segunda-feira, novembro 13, 2006

Dezembro... aproxima-se!

Estamos a pouco mais que quinze dias da reabertura do mercado de transferências e são cada vez mais o número de jogadores dados na rota do Dragão. Carlos Alberto (Corinthias), Sougou (Leiria), Helder Barbosa (Académica), Thiago Heleno (Cruzeiro) e Lucas(Grémio), são falados e abordados nos jornais!

Na minha opinião o F.C.Porto deveria ir ao mercado recrutar prioritariamente um defesa-central. Bruno Alves tem cumprido, é verdade, mas faltam-nos alternativas de qualidade para a posição. A João Paulo ainda não foi dada qualquer oportunidade, nem para actuar no meio-campo, Pedro Emanuel, só em Janeiro deverá estar apto mas tem que recuperar de um longo tempo de inactividade, enquanto Ricardo Costa não tem mostrado argumentos para ocupar o lugar.
Não é só esta a posição que o F.C.Porto tem algumas deficiências. Também nas alas se nota alguma falta de soluções, mas neste caso acho que por inépcia de Jesualdo Ferreira que tem Sektioui em melhor conta que Alan e sobretudo Vieirinha. O retorno de Hélder Barbosa seria muito bem vindo, mas estar na Académica até ao final da época seria muito mais benéfico para ele do que ir jogando quinze minutos quando o rei faz anos no Dragão, como está a acontecer com Vieirinha. Se Jesualdo Ferreira realmente não conta com Vieirinha, o melhor a fazer é emprestá-lo até ao final da época a uma equipa da SuperLiga para que ele amadureça o seu jogo e volte no início da próxima temporada.

Na esquerda da defesa também há deficiências, mas a juventude de quem tem ocupado aquela faixa é grande e espera-se, por isso, melhorias com o decorrer dos jogos.
No ataque não mexia e no meio-campo, com o regresso de Ibson voltamos a ter soluções para todas as posições.
E saídas… será que alguém vai, ou deve, abandonar o FêCêPê?
A propalada saída de Quaresma só deveria ocorrer no final da época… e na minha opinião seria mesmo o único jogador titular a abandonar o clube, já que para o lugar dele existem alternativas a crescer no clube.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boas!

Ao contrario do q diziamos no principio da epoca,ou seja, q deviamos contratar um ponta de lança urgentemente.. parece q ja ninguem pensa nisso!

Postiga esta a atravessar um excelente momento, lisandro ja me faz lembrar o lisandro do inicio da epoca passada. bruno moraes ainda n me convenceu mas ja marcou dois golos em poucos minutos, temos adriano quase a recuperar e sokota nunca mais joga à bola na vida!
Nas alas os meus preferidos sao quaresma(obvio) e vieirinha mas o jesualdo nao aposta nele.. alan é concerteza um homem a dispensar mal seja possivel, sektiou nunca se conseguirá afirmar e jorginho é um bom suplente tanto para jogar na ala ou "numero 10"!

Quanto ao meio campo penso que é o nosso sector mais forte nao precisando de qq reforço.

A defesa é o nosso calcanhar de aquiles apesar de termos a melhor defesa do campeonato.. tou sempre à espera da fifia do bruno alves que mt me tem surpreendido pela positiva e pepe tá-se a formar um grande central.. vai ser o jogador q mais lucro vai dar ao fcp qd o vendermos mesmo assim urge contratar um central.. nas laterais acho q estamos bem servidos.

Saidas:

-ALAN se alguem o quiser é despaxar esse cancro.

-RICARDO COSTA se o marselha ainda n tiver aberto os olhos é vender o homem.. 6milhoes era um negocio da china

Se de facto o mister nao quer apostar no vierinha é emprestalo como fez com os outros jovens todos.. seria uma boa soluçao cm é referido no pst.

abraço

13/11/06 1:32 da tarde  
Blogger Jorge Mota said...

Esse Carlos Alberto do Corinthians não é o feijão, o mesmo que já cá esteve?

Acho que a ir ao mercado não serão necessários centrais. Como dizes o PEmanuel em Janeiro já estará apto, o BAlves tem cumprido e ainda temos o JPaulo e o RCosta, embora este último podesse ser despachado.

Qt ao resto não é preciso gastar dinheiro, acho que estamos bem servidos, é uma questão de recuperar o Helder Barbosa e aproveitar o Vieirinha.

Acho que mais importante que ir ao mercado é ficar em casa, assim ao menos talvez não se venda ninguém :-).

Mas tudo depende da passagem aos oitavos de final da champions league. Se correr mal talvez um jogador importante irá embora.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

13/11/06 3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para as entradas apostava num lateral esquerdo de qualidade e com experiência de futebol europeu (em alternativa, resgatar o Peixote se estiver em condições).
Quanto aos centrais, estou curioso em ver o João Paulo actuar algum tempo e como recuperará o Pedro Emanuel. Só depois disso se pensaria em ir ao mercado. De resto dispensava doi jogadores já aqui referidos: Alan e Ricardo Costa. Quanto ao marroquino não me parece que traga uma mais valia... mas a época é longa (também já vimos que o ano é propenso a lesões) e por uma questão de segurança não o mandava já embora.

13/11/06 3:40 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Anibal,
Oxalá, digo eu... não venha ninguém em Dezembro... oxalá!
E oxalá pq?... porque era mais um motivo para os 'comissionistas' de serviço embolsarem mais uns milhares de euros com jogadores de valor discutivel e apenas para fazer nr nos treinos... e para isso, já temos lá muitos.
Quanto a saídas... despachem mas é os 'excedentários' pq esses, esses verdadeiramente na folha salarial mensal é que pesam e de que maneira... não jogam, não marcam, não originais mais proveitos, nada, zero, nulidade total... mas a culpa não é dele, é dos tais 'comissionistas da $AD', os tais que acima falo.
Entrar, ninguém... sair, os excedentários.
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

PS - com um brilhante negócio destes em Dezembro como falo, talvez em breve, e pegando na deixa do post de hoje do Amigo Zirtaev, já haveria dinheiro para o tal 'museu desconhecido'... mas como eu sei que a 'gula dos comissionistas' não vai perdoar, preparem-se para mais uns 'cromos da bola' que hão-de chegar só para fazer nr nos treinos... preparem-se!!

13/11/06 3:43 da tarde  
Blogger JRP said...

Estou com o Blue boy. Nada de compras. Temos é jogadores a mais.
No ataque, sobram alternativas, quer ao centro, quer nos flancos.
No meio campo a lista é interminável.
Na defesa não concordo com a compra de um central. Mesmo para aqueles que ainda não estão convencidos com o Bruno Alves, lembro que temos o João Paulo, reforço que ainda nem actuou, e o Pedro Emanuel que todos sabemos é um bom jogador.
Só me passa pela cabeça no limite a compra de um lateral esquerdo, uma vez que cech é muito inseguro a defender e fusile não é esquerdino.
De qualquer forma, sou contra as compras. Temos uma equipa que está bem em todas as competições, com grandes prestações defensivas e ofensivas, e só imagino mudanças em casos extremos.
Temos que vender, isso sim. Tarik e Ricardo Costa antes de quaisquer outros. Mas julgo que só um milagre os levará...

13/11/06 4:29 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

E se o Pepe se lesiona? E se o Pepe se vai embora em Junho (Ao que parece há muito boa gente disposta a pagar mundos e fundos por ele.)

Essa dos comissionistas é engraçada... é sempre um argumento à partida irredutível! Que rico bolso terão os comissionistas de Helton, Bosingwa, Pepe, Fucile, Cech, Assunção, Meireles, Ibson, Lucho, Quaresma, Anderson e Lisandro! O Porto é que não... fez um mau negócio em todos eles!

Não me venham com coisas... o Porto não tem soluções para o eixo da defesa e a substituição de Pepe deve der preparada e não deixada à obra do acaso! Caso contrário andaremos a reformular a defesa todos os anos!

13/11/06 4:57 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Sinceramente, tendo em atenção que o FCP deve ser mais rigoroso financeiramente, penso que não é determinante que se façam compras a meio da época e esperava para ver o que dão os regressos de João Paulo e de Pedro Emanuel.

De qualquer forma, da análise que faço da equipa, mexeria da seguinte forma:

Entradas (ou posições mais carenciadas):
-Defesa-Central
-Lateral-esquerdo
-Extremo-esquerdo

Saídas:
Ricardo Costa
Bruno Alves
Ezequias
Alan
Tarik
Sokota

Uma questão pertinente nas entradas é saber se vamos dar mais experiência à equipa ou se apostamos em jovens com potencial.

Nas saídas para mim todos os que indico são dispensáveis, se bem que o Bruno Alves, o Ezequias e o Alan (ou o Tarik) só deve´rão sair depois de compensadas as posições com novos jogadores.

13/11/06 5:48 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Pedro: Pôr o Bruno Alves numa lista de dispensas neste momento é no mínimo curioso! O homem foi titular nos jogos todos, está a crescer de produção, não tem cometido falhas... o que é que ele tem que fazer para no mínimo merecer um lugar no plantel?

Abraço!

13/11/06 5:53 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Anibal...
Com todo o respeito por ti (que tenho, não duvides!), se vamos colocar as coisas em 'ses', então nunca mais saimos daqui.
O filme dos comissionistas não colhe na tua versão... mas colhe concerteza para camiões de jogadores, repito, camiões que chegaram ao Dragão nos últimos anos, só com um 'stop' no tempo do 'special one' e um interregno este ano porque as contas estão no vermelho... queres que te dê exemplos? acho que não é preciso, pois não?
Esses jogadores que apontaste, concordo, grandes negócios para o FC Porto, não tenho dúvidas algumas e acho que ninguém as tem... o que tenho dúvidas e muitas, e olhando desde a criação da '$AD' é o que se vai fazer com o dinheiro dessas mais valias quandos eles já cá não morarem, entendes?
Olha... recua 2 anos e diz-me onde páram os cerca de 71 milhões de euros das vendas do pós-campeão europeu... és capaz de me responder?
No meu bolso não estão... de certeza absoluta!!
Olhas para o plantel e se olhares com atenção, vais ver que se calhar a grande maioria das 'estrelas da companhia' que podem rentabilizar muito e bom dinheiro para os cofres do FC Porto, não pertencem na totalidade ao clube, mas apenas percentagens que andam entre os 50% e os 70%... eu gostava de saber era a quem pertenciam as outras partes e não só... quem são os titulares dessas off-shores... era capaz de haver muitas surpresas... era capaz!
Mas já vi que isso não interessa para nada... nada mesmo!!
Que continue o 'fartar vilanagem na $AD' e com toda a gente a bater palmas... mas para se fazer um MUSEU condigno com a história do nosso clube que não existe sequer no papel, já não há dinheiro...
Querem comprar um central ao nível dos nosso pergaminhos?... muito bem então!!.. quem 'mamou' nas comissões de Alains, Ezequias, Sandros, Sonkayas, Léo Limas, etc, etc, etc, agora que os despache a todos num contentor e com os bocadinhos todos juntos de dinheiro, pode ser que se faça dinheiro para um bom central digno dos nossos pergaminhos.
Se assim não for... mantenho tudo o que disse: ZERO CONTRATAÇÕES!!
Mas é a minha opinião... só a minha simples e modeste opinião enquanto Portista e Sócio.
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

13/11/06 5:57 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Blue:
O que eu quero alertar é que o argumento dos "Comissionistas" a mim não pega! Muitos dos jogadores que agora dizes que são bons jogadores e óptimos negócios foram ditos que foram feitos apenas para a "Comissão". E agora vê-se que o clube ganha dinheiro neles se os quiser vender imediatamente. O que eu quero é ver o meu clube mais forte e tenho a certeza que todos queremos. Temos um lote de jogadores jovens que ninguém duvida que vai dar muito dinheiro ao clube e por isso há que precaver a sua saída! A posição de defesa-central é na minha opinião o lugar para o qual não temos soluções no futuro(e no imediato vamos remendando!).

O resto... entende como quiseres! Gostava é que me desses um exemplo de uma tansferencia no futebol actual onde não haja comissões para alguém!
Quando é preciso bater na SAD, eu bato... mas andar sempre com a SAD na boca como a besta negra do F.C.Porto a mim também não pega!


Abraços,

13/11/06 6:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Anibal na questão das comisões. Sempre houve e parece-me impossivel fugir delas. O problema não está na comissão em si (desde que não seja em valores desproporcionados e que seja documentada legalmente) mas sim na qualidade do jogador. A ideia com que se ficou foi que, tal como pode ser considerado "normal", depois de duas épocas a um nível inigualavel nos próximos anos, entrou-se num período descendente que foi aproveitado para fazer negocios "pessoais" que podem passar por "erros de gestão justificados pela posição do clube". Hoje, com um clube estabilizado desportivamente e com as contas em constante escrutinio, parece-me bastante mais dificil entrarmos nessa espiral de contratações de jogadores sofriveis. Para esta questão também muito contribui a FIFA que distribui umas quantas credenciais a uns artistas que ganham privilégios especiais e que fazem os negócios á mesa do elefante branco. Já estão a ver o nivel?
Quanto ás dispensas, já que aqui mencionaram o Ezequias, acrescento-o á lista dos "supranumerários" :) É tão importante que até me esqueci dele!

13/11/06 6:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

dizer q o Porto ñ precisa de reforços em Janeiro parece-me demasiado optimista, é certo q temos 1 plantel extenso e q até precisamos de despachar alguns "monos", mas temos de ter em conta q temos 1 plantel muito desiquilibrado e o reforço com jogadores da qualidade dos restantes para alguns lugares parece-me obrigatorio!

como prioridade destaco o lugar de defesa esquerdo, e de direito embora menos urgente, 1 central pra fazer companhia ao pepe e 1 extremos esquerdo!
se bem que o LE deve ser na minha opinião a grande prioridade, e este problema devia estar ja resolvido se em vez de terem comprado o Ezequias tivesse-mos apostado logo no Miguelito! agora é complicado encontrar bons jogadores disponiveis em Janeiro mas gostava de ver o Maxwell q está tapado no Inter e é 1 grande LE!

Espere-mos q se compre bem, e ñ se vá mais 1 vez pelo caminho das comissões....

13/11/06 7:37 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Aníbal,

Não é por o Bruno Alves não ter comprometido que eu passo a achar que ele tem lugar no FCP. O facto da equipa estar a cumprir como um todo, facilita a "integração" dos jogadores menos capazes.
Já jogou suficientes vezes para, na minha opinião, não servir parea o FCP. Agora, neste momento é um facto que a única alternativa que existe (R.Costa) ainda é pior que ele e por isso faz sentido mantê-lo até ao final da época.

É uma opinião e uma questão de gosto. Outros jogadores haverá que para mim tem qualidade e atitude para integrar o plantel do FCP e que para ti não. Daí não vem nenhum mal ao mundo. Outro exemplo é o caso do Bosingwa de quem tu gostas e de quem eu, logo que arranjasse uma alternativa "despachava"...

14/11/06 10:06 da manhã  
Blogger O Situacionista said...

Aníbal,
Meu caro, creio que apenas se justifica a contratação de novos jogadores no caso de seguirmos em frente na Champions.
Nesse caso gostaria de um defesa esquerdo.
Cech é bom jogador, é novo (pode evoluir), gosto dele, mas nos jogos “a doer” defende muito mal.
Fucile não é canhoto.

Pepe é actualmente dos melhores centrais do mundo, certamente tremendamente cobiçado, com lugar mais do que certo na selecção brasileira, daí que, para Junho se justifique a contratação de mais um central.
Até lá, com a recuperação de Emanuel, a adaptação de João Paulo ao clube e o surpreendente desempenho de BAlves (não tem classe nenhuma, mas não compromete), penso que não será necessário.

P.s. – Vieirinha, esse talento....terá a ver com a (lguma dificuldade na) renovação do contrato ?

P.s. 2– Quanto às características do defesa esquerdo, penso que para além de boas capacidades futebolísticas, se deveria começar a prospecção por jogadores de nome.... Comissão !!

14/11/06 1:56 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro O Situacionista:

O Vieirinha tem contrato até 2008 com mais duas épocas de opção! Ou seja pode ir, se oclube entender, até 2010!
Não estou a ver porque é que o clube havia de querer renovar já com o jogador!

14/11/06 3:03 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Não sei se existe "questão Vieirinha", mas parece-me prematuro especular muito...

O Vieirinha tem tido um desempenho razoável/bom quando tem sido chamado, mas é óbvio que com a concorrência na frente a render melhor (como tem acontecido recentemente) as oportunidades não têm sido muitas. Também não conhecemos a sua aplicação e o seu rendimento nos treinos e esse muitas vezes define as opções do treinador. Por outro lado e dada a extrema juventude da equipa é natural que algumas vezes o Jesualdo procure dar mais maturidade com a utilização do Jorginho, do Tarik e do Alan.

Vamos aguardar e não tenho dúvida que se ele se mantiver aplicado nos treinos, e for aproveitando as oportunidades que tiver, o Jesualdo vai fazer dele uma opção mais efectiva.

14/11/06 3:39 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,
Quanto ao Vieirinha ... já sabia, mas obrigado na mesma (está na mesma situação do Anderson, creio).
Já agora, sabe se esse contrato foi assinado antes ou depois do jogador ter feito 18 anos ?
Para a minha “tese” esse é o porMAIOR !
Em todo o caso, subscrevo o que diz o Pedro Reis.

14/11/06 7:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home