quinta-feira, abril 27, 2006

Mais nomes na forja

O jornal Ojogo revela na sua edição de hoje que Diogo Valente deve assinar nos próximos dias um contrato com o F.C.Porto. Em relação a outros reforços, o jornal afirma que João Paulo, Saganowsky e Miguelito estarão também próximos de serem Dragões.

Há algo que tenho de aplaudir: A recuperação da forma de José Mourinho contratar jogadores para o F.C.Porto, procurando dentro do Campeonato Português os melhores jogadores. Desde que o "Special One" rumou a Londres, a política de contratações voltou-se para o estrangeiro onde os reforços são mais caros e ainda têm que passar por um período de adaptação que por vezes se estende "Ad Aeternum". Excluindo Mário Jardel, as grandes aquisições do F.C.Porto dos últimos anos vieram do Campeonato Português... isso não será um sinal inequívoco?

Diogo Valente é destes quatro potenciais reforços, aquele que me levanta mais interrogações. Em vez de ir buscar o jogador do Boavista não seria preferível apostar em Ivanildo, Hélder Barbosa ou Vieirinha? Duda, que poderia chegar a custo zero, não seria uma melhor aposta?

E não seria uma boa medida tentar convencer Fedorychev a vender-nos Seitaridis e Enakarihre, jogadores jovens e com um potencial enorme que estão praticamente encostados na Rússia, numa equipa que ocupa o último lugar da classificação?

17 Comments:

Blogger Pedro Reis said...

A eventual contratação do Diogo Valente é pura e simplesmente inacreditável...
Quanto aos outros (Saga, Miguelito e João Paulo) desde q não custem muito têm o benefício da dúvida.
E o Duda? Esse sim seria reforço, tal como os 2 "russos" de que falaste.

Quanto a vendas, a ter que sair alguém do núcleo duro por bom $$$ que seja o Quaresma (como já tinha defendido anteriormente). Começa a ficar "marcado" em Portugal e a propensão para fazer asneiras tem aumentado...

27/4/06 10:40 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Pedro... do núcleo duro só McCarthy pode sair.

Admito a venda de Lucho se ele fizer um mundial do outro mundo e se a proposta for ao nível da de Ricardo Carvalho. Caso contrário, para o ano temos uma Liga dos Campeões para ganhar!

27/4/06 10:53 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Em relação a Quaresma... todos os grandes jogadores do Porto estão marcados pela imprensa Lisboeta que está sempre na esperânça de os ver rumar a outras paragens. A sua atitude nas varandas do Dragão são recrimináveis, mas são fruto da emoção e sinónimo que ele está de corpo e alma no clube e vibra com as vitórias do Porto apesar de alguns excessos.

Para o ano Ricardo Quaresma, pode-se afirmar como um jogador de Top e nada melhor que o ter na nossa equipa.

27/4/06 11:04 da manhã  
Blogger Mag said...

Contratar portugueses jovens é bem melhor do que importar estrangeiros.
O ideal será apostar nos jogadores da nossa "formação".
É mais barato e dá um sinal claro aos miúdos de qua vale a pena, e é possivel chegar à equipa principal.

27/4/06 11:20 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

A) A Politica de contratações no estrangeiro não funciona porque 90% delas são para enriquecer certas pessoas à custa do Clube. Há não sei quantas épocas atrás já o David Villa era goleador e jogava EXACTAMENTE igual no Sporting Gijon que no Zaragoza e agora no Valencia. Há não sei quantas épocas atrás, Vicente (extremo esquerdo do Valencia) também jogava na segunda divisão espanhola exactamente da mesma forma como joga agora no Valencia.
Mark Gonzalez e Walter Pacheco fizeram épocas sublimes no Albacete (na segunda e na primeira divisão). O primeiro rumou ao Liverpool onde se lesionou e não jogou qualquer jogo e agora está de volta a espanha, no R.Sociedad, onde é o principal artifice do ressurgir dessa equipa, que quando ele chegou estava em lugares de descida. Nos ultimos 3 jogos marcou 3 golos. Não sei o que é feito de Walter Pacheco.
No Celta de Vigo há um rapaz que ano passado jogava na segunda divisão, pertence ao Valencia. É extremo esquerdo, chama-se Silva e tem uns pés do Diabo. Borja Oubiña é centro campista, Galego de Vigo e tem uma classe espectacular. Baiano foi o ano passado a meio da época para o Malaga onde marcou uma data de golos e este ano continua pelo mesmo caminho
Lucas Lobos foi em Janeiro para o Cadiz FC. Argentino, já tinha visto alguns jogos dele na TV e não enganava ninguém. Actualmente já deve ser dos melhores marcadores do Cadiz e é uma das "surpresas" da Liga Espanhola.
Ver um jogo do River Plate é ver uma fábrica de jovens talentos a despontarem. Gaston Fernandez, Mareke, Um rapaz loiro do meio campo, um defesa lateral/central Paraguaio entre outros são valores mais que seguros.
Huntelaar é um goleador. Também dá a liga holandesa na satelite digital espanhola, e vi vários jogos do individuo. Não enganava ninguém, agora é tarde (para ser comprado barato), já foi para o Ajax.

Podia perfeitamente continuar a enumerar valores praticamente seguros (há sempre um risco de não adaptação) mas não é preciso. Já chegam estes. Não sou um Olheiro Profissional e fiz estas observações todas do conforto do meu sofá (Obrigado TV Galiza, Satelite Digital, Eurosport, ETC). Não me pagam para andar a observar jogadores. Não me posso deslocar para ir ver ao vivo.
Comprar jogadores no estrangeiro não é uma má politica. Só se torna uma má politica se for feita com o desgoverno e com outros intuitos. Para mim comprar jogadores, ou melhor, escolher os jogadores para comprar, é das coisas mais faceis que se podem fazer, desde que haja um esquema a seguir.

B) Diogo Valente, embora conheça pouco do jogador e só das selecções, parece-me uma perfeita cavalada de compra. Não gostei dele nem um bocadinho em termos futebolisticos. Mas as observações que fiz foram poucas portanto não quero dar uma opinião muito forte. O único positivo é o facto de ser jovem, portista e português.

C) Parece-me também bastante hilariante que umas semanas depois da Sad ter dito que Duda não interessava porque seria apenas um "capricho" por ser para uma posição onde o FCP tem Jorginho, Quaresma, Ivanildo, Peixoto, Cech (Só faltavam terem enumerado também o Baía e o R.Costa) se venha comprar o Diogo Valente. Quer-me parecer a mim que um contracto assinado pelo Duda valerá muito pouco em comissões do que uma venda do D.Valente para o Porto.

D) Para alguns portistas que já constatei queixarem-se que o Diogo Valente vem para uma posição que está bem coberta, nada mais errado. O FCP não tem um extremo esquerdo esquerdino em condições. Ivanildo é um croissant futebolistico (no aspecto mais negativo possivel), César Peixoto nunca provou nada e nunca poderá ser aposta primária. Faz falta um jogador em condições para esse lado. Ibson em Penafiel abriu o lado esquerdo da defesa do Penafiel para que Alan, a pé cruzado não conseguisse dar seguimento a nenhuma das bolas.

E) Miguelito parece-me uma excelente contratação. Faz falta um defesa esquerdo. E ter um defesa esquerdo que se desenvolve razoavelmente em tantas posições, é sem dúvida uma mais valia para o plantel.

F) Seitaridis e Enarkharire eram mais valias. A época de Seitaridis comparada com o Europeu foi horrível, mas foi uma época atipica para toda a gente. Quem sabe que o Grego do europeu não estaria de volta. O central nigeriano é um bom central, ficava bem no plantel. Desde que obviamente as contratações não fossem muito caras.

G) Fundamental quanto a mim neste momento é um ponta de lança matador. Depois disso, um extremo esquerdo e um 10 eram boa onda.

H) Anibal Letra. O Quaresma é um palhaço, devia ter tado caladinho. Mas não me incomoda isso. Devo contudo dizer-te, que não tenhas esperança que o Quaresma embarque numa viagem de Portismo inabalavel. O Quaresma vai ser sempre do FC Quaresma enquanto seja vivo, é um palhacito que não encarna em absolutamente nada do que é o espirito de ser Portista.
Só te digo isto para não te espantares muito quando depois de sair do Porto, ele dê alguma entrevista ou algo do genero que te venha a desiludir. Decos há muito poucos. Até o palhaço do R.Carvalho formado no Porto tem declarações ridiculas quanto a mim em relação ao clube.

1 abraço.

27/4/06 11:39 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Michael:
Eu não digo que não existam grandes oportunidades a ser exploradas no estrangeiro. Existem... mas têm vários inconvenientes. Deste vários exemplos do Campeonato Espanhol. Tirando o Duda, que tinha motivos pessoais, dá-me um exemplo de um dos melhores jogadores da equipas do fundo da tabela da Liga Espanhola que estivesses disposto a vir para o F.C.Porto? Não há um!

Em relação ao futebol Argentino, tal como o Brasileiro... é de facto uma fábrica de grandes jogadores. Mas o preço é proibitivo. Qualquer jogador acima da média(e não digo estrela) custa para cima de 2,5 milhões de Euros. Temos ainda o problema da adaptação ao futebol Europeu, onde os Argentinos batem claramente os Brasileiros.

Eu acho que a política de contratações deveria assentar no mercado Nacional(mais fiável a curto prazo), procurando no estrangeiro *****UM***** e apenas UM jogador que pudesse ser um investimento e uma mais valia inequívoca, como foi o caso de Lucho Gonzalez este ano.

Em relação a Quaresma, não espero que ele se torne um portista... mas acho que ele tem fibra, garra e detesta perder. Isso são qualidades que se vêm pouco hoje em dia.

27/4/06 12:08 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Eu dei-te exemplos de jogadores da Segunda Divisão Espanhola. Da Primeira divisão, não sei. Mas em igualdade de condições economicas, gosto de pensar que viriam para o FCP.
O Futebol argentino não é assim tão caro quanto isso. É obvio que Lucho era já uma figura do futebol argentino, mas cada jogo que eu vejo com qualquer equipa, se vê jogadores que fazem a diferença, é impressionante. Este Lucas Lobos não custou nada por aí alem para o Cadiz por exemplo.

Eu não tenho problemas de onde vêm os jogadores, desde que sejam bons. É obvio que o mercado nacional tem que ser bem explorado, e em mais quantidade.

27/4/06 12:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda que cavalguemos no sentido da globalização (sendo que no futebol quer dizer descaracterização) gostava de ver no FCP os melhores talentos portugueses, só quando não fosse possivel recorreria ao estrangeiro... Fico contente por o meu clube estar a recrutar em Portugal: não costumo ver muitos jogos de outras equipas por isso não sei avaliar os nomes de que se falam, a não ser o Miguelito que acho uma muito boa.
Acho que faz falta um lateral direito, um central e matador... tudo o mais é para dinamizar a economia paralela... a Russa, Brasileira ou Portuguesa...

27/4/06 3:04 da tarde  
Blogger PavlovDoorman said...

Uma ideia

Uma ideia peregrina.
Depois de tantas e tantas vezes ver nos jogos do Barcelona o Hino entoado por aquela molde humana impressionante gostaria de deixar aqui expresso um pedido/desejo a todos vós.
Porque não todos nós no próximo domingo entoarmos em uníssono o Hino do nosso Porto (agora que foi finalmente recuperado nos altifalantes) aquando da entrada das equipas no relvado do belo Dragão?
Porque não as Claques e o Clube distribuirem a letra do nosso belo Hino? Se existir alguma coreografia porque não imprimir no verso da cartolina a letra do nosso hino?
Para começar e com a promessa que irei tentar espalhar esta ideia pela nossa comunidade aqui fica a razão da minha Paixão:

Ó meu Porto onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser Nobre e Leal
Teu pendão leva o escudo da Cidade
Que na história deu o nome a Portugal

Ó Campeão, O teu passado
É um livro de Honra de Vitórias sem igual
O teu Brasão abençoado
Tem no meu Porto mais um Arco Triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto

Porto, Porto, Porto, Porto

Porto, Porto

Quando alguém se atrever a sufocar
O grito audaz da tua Ardente Voz
Ó Porto então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós

Ó Campeão, O teu Passado
É um livro de Honra de Vitórias sem igual
O teu Brasão abençoado
Tem no meu Porto mais um Arco Triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto

Porto, Porto, Porto, Porto

Porto, Porto

27/4/06 4:13 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

É uma ideia excelente Pavlov(desculpa tratar-te assim mas é mais fácil).
Claro que necessita de uma divulgação mais abrangente como a da distribuição da letra à entrada e talvez um ensaio antes do início do jogo.

Vou começar a decorá-la... eu só cantava a parte do PORTO PORTO PORTO PORTO .... PORTO PORTO !

Ao ler 4 primeiros versos até se me dá arrepios... fantásticos:

Ó meu Porto onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser Nobre e Leal
Teu pendão leva o escudo da Cidade
Que na história deu o nome a Portugal

27/4/06 4:34 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Quanto ao Quaresma infelizmente (porque reconheço que ele tem capacidades técnicas notáveis e que progrediu muito tacticamente) penso que a visão do MK estará mais perto da realidade.

Não foi por causa da questão dos cânticos que fiz o comentário (aliás num post anterior sobre contratações, antes deste episódio, já o tinha referido) mas pelo facto do Quaresma estar a abusar de comportamento anti-desportivo nos últimos jogos: entradas muito duras aos adversários sem necessidade, desrespeito pelo treinador quando é substituído e pelas regras quando marcou um penalty contra as indicações e o falhou, etc.

Por isso para mim é o 1ºcandidato a sair.

27/4/06 5:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu axo que o Diogo Valente nao vai trazer nada de novo ao Porto..
E como alguns ja refireram, axo que é o momento de apostar nos "putos" formados no Porto..

27/4/06 9:18 da tarde  
Blogger a_viver_desde_1982 said...

E o Pauleta, que parece estar de saída do PSG. Ninguém gostava do Pauleta no FCP?

27/4/06 9:53 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

O Pauleta se quiser vencer a Liga dos Campeões tem que aceitar baixar o ordenado... e aí era uma grande contratação! Uma aquisição para o imediato, para um ou dois anos apenas... mas uma grande aquisição! Não tenho dúvidas!

27/4/06 10:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só queria deixar expresso que a contratação de futebolistas à procura de afirmação (de preferência já adaptados ao campeonato português) não começou com o Mourinho. Quem tenha uma memória Portista menos selectiva não poderá deixar de se lembrar da construção das equipas de 77-80 (Frasco, Costa, Duda, Freitas, Simões, Fonseca, Torres, a que se juntaram os homens da casa Gomes, Oliveira, Seninho, Rodolfo, Gabriel, entre muitos outros) de 83-88 (André, Quim, Futre, Vermelhinho, Jaime Pacheco, Sousa, Eurico, L Pereira, E Luís, a que se juntaram os Portistas, J Pinto, J Magalhães e os renegados Madjer e Juary entre muitos outros), da equipa de 90-92 (P Santos e o aproveitamento de talentos das escolas do FCP, como F Couto, J Couto, J Costa, V Baia, Secretário, Folha, R Jorge e a escolha de mais alguns renegados brilhantes como o Demol e o Branco e Aloisio) e ainda a equipa do penta (com contratações como o Zahovic, Capucho, F Mendes, Barroso, Artur, Edmilson e o aproveitamento de S Conceição). Portanto, parece-me que esta política é como o Constantino: já vem de muito longe (30 anos). Isto naturalmente sem prejuízo de falhanços e erros cometidos, nomeadamente sempre que houve um desvio dos princípios de contratação.

28/4/06 10:14 da manhã  
Blogger Hugo said...

Como já tinha aqui escrito, o Diogo Valente já tinha um acordo com o Porto desde Dezembro.
Pode ser que me engane mas não me parece tratar-se de uma mais valia.
Deviamos vender o Benni, Alan, Bruno Alves e o Ricardo Costa.
O Seitaridis e o Enak seriam boas soluções.

28/4/06 1:09 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Só admitia a venda de Lucho se ele fizesse um Mundial de Sonho... e por valores próximos dos de Ricardo Carvalho.
Caso contrário... precisamos dele para o ano no Liga dos Campeões!

3/5/06 9:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home