sexta-feira, janeiro 12, 2007

E se o FCP - Chelsea fosse agora?


Um artigo deste género vale o que vale. O que será analisado aqui, de uma forma mais ou menos simplista é o valor individual de cada atleta. Ou de cada atleta que neste momento faz parte do 11 de cada equipa. O Chelsea está a atravessar um momento estranho e o FCP depois de uma série fantástica de resultados, teve o descalabro da Taça. Mas como a análise é puramente individual isso não vem muito para o caso, sabendo nos que em confronto destes, o valor de cada atleta conta pouco, se o valor da equipa como um conjunto é fraco. Talvez seja um pouco fútil esta análise, mas é certamente engraçada para perceber que um clube não dista muito do outro em termos de 11 titular e a força que tem a mentalidade e a agressividade com que se joga à bola.

Portanto, analisando posição a posição o FCP e o Chelsea, isto é o que retiro:

Guarda Redes:

Helton está ao nível de Petr Cech. Ou se quiserem, Petr Cech está ao nível de Helton. Portanto, Helton é bastante melhor que os actuais guarda redes titulares do Chelsea.

Neste ponto, actualmente estamos a ganhar com larga diferença e sem lesões, estamos em pé de igualdade.

Defesa Direito:

Bosingwa neste momento da sua carreira é bastante melhor que quer Paulo Ferreira (o do Chelsea é uma lástima de jogador, não se entende porquê) e Geremi.

Ganhamos claramente, em qualquer situação. Sem margem para dúvidas.

Defesa Esquerdo:

O Chelsea comprou Ashley Cole quando tinha Wayne Bridge a jogar o melhor futebol desde que Mourinho assumiu o comando do Chelsea. Injustamente, Bridge foi para o banco e Ashley Cole pegou de estaca. Até hoje, Ashley Cole não fez um único jogo de jeito aparentando um nervosismo bastante invulgar para quem era titular do Arsenal e da selecção inglesa. Fisicamente continua um jogador imponente.
O FCP tem Marek Cech que parece não evoluir e Fucile. Terá também Mareque, jogador que eu acho interessante mas que apenas visualizei umas 2 ou 3 vezes. Neste ponto darei vantagem ao Chelsea, mas por muito pouca margem, actualmente. Todos sabemos que Ashley Cole tem um potencial fantástico. Mas será que algum dia voltará a ser o mesmo?

Defesas Centrais:

Neste ponto o FCP era bastante superior. O Chelsea estava a jogar com R.Carvalho e uma adaptação. O FCP está a jogar com Pepe, que quanto a mim já ultrapassou R.Carvalho em nível e B. Alves que se tem revelado certinho. Mas John Terry parece estar de volta e o valor desse rapaz é simplesmente fantástico. Chelsea ganha com diferença.

Trinco:

Aqui não é preciso escrever muito. Makelele é quanto a mim o melhor trinco de sempre, na verdadeira acepção da posição trinco.

Médios Centros:

Lucho e Meireles/Ibson, contra Lampard e Essien. Neste momento, Lucho é superior a Lampard. Mas Essien está numa forma simplesmente fantástica e a importância que ele tem no jogo da equipa é bastante superior a Raul Meireles/Ibson.

Neste ponto, Chelsea vence e quando Lampard estiver em melhor forma vencerá com mais contundência. Falta Anderson.

Criativo:

Entre Quaresma e Ballack, prefiro Quaresma. Aliás, prefiro o Quaresma, de olhos fechados e a vender T-Shirts na feira de Custóias. Ballack é um bluff, sempre o foi, apesar de imensa gente sentir uma admiração por esse "jogador" de futebol. Quaresma está numa forma fantástica e a ser extremamente importante no FCP. Mas é claramente um jogador muito, mas mesmo muito, influenciável. Não faço ideia que impacto terá o jogo da Taça no resto da sua época.
Mesmo assim, o FCP ganha de uma forma MUITO clara neste aspecto.

Avançados:

Apesar de Lisandro ser neste momento muito mais importante no FCP que o Schevechenko é no Chelsea, o imenso poderio de Drogba dá a vitória ao Chelsea neste campo. Depois de duas épocas "assim assim" em que nunca justificou o dinheiro investido nele, esta época abriu o livro e está completamente irreconhecível: Força, técnica e muita mas mesmo muita acutilância. Um jogador fantástico que luta pela equipa. Mesmo tendo como par um Schevechenko completamente podre, só o seu valor faz com que a dupla Scheva/Drogba seja claramente superior a Lisandro/Postiga.

E aqui termina este exercício. Volto a referir que isto é apenas uma simples comparação. Sou consciente, como será quase toda a gente, que em 90 minutos muitos outros factores têm influência no desenrolar de um jogo.

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O CHELSEA A JOGAR O QUE TEM ESTADO A JOGAR JÁ ERA.......DEPOIS O MOURINHO POR PERDER COM O F.C.PORTO JÁ É ESPERADO EM MILÃO!

12/1/07 5:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apenas não concordo com a análise ao Makelele. Não me parece que seja o melhor trinco do mundo. Aos 34 anos está a piorar em termos fisicos e obviamente não tem o mesmo fulgor de outros tempos.

Talvez por isso o Essien tenha mais margem de manobra e com maior espaço

Mesmo assim o Chelsea leva vantagem sobre o Paulo Assunção

12/1/07 6:46 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Acho que o Tardelli da Itália e o Falcão do Brasil, (ambos estiveram no Espanha 82)foram de nível semelhante ao de Maquelele.
Uma palavra ainda para o Desailly, que apesar de ser Central de raíz, era um excelente trinco também. Nunca esquecerei aquela final Milan-Barcelona da Champions, onde ele foi figura de proa nessa posição !
E quanto ao Robben e ao Joe Cole?
Há que contar com eles, bem como o BRUNO MORAES( eu sei Aníbal, eu sei, mas eu aposto na qualidade dele e acredito que ele ainda vai ser muito importante para o nosso Clube !

12/1/07 8:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e eu a achar que quando comparava algum jogador do meu FCP com outro de qualquer outro clube ñ conseguia ser imparcial!!

michael, aqui somos todos muito portistas mas calma..
eu até posso nem apreciar muito o chelsea e todos sabemos q eles ñ estão no seu melhor momento mas continuam a ter 1 plantel como ñ existe em mais lado nenhum!!

dizer q o pepe é já melhor q o carvalho!? quando ganhar ligas do campeões e o vir a "secar" os grandes PL da europa, pode ser..

lucho melhor q lampard! nem nos nossos melhores sonhos...

ballack é um bluff!!! ele até pode nem estar a jogar aquilo q jogava no bayern, mas eu ñ importava nada de ver assim uns bluff's no FCP...

shevechenco podre, bosingwa muito melhor q P. Ferreira ou Geremi... eu bem sei q opiniões ñ se discutem e cada qual dá a sua, mas....

12/1/07 9:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lucho melhor que Lampard...
Vamos lá a assentar os pés no chão e ganhar mas é ao Aves!

13/1/07 12:15 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Concordo que esta análise está muito enviesada para o FCP...

Bosingwa e Pepe melhores que P.Ferreira e R.Carvalho!
Ballack bluff e Shevchenko podre! Mmmm... Por muito fora de forma, ou deslocados da sua posição, que estejam são grandes jogadores. E mesmo em "baixo de forma" não tenho dúvidas que a hipótese de um deles resolver a eliminatória é 10x superior à de ser o Ibson, o Meireles, o Postiga ou o Lisandro. Infelizmente...

Mas isto não significa que deixo de acreditar que é possível, aliás vou fazer 600kms, tirar 1/2 dia de férias e gastar 150 ou 200 Euros por isso mesmo.

13/1/07 10:58 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Os grandes nomes não ganham jogos. E a verdade é que o Chelsea, carregadinho de grandes nomes não tem conseguido materializar a sua superioridade teórica. Tb não concordo com algumas opiniões individuais do Michael, na minha opinião Cech é melhor que Helton, ainda não vi Pepe ao mais alto nível Europeu. Concordo que Paulo Ferreira não parece o mesmo jogador e que Bosingwa parece melhor. No meio-campo Lampard e Ballack têm demorado a demonstrar a forma que já mostraram e realmente Sheva não parece, nem pouco mais ou menos, o mesmo jogador do Milan.
O que o Michael se propôs a comparar foi o 11 inicial e a forma ACTUAL de cada um dos jogadores... não foi o potencial ou a performance que cada um já exibiu outrora.
O grande problema do Chelsea chama-se: Mudança de estratégia. Mourinho ainda não conseguiu pôr a equipa a jogar em 4x4x2... e ao que parece vai arrepiar caminho com o regresso de Robben e voltar ao eficaz(internamente) 4x3x3.

14/1/07 3:14 da tarde  
Blogger George said...

Makelele comparado a Falcão???
Não "azulebranco", tens que ver os vídeos de Falcão no Internacional (Brasil) e depois na Roma. O que vês na Seleção de 82 é apenas uma mostra do futebol de Falcão.
Incomparavelmente, mas incomparavelemente mesmo, superior a Makelele.

Pra comparar com Falcão, apenas Zico, Platini (mas Falcão era melhor), etc.

Makelele não!!!

Categorias: Heresia, loucura,problemas oftalmológicos.

14/1/07 8:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

george as tuas categorias...LOL

14/1/07 10:47 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Falcão era de facto um jogador fabuloso... mas completamente diferente de Makelele. O Francês é raça, empenho, rigidês táctica... o Brasileiro tinha uns pés fantásticos, a que aliava uma visão de jogo fenomenal e uma capacidade enorme de jogar em progressão. Falcão não era um trinco, até porque naquela altura não era uma posição usual. Vou ver se encontro uns vídeos dele, pois Zico, Sócrates e Falcão(como é possível um meio-campo com Sócrates e Falcão ter perdido o Mundial?) continuam a perpectuar nas minhas memórias.
E a Roma de Tancredi, Falcão e Bruno Conti??? O que me foram agora lembrar!!!!

14/1/07 11:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Neste momento acho que a nossa defesa está mais estável do que a do Chelsea. Daí para a fernte ficamos a perder... Muito dificlmente haverá no mundo um meio campo melhor do que o formado por Lampard, Essien, Makelele... Robben, Ballack, Drogba, Sheva... e fico-me por aqui... Drogba demorou tempo a justificar o dinheiros gasto?? Dois anos assim a assim??? Pelo amor de deus!!

15/1/07 9:20 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

Comparar Makelele com Paulo Roberto Falcão é realmente um heresia, muito porque o Falcão para além de não ser trinco jogava numa altura em que trincos não existiam. Aliás, a figura mais parecida com a do trinco nessa equipa do brasil era um rapaz que se não me engano até jogou no sportem.

15/1/07 10:50 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Por falar em Sócrates... O Lucho quando está em grande não vos faz lembrar o Sócrates?

15/1/07 11:00 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Talvez... só sei que o Lucho é um grande jogador!

15/1/07 5:15 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Acho que o Lucho não é tão lento quanto o Sócrates. E consegue ter um bocadinho mais de garra.

Em termos técnicos, a simplicidade com que ambos jogavam, levanta parecenças.

Mais um jogo do Chelsea e mais uma exibição tenebrosa do Paulo Ferreira, com 2 cortes para a entrada da area. Ballack horrível como de costume (desde que nasceu).

15/1/07 5:34 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Aníbal: O Rodolfo do Porto, começou a Lateral Direito, mas a maior parte da sua carreira( que terminou em Portimão no Verão de 1980) jogou a Trinco! Concordo, no entanto, que os tempos agora são outros e não é muito aceitável estabelecer comparações entre jogadores ou equipes num espaço muito superior a 15 anos, visto que o futebol tornou-se ainda mais competitivo, especialmente na era Pós-Bosman. Muito embora, achar o Milan de Sacchi e Capelo equipes para serem consideradas fortes candidatas à conquista da Champions se ainda existissem.
George e M.Knight: O Falcão era Trinco, e jogava com Zico e Sócrates só que, fruto das suas características avançava muito (golo à Itália, no 2-3), só que esse arrojo, valeu os contra-ataques letais (e trágicos para o Brasil) da Itália. A vossa arrogância e facilidade de insulto aliada a um pedantismo nacional-parolista patente nos vossos heterónimos é que é uma heresia louca!
Ps-Isso trata-se em Hospitais psiquiátricos!

15/1/07 8:01 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

O meio campo do Brasil era este: Socrates, Zico, Falcão e o mais parecido com um trinco, Toninho Cerezo.

Se não te lembras, vai ver os jogos assim deixas de meter as pés pelas mãos.

Quanto À tentativa de insulto, foi doce.

17/1/07 5:47 da tarde  
Blogger lunar said...

Hum...não acredito que ganhem ao Chelsea. Tem de haver fé, e também têm uma equipa capaz de ganhar...mas o Mourinho ficar outra vez pelos oitavos de final da liga dos campeões?Não me cheira

31/1/07 2:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home