quarta-feira, maio 02, 2007

Há coisas incompreensíveis, não há?

Há coisas em Jesualdo Ferreira que dão que pensar:

1. Porquê ter encostado Bruno Moraes, que vinha fazendo uma excelente temporada como suplente utilizado, para apostar no ingénuo Renteria?

2. Porquê dar a titularidade a Alan e deixá-lo fora dos convocados nas jornadas seguintes?

3. Porquê dar apenas uma oportunidade a Vieirinha e ostracizá-lo depois?

4. Porquê a falta de confiança em João Paulo?

5. Porquê o medo em lançar Anderson?

6. Porque é que Quaresma não recebe um único reparo do técnico, depois de fazer asneiras atrás de asneiras e querer resolver tudo sozinho em jogos consecutivos?

7. Porque é que Lucas Mareque foi contratado?

8. Como é que uma equipa pode entrar sem chama e vontade num jogo decisivo para o título de Campeão?

34 Comments:

Blogger lucho said...

8 pontos q há mt me levaram a ter uma opinião formada sobre JF. E uma má opinião. Se quiserem ler a crónica de MSTavares têm no meu blog, um abraço.

2/5/07 11:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anibal era um enorme prazer saber responder a essas questões, mas acho que nenhum portista que acompanhe o nosso clube saberá responder a isso.

Ouvi as bestas dos comentadores do programa da TVI no passado domingo, e por muito.. mas muito mesmo que me custe aceitar eles tiveram razão quando disseram que o Porto 2007 tem sido pessimo.

Fizemos uma recta final de 2006 fantastica e este ano ainda não se viu o verdadeiro porto.

As opções de Jesualdo quer durante o jogo quer nas conferencias de imprensa são de bradar aos céus.
Quando ele reclamou atenção para o jogo do boavista que intenção tinha??? atiçar os do Bessa ou alertar os do Porto???

se foi a primeira.. consegiu... se foi a segunda, bem... se calhar era melhor ter pedido ao Baía para dar a palestra durante a semana.

Quanto ao comentário anterior... Paulo Sousa no Dragão... bem... torço o nariz. E porque não o Jorge Costa e o Baía??? digo eu..

2/5/07 12:03 da tarde  
Blogger PavlovDoorman said...

Aníbal Bruno Moraes esteve bem num jogo apenas em Hamburgo, de resto pouco fez (o golo ao Benfica calhou)e de falta de oportunidades pouco pode reclamar.
Vieirinha também teve algumas oportunidades. Pode ser que regresse no próximo sábado

2/5/07 12:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Essas dúvidas são pertinentes.
Há coisas em Jesualdo muito dificeis de entender.
Por muito que blogs anti-portistas dirigidos por Zirtaevs e a sua seita o defendam para benfiquização do nosso clube, não me parece ser o técnico indicado.

2/5/07 12:34 da tarde  
Blogger JRP said...

É de mim, ou novamente está toda a gente a esquecer-se do IBSON?

2/5/07 12:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Paulo Sousa anti-sistema? Humm....????
Não foi dos que foi vergonhosamente afastado no Mundial 2002!!!! E Madail não lhe arranjou logo um tachito a lamber botas ao Scolari????
Se isto é ser anti-sistema????

2/5/07 1:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ultimo anónimo:
Vai ao site Correio da Manha,procura Opinião,Rui Santos e o artigo "Paulo Sousa e Scolari" e depois comenta alguma coisa.O Paulo Sousa é tudo menos lambe-botas do sul americano que treina a selecção de Portugal...

2/5/07 1:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como diz um amigo benfiquista, nenhum dos treinadores dos 3 grandes tem mãozinhas para o "carro", mas com o JF o caso é pior pois não se trata de um carro qualquer.

Por mim ele não continuava fosse qual fosse o resultado do campeonato.

Sobre perfis de treinadores cada vez mais acredito que o perfil ideal é um disciplinador estes tipos só entendem a lógica do chicote...

2/5/07 2:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

depois do que o pai do bruno moraes disse nas notícias o melhor é mesmo mandar o jogador embora para outro lado e nunca mais vestir a camisola do fcp. é que se há jogador que não se pode queixar da solidariedade que teve esse é o moraes.

quanto ao resto, acho um erro enorme mandar embora o jesualdo. se por acaso for verdade que o porto vai apostar mais nos jogadores jovens.

2/5/07 2:54 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Ponto prévio:

Com estas questões não estou a pretender dizer que Jesualdo não deva continuar no Porto na próxima época.
Isto de andar ano sim, ano sim a mudar treinadores dá mau resultado e é preciso alguma estabilidade.

Se Jesualdo cumprir os objectivos mínimos para esta temporada eu admito que ele fique.

Em relação a Bruno Moraes, não nos podemos esquecer que o rapaz esteve ano e meio parado. Estava a entrar bem... mas quando foi lançado a titular não correspondeu. A partir daí deixou de ter a confiança de Jesualdo e não percebo porquê.

JRP, não me esqueci do Ibson, mas todos sabemos os problemas físicos que o têm apoquentado e o azar que o tem perseguido. Já são duas as vezes em que é lançado a titular e se lesiona... é azar.

2/5/07 3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mourinho vai ao chazinho? pa azia... a liga dos campeoes so no porto

2/5/07 6:36 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Último ANÓNIMO:
Queria que o Chelsea fosse campeão europeu, não só pelo Mourinho, como também do Ricardo Carvalho e do Paulo Ferreira e para dar uma bofetada de luva branca ao puto do C.Ronaldo que pode ser grande jogador, mas fala como já tivesse ganho alguma competição a nível nacional/internacional, o que ainda não aconteceu e espero que ainda não seja neste ano que o consiga. Até para imprensa nacional que se esquece dos emigrantes oriundos do Porto e sobrevaloriza os que são oriundos da 2ºcircular da única capital europeia situada em pleno Magreb.
Abraço Draconiano!

2/5/07 11:04 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Aníbal:
Essas questões também gostaria de ter resposta, bem como onde começa e acaba o medo do JF e onde começa e acaba a influência da SAD e empresários.
Que dizer? - sempre gostei do Bruno Moraes, mas reconheço que não terá sabido agarrar as oportunidades sempre que foi titular. Será que não é compatível com o modelo de jogo da equipe?- e o mesmo se aplicará ao azarado Ibson?
Quanto ao Anderson é a nossa maior esperança. Tem de ser
titular!
A ver vamos !...
Viva o F.C.Porto incondicionalmente !

Saudações Draconianas

2/5/07 11:26 da tarde  
Blogger JRP said...

Azarado Ibson... só se for nos teinadores que teve. Esta época sofreu duas lesões durante a época toda e nem sequer foram de longa duração.

Quantas oportunidades? Praticamente nenhumas...

Há dois jogos que marcam a sua época:
1 - Para a maioria dos adeptos e sobretudo para a comunicação social: o jogo com o Atlético. Toda a equipa naufragou mas ele pelos vistos a culpa foi dele.
2 - Para a minoria: a fabulosa exibição contra o Nacional na Madeira em que entra com a equipa a perder e viramos o jogo (aliás, o único em que conseguimos virar). Desta raramente se lembram.

A explicação das lesões não chega...
1- não percebo, por exemplo, porque é que não foi convocado contra o Belenenses se já havia sido no jogo anterior depois de recuperado de uma lesão.
2 - Não vejo em que é que ele é incompatível seja com quem for do meio campo portista.
3 - Não compreendo porque é que o Meireles é sempre a solução (quando falha dezenas de passes por jogo) e João Paulo é sempre visto como a promessa, e o Ibson é completamente esquecido.

Estou mesmo a ver o que irá acontecer. Tal como o Diego, acabaremos por o ver brilhar numa qualquer equipa para o próximo ano.
E de repente, o tipo que era o esteio do Flamengo, que estava pré-seleccionado para o Brasil e que foi o único que se salvou do naufrágio portista pós-Mourinho, passará novamente de besta a bestial. E como Jaime Pacheco perguntaremos: "Onde estava este jogador?"

2/5/07 11:39 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

JRP: Totalmente de acordo, mas onde começa e acaba a responsabilidade do J.F., no casos do B.Moraes e do Ibson?- e idem aspas da SAD, segundo o Pai do B. MORAES em relação ao filho... a SAD E O TREINADOR!
Concordo que o Meireles é um CÊPO!
Sempre fui 'adepto' dos dois brasileiros em questão e pelos vistos não sou o único.
Abraço Draconiano!

2/5/07 11:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como é que o meireles é titular indiscutivel?

vá-se lá entender

3/5/07 2:20 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

JRP,

já tivemos esta discussão várias vezes sobre o Ibson.
O problema do Ibson é ele ser macio e ainda nenhum treinador ter definido exactamente qual a sua posição no terreno. Com a indisponibilidade de Quaresma para o próximo jogo, penso que Ibson poderá ter uma nova oportunidade, já que Jorginho e Postiga têm decepcionado.
Um equipa com: Zé, João Paulo, Ricardo Costa (Pepe se estiver recuperado), Fucile; Assunção, Lucho e Ibson; Anderson, Adriano e Lisandro.

3/5/07 10:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por estes comentários, deduzo que a vossa ideia de oportunidades aproveitadas é fazer em todos os jogos como o B.Moraes contra o benfica: entrar e marcar!! Tão todos loucos??? que oportunidades tiveram o Ibson, Moraes, J.Paulo, Vieirinha, etc... pra serem acusados de não as aproveitarem?? Que era feito do Pepe, Quaresma, Meireles, B.Alves se não tivessem tido possibilidade de jogar REGULAREMENTE?? ou já se esqueceram do nojo de jogos que todos estes fizeram quando começaram a entrar na equipa!?
Uma coisa é ver jogar um gajo como o R.Costa que está á vista de todos que por mais jogos que faça, é um fraco jogador sem categoria alguma, principalmente na posição que joga; outra coisa é ver jogar um gajo como B. Moraes, Ibson, Diego, etc... que só quem não sabe é que não vê que são jogadores de classe...agora se jogam 10 mins aqui e ali ou entram num jogo que corre mal á equipa toda e são logo crucificados que é que se há-de fazer??
Eu sei que a epoca 2004/05 foi péssima, mas ninguem se lembra quem foi o melhor jogador da equipa desde que cá chegou em Janeiro dessa temporada???

3/5/07 11:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ah, e outra coisa, em relação ao "modelo de jogo" e adaptações ou não dos jogadores ao mesmo... que é que voces querem que o Postiga, Lisandro, B.Moraes e Jorginho façam encostados as alas, quando todos eles são jogadores do centro do terreno?? Não me admirava que se o JF pussese o Lucas Mareque com os seus 1,60m a ponta de lança fosse o jogador e não o treinador a ser criticado pelos adeptos!!

3/5/07 11:08 da manhã  
Blogger JRP said...

Tens razão, Aníbal. Já discutimos, mas entretanto ele continuou a ser marginalizado.
Não discuto que seja necessário encontrar a sua posição em campo, mas um jogador como o Meireles entra sempre, seja para o lugar do Assunção, seja para o lugar do Lucho, seja para o do Anderson, ele é sempre a alternativa. Qual é o lugar dele no campo?
E, aliás como é habitual, concordo com o Miguel 87. Se ele tivesse sido opção regular, estou seguro que hoje não discutíamos qual seria o seu lugar. O lugar, qualquer que fosse, era dele.
E não te iludas. Ibson nao jogará a titular no próximo jogo.

3/5/07 11:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tens razão Miguel. Quem insiste em Raul Meireles a arrastar-se consecutivamente pelos relvados, não sei porque não coloca Ibson. Mesmo manco dá para ver que é infinitamente melhor que Meireles. Leituras de jogo e sagacidade.
Por falar em leituras de jogo. Mourinho que é tão sagaz naquilo que diz, em minha opinião não revela as mesmas qualidades na leitura de jogo.
Andou com Kalou e Makelele quase 120 minutos, guardando Robben e Philips para os últimos 5 do prolongamento. Não arriscou quando devia e depois já foi tarde. Quem mete o rabo entre as pernas, arrisca-se a...perder.

3/5/07 11:38 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

O Meireles tem sido opção para trinco à falta de Assunção. É um jogador de quem se está sempre à espera todos os anos que dê definitivamente o salto para se transformar num grande jogador e nunca mais dá esse salto.
Concordo com o Miguel87 na questão das oportunidades e na questão dos falsos alas. Na primeira, é claro que dos vinte e tal jogadores do plantel, Jesualdo só confia cegamente em 12, 13... o que eu acho estranho.
Na segunda, penso que isso tem a ver com o facto de haver Quaresma na outra ala. Mas Jorginho, por exemplo, estava a jogar bem com o Belenenses a entrar pela direita. Postiga, cai poucas vezes na ala, joga mais central.
Em relação a Ibson, confesso que ainda não me convenceu, mas concordo que ainda não teve oportunidade de fazer 5 jogos seguidos. E o que eram Bruno Alves e Pepe antes de fazerem jogos atrás de jogos?

3/5/07 11:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tenho lido pela banda dos indefectiveis de Rui Moreira, que a SAD e tal... é que só faz asneiras com os jogadores que contrata..as comissões..blá...blá...blá.. o costume.
Leio hoje que uma aposta fortíssima da SAD, Diego está caminho do Barcelona...para substituir o nosso mágico DECO!!!! Por 15 milhões. Sem querer o Werder encaixa 8 milhões num ano!!!! Ao querem ganhar apenas umas comissões ganharam também o El Gordo.
Enquanto isso o treinador que o dispensou, já recusou o Real Madrid, o Barcelona, o Chelsea, o Milan, Inter, Mónaco... Ah...ah...ah...ah...
Enfim.

3/5/07 11:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal, que Meireles tenha sido opção para trinco à falta de Meireles, até eu, que nunca gostei dele, compreendo. O que não compreendo é que quando Assunção joga, ele também jogue.
Também acho que Jesualdo só confia em 12/13 jogadores. O que mais me intriga em Jesualdo é precisamente as apostas a titulares de jogadores fora desse lote de 12/13, principalmente em jogos importantes e decisivos.

3/5/07 11:56 da manhã  
Blogger Unknown said...

porque jesualdo e um treinador menor... nao ha outra explicação e já o demonstrou por varias vezes... ja lhe vi chamarem fernando santos 2 e não deve estar muito longe da realidade...

3/5/07 3:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ibson, Bruno Moraes e Vieirinha são para mim os jogadores que mais têm sofrido com a tendência de JF em apostar num núcleo determinado de jogadores e dando pouco espaço aos outros.

O melhor jogo que Bruno Moraes fez esta temporada foi em casa contra a Naval, onde jogou como falso nº10 apoiando Lisandro e Postiga. O que não é de estranhar já que é a melhor forma de aproveitar as suas características; de estranhar é que não jogue mais nessa posição! Mas tendo em conta aquilo que o pai dele revelou (independentemente de concordar-se com o timming das declarações) a verdade é que parece que o seu súbito desaparecimento das convocatórias se deve a decisões administrativas e não do treinador!

3/5/07 4:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo:

Escreves-te;

Tenho lido pela banda dos indefectiveis de Rui Moreira, que a SAD e tal...
Les-ta a entrevista do rui moreira? só diz que o quaresma devia ficar e nao fala mais de jogadores. lembro-me de ele no ano passado ter dito que o diego era bom mas que nao se adaptava ao adrianse porque a jogar com 3 defesas o holandes exigia capacidade de choque a todo os medios que nao perdiam as bolas. eu por acaso acho que ele tem razao. agora se o diego é bom e perdemos dinheiro com ele, entaõ somos uns nabos, porque ja perdemos que chegue com os sonkayas e vamos levar um banho com muitos outros qu por ai andam. nao gosto do rui moreira mas acho que ele agora tambem serve para a gente se desculpar de tudo e nesta merda ele nao tem culpa nenhuma e se queres que te diga até me irrita a defender sempre o jesualdo os jogadores como o jorginho e o bruno alves que é uma boa merda e que ele elogiou no record e foi o que se viu.,

4/5/07 1:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Paulo Sousa?Por amor de Deus!A posse para aqui, a perda para ali, os espaços entre linhas,as diagonais...P.Sousa parece-me um bluff.Uma criação artificial.Vamos é ser campeões , retocar o plantel, respondendo a algumas das questões postas pelo Aníbal e manter Jesualdo evitando mais aventuras com treinadores.A estabilidade é fundamental.Tenho criticado Jesualdo pontualmente como aconteceu com o jogo do Bessa,mas penso que tem experiência e capacidade para garantir uma continuidade que nos mantenha no topo.Quanto a jogadores gostava de referir João Paulo que esta época tem tido poucas oportunidades e que me parece uma excelente opção face a uma eventual saída de Pepe.É forte fisicamente,joga bem de cabeça,sai a jogar com à vontade e é polivalente.Joga a central ou a trinco, posição em que deveria ter jogado no Bessa.

4/5/07 1:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por serem constantemente utilizados esses 12 ou 13 jogadores sofreram durante a época um enorme desgaste que se reflete na prestação da equipa agora. Pelo mesmo motivo, os restantes jogadores padecem de falta de minutos e de confiança. É preciso coragem para rodar o plantel. Jesualdo deixou de o fazer desde o jogo com o Atlético.

O Renteria é convocado em deterimento do Bruno Almeida porque há uma contratação para justificar. Já basta a barraca do Mareque. Nesse aspecto, e ao contrário do Co, o Jesualdo não quer que a Sad fique mal vista. Mais uma vez, falta de coragem. Aposto que vamos ter que o gramar mais um anito; e como a época tem sido tremida, sem autoridade para se impôr no que toca a contratações. Contem com mais Mareques neste defeso.

O Postiga perdeu muito rendimento com a lesão do Anderson; entenderam-se bem na primeira parte da época. Quanto a mim são jogadores para 4-4-2, que se dão bem em jogo rápido pelo centro sem muitas lateralisações. O Postiga desapareceu gradualmente quando o Quaresma ganhou protagonismo e levou o jogo da equipa para a lateral esquerda. Quem ganhou com tanta trivelada foi o Adriano.

O problema aqui é que desde Mourinho não existe um sistema definido, desde a formação até à equipa principal. Contratou-se para o 3-3-4 do Co e acabou-se por jogar em 4-3-3 toda a época, sem rotação e com enorme desgaste para os médios. Foi o mesmo na época de Del Neri, que antes de ser corrido, aceitou trocar o Postiga pelo Pedro Mendes que tanta falta nos tem feito. Queria jogar com a defesa avançada, sem meio campo e com charutada para a frente. Por isso mesmo tiveram depois de ir buscar o Ibson com a época a meio. Depois veio o Lucho que também joga a interior direito. Enfim... se mantiverem o treinador e contratarem com um sistema em vista, já é um grande progresso em relação à balda das últimas 3 épocas.

O Diego não é jogador para o FC Porto. Falta-lhe capacidade físíca e espírito de sacrifício. Tem tido facilidades na Bundesliga porque as equipas pequenas dão muito espaço, o nível técnico é baixo e porque tem a equipa toda a jogar para ele. Nos jogos decisivos desta época, contra o Barcelona na Champions e contra o Espanyol na UEFA o coitadinho nem se viu. Por isso mesmo, não acredito que vá para Espanha. Devem ser mais boatos do cornudo do paizinho dele, a ver se paga alguma dívida.

E o Hugo Almeida, será que volta?

4/5/07 5:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente acho que sera mau se Jesualdo continuar. Tenho algum receio deste homem a preparar uma epoca. Note-se as contratacoes efectuadas no seu periodo e as tentativas de dispensas que existiram e digam-me se o homem merece ter tempo para fazer um plantel de qualidade... Acho que ja deu para perceber que nao queremos Mareques nem Renterias e nao queremos dispensar Adrianos... Tera sido Fucile um golpe de sorte?

4/5/07 9:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Entendo que JF, deve manter-se.A mudança pela mudança,não.È contra os interesse do FCP.
Apenas encaria,a mudança de treinador se perdessemos o campeonato, oque acho não vai acontecer.

Quanto ao Renteria e Mareque,gente jovem,que vem a meio da època ,de outro futebol,precisa de tempo e não venham cá com TRETAS,è impossivel ter para já uma ideia definitiva, sobre o seu valor.
Lembrem-se de Casagrande,P.Cascavel e outros,que chegaram em, DEZEMBRO e os "experts" de SEMPRE,diziam que não valiam nada e depois foi o que se viu.

Gostave de VER JF,começar uma època,participando na escolha do plantel e sendo responsavel pela pre-epoca.

VAMOS APOIAR O FCP.

4/5/07 10:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo,

Eu não li a entrevista do Rui Moreira, mas vejo-o e ouço-o todas as terças feiras e o paleio é sempre o mesmo:
"Sou muito amigo de Pinto da Costa e..... só tem defeitos. Pelo menos sabemos que Vieira e Veiga têm o mesmo discurso mas são mais coerentes.
O treinador X é péssimo às 2ª, 4ª e sextas, aos sábados, domingos e feriados é uma nulidade.
Jesualdo é um gentleman e é o treinador português que mais percebe de futebol (só descobruiu isso aos 60 anos) esse é que devia treinar o Porto, seguiu-se o conselho e é o que se tem visto. Politica de dispensas e contratações...não é o responsável...é a SAD.
Diego não tem lugar no Porto... e agora... mas a culpa é da SAD.
Postiga é o nº 10...e agora é uma lástima.
Os resultados desportivos pouco interessam.. o que interessa é ter finanças saudáveis, seguindo o exemplo dos rivais!!!?????
O discurso coerente!!!! desse ilustre já mete nojo, percebes.
De Veigas, Vieiras e Cª nós já sabemos o que esperar e com esses podemos nós bem, agora estes infiltrados é que são o maior perigo para o nosso clube.

4/5/07 12:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem não se lembra do Ibson a defesa direito, como preconizava um ilustre economista?

4/5/07 12:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é indescritivel como os anonimos funcionarios da sad andam preocupados com o rui moreira e tentam em todos os blogues existentes insinuar coisas e denegrir o que ele diz. ai quando chegar a vassourada, vou ^ver estes anónimos a lamber as botas ao antionio oliveira que vai ser o sucessor. mas como me dizia ele, não vai com esses manteigueiros.´o que é miserável é que andem a descobrir inimigos internos. o sousa tavares escreve coisas muito mais fortes contra o presidente, os jogadores (dize que nao teem classe), contra a sad, do que o rui moreira mas como não acham que ele esteja interessado em ser candidato ninguem escreve nada. achei que o que o rui moreira aqui escreveu foi de grande dignidade. acho que as insinuaç~ºoes são um nojo. sao o espelho dessa corja que anda mesmo pela sad e foi contra eles que o rui moreira se ergueu. nisso estou de acordo com ele. no resto depende porque tambem nem sempre concordo com o jesualdo.

7/5/07 2:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home