quarta-feira, novembro 29, 2006

Taça da Liga... aí está ela!

Aí está o projecto da Taça da Liga!
Num campeonato como o nosso, onde existem tão poucos jogos realmente interessantes por ano, a criação da Taça da Liga é salutar e, nos moldes do projecto em estudo, tem pernas para se tornar numa competição aliciante. Para os clubes mais pequenos é uma forma de se exporem mais, competirem a um nível superior, retirarem dividendos financeiros das receitas dos jogos e de mostrarem os seus melhores jogadores aos clubes maiores.

Vamos então ao projecto Taça da Liga:
As equipas participantes da Taça da Liga são as 32 que compõem a SuperLiga e a Liga de Honra. O sorteio da primeira ronda, colocará as equipas da SuperLiga a visitar as da Liga de Honra, numa eliminatória a uma só mão. Na segunda ronda, continuam as eliminatórias a uma só mão, jogadas no campo das equipas mais fracas (segundo critério da classificação). Na terceira ronda, com oito equipas vêm os jogos a duas mãos.
Quando só restarem 4 equipas, far-se-á um mini-campeonato entre essas equipas, em princípio jogados em campo neutro.
Os dois primeiros apurar-se-ão para uma final jogada em campo neutro.

Ainda é um projecto... acredito que mesmo depois de posto em prática tenha que ser limado, melhorado e adaptado às necessidades das equipas e adeptos, mas na minha opinião parece-me interessante, isto se à fase de grupos chegarem as melhores equipas... pelo menos dois dos três grandes. Com as receitas dos jogos da fase de grupos a serem divididas pelos 4 clubes participantes, um clube mais pequeno que consiga chegar lá pode ter um proveito financeiro significativo.
O problema acontece se à fase de grupos chegar apenas um ou nenhum clube grande. Temo que a participação das equipas nessa fase lhes dê um enorme prejuízo.
Outro problema é a sobrecarga de jogos que as equipas que chegam longe na Europa irão acumular. Mas isso... são contas de outro rosário!
Ainda não se sabe se a vitória na competição irá possibilitar ao vencedor a conquista de um lugar na Taça UEFA... mas também seria aliciante.
Na minha visão de adepto, acho uma competição muito interessante, essencialmente por potenciar a existência de jogos entre os três grandes.

O que vocês acham?

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

numa primeira impressão sou claramente favoravel a esta nova competição. Numa altura em que a nossa liga foi reduzida para 16 equipas, esta competição ñ pode servir de desculpa para uma eventual carga de jogos, até porque ñ é assim tão habitual as equipas portuguesas irem longe nas competiçoes europias.

E mais, em Espanha e Inglaterra tambem tem esta taça e pra além do mais tem 20 equipas no campeonato e normalmente mais jogos na europa.

com 16 equipas no campeonato estes jogos da taça da liga até podem ser realizados aos fins de semana, pois deve haver espaço pra eles..

a grande questão prende-se com o empenho por parte dos clubes nesta competiçao, e ai acho que devia dar acesso á taça uefa, caso contrario seria jogar pra aquecer. E nesse caso esta seria 1 competiçao importante ñ tanto pros grandes mas sim para as equipas de 2ª linha...

29/11/06 1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com esta competição e nos moldes que foi anunciada. Acho que será mais competitiva que a Taça de Portugal que sinceramente não acho minimamente interessante até chegarem as ultimas 2 ou tres fazes da prova.
Mais ainda os jogos serem feitos no campo dos mais "fracos" é extremamente positivo que para levar mais gente a esses estadios, a receita e subertudo o factor casa é uma mais valia para essas equipas.
Claro como diz o Anibal ainda haverá algumas situações para limar, mas como projecto apoio plenamente.

Um abraço

Saudações aos desPortistas

29/11/06 2:26 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Concordo VLK que as equipas mais fracas têm mais a ganhar que as mais fortes.
Mas os adeptos tb podem sair a ganhar se lhes for oferecido mais um Porto-Benfica ou Porto-Sporting por ano.

29/11/06 2:27 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Não conhecia este projecto, mas acho muito interessante, para mais nos moldes em que está apresentado.

Para o caso do FCP em concreto, acho que era uma excelente oportunidade para poder rodar alguns jogadores menos utilizados, que passam muitas vezes quase um ano com meia duzia de minutos de competição nas pernas.

Obviamente que a isto acrescem as vantagens que o Anibal já disse.

29/11/06 5:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta competição não será certamente a prioridade para os clubes grandes. Daí concordar com o Pedro Reis: a maior vantagem será a possibilidade de rodar jogadores... e eventualmente assistir a um ou outro dérbi. Em Inglaterra há espaço para este tipo de competição por isso não vejo qual será o impedimento aqui, ainda para mais com uma liga reduzida a 16.
Vai ser é mais uma razão de queixa para o sr. Scolari!! É a única desvantagem que vejo... não me apetecia nada dar-lhe mais razões para os eventuais desaires da nossa selecção!

29/11/06 6:13 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Ricardo N: Se é para chatear o Scolari... que se façam 2 ou 3 Taças da Liga!

29/11/06 6:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim... mas o que quis dizer foi que se a selecção fizer uma má campanha que não haja desculpas de "calendários apertados". Que a unica desculpa que haja seja a má qualidade de Scolari enquanto treinador :)

29/11/06 6:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite,

Gostaria de mudar o assunto, escreví este post no site 'bibo-porto-carago' e não houve continuidade na matéria.

Trata-se de algo que me começa a lembrar os tempos do CD da liga escrito a vermelho, passo a fazer PASTE:

'2 JOGOS DE CASTIGO PARA MARCINHO:

Coitado do rapaz, fez uma entrada perigosissima sobre o Simulão e quase que lhe partia o Perónio e uma data de ligamentos, ele merecia era um castigo exemplar, equivalente ao aplicado ao Katesouranis, exemplar... mesmo.

Quantos jogos levou o Marcinho? 2?????? Quem bate nos meninos do Guiness, arrisca-se a isto, ou pior, ainda podem fracturar-lhe o Perónio e alguns ligamentos que dá direito a um castigo inferior rm 2 jogos ao do Marcinho.

Esse MARCINHO É UM ASSASSINO!!! Aquela entrada é um atentado ao futebol, excepto se... tivesse rebentado com os ligamentos do Isabel Queiroz do Vale e ter partido o Perónio como bonús.'

Desculpem lá, mas isto já começou...

29/11/06 11:58 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Pois é, O Gajo!
O pior de tudo é que já estamos tão habituados a isto que até já nem ligamos.
A ver é se ganhamos aos remendados e se os vermelhos empatam na lagartada... ficávamos muito mais folgados na frente.

Mas não há dúvida que é um absurdo os dois jogos de castigo!

30/11/06 9:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Jornal de negócios (30 Novembro):
"Os prejuízos do Futebol Clube do Porto (FCP) já atingem os 6,1 milhões de euros, no primeiro trimestre deste ano, tendo piorado 8,05% face aos 5,6 milhões registados no período homólogo.

Entre 1 de Julho e 30 de Setembro, as vendas subiram 22% no mesmo período, tendo atingido os 10,4 milhões de euros, face aos 8,4 milhões registados no período homólogo.

Recorde-se que, no fim do ano fiscal terminado em Junho passado a SAD portista tinha registado prejuízos consolidados de 30,4 milhões de euros, muito acima dos resultados negativos de 1,1 milhões atingidos um ano antes.

Este resultado conta com as mais-valias obtidas na venda do jogador Benni Macarthy ao Blackbun Rovers, tendo ainda o FCP aumentado 47% as receitas com a cobrança de quotas aos associados.

O clube nortenho lançou uma oferta publica de subscrição de um máximo de três milhões de obrigações, com o valor nominal de cinco euros, representando um montante de 15 milhões de euros, tendo o período de subscrição tido início no dia 16 de Novembro e que já tiveram uma subscrição de 75%."

30/11/06 9:48 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Com a Taça da Liga provavelmente já tínhamos tido tempo de ver:

Mais Vieirinha;
Paulo Ribeiro;
João Paulo;
Mais Bruno Moraes;

E ainda um ou outro junior em posições onde faltam sempre alternativas quando os titulares se lesionam.

Já agora uma questão: O que se passa com o Adriano? Tinha ideia que ele já estava recuperado da lesão, mas estranhamente (ou não) continua a não aparecer nos convocados.

30/11/06 10:17 da manhã  
Blogger JRP said...

O Adriano?
E tirar quem da convocatória?
Bruno Alves?

30/11/06 3:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home