segunda-feira, novembro 27, 2006

Ganhar Fôlego!

Image hosted by Photobucket.com0-1 Image hosted by Photobucket.com

Postiga

Exibição apagada do FêCêPê mas que garantiu o mais importante: Os três pontos.
Jesualdo optou por manter a mesma equipa de Moscovo, mas cedo se percebeu que tinha errado… ele próprio o reconheceu quando a partir dos 25 minutos colocou Ibson a fazer exercícios de aquecimento. Só existem 4, vá lá, no máximo 5 jogos a nível interno onde um meio-campo Assunção, Meireles e Lucho pode trazer mais benefícios que prejuízos à equipa. O do Restelo não era seguramente um deles. Os de Belém nunca procuraram o ataque e o Porto mostrava pouca criatividade a partir do meio-campo… resultado: Um jogo aborrecido! Logo aos 7 minutos, a bola parece ultrapassar a linha de golo após um cruzamento de Quaresma… mas Postiga fez questão de a tirar. O FêCêPê criava perigo através de lances de bola parada e Pepe ainda iria enviar a bola à trave antes de aparecer o golo, já muito perto do intervalo. Depois de um canto, Assunção despejou para a área… Bruno Alves dividiu com o guarda-redes fora da pequena-área e a bola sobrou para o inevitável Hélder Postiga que só teve que empurrar para a baliza deserta.
Após o intervalo, Jesualdo trocou Assunção por Ibson e isso deu uma nova dinâmica ao meio-campo, mas que produziu poucos frutos… o ataque mostrava-se desinspirado e pouco fresco: Quaresma, Postiga e Lisandro fizeram um jogo medíocre. Até ao final, o F.C.Porto controlou sempre os acontecimentos e nunca permitiu aos de Belém uma única ocasião de golo.
Os três pontos foram o essencial… o acessório, que era a exibição, ficou para nova oportunidade!
Continuamos sozinhos na frente!

Melhor em Campo - Bruno Alves: Por uma e outra situação as suas exibições raramente têm sido premiadas com MVP, mas ontem, apesar de não ter sido das suas melhores actuações muito por culpa da pouca produção atacante do Belenenses, Bruno Alves voltou a exibir-se em excelente plano, assegurando que a defesa não seria importunada quer pela chão quer pelo ar.

Arbitragem - Olegário Benquerênça: : Ficou a ideia que aos 7 minutos a bola ultrapassou mesmo a linha de golo. No golo de Postiga, não existe fora-de-jogo nem falta de Bruno Alves… foi um lance limpo! Tirando esses dois lances não houveram mais decisões difíceis… e o juiz teve uma actuação tranquila.

Directório de Imagens Actualizado

31 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom Dia,

Concordo com a generalidade da análise feita. Apenas dois "pormaiores": O senhor Olegário e o respectivo árbitro-assistente do lado nascente (segunda-parte) impediram duas jogadas perigosas do FCPorto, assinalando dois foras-de-jogo inexistentes ao Quaresma, que se isolava pela esquerda. Quaresma que enviou ainda uma bola à trave num centro-remate, nesse mesmo período.
Por isso, e não deixando de considerar positiva a prestação do Bruno Alves, que efectivamente tem subido de forma, embora sem aquela técnica que se deve exigir a um defesa central de topo, considero que o Ricardo Quaresma foi o "homem do jogo".

27/11/06 11:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anibal,
não concordo com a escolha de Bruno Alves para MVP. Esteve ao nivel que era exigido para uma equipa como o Beleneneses. Ter-se-á destacado pelo ganho de bola no lance do golo. De resto a defesa teve uma noite tranquila.
Também considero Quaresma o homem do jogo.
Ibson pareceu-me muito agarrado á bola. Tem de melhorar nesse aspecto, ainda por cima quando vem de uma lesão e está sem ritmo. Tem de jogar simples e soltar logo a bola.

27/11/06 11:56 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Em relação ao MVP, admito que a escolha é criticável. E admito que fui influenciado excelente exibição do Bruno Alves em Moscovo e por lhe não ter dado o MVP nesse jogo.

Ah... pois, sim é verdade! Ele tb me prometeu uns cobres por fora!

Em relação ao Quaresma, na minha opinião fez uma exibição desinspirada, mas ao contrário do que é costume esteve extraordinário na marcação dos cantos.

Não houveram grandes exibições individuais... qualquer escolha seria criticável.
Quis dar moral ao Bruno... ele que é um assíduo leitor do Blog! Força Bruno! :D

27/11/06 12:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal estamos em total sintonia em relação ao BAlves. Não tanto pelo jogo de ontem, mas pela regularidade dos últimos jogos e por ser um dos "mal-amados" da massa adeptos. Aliás escolhi-o tb no meu blog para melhor jogador precisamente por isso, além de que ontem fez uma assistência.

De resto a tua análise está correcto e sublinhe-se que mesmo devagar devagarinho as oportunidades de golo vão surgindo os golos aparecem de forma natural.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

27/11/06 3:03 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Ainda ninguém falou da forma absurda como o Postiga se fez ao lance da bola que supostamente entrou na Baliza do Belenenses.

Bastava deixar-se estar quieto e a bola bateria nele e entrava.

É assim o Postiga!

27/11/06 3:46 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Querer escolher o BAlves por ser um mal-amado dos adeptos é um critério como outro qualquer.

Agora dizer que ele foi o MVP do jogo....

O jogo foi morno, o Belenenses não vale um charuto e o FCP esteve muito preso. Mesmo assim foi daqueles jogos em que achei q mais cedo ou mais tarde o golo (e a vitória) íam aparecer.

O Postiga esteve no bom e no mau, porque marcou um golo e tirou outro.

Para mim dividia o MVP entre o Quaresma e o Pepe. O Ibson também entrou bem na 2ªparte.

P.S. Os meus nervos não aguentam o Alan. Faz 2 fintas ou 1 slalon razoável e depois na hora da assistência mostra que nem para os distritais serve...

P.S.2 O Bosingwa tem uma excelente capacidade física, mas continua a não fazer um centro em condições. Não é má vontade é o que vejo. Ele que treine intensivamente os cruzamentos a ver se um dia vai lá...

27/11/06 3:49 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

É o Postiga, o que queres que te diga?

Agora a sério, pareceu irreal a forma como tirou a bola de dentro da baliza, mas quanto a mim é traído pelo efeito da bola resultante do desvio do GR, que fez a bola tomar o sentido inverso aquele que ele desejaria.

Mas tb m parece q a bola já estava lá dentro. E o auxiliar num canto tem que estar colocado de forma a poder ver correctamente o lance.

27/11/06 3:53 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Pedro:

Pronto... confesso que tb coloquei o Bruno Alves a MVP para te provocar um bocadinho!
Mas isso de criticares o MVP do BA e dizeres que quem o merecia era o Pepe??? O que fez ele de diferente do Bruno Alves?

Para o jogo do Boavista, o MVP vai ser o Bosingwa!!!! :D :>))))))

27/11/06 3:57 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Surreal... é o mínimo que se pode dizer das declarações de Rosa Santos sobre a bola que parece ter entrada na baliza do Belenenses:

"É golo, sim senhor. Não restam dúvidas e desta vez nem é preciso recorrer aos computadores. Pelas imagens vê-se claramente que POSTIGA RETIRA A BOLA DE DENTRO DA BALIZA DO BELENENSES."

:D

E o mais grave... é que o homem tem razão!

27/11/06 4:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Continua a embirração do Pedro com o Bosingwa. O Bosingwa so para q conste foi o melhor em campo no jornal "A Bola", teve boa nota em "O Jogo"...!!! Fez um único cruzamento mau (ou muito mau, porque foi para a bancada, com o jogo a acabar). De resto: irrepreensível a defender, forte a atacar e até a desequilibrar no 1 contra um. Temos ali um "senhor jogador" como disse o Aníbal nos comments num dos ultimos posts. Diz-me sff Pedro, quem vês melhor ca em Portugal do q o Bosingwa. Por alguma coisa o Sevilha oferecia bastante dinheiro (acredita) caso o brasileiro q eles lá têm saísse para o Liverpool ou Milan. Já para não falar noutros emblemas. Abraço. FORÇA PORTO!

27/11/06 4:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedro começo a pensar que és familiar do Sonkaya... lolololol!

27/11/06 4:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal ia perguntar isso mesmo ao Pedro em relação ao Pepe. O BAlves esteve no mínimo tão bem como o Pepe e ainda por cima não desistiu do lance em que fizemos o golo. Pode não ter sido o melhor, mas tem estado muitissimo bem. Por exemplo na terça-feira o Pepe teve uma ou duas falhas que poderiam ter corrido mal, já o BAlves não falhou nem uma vez.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

27/11/06 4:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Daniel Pinto, concordo em absioluto com o que dizes sobre o Bos.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

27/11/06 4:17 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Para mim se o Bosingwa tivesse a eficácia nas assistências e nos cruzamentos do Nelson, seria um grande lateral direito. Assim não.
Para mim é simples, um lateral que não sabe cruzar nem tem inteligência para assistir convenientemente os colegas de equipa nunca será um grande jogador! Pode ser o melhor que temos (embora tenha um good feeling em relação ao Fucile) mas daí a fazerem dele uma estrela...

Para mim, salvaguardando algumas diferenças, é outro Secretário. E esse até o Real Madrid o levou (embora infelizmente por pouco tempo), que é melhor que o Sevilha!

Quanto ao Bruno Alves, não gasto o meu latim. Já disse que o Pepe tem tido bastantes falhas este ano comparativamente com o ano passado, mas ainda assim leva milhas de avanço. Ou algum de vocês se tivesse que dispensar um deles, dispensava o Pepe? lol
E já agora a semana passada safou-nos com a Académica.

Ontem que era o caso concreto em discussão, foi o Pepe que limpou sempre a defesa, saiu algumas vezes para o ataque causando desequilibrios e também foi lá à frente nos cantos(inclusivé atirou uma bola à barra).

Mas uma vez mais são opiniões...

P.S. Ninguém quer defender o Alan?

27/11/06 5:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com Pedro Reis em relação ao Bosingwa.
Daniel Pinto, o mesmo jornal que deu 6 ao Bosingwa (O Jogo) diz de seguida: "Está em boa forma e isso dá-lhe confiança para utilizar a principal arma: a velocidade. Com ela subiu várias vezes no campo e se no início ainda acertou nos cruzamentos, na segunda parte preferiu colocar a bola… na bancada." Estou como o Pedro diz: treinar centros: por cada um falado, fazia 50 flexões de braços :)

27/11/06 5:59 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Pedro:

Apresento-me eu!
Para defender jogadores do Porto... apresento-me sempre!

Antes de ir ao Alan... acho que ninguém aqui menosprezou o Pepe ou estabeleceu algum tipo de comparação entre o nível futebolístico do Pepe e do Bruno Alves. O Pepe começou mal a época mas tem vindo a subir de produção. Eu não trocava o Pepe por nenhum central da Superliga. Mas é preciso saber ver as coisas... e o que se estaás a exigir ao Bruno Alves é fantasioso! O Bruno Alves tem estado impecável! A última falha que me lembro dele, foi em Alvalade e aí até a pode dividir com o Helton. O Pepe contra o CSKA teve duas... No jogo com o Belenenses, desculpa, mas não foi o Pepe que limpou tudo, se revires o jogo com atenção vais verificar isso.

Em relação ao Bosingwa, acho que não é preciso dizer mais nada... já todos conhecemos a tua antipatia para com ele. Sinceramente eu não a percebo! Mas tu lá sabes!

E chegamos ao Alan! Um jogador que no total dos jogos do Porto tem no máximo 40 minutos nas pernas... o que é que esperas dele? O Alan foi um dos melhores jogadores do Porto na pré-época... fez grandes exibições! Contra o Sporting o ano passado jogou que se fartou no lugar do Quaresma e ajudou o Porto a chegar ao título!
Como já defendi, o Alan é um jogador com determinadas características que se coadunam a determinados momentos e que pode ser útil ao Porto! É um jogador limitado... mas daí a estarem sempre a crucificarem o homem... vai uma distância enorme!

Mais uma tarefa do Super-Aníbal... na sua saga para defender qualquer jogador do FêCêPê!

27/11/06 6:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já o Alan podia fazer 100 cruzamentos e 5000 flexões de braços que não acertava uma e ainda apanhava uma tendinite ou uma distenção muscular...

27/11/06 6:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem ganhou o lance ao Marco no golo do porto? na tv do pedro foi o pepe. o bruno alaves nessa altura estava a agredir violentamente um gajo do belem

27/11/06 6:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Tirando esses dois lances não houveram mais decisões difíceis… e o juiz teve uma actuação tranquila"

Como? Não houve mais decisões difíceis? Então e o amarelo ao Assunção num lance em que nem falta houve quando permitiu faltas sistemáticas dos jogadores do belenenses a cortar jogadas perigosas?

27/11/06 9:35 da tarde  
Blogger JRP said...

Sem querer prolongar a discussão em torno do Bruno Alves, até porque sei que andei durante semanas a pegar-lhe fogo, pedia só que notassem em mais um pequeno grande detalhe.
É a segunda vez que graças a uma insistência ofensiva do Bruno o Porto ganha pontos.
A primeira vez foi na acção absolutamente decisiva no golo em Alvalade. Por duas vezes na mesma jogada ganhou o lance através do contacto físico.
A segunda foi agora em Belém.

Pequenas notas ao que já foi dito:
jdm.dragão.lisboeta
"Por isso, e não deixando de considerar positiva a prestação do Bruno Alves, que efectivamente tem subido de forma, embora sem aquela técnica que se deve exigir a um defesa central de topo, considero que o Ricardo Quaresma foi o "homem do jogo"."
De facto, não era nada fácil escolher o MVP do jogo... eu provavelmente não escolhia nem o Quaresma, nem o Bruno Alves, mas talvez o Bosingwa.
Ah! E não peçam ao Bruno Alves para fazer de Ronaldinho. O Jorge Costa e o Fernando Couto tinham técnica?

Aníbal:
"Quis dar moral ao Bruno... ele que é um assíduo leitor do Blog! Força Bruno! :D"
Depois de ter sido acusado de ser o Octávio, julgo que esta boca não era para mim, pois não Aníbal? :-)

Ricardo n
"Ibson pareceu-me muito agarrado á bola. Tem de melhorar nesse aspecto"
Sem dúvida. Sou fã incondicional do Ibson, mas por vezes (ainda bem que não é sempre) o Ibson é demasiado poeta. Citando o Jaime Pacheco, "o futebol não é só violinos. Às vezes também tem que ser bombo" (foi +/- assim, não foi?)
De qualquer forma, Ricardo, pareceu-me que a equipa também não ajudou. Estavam muito presos e não se desmarcavam, o que dificultou a libertação rápida da bola.

Zirtaev:
"Por exemplo na terça-feira o Pepe teve uma ou duas falhas que poderiam ter corrido mal, já o BAlves não falhou nem uma vez."
Pedro Reis:
"E já agora a semana passada safou-nos [Pepe] com a Académica."
O golo do empate da Académica (que nos podia ter custado bem caro) foi uma falha de marcação de Pepe. Portanto apenas refez o que tinha feito mal...

Pedro Reis:
" Ou algum de vocês se tivesse que dispensar um deles, dispensava o Pepe? lol"
É uma questão que não se põe, obviamente.
Mas recordo-me que até há bem pouco tempo muitos dispensariam o Bruno Alves em detrimento de todos os outros centrais. E que até à chegada do Co, todos dispensariam o Pepe depois da primeira época lamentável que fez.
Gosto muito do Pepe e gosto muito da dupla com Bruno Alves.

Pedro Reis:
"Para mim é simples, um lateral que não sabe cruzar nem tem inteligência para assistir convenientemente os colegas de equipa nunca será um grande jogador!"
Eu aqui mudava as palavras "nunca será" para "ainda não é". De resto, estou de acordo. Mas acredito no seu potencial.
Temos que nos lembrar que Bosingwa não era lateral... está a evoluir e tem excelentes características. Mas tem muito por onde melhorar.

28/11/06 1:59 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Não :D JRP... não era para ti!
Mas não penses que te livras de passares pelo Palmelão, ou de nós termos dúvidas se realmente recebes tronchudas e nabiças em troca de boas opiniões nos blogs.
:) :D

28/11/06 9:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vale a pena ler a crónica do Jorge Maia no jornal o jogo de hoje..
deixo-vos o link :
http://www.ojogo.pt/22-280/artigo594955.htm

28/11/06 10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Pedro Reis said...
Para mim se o Bosingwa tivesse a eficácia nas assistências e nos cruzamentos do Nelson, seria um grande lateral direito. Assim não.
Para mim é simples, um lateral que não sabe cruzar nem tem inteligência para assistir convenientemente os colegas de equipa nunca será um grande jogador! Pode ser o melhor que temos (embora tenha um good feeling em relação ao Fucile) mas daí a fazerem dele uma estrela...

Para mim, salvaguardando algumas diferenças, é outro Secretário. E esse até o Real Madrid o levou (embora infelizmente por pouco tempo), que é melhor que o Sevilha!"
Isto é ridículo! Eu não trocava o Bosingwa pelo Nelson NUNCA! O Bosingwa é regular, neste momento é raro falhar um passe tomando quase sempre decisões acertadas nesse capítulo, demontra grande tranquilidade, tem uma disponibilidade física acima da média e é quase irrepreensível no um contra um. Pedro Reis tu gostas é de jogadores que brilhem num ou dois jogos e que a seguir borrem a pintura em 3 ou 4 seguidos. Deves ser grande fã do Diego. Vê-se bem que moras em Lisboa e preferes futebol macio, que entertem mas q não ganha! Pára lá de criticar os nossos jogadores, acietando e apoiando o que veste de azul e branco. Aqui querem-se adeptos do Porto, com opinião é verdade, mas que não andem sempre insatisfeitos e a bater nos jogadores, mesmo quando estes estão a fazer um belíssimo trabalho. Isto é o PORTO, não é o slb ou o scp!

28/11/06 10:32 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Pinto,

Se queres ir pelo caminho da parvoíce não contes comigo, ficas a falar sozinho...

Mas antes toma nota:

Sou lisboeta e tenho muito orgulho nisso, gosto de Lisboa e gosto igualmente do Porto, onde me desloco frequentemente e onde tenho muitos familiares (felizmente sem palas em relação ao resto do país)!

Se calhar se houvesse mais adeptos do FCP em Lisboa como eu, não apelidavam o nosso clube de regional. Mas parece que és um daqueles adeptos que acham o máximo o Macaco dos SD, e adoram cantar os hinos SLB FDP SLB ou Nós só queremos ver Lisboa a arder!
É por essas e por outras que depois nos admiramos de o FCP não ter uma melhor imagem em todo o País. Certamente que pessoas como tu ajudam...

Cpts,
Pedro

28/11/06 11:14 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Epa pessoal! Não entremos em discussões de cariz regional e bairrista, nem usem o local de morada ou nascimento como arma de discussão.

Mantenhamo-nos sempre no campo das ideias... e vamos evitar adjectivar pessoalmente os outros. As ideias podem e devem ser rebatidas mas não entremos em discussões estéreis sobre Lisboa versus Porto e vice versa.

28/11/06 11:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que o Michael Night está a precisar de intervir na discussão para equilibrar as coisas :)

28/11/06 11:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anibal
Sou um leitor recente do teu blogger, li com a atenção todos os comentários:
Se o FCP não fosse primeiro, se não tivesse 10 pontos na liga dos campeões, se não tivesse mudado de treinador no início da época, o que não diriam alguns destes dragões. Com dragões assim, para que são precisos "lampiões"? ...
Todos temos direito a opinar, mas um DRAGÃO, critica construindo, dá força e motiva todos aqueles que fazem parte deste maravilhoso MUNDO AZUL.

28/11/06 11:56 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

É isso, Ze Rosario! :D
Se queremos um Porto melhor... primeiro todos temos que tentar ser adeptos melhores!

28/11/06 12:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem Pedro, não esperava q levasses tão a peito. Mas só para que conste, não tenho nada contra nem a favor do macaco... é-me indiferente e não canto a música do slb pq acho q é dar importância a um clube q não nos faz frente há mais de uma década. Só para que conte igualmente, nasci na Maternidade Alfredo da Costa (Lisboa), vivi 4 anos em Lisboa, cidade onde me desloco muito regularmente pq aí tenho muita família íncluindo a minha namorada q é "lampiona". Espero q possamos voltar a trocar ideias. Só acho q temos de nos unir e apoiar os nossos jogadores e deixarmos de bater nos mesmos, principalmente qd estes estão bem. É ridículo sermos eternos satisfeitos quando estamos a ganhar.. E essa de "o Porto ñ ter a melhor imagem" é velha e são os lampiões q querem q isso passe. Hoje ñ há no País clube como o nosso... e isso dói-lhes. Abraço. FORÇA PORTO!

28/11/06 7:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não há duvida que o Bosingwa tem evoluido e tem sido regular nos seus desempenhos. Mas não nos enganemos: tem lacunas. Defensivamente tem estado bem. Fisicamente talvez seja dos que está em melhor forma... mas estamos a falar de um jogador que ainda tem lacunas. No plano táctico, ofensivamente ainda deixa a desejar (ja que vai tanta vez lá á frente, tem de ser produtivo e fazer centros com peso, conta e medida). A nivel psicológico, acho que já muito foi dito sobre ele.
Quanto aos comentários a puxar para o regionalismo, acho que eles não fazem qualquer sentido. temos aqui uma pequena amostra que é perfeitamente indicativa de quem participa neste blog: as coisas devem estar equilibradas entre Portistas de berço e Portistas de coração (como eu). Deixem-se disso!

28/11/06 7:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É assim eu a partir de hoje limito-me a comentar exibições e outros assuntos. Não vou individualizar ninguém nas críticas porque para mim os 11 que entram são sempre os melhores, são aqueles q eu apoio. Apenas me referirei individualmente a jogadores quando for para os elogiar. Acho q apesar de alguns equívocos na parte inicial (derivado do seu pouco tempo à frente da equipa), o Professor Jesualdo ja provou que é treinador para nos pôr no bom caminho. Não será por sermos eliminados da liga dos campeões ou por não sermos campeões (vamos acabar num dos 2 primeiros, sem duvida) que vou mudar de ideias. Portanto precisamos é de estabilidade e de nos unirmos todos em volta do mesmo objectivo. Quem for ao estádio para assobiar, que fique em casa. O PORTO precisa de todos. FORÇA PORTO!

28/11/06 11:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home