quarta-feira, novembro 22, 2006

O Regresso dos Filhos do Gelo


Image hosted by Photobucket.com 0-2Image hosted by Photobucket.com

Uma atitude personalizada e um rigor fantástico do primeiro ao último minuto por parte dos jogadores, permitiu ao F.C.Porto conquistar uma vitória preciosa, que lhe permite encarar a última jornada de forma mais serena. Uma vitória frente ao Arsenal garante o 1º lugar do grupo, um empate qualifica-o em 2º lugar e uma derrota pode ainda servir se o CSKA não ganhar em Hamburgo.
O Porto entrou determinado e pagou ao CSKA na mesma moeda que os Russos utilizar. Um contra-ataque perfeito, logo aos 2 minutos, com a bola a circular rapidamente entre Lucho, Postiga, Lisandro e Quaresma… e este último a facturar!
Melhor começo era impossível e o golo foi determinante para o desenrolar do jogo e para a forma como o FêCêPê o encarou a partir desse momento. Assunção, Meireles e Lucho fizeram exibições muito boas e foi por aí que passou grande parte do sucesso da equipa. Os laterais estiveram em excelente plano com evidente destaque para Bosingwa. Os centrais fantásticos estiveram, tendo sempre sob vigilância Wagner Love e Daniel Carvalho, mas é justo reconhecer o grande jogo de Bruno Alves… simplesmente impecável! Lisandro, Postiga e Quaresma trabalharam até à exaustão, correram atrás da bola, dobraram companheiros mais recuados, construíram jogo, finalizaram.
Uma exibição à antiga… agora que venha o Arsenal!


Melhor jogador em campo - Lisandro Lopez: Muitos mereceriam este destaque, com Bruno Alves, Bosingwa, Assunção, Quaresma e Lucho à cabeça, mas Lisandro, na minha opinião foi determinante para o desfecho final. Não só fez as duas assistências para os golos como lutou os 90 minutos com uma energia incrível. Grande jogo!

Arbitragem - Kyros Vassaras (Grécia): Ficaram algumas dúvidas no lance de Pepe sobre Wagner Love na área… mas o árbitro Grego estava perto do lance e nada assinalou. No capítulo disciplinar pareceram-me acertadas as suas decisões.

Directório de Imagens Actualizado

29 Comments:

Blogger Jorge Mota said...

O Lisandro tem a garra que queremos ver em todos os jogadores do FCPorto. Mas ontem todos estiverem em grande nível e se pensarmos que são jogadores ainda com muita margem de progressão, mais satisfeitos ainda devemos ficar.

Um FCPorto Vintage, que a jogar assim, bate qualquer equipa do mundo. Uma personalidade e rigor que não via desde a equipa de Mourinho. Mérito para Jesualdo Ferreira que está a mostrar serviço.

Bosingwa neste momento é o melhor lateral direito português. Aliás esta época. Injusta a não chamada dele à selecção.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

22/11/06 10:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a escolha de melhor em campo: Lisandro destacou-se pela atitude e pelo que "deu" aos colegas de equipa. Dividia contudo o prémio com Lucho: quantos passes falhou durante o jogo? Impressionante a sua inteligência a jogar. Parece fazer as coisas simples e sem muito esforço.
Outros destaques: a defesa amarelada logo muito cedo podia ter sido um problema... Pepe, Bruno Alves e Paulo Assunção correram riscos ao fazerem aquelas faltas (desnecessárias??) tão cedo. No caso do Bruno Alves então, aquele cartão amarelo parece-me despropositado (com a ajuda de uma "casa" do Pepe)... Por fim, destaco alguma intranquilidade do Helton. Estará a ressentir-se de alguma ressaca das viagens que tem feito ultimamente? Não vejo muitas explicações...
Resumindo, controlámos o jogo, criámos grandes jogadas de contra-ataque e mostrámos uma frescura fisica muito boa (onde superámos claramente os russos).

22/11/06 10:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Alguem, julgo que Pasteur, dizia que havia mais filosofia dentro de uma garrafa de vinho do que em todos os livros publicados. Frase mais acertada não conheço.Há quem prefira Porto Ruby, outros há que preferem o Tawny. Há quem goste do sabor a carvalho francês, outros preferem chocolate ou caramelo. Eu sinceramente, gosto de sentir o sabor a madeira, em perfeita simbiose com os taninos. Tal preferência, não implica concluir que outros não tenham qualidade, é apenas uma gosto.
O mesmo se passa com este Porto. O Porto de Co tinha qualidade, jogava bem, era um pouco alegre, ofensivo, mas sentia que não era o meu Porto. Reconhecia qualidade, mas não me identificava com a equipa. Com a entrada de Jesualdo, aos poucos a equipa foi perdendo os residuos do holandes e ontem fez uma exibição, onde não havia vestigios da turbulencia pela qual passou nos ultimos 2 anos. Foi só um jogo, eu sei....mas já há muito que não me sentia tão satisfeito com a equipa. Há quem prefira irreverencia, eu prefiro maturidade. Há quem prefira jogo louco e massacre de 90 min, eu prefiro meio campo forte com saídas certas para o ataque. Há quem goste de experiencias e invenções, eu prefiro a serenidade e consistência. Tal como nos vinhos, é só uma questão de gosto.
Carrissimos, a exibição de ontem foi na minha opinião soberba : atacamos pela certa, todos os ataques foram perigosos, estivemos irrepreensiveis a defender e o meio campo foi formidável. A melhor exibição da época.

22/11/06 11:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os oitavos de final estao ao nosso alcance depois desta magnifica vitoria..
Vamos là ver se podemos chegar ao 1º lugar do grupo, e eu axo que com esta equipa, esta atitude por parte dos jogadores podemos vencer o Arsenal...

22/11/06 11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que grande exibição ... realmente a melhor dos ultimos tempos ... entrega total, rigor tactico, entreajuda defensiva ...
Sim senhor já tinha saudades de um vintage deste ...

Espero que o Prof. Jesualdo consiga manter este Porto regular

Saudações aos desPortistas

22/11/06 11:27 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

E agora onde metemos o Jesualdo que não queríamos? Aquele que não ganhava jogos internacionais, que não ganhava jogos contra os "grandes", que era medroso, que não tinha perfil para treinar um grande, etc. etc.

Já estou como dizia alguém: Quero chegar aos oitavos-de-final e defrontar o Chelsea!

Venham eles...

22/11/06 12:49 da tarde  
Blogger lucho said...

Também acho q o Lisandro foi o melhor mas eu:) já marquei 3 na champions. O Porto no gelo é rei...no gelo e sem gelo:)

22/11/06 12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto pouco fica para dizer... Que Grande Grande Porto!

Exibição segura, controlando todo o jogo, demonstrando clarividência em todas a s fases do encontro.
Atacando pela certa, contemporizando o jogo quando o CSKA se mostrava mais afoito, enfim, uma exibição com grande segurança, mostrando controlo sobre todos os aspectos do jogo.
O golo cedo foi uma grande ajuda, mas, também.....o jogo começa e acaba quando o árbitro apita. Há sempre jogo entretanto.

Agora um pequeno aparte:
Já ouvi em alguns blogues e na comunicação social, que o porto passou de Anderson-dependência para uma Quaresma-dependência!
Mas quando é que se vai perceber que o Porto é uma Grande Equipa, que depende sempre dos Grandes Jogadores, simplesmente porque os tem?!?! Sai o Anderson vem o Quaresma, sai o Quaresma virá o Lucho, sai o Lucho virá o Ibson, e por aí fora...
A força vem sempre do Clube e da Equipa.

Enfim, depois deste desabafo deixo uma outra ideia meus caros:
Este Grande Porto vai-nos trazer muitas alegrias.
Mantendo os niveis de confiança que exibe, aliado à forma como está a acompanhar o crescimento de alguns jogadores, este Porto tem muito por onde crescer!

Saudaçoes portistas

22/11/06 1:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora sim, podemos dizer q foi a melhor exibição d epoca, e nao só...desde os tempos do Mourinho que não via um Porto "á Porto" como o de ontem! E a maior virtude esteve no colectivo, nos 11 que jogaram, não foi nenhuma individualidade que resolveu o jogo. Pressing forte, passes curtos e acertados, cruzamentos perigosos, defesa segura (podia ter estado mais segura - ver amarelos), isto sim é o Nosso Porto! Espero que Jesualdo tenha aprendido e perdido de vez a falta de coragem com que chegou ao clube; e que tenha visto de uma ver por todas que o meio campo tem que ser sempre P.Assunção + 2 á frente dele, pois só isso garante muito maior pressão sobre a bola a defender e mais e melhor controlo e circulação de bola a atacar.
PS-Agora sim não tenho dúvidas em afirmar que no sábado contra a Academica já tavam todos a pensar em Moscovo.

22/11/06 1:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que grande Porto vimos ontem em Moscovo!! ja ñ viamos esta confiança e esta segurança á uns tempos, e a tão falada juventude da equipa ficou completamente esquecida tal foi a maturidade q a equipa apresentou frente a 1 equipa, esa sim muito madura e rotinada! foi banho de bola!

vale a pena ler a cronica do jogo no jornal espanhol "marca", em q falam de um porto a lembrar a equipa de "Deco e Maniche" e de "jogadas que mais pareciam de futebol de salão", impôs muito respeito por essa europa fora esta exibição...

22/11/06 3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje os jornais voltam a insistir na venda do Quaresma para o Atlético. Mesmo pelos valores referidos (12 a 14 milhões de euros), acho muito estranho este (potencial) negócio antes da época terminar e estando assegurada a permanência nas competções europeias. Só vejo esta noticia como tentativa de destabilização do jogador.

23/11/06 11:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sinceramente , tirando o anderson, quem mais finta como o quaresma ?! ficamos sem destabilizadores.

mesmo por 14 mil , penso que é uma estupideza !

se for ... é de começar a pensar em eleições, por que matar assim a equipa nao se pode!

imaginem , o alan a titular em todos os jogos ......

23/11/06 2:08 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Os números (se forem 14M) são bastante bons pq ele custou apenas 6M!

No entanto desportivamente, especialmente se for já em Janeiro, é muito mau negócio. A ver vamos, mas se passarmos aos oitavos não acredito que o PdC o venda em Janeiro. Quase que garanto...

23/11/06 2:46 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Vocês ainda acreditam nos Espanhóis???

É mais do que óbvio que o Atlético de Madrid anda louco pelo Quaresma! Outra coisa bem diferente é já terem feito negócio!

23/11/06 3:13 da tarde  
Blogger JRP said...

Grande jogo, sem dúvida.

E queria destacar as palavras sábias do Pedro Reis:
"E agora onde metemos o Jesualdo que não queríamos? Aquele que não ganhava jogos internacionais, que não ganhava jogos contra os "grandes", que era medroso, que não tinha perfil para treinar um grande, etc. etc."

Estou completamente de acordo.
Aliás, tão de acordo que aproveito para as usar desta forma:
"E agora onde metemos o Bruno Alves que não queríamos? Aquele que não sabia defender, que seria expulso todos os jogos, que era muito fraco, que não tinha perfil para jogar um grande, etc. etc."

Já no que diz Zirtaev:
"Bosingwa neste momento é o melhor lateral direito português. Aliás esta época. Injusta a não chamada dele à selecção."
O Bosingwa é extremamente rápido e fez um excelente jogo, mas ainda assim há coisas nele que me assustam um pouco, para além dos problemas psiquiátricos de que já se falou anteriormente. Por exemplo: não sei se repararam, mas dois dos mais perigosos (e não foram muitos...) lances do CSKA foram após maus alívios do Bosingwa.
Além disso, continua-me a parecer que ele não é tão rápido a passar a bola como é a correr... é pena. Se melhorar estes dois aspectos (para além da questão psiquiátrica que dou como perdida...) pode até vir a ser um dos melhores defesas direitos do mundo.

Também não concordo com o Ricardo n qundo diz:
"Por fim, destaco alguma intranquilidade do Helton. Estará a ressentir-se de alguma ressaca das viagens que tem feito ultimamente?"
Não me parece intranquilidade. Julgo que a razão se prende mais com um clima muito diferente ao que ele está habituado e ao facto de naquelas condições a bola se comportar de forma muito diferente uma vez que o solo está muito escorregadio e duro, pelo que a bola salta mais e tem trajectórias pouco habituais no nosso clima. Julgo que isso justifica os 2 ou 3 lances em que Helton não segurou.

Queria terminar com três notas:
1 - Se a exibião do Pepe tivesse sido a do Bruno Alves gostaria de ver o que diriam alguns, nomeadamente sobre o falhanço escandaloso em frente à baliza, aos dois amarelos que proporcionou à nossa equipa, ao possível penalti que o árbitro não marcou (e que eu também tenho dúvidas) e às 2 fífias defensivas.
Bruno falhará um destes dias. Cá estarei para ver os comentários.

2 - Nada de euforias. O Porto jogou bem e está numa série impressionante de bons resultados, como sinceramente eu nunca esperei. Estava optimista, mas tem sido um magnífico percurso desde a má exibição de Braga. Mas temos que ter calma...
O CSKA estava um pouco debilitado pela longa viagem (por estranho que possa parecer, bem mais longa que a nossa) e um pouco inebriado pela vitória no campeonato.
Estou muito apreensivo para a deslocação a Belém porque normalmente depois de um grande sucesso as equipas têm tendencia para facilitar (não terá acontecido isso ao CSKA?). Espero estar enganado.

3 - A entrada de Jorginho foi um erro. Ibson deveria ter sido o escolhido. Mas tudo bem... o Jorginho tinha estado bem em Setúbal. Mas atenção! Não vamos, por favor, desperdiçar um talento daqueles como o fez no ano anterior o senhor Co Co.

23/11/06 3:56 da tarde  
Blogger JRP said...

Ah! E segundo consta, parece que o Sougou do Leiria já está confirmado para Janeiro. Será a partida do Quaresma? Esperemos que não... O negócio é bom, mas a estabilidade é fundamental!

23/11/06 3:57 da tarde  
Blogger Jorge Mota said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

23/11/06 5:32 da tarde  
Blogger Jorge Mota said...

Jrp apesar dessas falhas, que até concordo, no Bosingwa, continuo a achar que está em excelente forma e continua a ser para mim o melhor lateral direito portugues.

Um abraço.
http://www.portistasdebancada.blogspot.com//

23/11/06 5:34 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caros Aníbal e JRP,
Possível penalty ???? Possível Penalty ???
Pela madrugada !!!
Então não é nítido que o Wagner Love mergulhou ?
Se algum dia tivesse sido penalty o Love iria (não) reagir como reagiu ?
Desculpem-me, mas tenho que vos perguntar - em que canal viram o jogo ???

P.s. - JRP, a adaptação das palavras sobre o prof. ao Bruno Alves está perfeita...eu em boa altura fiz uma promessa...

23/11/06 6:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Voltando ao Quaresma, sempre assumi a passagem dele pelo FCP simplesmente como isso: uma passagem. Depois do desaire dele em Barcelona fizemos um grande negócio. O próprio Quaresma deve ter sentido que devia voltar a Portugal para ganhar maior maturidade, mas o objectivo dele é certamente provar mais num clube à dimensão do Barcelona. Se todas estas noticias fazem parte ou não da estratégia do seu empresário, não sei responder. Se for, parece-me que o objectivo é mesmo a saída e não a renovação por valores superiores.

23/11/06 6:55 da tarde  
Blogger tudo sobre futebol said...

Visitem futebol adeptos e claques

23/11/06 9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já repararam que se ganharmos ao Arsenal estamos practicamente garantidos nos quartos de final!? (com todo o respeito pelo AEK e Lille...)
Por isso o empate no Dragão no dia 6 não chega...temos que ganhar!

23/11/06 10:43 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Miguel87:

Barcelona, Inter, Real Madrid e Manchester tb são possíveis adversários se o Porto ficar em primeiro no grupo.

24/11/06 9:38 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Assim como admito que existam muitos adeptos que ainda não estão convencidos com o Jesualdo (eu apesar da provocação também ainda estou longe de o achar brilhante...), eu estou muito longe de o estar em relação ao Bruno Alves. Reconheço que me tem surpreendido pela positiva, mas daí até o achar um grande central ou jogador para o FCP vai uma distância grande...

Quanto ao Pepe é verdade sim senhor que esteve desastrado em algumas jogadas. Aliás penso que é unânime a opinião que ele rendeu mais o ano passado no esquema de 3 defesas.

24/11/06 10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anibal:

Como assim? já há sorteio nos oitavos?? não é pré-definido que os 1ºs de um grupo jogam com os 2ºs do grupo seguinte??
Tinha quase a certeza que era assim.

24/11/06 12:23 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Acho que agora ainda há sorteio, mas é o ultimo pq ficam todos os alinhamentos feitos até à final.

Neste sorteio acho que os 1ºs jogam com 2ºs e não sei se há restrições quanto a jogar com o mesmo clube do grupo (neste caso Arsenal ou CSKA) e quanto a jogar com equipas do mesmo país (que não se deve colocar em relação a Portugal mas pode arrastar-nos face a acasalamentos não possíveis noutros países).

É ganhar (ou empatar) com o Arsenal e esperar...

24/11/06 1:11 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

JRP:
Concordo com quase tudo!

Jesualdo pôs a equipa a jogar futebol e Bruno Alves continua a calar muita gente. É que não têm onde lhe pegar e estão apenas à espera de um precalço para lhe malhar.
Em relação ao Bosingwa, na minha opinião ele está um senhor jogador! Pode ter tido algum erro, não desminto, mas o seu posicionamento em campo é completamente diferente. Parece perceber que a primeira função de um lateral é defender bem. Quando é possível é que tem de ajudar a desequilibrar o flanco.
Tb concordo que não se pode embandeirar em arco... a equipa é mt jovem e pode tropeçar em qualquer lado! Falar-se em título Europeu, como já ouvi por aí é... LOUCURA!!!! :D

24/11/06 2:56 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Miguel87:

Como disseste que se ficássemos em primeiro já estávamos nos quartos-final pois íamos jogar com AEK e Lille... supus que pensasses que já estivessem alinhados os jogos.
É isso... nos oitavos-final, os primeiros jogam com os segundos por sorteio. As oito equipas que passarem aos quartos-final tb são sujeitas a novo sorteio e esse sim já engloba as meias-finais.

24/11/06 2:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é isso...tava a confundir com os emparelhamentos dos mundiais e europeus de seleções. Afinal não é assim tão facil sairo Lille ou AEK :(

24/11/06 6:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home