domingo, janeiro 22, 2006

Estratégia de risco!

Image hosting by PhotobucketCo Adriaanse não gosta de derrotas! Depois do desaire frente ao Benfica, revolucionou com sucesso a equipa dando-lhe mais consistência e objectividade. Depois da derrota na Amadora, nova revolução aconteceu… esta com mais probabilidades de fracassar. Analisemos a estratégia:
Comecemos pelo início… Baía foi para o banco e Helton foi o dono da baliza. Não existem jogadores intocáveis… Baía é um símbolo e uma referência do clube mas não pode estar acima dos interesses colectivos da equipa. É de alguma forma lógico que depois de um erro, o outro guarda-redes tenha hipóteses de demonstrar o seu valor… Helton é um grande guarda-redes, tendo algumas características técnicas superiores ao 99 portista. Foi uma decisão de risco de Adriaanse… que ele terá que assumir e ser totalmente responsável por ela.
A defesa compôs-se apenas de três elementos: Ricardo Costa, Pepe e Cech. Ficando reservado a Bosingwa um papel de trinco mais recuado que auxiliava o centro da defesa quando isso fosse necessário. No meio-campo Ibson e Lucho com evidentes preocupações de cobertura defensiva. No frente de ataque, Adriano e Lisandro, flanqueados por Quaresma e Alan.
Não gosto do sistema! Parece atacante mas tirando os quatro da frente, limita os movimentos ofensivos dos restantes elementos e potencia situações de risco desnecessário para a defesa. Uma vez que o FêCêPê tem carências nas laterais da defesa, um esquema parecido com este mas onde os três elementos da defesa fossem mais estáticos parece-me mais adequado. Um 3x4x3 onde dois dos elementos do meio-campo Bosingwa e Ibson teriam preocupações de cobertura e outros dois, Diego e Lucho poderiam jogar mais soltos. No ataque: Quaresma, Adriano e Lisandro. Para a baliza escolheria Vítor Baía, apesar de compreender e aceitar a opção de Adriaanse.

As minhas escolhas: Baía; Pepe, Pedro Emanuel e Ricardo Costa; Bosingwa, Ibson, Lucho e Diego; Quaresma, Lisandro e Adriano.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aníbal, obviamente que não há intocáveis mas castigar um jogador porque cometeu um erro parece-me excessivo. Baía é o melhor guarda-redes em Portugal e tem vindo a demonstrar estar em grande forma. Não pode ser um disparate como o da Amadora a pôr em questão tudo isto. Felizmente que temos o Hélton como 2º guarda-redes e só por isso esta opção do Adriaanse (quanto a mim, desnecessária e disparatada) não ganha contornos de escândalo.
O atrasado mental do Scolari, que nós tanto criticamos, já teve que suportar 150 mil abébias do frangueiro do Montijo (muitas culpas no golo de ontem apesar de a nossa imprensa nada dizer sobre isso...) e demonstrou sempre confiança no tipo. Um grande treinador - e Adriaanse, claramente, não o é - nunca faria uma alteração como a que ele faz para o jogo da Naval.

22/1/06 4:00 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Ricardo... o Baía foi e é um ídolo para mim mas como disse no Post: "Acima dos valores individuais está o colectivo." Baía não tem estado particularmente feliz nos remates de longe e não foi só na Amadora que isso aconteceu. Se o F.C.Porto não tivesse um substituto à altura, então a substituição era ridícula... mas como Helton também é um grande guarda-redes não vejo o porquê do escândalo. É uma opção do treinador e que ele terá, para o bem ou para o mal, de ser responsabilizado por ela.
Abraço,

23/1/06 9:28 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Também aqui, nesta situação difícil para ele, vamos poder ver a estatura profissional de Vítor Baía. Aqui há uns tempos, correu o rumor que Scolari não o convocava porque Baía era prejudicial para o grupo no banco... agora vamos poder verificar que isso era mentira e que ele mais do que ninguém sabe sobreelevar os interesses do conjunto em detrimento dos seus interesses pessoais.

23/1/06 9:32 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

A revolução que o FCP precisa, começa no presidente e acaba no treinador, não tem nada a ver com a equipa e com os jogadores!

Enquanto a direcção se entretem a fazer comunicados de merda para serem ridicularizados e darem mais força aos adversários; o treinador se entretem a destruir a equipa e a condição psicológica dos jogadores o nosso rival ganha força e ou muito me engano ou preparamo-nos a passos largos para sofrer mais uma humilhação de os vermos festejar em Maio...

Desculpem lá o meu "radicalismo" mas atingi o limite da minha paciência.

23/1/06 10:14 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Meus amigos... discordar do treinador é normal mas precisamos de manter a calma, a serenidade e unirmo-nos em torno da equipa. Se comecarmos a puxar uns para cada lado o mais normal é realmente não atingirmos os nossos ojectivos. Também não gostei da estratégia e do jogo mas vou aguardar com tranquilidade os necessários ajustes que ela necessita para encararmos os próximos jogos com confiança. Se nada for feito... se realmente Co Adriaanse não inverter a forma quase suicida como enfrentou o jogo da Naval, aí sim este treinador passa a ter em mim também um severo crítico. Mas aguardemos com serenidade os próximos jogos.

23/1/06 11:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Pedro Reis quando fala da revolução no topo da SAD: é inadmissível que o passivo do FCP seja da dimensão em que se encontra!!! Depois de anos fantásticos de vacas obesas a SAD ganhou hábitos esbanjadores e não tem como recuperar... (eu não sou sócio da SAD) temo que o meu clube saia prejudicado desportivamente por essa situação.
Quanto ao Mister Co. acho que o desígnio humano tem mistérios insondáveis... ele quererá chegar onde pensa, mas usa de métodos pouco ortodoxos (funcionaram com o Quaresma e com o Diego - vamos ver com a equipa). Por outro lado acho que os problemas da equipa vão para além da motivação psicológica: há falta de qualidade em alguns sectores.... por muitas invenções e malabarismos, a defesa é miserável mesmo... não liderança em campo, há falta de mistica... a ver vamos. Há que manter a calma. Posso parecer radical, mas não me importava que este ano o FCP perdesse o campeonato se garantisse uma equipa para ganhar os próximos 5, e uma cantera de verdade, de talento... alegria de jogo... e imensas vitórias, todos os anos, e não esporádicas... como o Barcelona do Cruif ou mesmo deste outro holandês...

23/1/06 5:38 da tarde  
Blogger Hugo said...

Esta estratégia só não provocou um descalabro porque a Naval é mesmo muito fraquinha e o Pepe esteve muto bem a apagar todos os fogos.

23/1/06 9:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

São fracos de uma e de outra maneira.
Tirem o Lucho e Quaresma e vão ter resultados, ... negativos.
Equipa, isto ñ é uma equipa, são 2 jogadores. Ainda falavam que o ano passado O GLORIOSO só tinha um 11,vocês só têm 2, o resto nem vocês gostam deles.
Boa Sorte e que fiquem logo atrás do S.L.B.

24/1/06 3:08 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Sem querer estar a fazer de advogado de ninguém, vocês já contaram quantos golos o FêCêPê já sofreu de fora da área? Pois então contem e saibam que somos a 2ª equipa com mais golos sofridos fora da área... o azar não pode explicar tudo! Nenhum de vocês gosta ou admira mais o Baía do que eu... nenhum! Mas vou repetir-me para não me contradizer: Os interesses colectivos estão sempre à frente de quaisquer interesses individuais.

24/1/06 8:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tirava o Lizandro, que está cansado, compreendo a escolha por Alan.

25/1/06 9:01 da manhã  
Blogger Mitico said...

A opinião é simples...

O FC PORTO tem que se deixar de preocupar com as "Veigarices" que por aí andam, guerras pessoais que as resolvam fora do mundo do futebol e que se preocupem em comprar um defesa direito e um defesa esquerdo JÁÁÁÁ!!!!!

Lembrem-se da facilidade com que Manu abriu aquele flanco todo, sem ter que fintar muito...

Temos que nos unir e acreditar num FC PORTO vencedor da taça de Portugal e campeão nacional.

Abraço a todos

PS: O PRIMO - Chama-se José Fernando, é portista e segurança dos encarnados. O laço familiar com José Veiga foi descoberto pelo jornal "24 Horas", depois do estalo que deu a um cidadão acabado de aterrar em Portugal e acusado pelo Benfica de tentar desviar Moretto para o FC Porto. As televisões registaram a proeza, mas as autoridades não o incomodaram, até hoje.

25/1/06 12:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home