quarta-feira, maio 02, 2007

Pormenores!

Admiro o patriotismo mas quando ele é provinciano, faccioso e pouco racional, deixa de ser patriotismo para se tornar em doença patológica.
Ao longo deste ano em que Cristiano Ronaldo fez excelentes exibições, nunca me passou pela cabeça que ele pudesse ser o Nº1 do Mundo. Ok... é rápido, é forte, tem técnica apurada e em movimento, foi a referência do Manchester United deste ano. E depois? Em que jogo transcendente e crucial Cristiano foi decisivo?
Kaka é a antítese de Cristiano Ronaldo e o meu jogador modelo neste momento: Genial, abnegado, humilde, espírito colectivo e determinante. Destas características estes dois jogadores só partilham o primeiro adjectivo. Em dois jogos Kaka vs C.Ronaldo, a diferença de produção foi tão avassaladoramente diferente que não acredito que até ao final do Campeonato algum jornalista português tenha a coragem de dizer, como eu já ouvi: "Aí vai o melhor jogador do Mundo!"
E depois há aquela pequena diferença, mas que para mim é fundamental, na comemoração dos golos: Kaka agradece aos Deuses, abraça a equipa em comunhão; Ronaldo, mesmo quando "apenas" faz uma assistência, corre sozinho para a câmara mais próxima, espera os agradecimentos e bate no peito: "Eu sou o maior!"
Pormenores...

20 Comments:

Blogger JRP said...

Absolutamente de acordo. Há séculos que penso isso.
Aliás, Ronaldo nem génio é na minha opinião. É muito rápido, chuta bem e tem capacidade de drible. O que não é pouco, é certo.
Mas não é decisivo, não tem aquela fibra que transforma o bom em soberbo.
É um jogador que nunca passará daí, porque lhe falta humildade, entrega e acima de tudo inteligência.

2/5/07 11:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

DIEGO???DIEGO???

2/5/07 11:52 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

...e mesmo que fosse o melhor do Mundo! - não era o melhor do Mundo!- só pelo prazer de contrariar o nacional-parolismo magrebino e dos não magrebinos, mas adeptos dessas causas!
AH - quem é o melhor do Mundo ??
O «nosso» Anderson logo seguido do sócio do F.C.Porto, Luis Anderson de Sousa - Deco!
Há dúvidas??
Aquele Abraço Draconiano de Portismo Incondicional!

3/5/07 12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

epá qualquer gajo que venha para o benfica é o novo eusébio e o novo pélé.

os mouros são e sempre foram autênticos palhaços.

e deixem-nos viver nas ilusões ridiculas,pois isso tem ajudado muito para sermos O MELHOR CLUBE!!!

3/5/07 2:23 da manhã  
Blogger lucho said...

Fiz 2 posts sobre kaka e Lisandro Lopez. Um sobre a vitória estrondosa do Milan e outro sobre a equipa do FCP q terá q entrara em campo no sábado. Jesualdo n pode inventar.

3/5/07 9:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como dizia jack o estripador... vamos por partes!!!

Eu nunca fui particularmente fã do Ronaldo é verdade... talvez porque ele não sabe dizer tété... mas não discuto sequer o valor dele como jogador. É um belissimo jogador e não concordo quando dizem que ele não é um jogador de equipa. Poderá não ser tanto como o Kaka, mas também estamos a falar de posições diferentes certo??

O Ronaldo é um virtuoso, rápido e forte... Faz.me lembrar o Henry à sua maneira.
O Kaka é um n.º 10 puro e duro, joga e faz jogar muitissimo bem.

No que toca à humildade... aí sim... o Kaka bate o CR aos pontos.

Agora uma pergunta... porque é que agora se fala tanto da comparação entre os dois??? se fizessem as perguntas que fizeram ao pelé ao eusébio ele iria defender o ronaldo... e se fizessem as mesmissimas perguntas ao maradona ele ia falar no messi.

é tudo muito relativo... e o Gerard... não poderá entrar neste grupo??

3/5/07 10:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim, o puto é muito cagão! Dotado, mas cagão!

3/5/07 10:09 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Eduardo,

por ser um julgamento subjectivo é que nem me referi a Kaka como numero 1 do mundo. Disse que ele era o meu modelo de jogador neste momento. Mas de certeza que se me pedissem para escolher 5 nomes de jogadores para melhores do mundo, Cristiano Ronaldo não fazia parte desse número.
Drogba, Essien, Gerrard, Kaka, Messi... são na minha opinião jogadores de uma dimensão muito superior a Ronaldo.

3/5/07 10:22 da manhã  
Blogger Ricardo said...

O próprio parceiro de ataque do Ronaldo é um exemplo de como se pode ser um grande jogador sem ter forçosamente comportamentos de vedeta. O Rooney faz sempre questão de celebrar os golos com o jogador que lhe fez a assitência, ou com o público. O Ronaldo é exactamente o oposto: as atenções têm sempre que recair sobre ele, seja quando marca golo, quando faz a assistência ou, até, quando falha um livre e põe aquela cara de parvo como que a dizer "ui... esteve quase, não foi? Não foi, ò cameraman?"

3/5/07 11:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esquecem-se todos do melhor jogador do mundo: RICARDO CARVALHO!

3/5/07 11:12 da manhã  
Blogger prata said...

Todos falam do vedetismo do Ronaldo mas para mim ele compensa tudo com a confiança que tem nas suas capacidades. Nunca o vemos esconder-se do jogo. Mesmo ontem, fartou-se de levar porrada entre o gattuso e o lateral direito e tentou sempre mais uma vez. Era tão fácil esconder-se como todos os outros companheiros de ataque, mas não. Ele tem sempre a ideia que consegue com o seu talento reslover o jogo. Chamem-lhe arrogância. Eu chamo-lhe atitude competitiva. Apesar do sua atitude extr-futebol deixar muito a desejar, não deixo que isso afecte a minha avaliação como jogador, que é o que interessa. A época do Manchester United deve-se a ele. Quantos jogos resolveu com as suas correrias em força, com os seus dribles, comas assistências. Isto para não falar dos 16 golos. Muito bom para um extremo.

Quanto ao Káká, também gosto muito mas nessa posição é dificil substituir o Deco. Esse é o meu modelo de jogador para essa posição e espero que seja o do Anderson também. Imaginem que o Barcelona trocava o Deco pelo Káká. Será que o Káká teria o mesmo desempenho jogando uns metros atrás como aconteceu com o Deco? Para mim o Deco é mais completo apesar de esta época não estar a ser tão boa como as anteriores.

Recuso-me a fazer tops mas arrisco num grupo de 5 melhores do ano:
Ronaldo, Drogba, Essien, Gerard e Káká.

Ps: Para mim este não vai ser aquele golo que vai mudar a minha opinião sobre o Messi. É um grande jogador mas ainda tem muito que provar para estar ao nível do Ronaldo. Aqui sim é justo comparar!

3/5/07 11:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Dizer que Ronaldo é melhor que Kaka, para mim é o mesmo que dizerem que Marco Materazzi é melhor que Zidane.
Mas com uma campanha de Marketing longa e repetitiva, os habitantes de algumas remotas aldeias italianas, serão bem capazes de acreditar.

3/5/07 1:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prata Messi tem que provar mais o quê?
Estou como o Mourinho, "as medalhas que ganhei ninguém me vai a casa tirá-las".

O Ronaldo até pode ganhar muitos titulos da imprensa côr de rosa, agora, aquele golo do Messi, daqui a 100 anos ainda vai ser recordado e visto pelas gerações vindouras.

3/5/07 1:14 da tarde  
Blogger prata said...

Por causa de um golo... E que golo!

Falta-lhe provar que consegue fazer uma época inteira num bom nível. Veremos se será a próxima. Espero que sim visto ser um jogador que admiro bastante. Custa-me reconhecer que por causa das lesões ainda não atingiu um nivel e uma regularidade suficientes, mas acredito que tem talento para chegar lá.

3/5/07 2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ja que estamos numa de tops, aqui vai o meu top 11 da epoca:
Cech; Zé, Pepe, Carvalho, Leo; Essien; Deco, Kaka; C.Ronaldo, Messi e Drogba.

3/5/07 2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É verdade que é por causa de um golo.
Mas aquilo é uma obra de arte para a eternidade.

Falando mais a sério, já vimos coisas muito boas em Messi. SE formos pela regularidade de exibições, eu acho que o Ronaldinho Gaúcho nunca poderia ser considerado o melhor jogador do mundo. É capaz do óptimo e a seguir desaparece durante longuíssimos períodos.

3/5/07 7:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há coisas em Ronaldo que gosto. Arranque, velocidade de execução, facilidade de remate. Mas há coisas que acho que ainda está muito verde. Tempo de passe, inteligência de jogo (discernir quando deve passar a bola a um companheiro ou tentar a jogada individual), entender que o futebol é um jogo colectivo e que as vedetas sobressaiem mais quando fazem jogar toda a equipa e não quando apenas se tentam evidenciar dos restantes colegas.
Se adquirir um pouco mais de humildade e perder aquela sede de protagonismo ridiculo por tudo e por nada, pode lá chegar, sem dúvida.

3/5/07 7:10 da tarde  
Blogger Hugo said...

O Kaka não parece nada brasileiro pelo seu estilo de jogo!

3/5/07 10:02 da tarde  
Blogger Bruno Pinto said...

Para mim o Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo e não, não sofro de doença patológica! Essien, Drogba comparados ao Ronaldo?? Por favor... Em todo o texto concordo na questão da humildade, gostava que ele fosse mais humilde mas isso não é determinante. Dizer que ele não é decisivo é brincar. Foi considerado o melhor jogador da liga inglesa, o melhor marcador do United, sem ele a equipa é banal, muito banal. São normais as diferenças de opinião mas não me chamem patriótico ou patológico. E, repito, não o comparem ao Essien (é um grande jogador), por amor de Deus!

5/5/07 4:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim, porque só Deus sabe, amen e etc!

5/5/07 7:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home