quinta-feira, março 23, 2006

Na lotaria, ganha… quem tem BAÍA!

Se há jogadores que merecem que a sorte os acompanhe, Vítor Baía é um deles... Obrigado, Vítor!

Image hosted by Photobucket.com6-5(gp)Image hosted by Photobucket.com

Jogo intenso e emotivo mas poucas vezes bem jogado. O F.C.Porto entrou num 3x4x3, com Cech no meio-campo e Pepe descaído para a esquerda. Adriaanse procurava suster o meio-campo leonino, optando por sacrificar uma unidade atacante. Foi no miolo que o jogo foi discutido a maior parte do tempo. O Sporting criava situações de relativo perigo através de lances de bola parada, enquanto o FêCêPê só ameaçava a baliza do Sporting através dos cruzamentos de Quaresma. Mesmo assim, a iniciativa do jogo pertenceu ao Porto, estando quase sempre por cima do Sporting. Quem vaticinava uma derrocada do sistema táctico de Adriaanse às mãos de Paulo Bento, bem pode guardar os foguetes para uma próxima oportunidade. Em termos tácticos, a equipa portou-se a grande altura fraquejando apenas na transição para o ataque já que Lucho e Quaresma não estiveram nos seus melhores dias. A primeira-parte chegou ao fim, com o equilíbrio a imperar no terreno de jogo.
Na segunda metade, o jogo manteve o mesmo cariz não havendo grandes diferenças na organização táctica, exceptuando o facto de Pepe ter passado para o centro da defesa e Pedro Emanuel para a esquerda. O FêCêPê manteve-se no comando do jogo mas foi perdendo-o à medida que o jogo se aproximava do final. A entrada de Nani, trouxe mais imprevisibilidade ao meio-campo do Sporting e os homens do miolo portista começavam a acusar fadiga natural. Mas mesmo assim, foi o Porto que esteve mais perto do golo… Adriano por duas vezes poderia ter acabado com o jogo mas numa escorregou e noutra enviou a bola ao poste. O prolongamento foi uma continuação dos últimos quinze minutos do tempo regulamentar... o Sporting, com três unidades mais frescas manietou completamente o meio-campo do Porto que tinha em Marek Cech e Raul Meireles jogadores em claro défice físico. Apesar disso, Adriaanse apenas trocou Adriano por Lisandro, não conseguindo ver o que todo o estádio via. Não foi de estranhar que, já na segunda-parte do prolongamento, Cech perdesse uma bola em zona proibida e Liedson empurrasse para o fundo da baliza. O Dragão entrou em ebulição. Adriaanse tornava-se o alvo a abater e poucos acreditavam que ainda era possível a reviravolta. O Holandês finalmente decidira-se a fazer uma alteração: Hugo Almeida por Pedro Emanuel. Um monumental coro de assobios ouviu-se no Dragão. Mas, o futebol é uma caixinha de surpresas… Quaresma ganhou espaço na direita, centrou de “trivela” para a área e Benny McCarthy subiu lá no alto, cabeceando para o fundo da baliza de Ricardo. Um golo que era uma botija de oxigénio para Adriaanse… o Dragão acordava de novo! O jogo tinha que se decidir por penaltis… era altura de confiar em Vítor Baía. Pela primeira vez, Ricardo e Vítor Baía iam enfrentar-se em grandes penalidades. E ganhou… o melhor guarda-redes de sempre do futebol português… o jogador que já ganhou todos os títulos possíveis e imaginários a nível de clubes.
Estamos na Final da Taça de Portugal.

Positivo:
- Paulo Assunção: Um gigante! Sem a preocupação de ser o 4º defesa em situações defensivas, o Brasileiro teve a liberdade para dominar o seu raio de acção e ser o primeiro a lançar o jogo de ataque. Foi um bravo durante os 120 minutos, nunca se notando qualquer sinal de cansaço.

- Raul Meireles: Outra grande exibição! Juntamente com Paulo Assunção, foi um dos responsáveis pelo domínio que o meio-campo portista teve sobre o do Sporting durante grande parte do jogo.

- Vítor Baía: Um grande guarda-redes vê-se nos grandes momentos e o NOSSO Baía com uma defesa fantástica levou-nos à final. Num duelo à parte com Ricardo levou a melhor, defendendo um penalti, de João Moutinho, contra nenhum defendido pelo guardião leonino.

- Benny McCarthy: 5 golos em cinco jogos, fazem pensar que o “Big Mac” poderá estar de volta e logo numa altura crucial da época. A comemoração do “seu” penalti foi… hilariante!

Negativo:
- Adriaanse: Se é verdade que armou muito bem a equipa, voltou a mostrar que no banco não tem “tomates”! Durante a segunda-parte, Ibson deveria ter entrado para o lugar Cech e durante o prolongamento, a entrada de Ricardo Costa para o lugar de Raul Meireles não seria desajustada, já que poderia fazer avançar Bosingwa para o meio. Não conseguiu ver que o meio-campo do F.C.Porto estava desgastado por um jogo muito exigente em termos tácticos e acabou salvo por Benny McCarthy e Vítor Baía.

Vídeo dos penaltis
Download do resumo do jogo (16Mb) by fcp2003.net
Directório de Imagens actualizado

18 Comments:

Blogger Michael Knight said...

Eu não acho que a planificação do jogo fosse por aí além, contrariamente ao Artigo. Não percebo o Adriano a extremo direito, especialmente com McCarthy em campo que já fez essa posição em Leiria ano passado e que por sinal a meu ver bastante bem.
Cech no meio campo já não me atrapalha tanto. Mas a ausência de Anderson da equipa e do banco é para mim muito estranha. Se é por que se passou alguma coisa em termos disciplinares, tudo bem. Se é para proteger o rapaz ... talvez concorde se bem que era um jogo em casa, apesar de clássico. Agora deixa-lo de fora e atirar para a ala o Ponta de Lança que mais mexe e faz mexer na frente de ataque? Parece-me sem qualquer cabimento.

No decorrer do jogo já concordo com o artigo. As substituições foram realmente tardias. Mas isso já todos sabemos. Ia sendo mais um clássico perdido em casa onde não conseguimos pegar no jogo durante grande parte dele. Há qualquer coisa que não bate certo.

Espero que esta vitória sirva para essencialmente quebrar o espirito dos rapazes do Sportem.

23/3/06 10:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É uma pena não termos treinador. Que lógica é esta de jogar na luz em 3x3x4 e em casa com o Sporting recua-se? O Cech é um jogador vulgar, o Adriano a extremo direito é uma anedota, a troca do Pepe com o Emanuel incompreensivel. Anderson de fora? Nem comento. Desta vez foi salvo pela sorte, Benni e Baía, mas é obvio que Co não presta.

23/3/06 1:57 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Como disse no Post, a planificação do jogo foi boa de Adriaanse. A não aposta em Anderson, obviamente que se baseia na pressão que um jogo deste tipo exige de um jogador de 17 anos. Adriaanse não quer colocar muita pressão sobre Anderson e a opção pode ser duscutida mas nunca tida como má decisão.
A estratégia de jogo foi boa. Quantas oportunidades teve o Sporting para marcar, tirando os lances de bola parada? Zero... e o golo foi oferecido, tal como o golo da Luz, e os três sofridos em casa frente ao Benfica e Sporting para a Superliga.
Adriano só se tornou extremo, a partir de certo momento de jogo. Durante grande parte do jogo, era Lucho que caía sobre aquele flanco, lugar que ocupa na Selecção Argentina.
O Porto quis ganhar mais que o Sporting! O Porto dominou mais tempo que o Sporting! O Porto teve mais oportunidades que o Sporting!
O que eu posso acusar Adriaanse e foi por isso que o coloquei no NEGATIVO, foi o não refrescamento do desgastado meio-campo. Nisso esteve muito mal e quanto a mim impediu que o Porto não resolvesse o jogo antes das grandes penalidades. Deu uma ideia de não ter confiança nos substitutos e isso é muito mau.

23/3/06 2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Baía foi heroi mas durante os 90 minutos teve muito inseguro. Na 1ª parte não sacudiu bem um canto e a ficou na área à merce dos lagartos e durante a 2ª parte deixou que Liedson chegasse com a cabeça onde ele não chegou com as mãos. Até pode ter sido falta... ainda não vi o lance na TV, mas ali a bola é dele de qualquer maneira, nem que tenha de levar o joelho à frente.

23/3/06 2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Quem vaticinava uma derrocada do sistema táctico de Adriaanse às mãos de Paulo Bento, bem pode guardar os foguetes para uma próxima oportunidade."

Eu vaticinava e aconteceu. O jogo do Porto nunca foi fluido. O jogo de ataque passou invariavelmente pelo Quaresma - calha-se o Benfas Alcides na marcacao, nao haveria tanta liberdade e cruzamentos que felizmente ele ontem conseguiu.

Quatro medios, todos eles interiores e de cobertura, sem nenhum municiador de jogo ofensivo (com Diego, Ibson e Anderson no plantel) mostra muito medo.

Ponta de lanca a jogar a extremo, com rendimento a rocar a nulidade, enquanto haviam extremos no banco?!?

Das substituicoes nao falo...

Por estas razoes todas tenho a certeza que produzimos muito abaixo das reais potencialidades que a Equipa tem.

Saudacoes Portistas

23/3/06 2:34 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Kikas... Se tiveres possibilidades... faz o Download do resumo do jogo, cujo link está no Post. Vê o que fez o Sporting durante 120 minutos!

O Porto foi quase sempre a melhor equipa e teve as únicas oportunidades de golo da partida! A táctica de Adriaanse foi boa... não manteve o erro de jogar em 3x3x4 com adversários fortes e que povoam o meio-campo. Jogamos contra o Sporting e não contra uma equipa menor.

23/3/06 2:48 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Quanto a Paulo Bento era bom que tb visse o resumo do jogo! Há penalti de Pepe mas antes tb há penalti de Polga sobre McCarthy. E na expulsão de Bosingwa, ele nem toca em Tello.

É a triste mentalidade portuguesa atirando sempre para cima dos outros a responsabilidade das derrotas.

23/3/06 2:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

23/3/06 4:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parece que ali o amigo precisa de Reni... LOL

23/3/06 5:52 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Apaguei o Post do amigo Leonino porque usa linguagem que não gosto de ver num espaço sadio de discussão. Se fosse uma expressão isolada... ainda vá, assim não!

Se algum Sportinguista quiser expressar aqui a sua opinião, usando de termos que não sejam insultuosos, podem ter a certeza que não serão alvo de qualquer censura.

O FêCêPê é um blog do F.C.Porto mas que tem personalidade própria. Aqui, dificilmente encontrarão agressões verbais aos adversários ou expressões anti-qualquer coisa. O blog FêCêPê é apenas um blog PRÓ-PORTO mas exigimos que quem aqui quer deixar a sua opinião não seja violentado com expressões profundamente desagradáveis. Pelo Porto e pelo futebol!

23/3/06 6:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anibal... nao podia deixar de colocar aqui o meu elogio ao teu comentario.. mt bom mesmo.

contudo.. conta la os promenores do jogo nomeadamente a cena do benny e do ricardo aquando do penaltie.

23/3/06 6:30 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Bom Eduardo... tudo começou quando o Liedson marcou o golo Sporting. O Ricardo festejou de uma forma provocadora para os adeptos do Porto imitando, a mim parecia-me, um gorila anacéfalo. Diga-se que foi uma imitação de qualidade... nem parecia uma imitação.

Quando o Benny marcou o penalty, passou várias vezes à frente do Ricardo imitando, a mim pareceu-me, uma galinha ou um frango!

:)

23/3/06 6:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

23/3/06 7:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

23/3/06 7:53 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Http://pardebolas.blogspot.com


Para os Lagartos.

23/3/06 7:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Afinal não houve penaltis!

Apresar do que dizem os jornalistas do Record...!!!

23/3/06 9:21 da tarde  
Blogger AFC said...

Não vi o Paulo Bento ficar indignado quando o Polga jogou a bola com o braço na grande área. Se o Paulo Bento não acredita em coincidências eu tambem não. Quem com ferros mata com ferros morre. Estas tentativas falhadas e patéticas de quererem imitar o Mourinho são más demais. Espero que o Porto jogue com a mesma determinação com que tem jogado em Alvalade. Não ouvi o Paulo Bento dizer que foi fácil ganhar ao Leiria em casa porque jogaram 12 contra 11. Dessa vez o fiscal de linha teve um erro. Ontem Paulo Bento mostrou aquilo que o Sporting sempre foi. Basta perder ou empatar que perdem as estribeiras e só sabem comentar a arbitragem. Tenham vergonha!

23/3/06 9:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E ainda há aqueles que duvidam que Vitor Baia é realmente o melhor guarda-redes Português da actualidades e quiçá de sempre? Simpelsmente não os entendo!

25/3/06 5:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home