segunda-feira, abril 17, 2006

Os Batráquios

A festa já tem local e hora marcada: Sábado, às 19h15 em Penafiel, o FêCêPê pode tornar-se Campeão Nacional 2005-2006… e logo na terra do restaurante "O Sapo", recinto eleito por José Veiga para as suas recônditas incursões nos terrenos do Neto, procurando garantir o colo que tantas alegrias tinha dado num passado recente.

Quem também se prepara para engolir “sapos” vivos, são todos aqueles que, semana a semana, procurando atingir outros fins, se entretinham a destilar uma corrosiva e presunçosa "sapiência" em relação a Co Adriaanse, nas suas crónicas jornaleiras, usando da idolatria que alguns adeptos mais incautos lhes dispensavam para subverter o espírito de um verdadeiro adepto do F.C.Porto. Espero que as férias lhes tenham devolvido o "portismo" e dizimado a maledicência.

Não sou adepto da voz única da unanimidade mas o que se passou este ano em relação a Co Adriaanse, foi demasiado vil e reles para não ter que o repudiar e desprezar publicamente. O treinador Holandês errou algumas vezes, o histórico deste blog permite verificar que nunca deixamos de escrever sobre as suas opções erradas, mas sempre com a noção de que a construção de uma grande equipa não se faz num ano, muito menos em poucos meses. Helton, Cech, Paulo Assunção, Lucho, Jorginho, Adriano e Lisandro… são jogadores que ou estão a fazer a primeira época no clube, enquanto Raul Meireles, Pepe e Quaresma são jogadores sub-21 que estão a fazer a segunda época ao serviço do Porto. Há uma equipa em construção… nota-se que é um grupo de jogadores em evolução… claro que ainda há muita coisa a melhorar especialmente a nível de desenvolvimento atacante, mas no início do ano acusavam Co Adriaanse de construir uma equipa da frente para trás, agora que o FêCêPê sofre pouquíssimos golos, acusam-no do contrário… mas então em que é que ficamos? Ainda esperam que o Sapo se transforme num Príncipe?

Aos que bradam aos sete ventos que o F.C.Porto não faz mais do que a sua obrigação em vencer a Superliga pois tem o melhor plantel e o mais alto orçamento, digo que a qualidade e a excelência é digna de quem a merece. Se o FêCêPê tem o melhor plantel é porque alguém o soube escolher e não foi nas cantigas do Robert, Marco Ferreira, Marcel, Koke, Deivid e afins. Se tem o mais alto orçamento é porque é de facto um caso ímpar de sucesso desportivo e empresarial: Um clube que há trinta anos era ridicularizado pelos caciques lisboetas, que era um desconhecido da Europa do Futebol, que tinha a sua massa adepta limitada à região do Grande Porto, consegue o feito impensável de se tornar desde então no clube, com maior crescimento de adeptos, com maior taxa de ocupação do seu recinto desportivo, com maior orçamento para o futebol, com mais títulos nacionais conquistados que os outros dois clubes lisboetas juntos, no único vencedor de competições europeias e logo por três vezes e no único que, por duas vezes, deu o privilégio a Portugal de se orgulhar em albergar o Campeão do Mundo!
Obrigação??? Claro que os melhores estão obrigados a ganhar… e ainda bem que os adeptos dos outros clubes reconhecem a superioridade do F.C.Porto. É que ela é tão evidente!!!!!

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem Aníbal, tu sim merecias um espaço nos jornais onde pudesses escrever sobre o nosso clube. Eu revejo-me completamente neste teu post (e em quase tudo o q tu escreves). Ao invés temos Migueis de Sousa Tavares que são adeptos quando o FCPorto ganha... não sabem ser adeptos nos momentos menos bons e aproveitam-se da sua prestígio social para, bem no alto da arrogância, criticar e pôr em causa tudo e todos, condicionado a opinião do adepto q lÊ essas mesmas crónicas e não tem opinião própria. Este título é uma chapada para muita gente... mesmo para alguns q se proclamam Portistas (bem me custa dizer isto). FORÇA PORTO!

17/4/06 12:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente post!

Embora as vezes custe a acreditar, a verdade é que haverá Portistas que terão realmente que engolir sapos... Aqueles Portistas que apenas o são quando o Porto está bem, aqueles que prometeram não ir mais ao Dragão e agora correm desesperados para arranjar bilhete para o FCP-Guimarães, aqueles que torciam jogo após jogo por um erro do Pepe ou uma falha do Hélton apenas para ter argumentos na "conversa de café", aqueles que sempre disseram "O 3-3-4 não me convence" ou que "nunca foi testado num jogo a sério", aqueles que agora dizem que ganhar o campeonato não é mais que a obrigação, aqueles que insistem em desmerecer não só o campeonato ganho (ou quase) como também o mérito de alguns nesta conquista... Este será certamente o primeiro de muitos sapos que terão que engolir.

17/4/06 8:49 da tarde  
Blogger Hugo said...

Grande post! Basta lembrar que MST exigia a demissão de Co depois do 0-0 de Vila de Conde...
Isto não invalida que muitas das criticas à gestão da SAD não sejam certeiras...

17/4/06 9:36 da tarde  
Blogger a_viver_desde_1982 said...

Brutal... Aníbal mereces um Dragão de Ouro. JÁ!!!

Estamos em Abril, mas se no fim de 2006 voltar a haver uma votação para post do ano, já tenho a minha escolha feita.

Palmas para este Dragão

17/4/06 10:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aqui estão os puros, com certificado e tudo.

18/4/06 11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

«...Um clube que há trinta anos era ridicularizado pelos caciques lisboetas, que era um desconhecido da Europa do Futebol, que tinha a sua massa adepta limitada à região do Grande Porto...»

O que mudou então?

Nada. Só a policia judiciaria é que começou entretanto a mexer nos papeis...

Vamos ver quanto tempo dura a equipa dos 7 milhoes de contos!!!

Até ja se nota a mudança de estrategia com a colagem ao sporting para meterem alguem de confiança para seleccionador nacional. Scolari não promovia o vosso lixo na equipa das quinas e os prejuizos ja se notam nas contas...

18/4/06 12:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Calma super lampoãozinho... pode ser q sobre um faixa e nós damos-te! Aparece nos Aliados!

18/4/06 1:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Claro, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Deco, Pedro Mendes, Costinha, Maniche... Por coincidência foram todos Campeões Europeus pelo Porto... não será isso que lhes deu visibilidade? Ou acredita realmente que os grandes clubes europeus apenas olham para a selecção?
Acredito que pense isso em relação ao seu clube, já que a pouca visibilidade que tem tido a nível europeu (exceptuando este ano) o leve a pensar que para algum clube europeu reparar em algum jogador vosso terá que o ver jogar na selecção.

Não venha para aqui destilar a sua inveja, ainda para mais vindo com histórias da PJ... não se deve lembrar certamente do campeonato passado, se não estaria calado e com o rabo metido entre as pernas.

18/4/06 1:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Q moral tem poderão ter as galinhas para falar quando : o ex-ex-presidente foi preso, o ex.presidente é alcoolico, o actual presidente traficou droga nos pneus dos camiões e todos sabemos que actual director geral apenas usa o slb como escudo de protecção contra a justiça portuguesa. Mal deixe o benfica vai dentro. a inveja é uma coisa muita feia e o menino super lampião já devia saber, ai ai aiai.
Qt ao post.....FANTASTICO, aconselho a enviar para o jorge maia do ojogo, acho que é assim que se chama.

18/4/06 1:44 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal Letra,


Tirando, se me permite o reparo, o excesso na crítica ao veraneante ( entretanto, já regressado) o seu post está simplesmente BRILHANTE !!!
Os meus parabéns.

De um consócio de Clube e de blogue,

Saudações Portistas.

18/4/06 5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anibal,

Confesso que sou daqueles que nunca acreditou que este feito fosse possível... estive em quase todos... no Artmedia, nos Rangers, no Benfica, Sporting e até nos 3-0 ao Rio Ave nos últimos 4 m..., e sempre achei que existiu uma clara falta de atitude mental de vitória nesta equipa, que o homem do leme não sabia armar a equipa. Sempre o disse de todas as vezes que aqui vim. Não tinha a ver com o Baia, nem com o Postiga ou o Jorge Costa, muito menos com 3-3-4. Ainda assim, também o fui dizendo, sempre achei que o mesmo homem do leme deveria continuar pois a promessa foi de construção: e isso precisa de tempo. Veio mais cedo do que eu esperava. Parabéns.

O que continuo a criticar, e aí temos opiniões diferentes, é a estratégia desviada da SAD nas contratações, no despesismo (preocupa-me o meu clube estar tão endividado)... ou o facto de na equipa de sexta terem jogado de inicio 2 (dois) portugueses!!! (com o Mourinho jogavam 2 estrangeiros).

O seu post está ao seu melhor nível, mesmo do melhor Carago.

18/4/06 5:56 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

O Artigo está genial. Mas alguns comentários aqui estão sinceramente a mais. E não me refiro ao comentário do "Super_Lampião" que obviamente só está a ver se alguém pica porque qualquer pessoa, por mais doente que seja, nunca na vida escrevia uma coisa daquelas pensado que escrevia algum tipo de verdades. É só mesmo para destabilizar.

A minha opinião mantem-se completamente igual à de toda a época. Este campeonato deixa muitos ses no ar. Continuo a achar que foi um campeonato bastante nivelado por baixo e em que os 3 grandes estiveram todos mal, tirando um, o FCP, que esteve menos mal e por isso e numa prova de regularidade é o justissimo campeão.

Continuo a achar que este treinador está a mais no clube. Não sou do o 8 nem do 80. Continuo exactamente com a mesma opinião. Bom no trabalho dia a dia, a equipa apresenta indices fisicos superiores, fez do Pepe um grande jogador, está a crescer o R.Meireles (calma com o endeusamento deste rapaz, que tem muito que comer), e fez do R.Quaresma um jogador que se esforça mais, se bem que continua o mesmo parvalhão. Criou dois sistemas tacticos bastante interessantes. Mas é o mesmo treinador que queimou uma quantidade de jogos com erros crassos de leitura de jogo, treinador que apostou em demasia queimando certos jogadores que estavam em subrendimento (Jorginho e Ivanildo são bons exemplos. Espero que o golo em alvalade e a boa exibição catapultem este jogador para uma boa próxima época, com confiança. Confiança esta que foi completamente destruída pelos apitos dos adeptos face à insistencia sem lógica de adriaanse.) e uma má escalonação de vários jogos, especialmente importantes como foram os casos dos derbis. Também denotou uma fraca leitura do adversário em certos jogos, especialmente na amadora em que parecia que desconhecia o único argumento daquela equipa, a velocidade personificada no manu, semedo e rui borges, cavando um foço enorme entre meio campo e defesa para estes mesmos correrem e correrem.

Isto quanto a mim são defeitos muito graves que custaram muitos pontos e uma liga dos campeões. Não sei se face a um sportem treinado desde o inicio pelo P.Bento, leia-se, por um treinador com o plantel ao lado dele, se teria sido suficiente para ter ganho este campeonato. Não sei os comentários neste post seriam os mesmos se tal tivesse acontecido.

Esta é a minha opinião e espero que a respeitem. Fala de factos e acho que é muito pouco subjectiva.

Agora que ganhamos (ou que vamos ganhar) o campeonato, espero que a SAD e o clube permitam uma estabilidade ao plantel que nestes anos não tem havido - por motivos que estão à vista de todos que têm olhos e não um par de cornos e um altar do PdC em casa - e que se dê continuidade a um plantel e se fortaleça o que é preciso fortalecer. Sem maluquices.
Quanto ao treinador, continuo a achar que se deveria ir embora no fim da época SEMPRE E QUANDO para ser substituido por alguém melhor. Se for para dar tiros no escuro, que continuem com Co Adriaanse, com um plantel mais feito por ele.

Isto foi sempre a minha opinião durante este tempo todo (salvaguardando as partes mais alusivas à vitória no campeonato, obviamente) e sinceramente acho saudavel que Miguel Sousa Tavares ponha o dedo na ferida, especialmente nas ATROCIDADES que a SAD anda a fazer.

Aníbal, este blog é uma categoria. Parabens.

18/4/06 7:26 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Depois de um dia afastado do blog, os comentários ao Post deixam-me de alguma forma vaidoso e com sinceridade não me sinto muito confortável nessa posição. Agradeço a todos mas penso que os elogios são de alguma forma exagerados.

A questão aqui não é se Adriaanse é um génio ou uma nulidade. Eu ainda não sei e acho que ninguém pode ter a certeza de uma coisa ou de outra. O que não se pode é julgar sumariamente e condenar à forca um treinador por meia dúzia de meses à frente de uma equipa em construção.
Mas se fosse eu a decidir... ele continuava para o ano! Andar a trocar de treinadores todos os anos, para além de deitar dinheiro à rua, é uma política desportiva completamente desajustada da realidade actual.

19/4/06 9:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home