quinta-feira, dezembro 29, 2005

A análise do plantel - Parte IV – O treinador

Parte IVO Treinador

O preâmbulo

Co Adriaanse chega ao FCP com 57 anos e uma carreira perfeitamente consolidada. Como principais referências o facto de pertencer à denominada “escola de ataque holandesa” e a época passada ao comando do AZ Alkmaar, em que discutiu o campeonato holandês até quase à fase final e em que teve uma meritória carreira na Taça UEFA onde apenas caiu no último minuto do prolongamento da meia-final frente ao nosso conhecido Sporting.

Como principais características positivas a já referida filosofia de ataque e o nível elevado de disciplina que impõe às suas equipas e como principal característica negativa o inexistente currículo no que a títulos diz respeito.

As suas passagens por equipas de 2ºplano na Holanda traduziram-se por boas campanhas (embora sem títulos) e a sua passagem por uma equipa de 1ºplano na Holanda (Ajax) foi um fracasso. Se tentarmos encontrar um paralelo em Portugal podíamos apontar por exemplo para um Manuel José, um Jesualdo Ferreira, um Manuel Machado ou até um José Peseiro. O que na minha opinião me deixava no mínimo de pé atrás...

O desenvolvimento

A pré-época correu bastante bem no que à exigência diz respeito e os jogadores começaram a assimilar razoavelmente o modelo de jogo do treinador. No entanto alguns jogos (por exemplo com o Tottenham) deixaram antever algumas fraquezas defensivas que se viriam a revelar na 1ªparte da época.

A época nacional começou bem, com meia dúzia de partidas em que o espectáculo do carrossel de ataque ofuscava algumas falhas defensivas. Com o início dos jogos da CL e com as 2 respectivas derrotas iniciais, “apareceu” uma equipa pouco consistente capaz do melhor e do pior. De salientar que nestas 2 derrotas, eu considerei que tinha havido algum azar à mistura pelo que defendi nesta fase o treinador, contra algumas vozes que se levantaram nesta altura. No campeonato as coisas também começaram a correr pior em termos de resultados e a equipa começou a afundar-se.

Após a mudança do sistema táctico com a inclusão de um trinco (Paulo Assunção) , a estabilização da dupla de centrais (Pepe e Pedro Emanuel) e o “aparecimento” da dupla de extremos no ataque (Quaresma e Lisandro) com o suporte do “comandante” Lucho, o FCP tem vindo lentamente a melhorar de produção e graças aos resultados positivos a equipa tem ganho confiança. O último jogo em Guimarães foi já bastante razoável. Fora de portas após a importante vitória em casa com o Inter, o descalabro continuou com o “dedo muito forte” do treinador.

Em resumo, não acredito que com este treinador voltemos a viver momentos gloriosos embora possamos festejar algumas vitórias (leia-se campeonatos). Para a matéria prima de que dispõe deveria fazer muito mais, ou seja não está ao nível da aspiração do nosso FCP.

Aspectos positivos (porque o que é bom deve ser salientado):
O amadurecimento do Quaresma, com a transformação de um jogador individualista num grande jogador de equipa;
A boa condição física da equipa, que permite acelerar o jogo desde o 1º ao último minuto;
A disciplina dentro e fora do campo passou a ser um must, com a devida excepção chamada Bruno Alves;
A postura sóbria e o discurso directo, não há discurso de choradinho nem desculpas fáceis (não me lembro de o ouvir falar de árbitros).

Aspectos negativos (porque o que é mau não deve ser esquecido):
A eliminação das competições europeias, num grupo muito acessível;
O falhanço sistemático nos jogos “grandes” (Benfica, Sporting, Champ.League);
Os erros tácticos e de substituições constantes, de que são expoente a saída do Paulo Assunção em Milão e as substituições no jogo com o Rangers no Dragão (sai defesa direito, entra defesa direito);
A insistência constante em jogadores fora de forma como são os casos de César Peixoto, Bosingwa e Jorginho;
O desaparecimento de alguns jogadores que até estavam a cumprir (Marek Cech, Ivanildo, Raul Meireles)
O falhanço das contratações que indicou, dado que nem sequer os põe a jogar;
A desresponsabilização própria culpando sistematicamente o jogador A e o jogador B;

And “last but not least”

A forma como afastou Jorge Costa (sem qualquer tipo de atenuante ou perdão)!


P.S. O facto de ser um crítico visível de Co Adriaanse, não me retirará a lucidez na análise, nem me levará a atitudes de “lenços brancos”. Ele é treinador do clube e merece o respeito dos adeptos como tal.

Um bom ano para todos!

Directório "Análise do Plantel" actualizado.

11 Comments:

Blogger Pedro Reis said...

Apesar de inicialmente só estar nos meus planos falar dos jogadores, resolvi "a pedido de algumas famílias" escrever também sobre o treinador Co Adriaanse.

29/12/05 3:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo inteiramente com a análise, mas não acho q o Co tenha insistido em Bosingwa quando este se encontrava em baixo de forma. Bem pelo contrário, retirou-o da equipa qd o Zé mostrava subida de rendimento tendo feito inclusive 2 assistências para golos do Lisandro. Alías um dos pontos negativos a apontar a Co é o facto de retirar da equipa, infundadamente, jogadores quando estes estão a ganhar confiança: H. Almeida, R. Meireles, Diego, Ibson e Bosingwa! Mas apoio-o até ao fim pq é o NOSSO MISTER! FORÇA PORTO

29/12/05 4:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Antes de criticar o Co Adriaanse há que olhar para a tabela classificativa. Eu sei que ele tem cometido erros, principalmente cometeu-os na Liga dos Campeões, mas tem sabido corrigi-los. Estamos em boa posição para ser campeões e com um quarteto defensivo simplesmente mediocre.

29/12/05 5:16 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Eu critico o treinador independentemente da posição na tabela classificativa.

29/12/05 6:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Notícia de ultima hora: Kromkamp acaba de assinar pelo Liverpool! Bem isto ta a ficar complicado... vendemos Seitaridis e não nos precavemos (não foi um negócio à Pinto da Costa); tivemos na mão e deixámos fugir Nelson (Benfica), Kromkamp (Villarreal e agora Liverpool), Cicinho (R.Madrid) e porque não também Abel (Sporting) embora eu não seja grande apreciador de Abel. Por outro lado hoje sai na imprensa q o Porto pode ser o próxio destino de Miguelito. Espero q este não deixemos fugir sob pena de o ver de verde ou vermelho! FORÇA PORTO

29/12/05 8:47 da tarde  
Blogger inspector closeau said...

Bem, resta salientar que são apenas 4 meses de trabalho. Ao fim de 3 meses acertou com o necessário equilíbrio da equipa e ninguém duvida que agora estamos realmente fortes.
O fracasso na liga dos campeões deve-se a muita ingenuidade e infelicidade.
É uma equipa para o futuro isso nunca foi escondido, se o caso do capitão foi mal gerido teria de acontecer mais cedo ou mais tarde.
Parece-me um grande treinador na formação de jogadores falha na construção de uma equipa.
No dia em que for substituído deixa uma boa herança, ai não duvido.
Tocámos no céu custa-nos voltar à normalidade, paciência.

30/12/05 10:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O pior que pode acontecer a uma equipa (seja de que área for) é um infindável nº de mudanças. Deixem dar consistênca aos modelos de jogo, melhorar a cantera, enfim desenvolver as base do projecto... para corrigir estes pequenos erros(as fallhas do Co) esta SAD pode persistir em grandes erros... mais uns contentores de brasucas...

30/12/05 10:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os jogos iniciais do Porto no campeonato mostraram uma equipa a fazer um pressing muito forte, a buscar insistentemente a posse de bola e a imprimir uma grande velocidade ao jogo... contudo a defesa, forte pila do FCP nos ultimos anos, começou a ceder e mostrou as suas fragilidades em especial na Madeira, com o Manduca a fazer gato sapato da defesa.

A incoerencia nas declaraçoes do Adriaanse tiraram.lhe alguma credibilidade, e no celebre episodio dos lenços brancos ele viu que quem manda na equipa são os adeptos.. Pena que não tivesse resultado com o caso de Jrge Costa.

Penso que a gestão da equipa está a ser muito mal planeada... Jogadores como Lucho, Quaresma, Paulo Assunção estão a jogar mais do que é necessário... e jogadores como Almeida, Raul Meireles, Ibson, Cech, Ivanildo entre outros de qualidade estão de fora tempo a mais!!!

Esperemos que a quebra de ritmo do Porto não se verifique... afinal só estamos em duas competições!!!!

30/12/05 11:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada pela análise Pedro!
Concordo com quase tudo. Mas eu não gosto do Adriaanse. O grande mérito dele para mim é com o Quaresma... Vê-se que de facto o homem com os mais novos tem capacidades úteis e importantes a conservar.
Organizar uma equipa... Bahhh! Não me convence. Por muitos motivos. Desde o facto de uma equipa ter jogado bem e na semana a seguir já estava tudo alterado, até àquela patética substituição ao intervalo em Milão.
Além de que se desresponsabiliza de tudo e mais alguma coisa (caso flagrante: Baía em Glasgow- no golo que até foi falta do Prso e Raul Meireles penso que em Milão)e não sei como isso passa para o balneário.
Também me parece existir preferidos (acho que só tirou o Joginho quando já não havia muita margem de manobra do jogador juntos dos adeptos- ou seja, não o protegeu sequer condignamente) e mal amados.
Alguém que insiste com o C Peixoto na esquerda, tendo um Marek no banco não me parece brilhante.

E depois há outra coisa, que para mim é a pior! Nos grandes jogos (contra SLB ou SCP, ou da Liga dos Campeões falha...). Estou curiosa para ver o que acontece na 2ª volta. Se é verdade que não é pro ganharmos aos outros grandes que somos campeões(sendo o campeonato uma prova de irregularidade), menos verdade é o que sentimos quando ganhamos a qualquer um deles... Ou, pior, quando perdemos. Aquela derrota no dragonis com o SLB ainda nem a digeri muito bem, confesso! E para mim, os grandes campeões são-no contra tudo e contra todos. Não é digno de um grande campeão, apregoar o futebol de ataque, zangar-se à séria com meio mundo em portugal ao defender o futebol ofensivo e depois fazer o jogo que fez em Milão...

Por tudo isso, eu não gosto do Sr Co Adriaanse.
Espero, claro, para bem do clube que sejamos campeões e que consigamos a taça. Acho-o capaz disso. Mas nada mais... É demasiado mediano para um clube como o nosso.
Não espero um Mourinho (clone dele só no Museu de Cera), mas espero um treinador com cojones nos jogos grandes e importantes...

Beijinhos e bom ano para ti e para os outros membros do fórum.

30/12/05 1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Onde tenho "prova de irregularidade", queria obviamente dizer "prova de regularidade"... A irregularidade da equipa quem a empresta é o senhor Adriaanse.. :p

30/12/05 1:14 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Eu não sou dos maiores críticos de Adriaanse.
Acho que ele cometeu alguns erros, especialmente na abordagem a alguns jogos europeus e onde a sorte acabou por não querer nada connosco. A nível nacional o ponto mais marcante do seu percurso foi a derrota com o Benfica que se deve unica e exclusivamente a uma defesa muito deficiente. Mas quem escala os jogadores é Adriaanse e por isso a responsabilidade também é sua. Ao contrário de grande parte dos adeptos portistas, eu acredito em Adriaanse... acredito que pode tornar o Porto mais forte.

A oposição e crítica feroz que encontrou no Jornal Record e em Abola fizeram alguma mossa na postura inicial de Adriaanse... espero voltar a rever essa postura.

30/12/05 2:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home