sexta-feira, janeiro 05, 2007

A Importância de Adriaanse

Antes de mais quero agradecer o convite do Aníbal Letra. Vai ser sem dúvida um prazer escrever para um blog tão bem estruturado e extremamente conceituado na blogosfera portuguesa.

Gostava também de deixar claro que não procuro ofender ou criar polémica com as minhas opiniões. Ou pelo menos, não o faço de propósito.
Acima de tudo, em termos de sentimentos o meu clube, o Futebol Clube do Porto, está acima de tudo. Acima de qualquer individualidade. Não é por A ou B dedicarem-se ao clube uns quantos anos, marcarem uns quantos golos, defenderem umas quantas bolas, etc., que passam a ser intocáveis quando se enganam, ou quando deixam de poder defender os interesses do meu clube que eu não os devo criticar.

Talvez porque há muitas pessoas que não funcionam assim, que as minhas opiniões pareçam tão polémicas ou ofensivas. Mas não deveria ser assim. Só com auto critica se pode melhorar.

Depois desta pequena introdução segue-se a minha primeira participação neste blog. A Importância de Co Adriaanse.

É com muita pena minha que vejo o papel e a importância de Co Adriaanse no tempo que esteve no FCP cada vez mais diminuída. Cada vez se nota mais, aqui pelos meandros da internet - em sites portistas, que há uma grande percentagem, uma percentagem forte de adeptos, simpatizantes Portistas que parecem nutrir um ódio fantástico ao treinador que venceu a Liga e a Taça em Portugal ignorando por completo a importância fundamental que teve no clube.

Após a conquista da liga dos campeões e saída de Mourinho, a sad do clube encarregou-se de minar completamente um trabalho de reconstrução de base que Mourinho tinha começado. Mourinho tinha pegado no clube e re-estruturado e disciplinado o plantel, se bem se lembram, no seguimento das destruições da ultima época de F.Santos e da seguinte de Octávio Machado.

O FC Porto de 2004/2005 foi exactamente pelo mesmo caminho. 3 Treinadores numa época, contratações irrisórias e o campeonato mais fácil jamais perdido. Um balneário completamente perdido. Expulsões, discussões, e outras palermices.
Durante a história do Futebol Clube do Porto podem-se contar algumas vezes em que situações destas aconteceram e os anos de "travessia no deserto" que se seguiram.
É por estes motivos, que a entrada de Co Adriaanse foi uma grande coisa. Com todos os seus defeitos e virtudes, Adriaanse conseguiu organizar um plantel, disciplina-lo e dar ao clube dois títulos nacionais, que são sempre os mais importantes depois de uma época nefasta. Co Adriaanse deu a volta completa à situação do clube e proporcionou a estabilidade que se está a ver esta época.

É por isto tudo, pelos exemplos do passado, que ainda bem que Adriaanse andou por cá. Estamos novamente preparados para continuar a dominar o futebol nacional durante anos a fio e isso em grande parte deve-se ao seu trabalho.

Poderia perder agora um parágrafo a falar do fracasso europeu e da sua pouca importância em comparação com o sucesso interno, do azar em alguns jogos, da azelhice em Milão, da recuperação de Quaresma e Meireles, do banco de Baía, da saída de Jorge Costa e de Diego. Mas o que para mim é importante já foi referido e continua e continuará presente nas seguintes épocas de sucesso do meu clube.

19 Comments:

Anonymous Miguel said...

Sou da mesmíssima oinião, o que ele fez em termos organizativos é notável e o principal ganhou os 2 títulos que o nosso FCP tinha de ganhar. Não era bonito, não era convencional que se lixe, ganhou, logo deve ser bem recordado e foi dos poucos q ganhou a dobradinha.
Só se vê comparações negativas com o Jesualdo, mas esquecem-se de um pormenor, o Co fez uma equipa nova e o Jesualdo melhorou-a

5/1/07 1:43 da tarde  
Anonymous Daniel Pinto said...

Grande entrada Michal Knight! Um assunto pertinente tratado com toda a justiça. O Adrianse foi-nos prejudicial nalguns aspectos, mas devolveu estabilidade e confiança ao clube. Valorizou alguns activos, desvalorizou outros, mas depois de uma época horrível ele foi o grande obreiro da Dobradinha! É óbvio que saiu de uma forma pouco digna e as pessoas guardam sempre as últimas impressões. Mas o que estamos a viver esta época tem, sem dúvida, a mão de Adrianse. FORÇA PORTO!!!

5/1/07 2:09 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Michael:

Em primeiro lugar bem-vindo!
Concordo contigo... o papel de Adriaanse tem sido esquecido. A verdade é que o Holandês, uniu um balneário e recolocou o Porto no caminho das vitórias. Deu um grande empurrão e muita educação a um grupo de miúdos. Se cometeu erros? Cometeu muitos... mas isso não invalida que tenha contribuído muito para lançar as bases de um novo Porto!

Mas tb tenho que dizer que estou satisfeito por ele ter saído... acho que ele foi importante num estado inicial mas poderia se tornar problemático, como se tornou, a partir de determinada altura.

5/1/07 2:51 da tarde  
Anonymous Daniel Pinto said...

Completamente de acordo também com o Aníbal. Moral da história: Adrianse foio "Ás" da transição, no ponto de viragem do Nosso Porto para novas épocas de sucesso, mas saiu no momento certo deixando um excelente grupo de jogadores e processos bem definidos. Jesualdo foi sem dúvida, na altura, a escolha mais sensata. Hoje sei que foi uma óptima escolha, principalmente, mas não só pelos resultados. FORÇA PORTO!!! Grande 2007 para todos Nós!

5/1/07 4:58 da tarde  
Anonymous vlk said...

entava bom de ver que o primeiro post do Michael Knight tinha de ser sobre o Adrianse, é tipo um trauma de guerra! :)

eu até posso perceber a ideia, que o Adrianse trouxe algumas coisas positivas, o que me custa mais a perceber é a insistencia, mas tudo bem..

sobre o Adrianse devo dizer q tive sempre de pé atrás com ele, começou logo na pré-epoca com as famosas "regras" e com o Baia e o J Costa a serem postos em causa como lideres da equipa, mas comfesso que com o inicio de epoca e com o futebol de ataque lá lhe fui dando o beneficio da duvida até janeiro, memsmo apesar do desastre da champions..

a parti daqui, e com a adopção daquela tactica maluca estava visto que não tinhamos ali homem para muito tempo,a equipa era totalmente desiquilibrada e aquele Porto apesar de estar a ganhar tinha já perdido muita da sua identidade , e não me venham falar dos dois titulos porque em Portugal e no Porto para ser campeão basta ter dois dedos de testa e chega-se lá sem grande esforço!

coisas positivas? trouxe concerteza, mas o curioso é que até no post que escreveu se conseguem encontrar mais coisas negativas do que positivas!!!

foi embora e se mais não fosse pela maneira como saiu não deixa saudades nenhumas.

5/1/07 7:43 da tarde  
Anonymous ricardo n said...

O Co sempre foi para a Ucrânia?

5/1/07 8:25 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Adriaanse:
-Meritos:Disciplina dentro do campo.
-Quaresma-recuperado e mais maduro
-Táctica ofensiva - útil contra as os clubes pequenos que abdicam do ataque. Para quê esperar pelos últimos 20 minutos para a pressão desesperada se; a começando logo de início,e realmente o Porto entrava muito forte,mais facilmente se resolveriam os jogos. Isto, é claro é muito teórico, mas aceitável. Deméritos:infelizmente foram muito
mais numerosos.Para começar onde estava a táctica destemidamente ofensiva nos jogos de S.Siro e da Luz?-é que para além de termos perdido, a equipe esteve muito retraída.Sem querer repetir aquilo que já foi dito,em relação á azelhice na Champions,na qual nunca tinhamos tido um grupo tão acessível, há um episódio que nunca esquecerei.Contra o Rangers no Dragão, a ganharmos por 1-0 e a massacrarmos e, numa altura em que ia ser cobrado o 2ª canto numa série de três consecutivos, vejo Adriaanse a esbracejar desesperadamente para que o Bruno Alves entrasse para a saída dum avançado, salvo erro o Lisandro, dando um sinal evidente á equipe para recuar.O RESULTADO FOI QUE PARA ALÉM DE RECUAR, A EQUIPE ACOVARDOU-SE E A CONSEQUÊNCIA FOI O EMPATE!
Fiquei a saber, naquele momento que dificilmente morrerei de ataque cardíaco por causa do futebol, porque passei dos testes mais duros ! - e isso devo-o ao Adriaanse. OFENSIVO O CARAÇAS !
Conclusão : SE A 'BALANÇA' MESMO COM OS TÍTULOS ESTAVA NEGATIVAMENTE DESEQUILIBRADA, O QUE DIZER DA PALHAÇADA QUE CULMINOU NA SUA AUTO-DEMISSÃO?
Aliás,nessa altura quase que se poderia fazer um debate sobre quais os efeitos negativos,que iria ter na equipe, o seu súbito auto-afastamento! Acho muito bem que o Clube vá até ás últimas consequências com o exigir de uma indemenização!
VIVA O F.C.PORTO !

5/1/07 8:57 da tarde  
Anonymous andre said...

Bom regresso do MN

5/1/07 10:22 da tarde  
Blogger Zirtaev said...

Parabéns Michael pelo texto e por ingressares nestes explendido blog.

Quanto ao assunto em questão, eu desde a primeira hora no meu blog que era defensor do homem e tb acho injusto o que os portistas falam mal dele. É evidente que teve defeitos, mas teve muitos mais méritos e isso pode-se ver pelo que conquistou. Por isso escusado será dizer que concordo com o que dizes.

Mas é tempo de olhar em frente e estou bastante contente com o Jesualdo que só mostra a sua inteligencia aproveitando o que de bom foi feito por Adriaanse.

Um abraço.

5/1/07 10:32 da tarde  
Anonymous Deko said...

Proponho um outro post na linha deste:

«A importância de Octávio Machado»

Sim , porque com a vossa imaginação (e boa vontade principalmente) conseguem fazer um post igual a este para o 'lavrador'.

Por exemplo, tenho a convicção que com o holandês, o Anderson teria sido emprestado para 'rodar'.

Quanto aos titulos, meus amigos... Ganhamos o campeonato porque o Jorginho 'se enganou' e na Taça, 'ganha-la' nos penaltis contra o Sporting. Se analizarmos o futebol jogado nessa época... foi uma MISÉRIA !!

5/1/07 11:21 da tarde  
Anonymous Daniel Pinto said...

Penso que o FCPorto sempre se distinguiu de outros clubes que nos fazem sombra, por ser clube de gentes com gratidão, que sabem reconhecer, agradecer e exaltar quem passou pelo clube e nos deu momentos de glória. Acho de muito mau gosto criticar o Adrianse de forma tão leviana como aqui se tem feito. Uma coisa é não se gostar do estilo (e eu também não "adorava"), outra é ser-se ingrato e "cego". É certo que o homem saiu de forma pouco dignificante, mas temos que lhes agradecer sem dúvida alguma, um campeonato e uma taça, um Pepe, um Paulo Assunção, um Quaresma, um Helton, um Bosingwa! É claro q muitos se lembrarão de Jorge Costa, Baía, Diego, Postiga e Hugo Almeida. Mas se compararmos entre perdas e ganhos nestas opções, o Porto sai claramente beneficiado c a política do Adrianse. Comparar-se Adrianse a Octávio é uma piada de mau gosto. Mas como sou grato sei reconhecer q até Octávio teve um papel importante na história do Clube, enquanto adjunto. FORÇA PORTO!!!

5/1/07 11:35 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Bem Vindo Michael Knight... e parabéns pela entrada neste blog 5 estrelas.
Quando ao tema... pois é mesmo um assunto deveras controverso, nada a dizer.
Pela minha parte, analiso a sua presença no Dragão em 2 momentos, ou melhor, em 2 sentimentos:
1º obrigado pelas conquistas e pela reconquista da disciplina no balneário.
2º vai pela beirinha e não mais voltes.
É este o meu sentimento... o chamado 2 em 1.
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

5/1/07 11:36 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

A forma como saiu foi e é imperdoável.Aliás, dias antes desvalorizou o Plantel após a derrota, exagerada nos números, no amigável com o Man.United,quando a equipa até tinha jogado relativamente bem.Provavelmente já estava a preparar o caminho...
Porto !

6/1/07 1:06 da manhã  
Blogger lucho said...

Espero a vossa visita ao meu blog, o blog do lucho, para dizerem se concordam com o onze ideal... Um abraço
http://sergiopmgomes.blogspot.com

6/1/07 6:25 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Deko:

É esse tipo de argumentos perfeitamente virtuais que têm proliferado. Eu neste discussão estou perfeitamente ao meio. Reconheço virtudes a Adriaanse e um papel crucial na construção psicolófica e física da equipa... mas também não nego que cometeu demasiados erros que fazem com que eu esteja satisfeito por ele já não estar no nosso clube.

Irrita-me mesmo dizerem que o Porto ganhou o campeonato do ano passado porque "o Jorginho se enganou"... mas porque é que não dizem que perdemos na Luz porque o Baía "frangou"? Chegamos a Alvalade com + 1 ponto... mesmo com o empate ficavamos à frente.

Com o Adriaanse, "Anderson era emprestado". Pois Adriaanse, teve um papel fundamental na construção de Anderson no clube evitando lança-lo demasiado cedo às feras... facto que já foi a morte do artista para muitos jogadores promissores.

Ganhamos a Taça porque "ganhamos ao Sporting nos penaltis." Isto é surrel! Então a Itália não é Campeão do Mundo por ter ganho em Penaltis... isso tira algum mérito a essa vitória??? Digo-te mais... eu não trocava uma vitória nos 90 minutos nesse jogo, por toda aquela emoção que permitiu inclusive tornar ainda mais herói um dos nossos heróis.

Sabes Deko... acho que era mesmo isto que tu disseste que Michael dizia que não compreendia naqueles que negam qualquer contributo de Adriaanse no Porto. Esse ódio perfeitamente irracional que parece conseguir cegar qualquer tentativa de explicação lúcida e clara.

Abraço,

6/1/07 10:41 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Aníbal, infelizmente funciona assim com muita gente. E pelo que se vejo quando vou ao estádio, com uma grande parte mesmo.


Voltando ao assunto do artigo: Este artigo não tinha como intenção medir os prós e os contras, ou o positivo e negativo de Co Adriaanse. Apenas, lembrar a história de descalabros passados, o que resultou deles, e a importância dos dois títulos conquistados.

Um exercício de prós e contras era interessante, mas está já sobejamente discutido.

6/1/07 11:31 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Bem-vindo Michael!

E que excelente estreia, muito menos "picante" do que alguns esperariam... lol

Quanto a Adriaanse estou na generalidade de acordo: teve mérito, obteve vitórias importantes e penso que saiu na altura certa. A sua continuidade com aquele "clima" seria penosa! Também teve erros e momentos menos bons que todos conhecemos e em devida altura analisámos.

Em jeito de conclusão, acho que de uma maneira geral temos orgulho nos títulos que ganhou mas não guardamos dele muitas saudades...

9/1/07 11:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHOJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJEJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UMJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTASUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAPUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHOJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJEJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UMJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTASUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAPUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHOJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJEJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UMJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTASUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAPUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA DA PUTAAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA DA PUTAUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA DA PUTA

15/6/07 3:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHOJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJEJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UMJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTASUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAPUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHOJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJEJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UMJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTASUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAPUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHOJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA JESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM JESUALDO UM FILHO DA PUTAJEJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UMJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTASUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAPUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO JESUALDO UM FILHO DA PUTADA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA DA PUTAO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTAFILHO DA PUTAJESUALDO UM FILHO DA PUTA DA PUTA

15/6/07 3:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home