McCarthy é sem sombra d dúvida um bom jogador... e não acredito que quem fez o que Benny fez nos últimos anos, o esqueça assim tão rapidamente.
Co Adriaanse injectou.lhe uma forte dose de confiança, o que se tem vindo a provar nestes ultimos 3 jogos... McCarthy tem jogado para a equipa, abrindo espaços para o aparecimento de Lucho, Lisandro ou até mesmo Diego.
O seu problema é uma irreverencia incompreendida, e aí sim concordo que a sua permanencia no porto passará unicamente se estiver plenamente de corpo e alma no clube.
Falta.lhe um golo para se reafirmar e a CAN vem em muito ma altura.
Hugo Almeida é um avançado com caracteristicas unicas no nosso futebol.. alto, forte, com bom jogo de cabeça e um pe esquerdo fulminante, a Almeida falta.lhe calma e tranquilidade... O seu sentido de orientação na área pode e deve ser aperfeiçoado.

Quanto a contratações acho um erro... e não acredito que se va sobrecarregar um sector por si só completo.

Caneira e José Castro para a defesa seriam bem vindos... assim como Abel do braga.

23/12/05 10:58 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Concordo com quase tudo o que o Pedro escreveu.
Penso no entanto que o Alan é um jogador útil... mas não de início. É importante a sua velocidade quando as defesas já estão desgastadas por um hora de jogo.

Quanto à necessidade de um ponta-de-lança... parece evidente mas ao que parece não vem nenhum. De certo modo percebe-se esta atitude. O Porto já não está na Liga dos Campeões e é melhor tentar encontrar uma solução definitiva com calma e ponderação (Como foram Lucho e Lisandro), a fazer asneiras por querer alguém em cima do joelho.

Para o ano vamos ter outro extremo de grande qualidade: DUDA!!!! Espero que Quaresma fique... Scolari: Não o leves ao Mundial!!!!!

24/12/05 11:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aproveito para dar um beijinho ao Pedro e cumprimentos aos outros membros do blog.

Concordo em absoluto.

Msa gostaria de um comentário à equipa técnica Pedro... ;) Sei que estou a ser provocadora, mas a verdade é que nem eu ainda sei o que pensar deste holandês, porque a verdade é que a reabilitação do Quaresma parece-me uma cosia fenomenal.... mas demorar 6 meses para arranjar UMA equipa parece-me um pouco de mais. E depois temos um FCP que falha nos jogos grandes ou importantes.

Feliz Natal e Bom Ano para todos e que em Maio festejemos o campeonato na Avenida dos Aliados porque já sentimos saudades...

Ass: Cláudia

25/12/05 10:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home