quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Corte aos Super. Bravo!!!!

A administração da SAD, decidiu cortar o apoio oficial que dava aos Super Dragões!

Aí está uma medida acertada e que apenas peca por tardia. Acontecimentos como os que marcaram a época passada, as invasões do Centro de Estágio por parte de membros da claque, as provocações e confrontos com jogadores do clube e mesmo as inacreditáveis ameaças de morte a José Mourinho em vésperas de uma final da Liga dos Campeões, eram motivos mais do que suficientes para este apoio oficial já ter terminado há muito. Mas foi preciso que estes indivíduos ameaçassem a integridade física do nosso treinador, partindo-lhe o carro à pedrada, ao pontapé e a very-lights para que uma posição mais drástica fosse tomada.
Mas mais vale tarde do que nunca... ninguém pode é esperar que os membros da claque fiquem impávidos, assistindo desolados à derrocada da sua árvore das patacas que lhes permite exibir com orgulho os modelos 911 da Porche e o X5 da BMW pelas apertadas ruas do Porto.
A claque Super Dragões, mas principalmente os seus dirigentes, têm muito mais a perder com esta posição do que o clube, que como consequência desta posição pode apenas assistir a uma diminuíção do ruído de fundo que dá vida e cor a um espectáculo de futebol. Mas esta medida era por demais exigida face à crescente importância que os Super Dragões achavam que tinham no F.C.Porto apenas pelo facto de serem um grupo organizado de portistas (não necessariamente de sócios.)

Uma claque serve para apoiar, para dar vida, luz, som e cor ao espectáculo futebolístico... mas as recentes atitudes violentas para com funcionários do clube e as provocações em relação à mão que os alimentava(e que estão no lugar por voto expresso dos SÓCIOS portistas, já que o clube ainda é o accionista maioritário da SAD), era por demais ridícula.
Fica assim o Tio Reinaldo sem condições de ajudar os seus afilhados... pena!!!!

Voltem Dragões Azuis!!!!
Força Colectivo... essas gargantas bem afinadas!

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Alguém me disse (vendo ao mesmo preço...) que nas deslocações da equipa ao estrangeiro, os SD, que fiavam junto da comitiva gastavam por conta com o platina do tio Reinaldo!!!
Parece que este "Frankenstein" está sem controle, e como diz o Anibal, pode por em causa o progenitor!
As claques dão colorido, fazem parte da festa, apoiam... mas não podem estar acima da festa e da equipa!

2/2/06 10:46 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

A promiscuidade entre Reinaldo Teles e os Super Dragões é por demais conhecida. Muito mais do que a SAD, era o Tio Reinaldo quem os patrocinava e era a ponte entre a SAD e a claque.

2/2/06 12:33 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Até que enfim uma decisão acertada da SAD! Já não era sem tempo, dados os constantes episódios vergonhosos em que a claque tem estado envolvida.

Quem sabe se a partir daqui os jogadores, o treinador e os dirigentes não ganham mais tranquilidade para arrancar para uma grande 2ªvolta e para a conquista do campeonato?

Sonhar não custa...

2/2/06 2:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se esta é uma atitude inenarrável dos Super Dragões, que dizer das atitudes da SAD nestes 2 ultimos anos e deste palhaço holandês desde que está à frente da equipa de futebol?
A televisão e os comentaristas do regime fazem a cabeça a muita gente. Tenham juízo!

2/2/06 3:21 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro anónimo: Ainda não vi nenhuma atitude violenta por parte de algum elemento da SAD. A SAD tem cometido alguns erros, é verdade mas quando as coisas correm mal não podemos andar a disparar em todas as direcções a ver se acertamos em alguém.
A atitude provocatória dos Superdragões não é deste ano nem do anterior... ela tem sido tolerada pelos sócios porque não podem fazer nada para impedir que um bando de indivíduos ponha na lama o nome do clube e a imagem dos adeptos do F.C.Porto.
Um exemplo muito simples: 1/10 dos portistas que vão ao Dragão não ser revêm no cântico insultuoso que as claques cantam ao SLB. Para grande parte dos sócios, o SLB é um rival que merece respeito, porque muitas razões mas acima de tudo porque todos temos amigos e familiares que são desse clube... para grande parte dos sócios o F.C.Porto está acima de qualquer rivalidade... não são anti-nada, são apenas Pró-Porto!!!!

Ser portista não implica ser anti-lampião, como muito boa gente tenta fazer crer!!!!

2/2/06 3:48 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Anónimos para mim não merecem resposta...

2/2/06 5:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ja que os cinco estão tão contentinhos com o fim do apoio aos SuperDragões, espero ve-los a todos nas próximas deslocações do FC Porto, à chuva e ao frio. Posso esperar sentado... Imbecis.

2/2/06 6:56 da tarde  
Blogger Hugo said...

Já não era sem tempo!
Aqueles que há uns 3 anos atrás faziam uma grande claque, agora não passam de um grupo de arruaceiros que se acham acima de tudo e todos.

2/2/06 7:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Totalmente de acordo com a posição da SAD e obviamente com este post!

2/2/06 11:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

reis? só conheço os magos...
pedro? li o post de um a responder a um anônimo, dizendo: "Anónimos para mim não merecem resposta... ".
já parece o outro a dizer: "se querem que vá embora tirem os lenços brancos do bolso..."

3/2/06 1:28 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro anónimo: percebe-se que és membro dos Super. Penso que não deves ter vergonha ou medo de o demonstrar. Não meto no mesmo saco todos os elementos dos Super, grupo ao qual apesar de nunca me ter filiado, acompanhei algumas vezes aquando da minha adolescência. Como já disse, as claques representam uma mais-valia para a equipa de futebol, mas quando elas fazem uso dessa sua utilidade para fazerem violência e pressionarem os meandros do clube, então quanto a mim é melhor não existirem.

3/2/06 10:07 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Vi agora num comunicado dos SD que estes insurgem-se contra Antero Henriques, mesmo não tendo a coragem de dizer o seu nome. E insurgem-se contra ele porquê? Segundo eles, o Antero Henriques trepou por cima do número 2 da hierarquia portista(leia-se o Tio Reinaldo) assumindo-se como o braço direito de Pinto da Costa.
Tenho de Antero Henriques uma opinião muito favorável, é um homem íntegro que subiu dentro do clube a pulso e não à custa de quem quer que seja.
Claro que para quem sobe na vida à custa de ser dirigente de uma claque, nunca poderá compreender que alguém suba numa organização pelo seu esforço, dedicação e conhecimentos.

Cada vez me parece mais claro que o Tio Reinaldo anda a ficar chateado e os afilhados SD poderão estar a funcionar como o seu "braço armado"!

3/2/06 12:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Conheço pessoalmente o Antero Henrique desde 91, numa altura em que começava a deixar a revista Dragões e começava a tratar as relações externas do clube. Tenho-o como um Homem muito honesto, rigoroso e extremamente competente. Sempre me deu a conhecer um Porto profissional e dinâmico, ainda assim raro.
É um Homem que realmente subiu a pulso e merece todas as conquistas que obteu. Aíás no ADN das conquitas recentes do FCP está a mão do Antero, basta conhecer o enorme good will que consegui com todas as pessoas que tem contactado... o seu imenso mar de amigos.
A sua intocável fidelidade a PC e ao clube tem marcado a sua relação de trabalho.
Quando critico a SAD não é ao Antero, mas sim a Gestão, as mordomias, o fausto, a desresponsabilização. Não se admite que extra-equipa de futebol, o clube tenha bem mais de 5 milhões de € de custos de estrutura. É um trém de cozinha.
Não conheço ninguém dos SD, só o que fazem no estádio e nas aparições públicas, logo... são vozes que não chegam ao céu e se perdem nos comunicados.

3/2/06 1:27 da tarde  
Blogger . said...

O ex-dirigente portista salientou que nos dois últimos anos a SAD teve proveitos de 112 milhões de euros e que apesar disso "registou apenas 23 milhões de euros de lucro". Alexandre Magalhães está "preocupado com o futuro da SAD" e com o valor de um passivo (127 milhões de euros) muito aquém do activo imobilizado (90 milhões de euros), situação que obriga o clube a "continuar a alienar jogadores". A este propósito, disse também que o clube está transformado num "entreposto de jogadores", tendo vendido e comprado mais de 100 nos últimos anos.
Magalhães foi ainda informado que as indemnizações pagas a Del Neri e a Víctor Fernández ascenderam a 5,3 milhões de euros (Couceiro nada recebeu pelo rescisão), tendo depois contestado os 2,297 milhões de euros de remuneração ao conselho de administração no último exercício, em contraste com os 959 mil euros do exercício anterior. Explicação para a diferença: uma comissão propôs uma gratificação. Contas feitas, em média cada elemento recebeu 42 mil euros por mês, situação que Magalhães considerou "uma loucura".

Infelizmente, cultura democrática é coisa que não existe no FC Porto. Ai de quem tente levantar a voz em Assembleia Geral, se bem que agora o que contam são as da SAD. Quem não alinha no "rebanho" é considerado traidor. As claques são criticadas por serem acéfalas. Mas quando estas começam a pensar e a questionar, são penalizadas e ameaçadas. Os SD estão a ser escorraçados pelo ataque a Adriaanse onde ainda ninguém foi identificado? E o Processo Apito Dourado como fica? Se algum dirigente, presidente incluído, for formalmente acusado, vai deixar o cargo que ocupa no clube?
O FC Porto não tem verdadeira oposição, são raras as vozes críticas, e tanta coisa está mal. Como se explica isto? Quanto à pena que alguns senhores aqui demonstram em relação ao "Fdp SLB", realmente devem ser "cristão-novos". Se fossem portistas há tanto tempo como muitos dos que agora são criticados, conheceriam certamente a estratégia de José Maria Pedroto que, em parceria com Pinto da Costa, levou o FC Porto a contestar a supremacia vermelha e a iniciar um período de domínio no futebol português que, para perdurar, terá de sofrer um abanão. O Benfica sempre foi, é e será o grande adversário do FC Porto. Pinto da Costa, em Espinho, até lhes chamou "INIMIGOS". Nessa altura, os moralistas anti-claques não se pronunciaram contra o presidente...

Ass: Manuel Silva

3/2/06 2:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Haja uma 3ª via. A SAD não tem estado bem, mas os SD também não!

3/2/06 4:01 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro Manuel Silva:

Em primeiro lugar, citar Alexandre Magalhães é para mim sinónimo de desconhecimento da realidade do clube. Esse senhor foi sempre um crítico de Pinto da Costa desde os anos 80 e vai-se prolongando até aos nossos dias.
Não existe oposição??? Mas o F.C.Porto precisa de oposição para quê? Acaso existem partidos dentro do F.C.Porto? Se durante quase 30 anos Pinto da Costa é o presidente do clube tal se deve aos sócios... e eu não estou nada arrependido de o ter sempre apoiado! Depois de 87, após a magnífica vitória de Viena, uns arautos da democracia tb queriam correr com Pinto da Costa... ainda bem que não conseguiram. Com isto não estou a dizer que concorde com a sua actual gestão... em bastantes decisões e atitudes estou perfeitamente contra, como aquela que cita onde chama "inimigos" aos nossos adversários. São declarações como essas que não fazem falta ao futebol.

Quanto à sua última questão, não sei o que quer dizer com Cristão-Novo, mas uma coisa posso-lhe dizer: Pedroto foi um Homem com H grande. Lutou pelo clube contra ventos e marés, lutou incrusivamente contra alguns poderes instalados no próprio clube. Fez-nos acreditar que eramos melhores do que os clubes de Lisboa e que tínhamos muitas mais potencialidades que as que acrditavamos que tínhamos. Para além disso, revelou a todo o país que ali já não morava um clube que se resignava com as injustiças, que jamais baixaria os braços. Mas uma coisa lhe garanto: Nunca viu ou ouviu José Maria Pedroto insultar um adversário ou desrespeitar um rival!!!! O cântico "SLB" é ridículo e insultuoso... não tem lugar num clube como o nosso. Ao cotrário do que Pinto da Costa diz: O F.C.Porto tem rivais e adversários... não inimigos! Porque se tivesse inimigos, eu não poderia ter amigos lagartos e lampiões... não poderia assistir ir ver um Benfica-Porto a casa de um amigo, nem levar um amigo SPortinguista a um Porto-Sporting! O futebol não é uma guerra!!!

3/2/06 4:29 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Qd as eleições no clube chegarem, então é altura para falar em possível sucessão de Pinto da Costa! Para quê estar agora a desestabilizar o clube?

3/2/06 4:32 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Aníbal,

Palavras sábias.
Mais comentários para quê?

3/2/06 5:45 da tarde  
Blogger . said...

"Em primeiro lugar, citar Alexandre Magalhães é para mim sinónimo de desconhecimento da realidade do clube. Esse senhor foi sempre um crítico de Pinto da Costa desde os anos 80 e vai-se prolongando até aos nossos dias."

Pelos vistos estou a perder tempo com mais um sócio das "campanhas dos 100 mil". Qualquer portista pré-campanhas conhece perfeitamente como aconteceu, e porque aconteceu, o divórcio entre Pinto da Costa e Alexandre Magalhães. Quem não sabe, que se cultive. De resto, há que saber também que Alexandre Magalhães venceu em Tribunal um processo que o opunha a Pinto da Costa e Reinaldo Teles. Teve a ver com um certo jogo entre o FC Porto e o Hamburgo, que nenhum portista que lá tenha estado alguma vez esquecerá. Mas é preciso ter lá estado, e em 1990 os "blogmakers" ainda eram portistas de garganta. O pior que pode acontecer ao FC Porto é continuar esta falta de escrutínio à gestão da SAD. O unanimismo não é democrático, e haver quem o defenda é assustador em pleno Século XXI. O FC Porto, nas Antas, tinha uma placa com a efígie de Pedroto a dizer "os homens passam, o clube fica". Quem ama o FC Porto, ama o clube, o emblema, a paixão. Não a SAD, as remunerações escandalosas, os negócios ruinosos e os comissionismos despudorados. A implosão só não aconteceu antes porque, como está bom de ver para quem quiser ler o seu livro, Mourinho decidiu vir oferecer-se ao FC Porto, no dia de anos do presidente, quando até já tinha tudo acertado com o Benfica, já depois de na Luz não o terem segurado logo da primeira vez. No entanto, foi só o Mourinho ir embora para recomeçar o forrobodó das negociatas, sendo radicalmente alterada a política de contratações que nos deu tantos títulos. Quem for portista e tiver memória que se lembre das denúncias de Octávio, que como treinador obviamente não servia para o FC Porto, mas que se revoltou perante as poucas-vergonhas que ocorriam por baixo da mesa.
Por último, ser portista, para mim, é precisamente não usar palas nem comer grupos. Por isso sou do Norte, com muito orgulho.

Ass: Manuel Silva

3/2/06 10:52 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro Manuel:

As decisões da SAD estão legitimadas pelas eleições do clube, que
decidiram eleger democraticamente Pinto da Costa para mais um mandato.
Se alguém aqui está a tentar subverter a democracia és tu e quem pela
violência tenta impôr as suas ideias.
Quando se discute de forma cordial com alguém, ainda para mais à
distância é suposto não tirar juízos precipitados. Não precisava de
dizer isto porque quem me costuma ler sabe perfeitamente que não sou
portista de campanhas. Sou SÓCIO do F.C.Porto há mais de 30 anos e
tenho um número abaixo dos 10.000, e ainda não encontrei ninguém mais
novo do que eu com número mais baixo. Não vou perder mais tempo com
Alexandres Magalhães... para mim existe todos os sócios têm a legitimidade de questionar as direcções em assembleia geral, quando o fazem na praça pública já me causam alguma comichão. Para além disso, a grande cumplicidade entre Alexandre Magalhães, Fernando Gomes e Alexandre Pinto da Costa não me deixa nada sossegado. Todos sabemos que Alexandre Pinto da Costa era sócio de José Veiga e que Fernando Gomes era também um grande amigo seu. Sei reconhecer um abutre quando o vejo,
tal como reconheci em José Veiga uma dessas aves agoirentas. São
pessoas que fazem de tudo para deitar a mão ao clube, não se
importando com os meios para atingir esses fins.
Mas de que Unanimismo estás a falar? Já leste este blog? Já lestes as
vezes que discordamos e pusemos em causa as decisões da SAD e do seu
presidente? Mas uma coisa é discordar... outra bem diferente é
subverter a democracia e querer fazer revoluções ou levantamentos
populares. Nisso não contem com o blog FêCêPê para nada. O blog FêCêPê
é um blog Pró-F.C.Porto... é um blog que jamais contribuirá para
desestabilizar e criar discórdia no seio do clube. Se nos levantamos
contra os Super Dragões é porque eles estavam a tentar usar a
violência para impôr as suas ideias... e isso caro Manuel é por demais
desprezível.
A SAD tem estado mal? É verdade!!! Muitas das suas decisões têm sido
bastante infelizes. Mas o que ganha o clube com a queda da
administração da SAD para além de uma confusão danada como se assite
por exemplo no Sporting? Ganha talvez a possibilidade de alguns abutres terem finalmente a possibilidade de subirem ao poleiro. Não
obrigado!
Falas de Pedroto como uma referência. Mas sabes que o retorno de
Pedroto ao clube em 1976 foi a primeira medida de Pinto da Costa
enquanto Director Geral para o futebol? Sabes que ele tinha sido
corrido do clube em 1968 por Afonso Pinto Magalhães? E sabes que em
1980 ele saíu do clube, porque o presidente da altura, Américo de Sá,
foi contraternizar no balneário do Benfica uma derrota do Porto no
Jamor? E que Pedroto apenas aceitou regressar ao clube quando Pinto da
Costa foi eleito presidente? Tento na língua e evita usar a memória
desse grande portista para desestabilizar o clube, coisa que o Zé do Boné nunca fez, mesmo quando foi escurraçado. Gratidão
é o mínimo que exijo de um portista. E se ao ouvir um portista falar
mal de Mourinho abano a cabeça, quando ouço ou leio um portista
descarregar em Pinto da Costa os insucesso do clube, só me apetece
fazê-los recuar 30 anos! Aí sim eles tinham o clube que mereciam. Pode
ser verdade que Pinto da Costa esteja a ficar velho. Pode ser que ele
esteja a tomar medidas desajustadas, mas ele é o presidente que nos
deu as nossas alegrias desportivas... nos devolveu o orgulho de ser
PORTO. Deixem-no acabar este mandato e logo se verá as alternativas que se levantam.
É verdade que os Nortenhos não têm palas nos olhos... tb não têm papas na língua... mas o que os VERDADEIROS NORTENHOS têm sempre é GRATIDÃO!!! Todos os verdadeiros têm gratidão!

6/2/06 9:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal deixa-me dizer que o facto de não me ter identificado num comentario anterior, não quer dizer que tenha ("VERGONHA ou MEDO") de alguma coisa.
Apenas acho que responder para o carlos, joaquim,manel ou para o anonimo é igual.

6/2/06 7:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home