segunda-feira, maio 08, 2006

Vamos criticar Co Adriaanse

As críticas ao treinador do F.C.Porto não cessam. Mesmo depois de se sagrar Campeão Nacional e estar em vias de poder conseguir a "dobradinha", há sempre algo novo a criticar. Se eu fizer um esforço e quiser criticar Adriaanse por razões objectivas e perfeitamente racionais, posso dizer:
1) Parte responsável pela eliminação prematura da Liga dos Campeões.
2) Deficiente trato na questão de Jorge Costa
3) Tirando um ou outro jogo as exibições da equipa nunca deslumbraram.

Reparem que para estas críticas existem algumas razões atenuantes mas que não vou abordar pois já discorri sobre elas noutras alturas.

As restantes críticas que se ouvem por aí são perfeitamente opinativas e muitas delas têm base racional zero! As mais recentes atiram-nos para o jogo do Boavista:

1. A convocatória: "Inadmissível", "Irresponsável", "Para pagar o Diogo Valente". Quando antes da final da Taça UEFA, Mourinho jogou e perdeu em Paços de Ferreira ao leme de uma equipa perfeitamente atípica onde estavam os paladinos da moralidade? Se um dos titulares se lesionasse no jogo com o Boavista, o que diriam de Co Adriaanse? Eu quero lá saber se vamos fazer frete a A ou a B... o que eu exijo é que o treinador do F.C.Porto em primeiro lugar zele pelos interesses do F.C.Porto e não pelos do Nacional da Madeira.

2. A exibição: "Deplorável", "vergonhosa"! Eu assisti ao jogo e não tive nada essa impressão. Mas eu sou suspeito... sou portista e posso estar a ser faccioso em favor do meu clube! Fui ler os jornais:

OJogo:
"Num jogo mais divertido do que útil que acabou num resultado correctíssimo e, se quisermos, no vislumbre de um futuro que os dragões só têm motivos para querer que chegue depressa."

Record:
"Esta foi uma partida sem sombra de pecado. Porque o FC Porto, mesmo entrando em campo com Baía “e mais dez”, fez tudo por vencer e até fez por merecer."

MaisFutebol:
"(...)a equipa de reservas jogou com o orgulho e mostrou ficar a dever pouco aos outros, aos que jogaram mais durante a época. Segurados pela qualidade de Ibson e embalados pelo talento de Anderson, os portistas desenharam jogadas de fino recorte. Jogadas de primeiro toque, de combinações bonitas, de triangulações, de futebol geométrico(...)"

Serão necessárias mais palavras?

3. Não proporcionar a Paulo Ribeiro a possibilidade de se tornar Campeão. Eu até estou um pouco de acordo, mas se o acusam de jogar para fazer frete depois querem que ele coloque a jogar o terceiro guarda-redes com o resultado incerto? Em que ficamos?

25 Comments:

Blogger Pedro Reis said...

Aníbal,

Nada como separar o trigo do joio.

Tenho uma opinião formada sobre o treinador e tenho criticado algumas coisas (entre as quais se incluem os 3 pontos iniciais que mencionas) e destacado pela positiva outras.
O balanço vou fazê-lo no post de actualização à análise do plantel, após a final da Taça de Portugal.

A questão sobre a convocatória para o Bessa acho perfeitamente despropositada. É perfeitamente natural que ele tenha feito descansar muitos jogadores. Apesar de tudo dos 14 que jogaram, muitos têm sido opções regulares e a prova é que fizeram um bom jogo que podiam perfeitamente ter ganho.
Também acho que o Paulo Ribeiro entre o jogo do Guimarães e o do Bessa podia ter ganho o direito à faixa, mas a verdade é que também não se proporcionou muito...

8/5/06 2:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Qdo soube que Co Adrieense iria ser o treinador do Porto fiquei entusiasmado. Olhando para o curriculum do homem, é de todo verdade que não tinha titulos nem nada disso. Mas sabendo que era um treinador Holandês, que aposta no futebol de ataque, que sempre levou equipas de baixo renome à luta pelos lugares cimeiros do campeonato Holandês sempre pensei que este podia ser o treinador que nos precisavamos.
Olhando para o que se já conhecia dele e observando o nosso plantel só podemos concluir uma coisa, ao contrario do que muitos diziam:

O homem tem 50 e tal anos, ou seja é um treinador experiente que de certeza mais do que ninguem tem vontade de ganhar.

Nunca ganhou nada é um facto, mas também nunca foi o treinador principal de uma equipa europeia de renome(excepto uns meses no ajax em que penso ter tido uns problemas que nunca cheguei bem a perceber.

Foi um dos pilares do sucesso da escola holandesa de futebol, onde trablhou com muitos jovens valores que hoje em dia são craques espalhados pelo mundo do futebol. A nossa equipa é só a equipa com a menor media de idades do futebol português e agora a mais jovem campeã dos campeonatos europeus.

Um treinador disciplinado. Ao contrario dos treinadores do ano passado penso que Co Adrieense seria o homem ideal para a função porque iria dar aquilo que tinha faltado ao porto no ano passado que é a união e o espirito de querer estar sempre em cima.

Como é obvio, ao longo desta epoca nem tudo foram rosas. Houve momentos em que acho que as coisas foram feitas de uma maneira não muito feliz. Como diz o Anibal e bem, Jorge Costa n foi muito bem tratado. Se por um lado concordo que ele não teria lugar no onze seria uma peça nuclear no banco para manter um espirito ainda mais forte entre os jogadores. Houve jogos onde a sua experiencia podia ter valido pontos, nomeadamente nos jogos em que ele teve de colocar um defesa e depois viu-se o que aconteceu.

Mas se em alguns momento falhou, outros teve como um verdadeiro Senhor. Foi o unico treinador que eu me lembro que nunca se queixou do arbitro, sempre lutou para que a equipa jogasse a bola e n se preocupasse com outras coisas. Penso que ele tem o espirito que falta ao nosso futebol para começar-mos a encher estadios e para o futebol tornar-se um jogo melhor. Acho ainda que foi bom para ele tentar falar portugues. Apesar de tudo cria uma maior aproximidade connosco adeptos, pois prova interesse e desejo de vencer. Outra foi a posição que teve apos aquela semana dramatica para si e asua familia....simplesmente impecavel.


Espero que para ano, apos um ano de assimilação de novos valores e habituação ao nosso campeonato, Co ADriensse ponha agora sim, a equipa a jogar mais bonito e com mais qualidade como prometeu, e eu acredito. E continue a vencer e que tenhamos uma honrosa participação na liga dos campeoes.

Eu acredito....Força PORTO

PS- Os Jornais antes de se roerem de inveja e promovessem mais o espetaculo faziam melhor. É por causa dessas que nao saímos da cepa torta. É triste

8/5/06 3:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais um post "à maneira"! Temos uma massa adepta difícil, que se habituou a ganhar sempre (e ainda bem) e que agora, até quando ganhamos não andam felizes!!! É preciso fazer um esforço imenso para compreender alguns adeptos Portistas. Fomos Campeões, estamos na final da Taça, temos uma equipa nova e com muito futuro, temos joagadores que se valorizaram imenso este ano, temos um Presidente que parece estar de volta aos seus melhores dias... que mais poderemos querer neste momento?! Andamos a queixar-nos de barriga cheia! Olhem para os 2 clubes da capital... eles sim têm razões para andarem com azia. Olhem para os adeptos do Sporting, que nos ultimos 23 anos ganharam 2 campeonato, e que ontem empurraram apoiaram a equipa para a Champions e que festejaram um 2º lugar como se de um título se tratasse. Temos q saber ser mais adeptos, gostar mais do nosso clube, ir ao estadio mesmo quando não ganhamos, entoar os cânticos do clube mesmo quando perdemos... isso sim é gostar do Porto. Desfrutem deste título que ganhámos porque para o ano, podemos que ver alguém a festejá-lo por nós. Temos gaho muitas muitas vezes, e talves por isso ja não demos tento valor a estas conquistas... não pode ser assim. Temos q começar a ter outra cultura. FORÇA PORTO!

8/5/06 3:11 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Draco: Infelizmente o meu alvo não são os jornais. Com esses posso eu bem! O que não consigo perceber são as críticas maldosas de quem se diz portistas... isso eu não consigo perceber!

8/5/06 3:16 da tarde  
Blogger Hugo said...

Concordo com os 3 primeiros pontos sobre algumas criticas que se podem fazer ao mister Adriaanse.
Prefiro no entanto realçar alguns dos seus méritos. Disciplinador, sem medo de inovar, atitude construtiva rm relação ao nosso futebol.
Isto com uma equipa bastante jovem e que com maior maturidade poderá fazer coisas muito bonitas.
Desde que não se repitam asneiradas como os camiões de brasileiros, o futuro é nosso!

8/5/06 3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal, concordo em tudo ctg...e não encontraria melhores argumentos para responder ao Azulão... :)

Tanto ódio já cansa...

8/5/06 3:39 da tarde  
Blogger lucho said...

O Mister CO Adriaanse chegou na altura certa qd o barco se afundava de novo após a saída de Mourinho. Os parabéns para um homem de coragem. Nem tudo foi bom mas o saldo é francamente positivo.

8/5/06 4:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tudo bem, mas as vezes, por muito que nao queiramos os jornais levam os adeptos a pensarem o que eles querem e conseguem imfluenciar as pessoas de uma maneira incrivel. As pessoas as vezes pensam mais com o coração. Temos de estar é sempre com equipa, criticando, opinando e sempre desejando mais...mas com todos sempre a puxar para o mesmo lado de uma maneira leal.

Enfim, o mais importante já aconteceu e agora espero no proximo fim-de-semana estar no jamor a festejar mais um titulo...

Abraços


Ja agora, Num post anterior alguem referiu a um sr. que é comentador da sic que esteve no site da UEFA blablabla... Será o Sr. Jorge Baptista??? Esse é outro para qdo tiver a dar opinião haver um motivo para mudar logo de canal.

8/5/06 4:29 da tarde  
Blogger Marco Aurélio said...

Aníbal

Falta um mês para a copa. Daqui para frente provavelmente falaremos muito sobre futebol nos Blogs. Não podia deixar de lembrar o incidente no estádio do Pacaembu aqui no Brasil, na derrota do Corinthians por 3 a 1 para o River Plate. Aproximadamente 25 pessoas ficaram feridas. Devemos pensar seriamente na possibilidade de extinguir as torcidas organizadas. Seus integrantes que geraram a confusão. Fiz um post sobre o uso politico do futebol. Se quiser dar uma olhada.Esta no dia 22 de Fevereiro 2006.

Um abraço

Marco Aurélio

8/5/06 4:29 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro Marco:

As claques(Torcidas Organizadas) são um fenómeno recente e que têm tudo para se conseguirem integrar no espectáculo futebolístico se conseguirem separar quem está nas claques para ser parte do espectáculo de quem está nas Claques para arrajar problemas. Tirando um outro caso grave, esses fenómenos extremamente violentos são raros. Esperemos que continue assim...

8/5/06 5:23 da tarde  
Blogger Nelson Carvalho said...

Parabens Aníbal Letra, bom comentário!

De facto nós portistas temos de nos debruçar com atenção sobre este curioso fenomeno que é a constante insatisfação dos adeptos do FC Porto no pós era Mourinho.

Será por termos constantemente ambições muito altas constantemente?
Será um deslumbramento vivido no periodo de Mourinho?

8/5/06 6:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ou será que no pós mourinho alguns "adeptos profissionais" deixaram de ganhar o seu ganha pão à custa do FCP e daí a constante insatisfação....

8/5/06 6:47 da tarde  
Blogger AFC said...

Grande blog com opinioes sempre acertadas. Caro Anibal, pertenço tambem ao clube daqueles que não percebem como se pode defender a saida de um treinador que é campeao com sete pontos de vantagem do segundo classificado e doze sobre o terceiro.

Força Porto

8/5/06 7:48 da tarde  
Blogger Guto said...

Caro Aníbal, que diferença abismal entre este blog e um outro, do qual parece-me que temos a mesma opinião...

Os meus parabéns por mais um excelente post. Mas creio que estes Portistas com mentalidade de benfiquistas só vão descansar quando tiverem argumentos suficientes para provar que Adriaanse é, afinal, a personificação do demónio.

9/5/06 2:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hoje deviam consultar a edição on-line do jornal "O Jogo" e ler o artigo de José Manuel Ribeiro acerca de Bosingwa. Leiam...

9/5/06 11:09 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Já li mas não concordo.

De qualquer modo acho que não devemos ir por aí, porque todos sabemos que em muitos artigos escritos n'O Jogo, estamos perante o Avante do FCP!

9/5/06 4:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Avante do FCP. Elucida-me quanto a essa metáfora, Pedro. Eu respeito as tuas opiniões Pedro,mas eu acho q fazes parte daquele grupo de adeptos que "tocaram o céu" na era Mourinho, e agora não se contentam com nada. É incompreensível q tu aches que um "Bosingwa" não tenha lugar num plantel de um clube como o FCP. Bosingwa é daqueles jogadores que, como diz Mourinho, pertence à classe média/ alta do futebol e que fazem falta a qualquer plantel de uma equipa de topo. Oleguer no Barça, Bravo no Real, O' Shea no Manchester, Kaladze no Milan, Zebina na Juve são jogadores, que não assumindo protagonismo face aos craques existentes nesses planteis, são jogadores de enorme valia e de grande uilidade. Talvez preferisses um Kromkamp, bem mais caro, que nem sequer sabes ao certo o seu real valor, pq acredito q nunca o tenhas visto jogar regularmente. Mas são opiniões...

9/5/06 8:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Carissimos...

Fiz uma forcinha na Antena3 e possivelmente ainda esta semana (quinta ou sexta feira) será debatido na Prova Oral (programa que passa das 19 às 20) o tema FCP estará em debate...

direi mais informações brevemente...

conto com a vossa participação!!!

10/5/06 11:03 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Óptimo Eduardo!

Vai dando mais pormenores que na medida do possível tentaremos ouvir e participar.

Abraço

10/5/06 11:11 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Daniel,

Eu passo a explicar o termo Avante embora ache que todos percebemos o que eu quis dizer. Todos os que lêem O Jogo (especialmente a coluna editorial e de comentário sobre o FCP) sabem que muitas vezes não abunda por ali a isenção. Se não gostamos, e com toda a razão, dos jornais que não nos dão o destaque que merecemos nem de colunistas que escrevem diarreias mentais como a Leonor Pinhão, também temos que saber reconhecer artigos facciosos no sentido favorável ao nosso FCP. É só isso. Por mim não gosto de nenhum dos casos nem acho que isso sirva para dignificar o nosso clube.

Quanto ao "grupo de adeptos" em que me incluo, informo-te que em nenhum! Tenho ideias próprias, penso pela minha cabeça e tenho as minhas opiniões. Como não falto com o respeito a ninguém, o meu pensamento é no mínimo tão válido quanto outro qualquer.

No que respeita ao Bosingwa é mais uma vez a minha opinião. Do que vejo não acho que tenha lugar no FCP. Agora se é o Kromkamp (de quem reconheço conhecer pouco) ou outro qualquer não sei.

10/5/06 12:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas eu acho que não te faltei ao respeito Pedro. Espero que o meu comentário não te tenha deixado melindrado. Abraço. FORÇA PORTO!

10/5/06 1:21 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Não de forma alguma. Quando falei em respeito, referia-me ao facto de que devemos aceitar todas as opiniões (porque elas são isso mesmo) desde que não insultemos ninguém de forma gratuita, sejam adeptos, dirigentes, treinador ou jogadores.
É isso que eu procuro fazer assim como todos os membros deste blog e a generalidade das pessoas que por cá passam.

E viva o FêQuêPê!

10/5/06 2:23 da tarde  
Blogger Pirata said...

Criticar o quê pá?

Quem criticar o Co é atrasado mental. E mais não digo.

Apenas que tenho desde o dia em que ele entrou escrito no msn:

CO ADRIAANSE FAN

E que fiz uma faixa com esses dizeres, que mostrei na festa do FCP aqui em LX, desde o Saldanha ao Marquês, tendo disso belas fotos. PAra além do mais conto ir com ela ao Jamor.

Só me apetece dizer... BURROS PÁ!

CO ADRIAANSE FAN!

11/5/06 1:31 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

E se voltasses para o teu barco? Fazias uma favor à sociedade.

11/5/06 10:22 da manhã  
Blogger Pirata said...

pedro reis... .!. :D

11/5/06 3:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home