quarta-feira, maio 03, 2006

Aliados ou Alameda?

É verdade que a Avenida dos Aliados está em obras... mas elas não são de hoje, já se arrastam há três anos (ou se calhar mais tempo) e nunca impediram os adeptos do F.C.Porto de ir “à Praça” dar largas à sua alegria. Este ano as comemorações foram bipartidas e muitos portistas preferiram a Alameda do Dragão aos Aliados. Sem pretender discorrer razões objectivas ou subjectivas para o facto, esta situação deixa-me de algum modo preocupado.
As celebrações nos Aliados têm, pelo menos para mim, um significado profundamente bairrista e eu orgulho-me de ser bairrista... para além do clube existe a minha querida cidade. Se defendo o meu clube, com a mesma garra defendo a minha cidade! Ir celebrar “Prá Praça” é unir o clube com a cidade... e não são umas quantas obras ou umas quantas decisões políticas que conseguirão apartar a cidade do clube! Só as pessoas o conseguirão! Confinar os festejos à Alameda do Dragão é admitir a cidade do Porto como um mero código no endereço postal do clube. Isso é hediondo!

Não separe o homem o que a história uniu! O Porto só é Porto por causa do Porto!

Imagem tirada do blog Azul e Branco

20 Comments:

Blogger Gil said...

acho que o problema não passa pelas obras nos aliados... mesmo com as obras houve muito boa gente que festejou a bem festejar no fim do Penafiel-FCPorto... o problema reside no facto de que festejar nos aliados sem subir à varanda da Câmara Municipal e aí cumprimentar e festejar com todos os adeptos não é um verdadeiro festejar nos Aliados...

3/5/06 2:19 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Sim Gil, existem algumas razões para não se ir aos Aliados.
Mas o objectivo do Post era fugir dessas razões... e centrar-me no significado do afastamento da festa dos Aliados.

É inconcebível uma festa de Campeão do Barça fora da Plaza de Sant Jaume, ou do real Madrid longe da Plaza Cibeles.
São locais emblemáticos que pertencem à propriedade cultural dos adeptos dos clubes e que não querem perder.

O meu Post tem como objectivo alertar os Portistas para que não percamos o saudável hábito de festejar nos Aliados.

3/5/06 3:50 da tarde  
Blogger Di_Portista4ever said...

Concordo!

Gostava de pertencer aos "sites dragoes" do seu blog. Como fazer?
Seu blog já está nos meus blogs aliados pois é um dos nosso perferidos.
Obrigada.

Nao deixe de visitar e comentar,
http://tripeiras.blogspot.com
Por:
Di e Azulinha

3/5/06 9:00 da tarde  
Blogger Nelson Carvalho said...

O problema tambem é que muita gente da cidade e que é Portista se deixou levar pela autentica "lavagem cerebral" perpertrada pela comunicação social Lisboeta, quando esta hipocritamente se pôs ao lado de Rui Rio no seu velipendiante ataque ao FC Porto, fechando-lhe as "varandas da cidade" e com isso impedindo o clube de celebrar os seus feitos com o Povo do Norte.

Em certa medida os Portuenses são culpados por permitirem que uma das maiores forças da cidade estar a ser subjugada desta menira, não reagundo, nem se revoltando.

Ir à Praça festejar é uma forma de a Cidade prestar homenagem ao FC Porto, e nesta o Clube retribuir á Cidade com as sua conquistas o orgulho e paixão Tripeiras. Obviamente o sr. Rui Rio nunca entenderá isto!

3/5/06 9:09 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Di e Azulinha:

A única coisa que precisavam é ter um blog sobre o F.C.Porto.

Já vos adicionei à lista!

Abraço

NPRC: Uma das razões porque eu não queria falar de razões... era por causa dele. Não vou falar das razões para não se ter ido à Praça.

3/5/06 10:55 da tarde  
Blogger PavlovDoorman said...

Será que não se apercebem do significado histórico de uma simples passagem pela Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade???
Porque o que está em, discussão é exactamente isso... Ainda me lembro das comemorações do Penta (em que terá sido talvez o festejo com mais gente na Baixa dos meus tempos)e das sensações de Portismo demonstradas, desde os famosos cortejos d enterro dos adversários, ao desfilar d viaturas decoradas especialmente para esse efeito...
Parece-me que esta nova centralidade na Alameda é uma demonstração de posição por parte da classe dirigente do nosso Clube para com a Câmara, demonstrando que não precisam deles...
Mas sinceramente festejar um título sem passar pelo ponto mais emblemático da Democracia Nacional para mim não faz sentido...

4/5/06 10:05 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Como alguns de vocês sabem sou de Lisboa e por isso terei uma visão diferente, talvez menos emocional, deste assunto.

Nunca festejei nenhum título do FCP no Porto e por isso não tenho o "feeling do terreno", mas também acredito que os "verdadeiros" festejos são feitos nos Aliados e na Praça da Liberdade. A alameda do estádio é bonita, pode servir para muita coisa (nomeadamente para a recepção à equipa quando chega de grandes vitórias internacionais) mas "o pobo na rua" a festejar os títulos deve fazê-lo no lugar emblemático de sempre!

P.S.: Em Lisboa quando ganha o SLB ou o SCP (felizmente acontece pouco-lol) "o local" é sempre o Marquês de Pombal (e eventualmente a Praça do Município). Até nas conquistas da Selecção em Lisboa festeja-se no Marquês. Jamais me lembro da 2ªCircular (ou arredores) ser palco de festejos...

4/5/06 10:36 da manhã  
Blogger El Pirata said...

nao confundir portuenses com portistas! Eu como portuense estou-me borrifando que os portistas festejem lá no canto da cidade! nao me sinto dimunido como portuense por causa disso! É perigoso essa confusao entre cidadania e futebolices!

Portuense com gosto e orgulho. E o meu simbolo sao as tripas e nao o fcp. Mania esta de arrumar todos os portuenses como portistas...

4/5/06 12:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho q Sábado depois do jogo terminado toda a gente se deve concentrar nos Aliados. Em relação às notícias de "mercado", hoje fala-se na possibilidade de Bosingwa runar a França, tendo como destino o Mónaco ou o Marselha. Eu ja aqui há uns tempos mencionei q ainda vamos ter saudades dele, e só quando ele jogar com outra camisola lhe daremos o devido valor. Ele tem sido aposta de todos os treinadores (uns mais outros menos): Mourinho, Del Neri, Fernandez, Couceiro e Adrianse. E o facto de ter sido por duas vezes esta época mencionado no 11 da semana no "Gazzetta dello Sport" terá despertado a curiosidade de clubes. Vamos ver... FORÇA PORTO!

4/5/06 2:10 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Não escondo que foi com agrado que li 3 notícias hoje:

O interesse dos franceses no Bosingwa;
O interesse dos gregos no Bruno Alves;
O interesse do FCP no Benachour (que ocuparia o lugar do Diego).

Quanto às duas primeiras são jogadores que acho que não têm "dimensão" para jogar no FCP. Quanto ao Benachour do pouco que vi gostei bastante, apesar de que mesmo que vendamos o Diego ainda temos Andersson, Hélder Barbosa e Jorginho para a mesma posição...

Vamos a ver.

4/5/06 2:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso estas noticias não são nada más... pelo menos as duas 1ªs!
Confesso que do jogo com o Guimarães gostei bastante de um jogador cujo nome não sei mas que jogou na direita: bom sentido posicional, muitos bons desarmes e muita luta... até ao fim, não sei mesmo o nome (era um tipo alto e aparentemente franzino mas com uma energia brutal).

4/5/06 3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Bosingwa só é uma boa noticia ir-se embora se vier alguem melhor para o lugar dele.

Para todos os efeitos, independentemente de ter uma fraca tecnica individual e cruzar mal, continua a ter uma força, e uma velocidade (e um pique fabuloso) que muitos poucos atletas têm. Além disso é Português e novo.

Alto lá com a carroça á frente dos bois.

4/5/06 3:58 da tarde  
Blogger Gil said...

sim aníbal, mas quanto a isso não tenho preocupações, tenho a certeza de que os portistas nunca vao esquecer esse simbolismo, festejar nos Aliados é festejar nos Aliados. quando as obras estiverem prontas vai ser lindo ver aquilo coberto de azul-e-branco.

pirata: ng confunde uma coisa com a outra, mas a verdade é esta: o FCPorto e a cidade do Porto são indissociáveis um do outro e digo-te que quem tem mais a perder com estas tricas entre Rui Rio e o FCPorto é a cidade e não o clube, os festejos na Alameda do Dragão servem para mostrar isso mesmo.
Se a cidade do Porto tem a dimensão europeia/mundial que tem também o deve muito à projecção que o FCPorto lhe tem dado nos ultimos 20 anos. Não é por acaso que quando estou no estrangeiro e digo que sou do Porto (cidade) só me falam de futebol :)

quanto às noticias:
Bosingwa: vai fazer falta, é grande jogador que infelzimente não é aproveitado na posição que devia ser... o Adriaanse que coloque o Zé no lugar do Meireles e vocÊs vão ver do que eu estou a falar...
Bruno Alves: já vai tarde e a más horas... quando me lembro que o FCP a escolher entre Tonel e esta abécula escolheu a abécula até fico nervoso... não que o Tonel seja "grande" jogador mas pelo emnos é-o mais do que o B.Alves.
Reforços: J.Paulo, D.Valente e Adriano são os confirmados o resto para mim é refresco, quando assinarem e o Presidente o confirmar eu acredito... uma coisa é certa: o FCPorto faz muito mal em deixar sair o Diego, faz muito mal mesmo!!!!

4/5/06 4:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Todos os clubes da minha cidade, quando são campeões, devem de ir a varanda da CIDADE, e festejar os seus titulos, a n/varanda situa-se, na Avenida dos Aliados, no edificio da Camara, que e de todos os PORTUENSES, e não de um individuo, que se julga dono da CIDADE DO PORTO, e manda fechar a porta ao Clube mais repersentativo, da CIDADE, e este sim e um simbolo, para os portistas, e não para os portuenses, que podem e devem apoiar os diversos clubes da CIDADE, nem que sejam clubes de bairro quer de Paranhos, quer do Foco, logo que sejam da minha CIDADE, esta tudo bem, acima de todo Portuenses...NB:-Os simbolos da Minha CIDADE, não são so tripas (ate ja ia), sao outras coisas, que nos distinguem, tais como na cultura, arquitectura e principalmente e boa vontade de ajudar o proximo enter outras virtudes.

4/5/06 4:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh pedro reis onde viste essa do benachour...? "moços" ja la temos muitos! concordo c o daniel pinto... o bosingwa ñ deve ser vendido porque foi um jogador chave neste campeonato. vendam o mccarthy, o diego, p postiga, o bruno alves e emprestem o ivanildo e o bruno moraes.

4/5/06 4:41 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Wm relação às notiícias que o Pedro fala:

1. Se o Bosingwa sair, penso que não vai ser difícil encontrar alguém tão bom ou melhor do que ele para defesa-direito. Mas de uma coisa eu tenho a certeza: O F.C.Porto não tem e não consegue arranjar um médio com as características do Bosingwa em lado nenhum. Jogando a interior ou mesmo a trinco (prefiro-o a interior), o Zé é um senhor jogador e se calhar imprescindível ao nosso Porto.

2. O Bruno Alves não é mau central. Antes do retundo falhanço com o Benfica, fez três jogos a titular e realizou exibições agradáveis. Voltou a ser chamado com o Braga e meteu água... e jogou frente ao Marítimo jogando no lugar do Pepe realizou uma excelente exibição. Mas é o 4º central do plantel e havendo mercado para ele, se der dinheiro é deixá-lo sair pois ainda é jovem e precisa de jogar.

3. Em relação ao Benachour... eu só espero que seja engano o que o Pedro menciona. Ele tem bom toque de bola e é habilidoso... mas é só! Geromel é outro dos que se fala como tendo grande futuro. O rapaz tem bons pés, sai a jogar bem... mas tem cada fifia que até dá medo. No 3º golo do Porto, o Adriano que até nem é um jogador muito rápido, passou por ele que nem uma flecha.

Muitos nomes vão aparecer daqui para a frente... mas 90% deles serão mentira e apenas servirão para valorizar os jogadores.

4/5/06 5:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal eu também acho q Benachour nada traria de novo ao nosso plantel, para além de ter amigos sócios do Vitória que me transmitem que ele é fraca personalidade. Por outro lado gosto imenso do Geromel. Tem muito potencial para ser trabalhado e nós temos um Treinador que é muito bom nesse tipo de trabalho. Falaste em fífias... lembras-te do Pepe no ano passado? E quanto ao 3º golo penso que a equipa do Vitória ja tinha "estoirado" fisicamente e o 2º golo acabou c ele psicologicamente. Geromel, sendo um jogador rápido, tinha já muito jogo nas pernas (o Vitória teve 1 hora c menos um). Mas tem grande futuro. Daqui a 2 anos falamos Aníbal. Abraço. FORÇA PORTO!

4/5/06 10:02 da tarde  
Blogger Figas_21 said...

Sinceramente, estou no porto há 10 anos e festejei mtos títulos nos aliados, mas acho que está na altura de mudar. Não temos necessidade de saber se vamos ou nao ser recebidos pela câmara consoante o partido político que lá esteja. Acho que o futebol n se deve misturar com politica. Agora que temos uma avenida só nossa, que termina no nosso estádio lindíssimo e no qual temos uma varanda que nunca estará fechada aos seus jogadores acho que é altura de se deixar os aliados. Esta é a minha opiniao. O Fc Porto é o FC Porto e o Porto é uma cidade que tem outros clubes, nao confundir as coisas.

4/5/06 10:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"DIA 6 DE MAIO - OPERAÇÃO JANELAS AZUIS - PARTICIPA!

Actualização do desafio:

Foi marcada uma data específica para TODOS colocarmos os cachecois e as bandeiras nas nossas casas e nos nossos carros do Mágico Porto.

Desta forma, conseguiremos marcar a diferença e causar maior impacto. Assim sendo, parece-nos que a data mais indicada para que isso aconteça seja o dia do jogo entre o Boavista e o FC Porto - dia 6 de Maio.

Como isto só resultará se todos nós nos empenharmos nesta iniciativa, vimos por este meio, APELAR para que todos participem activamente e que divulguem esta iniciativa a todos os vossos amigos. Não custa nada, basta fazer copy paste deste post e envia-lo para a vossa lista de contactos de Email.

Que tal? Vamos marcar a diferença? CONTAMOS COM TODOS OS VERDADEIROS PORTISTAS!

Coloquem nos vossos blogs, enviem sms, enviem mails, falem com os vossos amigos no café, grafitem nas ruas, façam o que bem entenderem, mas divulguem a iniciativa."

Uma iniciativa dos amigos do blog Gurreiros da Invicta

5/5/06 3:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Figas
A alameda não é só nossa. A atitude de nos acharmos superiores à cidade só nos prejudica. não faz sentido festejarmos o titulo no extremo da cidade, encostados a rio-tinto. Se tivermos necessidade de mostrar alguma coisa a algum partido ou a alguém, deveriamos fazer a festa nos aliados como forma de provar que quem manda no clube e na cidade são os portistas e tripeiros, repsectivamente e não os presidentes de camara ou de clubes. Acho desagradável estarmos envolvidos e a sermos manipulados em virtude de guerras entre o sr, pcosta e o sr rui rio. a cidade e o clube não destes senhores. concordo em absoluto com o autor do post, o porto só é porto por causa do porto. festa no aliados já, com todos os dragões juntos. temos imenso orgulho na cidade a que pertencemos e este é o momento ideal para unirmos duas paixões : a cidade e o clube.

5/5/06 10:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home