segunda-feira, novembro 13, 2006

Deixem jogar o Mantorras!

O jogador Pedro Mantorras é Angolano, joga pela sua selecção e é de raça negra, tal como 95% da população desse país!
É famoso por várias situações de ir às lágrimas, entre elas o facto de o joelho aguentar no máximo 30 minutos de alta competição, do seu clube ter comprado metade do passe por 5 Milhões de Euros, de ter sido avaliado em mais de 75 Milhões de Euros por Luís Filipe Vieira, de ter sido detido num Aeroporto por ter em sua posse dois passaportes (1 deles rasurado na data de validade, um para viagens a Angola e outro para as deslocações à Europa) e agora, por ser o mais recente actor da mais famosa companhia de teatro do país.

Eu não sei se alguém, no Dragão, lhe chamou “Preto” durante o aquecimento… suponhamos que sim, até porque, infelizmente, não seria um fenómeno virgem em adeptos de futebol. Mas será assim tão grave? Quem é que durante um jogo de futebol nunca insultou ninguém? Eu abomino o racismo mas não há paciência para choradinhos idiotas. Se se compreendem as atitudes de alguns jogadores negros em relvados Italianos e Espanhóis, que se viram feridos na sua dignidade por cânticos xenófobos e imitações de símios por parte substancial dos adeptos presentes no estádio, é um ultraje a declaração de Mantorras que afirma que “Só no Dragão e nos Barreiros” é que ouviu disto! Se ouviu isto no Dragão, e eu não duvido que tenha ouvido, foi de meia dúzia de mentecaptos que ainda acham que ser “Preto” é ser alguém inferior, então vai daí e acham que é insulto! Agora o que eu não acredito é que não tenha ouvido isso em mais lado nenhum!
O pobre Mantorras deveria sentir-se indignado era por ser um papagaio dos seus chefes, usando a raça que ele muito estima e que eu muito respeito para tentar ferir milhares de adeptos de um clube porque dois ou três lhe chamaram “Preto”! Tenham vergonha! Não conseguem arranjar uma forma mais eficaz de apagar as imagens do Director Geral a acenar com um dedo para o público afecto ao F.C.Porto? Para um clube que está no Livro do Guiness juntamente com o “Maior pão com chouriço do mundo”... estas coisas deveriam ser muito mais fáceis!
Pobres diabos…

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com a análise da mais recente "palhaçada benfiquista".
Escrevi mesmo um comentário à notícia no "mais futebol", sob o título "REQUENTADO", mas infelizmente ainda não o vi publicado.
Sou naturalmente contra contra todo o tipo de discriminação, "-fobia" ou racismo, mas não me conforme em ver um jogador como o Mantorras ou outro qualquer (preto, branco, nacional ou estrangeiro) fazer de papagaio e, ainda por cima, tarde e a más horas, só para agradar ao "paizinho", o tal que o avaliou tipo euromilhões. Pobre Mantorras, que já deu o que tinha para dar, porque foi mal tratado pelo clube dele, ficando assim inutilizado para o futebol a sério. Será que a incompetência ou desleixo foi por ser "preto"? Acho que não, já que era um activo atraente e o "dinheiro não tem cor", até para os da segunda circular! Mas lá que foi "abandonado" como outros que se seguiram e se puseram a salvo, logo que puderam, lá isso foi.
Enfim,o contrato com o Mantorras ainda existe e (apesar de ser suposto não ter cláusulas não transparentes) há que fazer o jeito a quem paga, mesmo que que se exponha ao ridículo.
Só espero que logo o tal "mãozinhas" de sintra no "Dia Seguinte", a lembrar outro programa daquela estação anti-FCPorto, não comece a explorar isto, já que apesar de se julgar intelecutal é um sugeito "intelectualmente" desonesto e "piadolas". Pena não se ver no ecrã, embora tenha quem lho possa alertar. E para nosso penar temos lá o Dr. Guilherme, sempre parado, que não fala nada, não diz nada, se cala a tudo. Uma tristeza, salvo o devido respeito. Agora deixar-se ser sempre interrompido, não conseguir acabar uma frase, uma ideia, ficar com aquela carinha!!! Meus Deus, como gostava lá de ver o Dr. Pôncio!!!. Mas enfim, estou a derivar.
Quanto ao assunto, o Mantorras que se cuide, pois se ele sabe interpretar o valor da dignidade, então que não se preste a indignidades, manipuladas por outros, tão evidentes elas são. E tão requentadas...

13/11/06 6:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta história não me é estranha: "O Manchester United enviou uma carta à UEFA devido ao comportamento racista dos adeptos do SL Benfica durante o jogo disputado em Lisboa a meio da semana. Patrice Evra, Louis Saha, Keiran Richardson, Wesley Brown e alguns elementos da segurança pessoal do clube foram provocados e intimidados por diversos adeptos do SL Benfica. Segundo notícias chegadas ao MUP, as provocações e os cânticos começaram logo no aquecimento da equipa inglesa, prolongando-se posteriormente durante o jogo especialmente visando os jogadores que estavam no banco de suplentes. A UEFA analisará agora as acusações dos responsáveis do Manchester United e, caso seja provado algum incidente, a equipa portuguesa poderá sofrer sanções por parte da UEFA como multas ou até a suspensão de jogar no Estádio da Luz."
Corrigindo o Mantorras: "Só no Dragão, nos Barreiros... e na luz".
Também eu chorei e fiquei marcado com gesto do grande senhor José Veiga... snif... snif...

13/11/06 7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foda-se!Eu depois desta polémica toda,desencadeada pelo recreativo,depois que pessoas afetas ao grande FCP,tiveram a baixeza de chamar grego a um caceteiro qualquer,chegei á conclusão que fui milhares,senão milhões de vezes vitima de racismo!Senão vejamos:eu estive emigrado na Venezuela e durante os anos que lá estive chamaram-me incontáveis vezes"Portugues"!Lamentável!

13/11/06 11:28 da tarde  
Blogger aac_39 said...

o próximo jogo e frente à académica se quiserem conhecer um pouco mais sobre esta equipa venham ao blog
http://briosaoaf.blogspot.com/

13/11/06 11:46 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

É uma declaração tão rebuscada, que provavelmente nem merecia o teu post...

Mas fizeste muito bem em escrever, porque expuseste ao ridículo este fait divers!

Passemos à frente...

14/11/06 10:13 da manhã  
Blogger Hugo said...

Sublime

14/11/06 10:17 da manhã  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,
Post brilhante !!
Aliás, se houvesse algum fundamento, estaria, de imediato, com todos os que DESANCASSEM (com todas as letras) nos seus autores.
Assim.... eu estive lá e sei o que (não) vi/ouvi !!
Portanto, estamos (refiro-me a quem lança levianamente estas "atordoadas") a brincar com coisas sérias !! Demasiado sérias !!

Falando (aqui sim !) em brincadeiras....duas notas:
1) no dito jogo (FCPOrto-vermelhos) só me apercebi de um acto "racista", cujo autor tem por nome....Katsouranis...

2) "pão com chouriço" ??? :-)))) Então não foi bolo rei ??? Ou serão os 2 ? Que grande competição...

14/11/06 1:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não foram mentecaptos, que chamaram "Preto", ao Pedrinho Chorão, foram individuos que leram no Dicionario da porto Editora, que diz.
Preto.-diz-se da cor oposta ou mais distante do Branco.
Ausencia total de cor.
Então de futuro o que se vai chamar ao Pedrinho Chorão?
"ALBINO", Pretos com falta de pigmentação.
Então, não é alguem inferior, que, é preciso estar duas semanas para lhe dizerem e explicarem que Preto é o Natural de Africa e não de Portugal.
Que Portugal lhe ensinou, ainda que mal o que ele é.
Que o OSO, é uma organização de Gays, e, se não, se desmarca desta gente, esta sugeito a que lhe CHAMEM NO CAMPO DA LUZ, COMO FIZERAM AO CALADO DE PANELEIRO.
PANELEIRO

14/11/06 3:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não foram mentecaptos, que chamaram "Preto", ao Pedrinho Chorão, foram individuos que leram no Dicionario da porto Editora, que diz.
Preto.-diz-se da cor oposta ou mais distante do Branco.
Ausencia total de cor.
Então de futuro o que se vai chamar ao Pedrinho Chorão?
"ALBINO", Pretos com falta de pigmentação.
Então, não é alguem inferior, que, é preciso estar duas semanas para lhe dizerem e explicarem que Preto é o Natural de Africa e não de Portugal.
Que Portugal lhe ensinou, ainda que mal o que ele é.
Que o OSO, é uma organização de Gays, e, se não, se desmarca desta gente, esta sugeito a que lhe CHAMEM NO CAMPO DA LUZ, COMO FIZERAM AO CALADO DE PANELEIRO.
PANELEIRO

14/11/06 3:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Cheguei ao autocarro e comecei a chorar. Esse episódio marcou-me muito. Podemos chegar a perder a cabeça com esses insultos" in ojogo online..

Deu-me pena..muita pena mesmo...
coitadinho dele...
ao menos tem a liçao bem estudada.. ja faltou mais para ele entrar numa novela..
haja paciencia para aturar eses aziados!!!!

14/11/06 4:36 da tarde  
Blogger lucho said...

Mantorras foi obrigado a dizer aqueles disparates... mas enfim...o porto respondeu mt bem ...a um clube (slb)q já teve multas por comportamentos racistas enqt o fcp está limpo nesse campo...

14/11/06 6:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Atitudes racistas são condenáveis em qualquer que seja o estádio onde ocorram. O que o Mantorras deve fazer é ser menos hipócrita: não devia ter demorado tanto a fazer esta denuncia (cheira logo a esturro) e não pode afirmar que só ouviu estes comentários nos barreiros e no dragão (tal como eu indico no meu comentário anterior).
Quanto às soluções julgo que é dificil encontrá-las. Para além da proibição do uso de simbolos pelas claques, o que é que o clube pode fazer mais? Infelizmente, este é um assunto de "educação" e não me parece que algumas pessoas tenham mente aberta para estas coisas.

14/11/06 6:23 da tarde  
Blogger Jorge Mota said...

Muito bom texto, mas acho que perdeste tempo demais com essa palhaçada.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

14/11/06 11:32 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Aníbal,

Já podes preparar o próximo artigo:

Deixem em paz o Veiga(rista)!

15/11/06 12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

venha de lá o post sobre o Veiga!

15/11/06 9:35 da manhã  
Blogger Toupeira said...

Compreendo o jogador do Benfica porque se o Veiga fica fodido quando dizem que ele é vigarista porque razão o pobre do Mantorras não há-de ficar quando alguém lhe diz que é preto?

15/11/06 12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

excelente referencia ao "maior pao com chouriço do mundo" mt mt bem..

19/11/06 1:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home