sexta-feira, novembro 10, 2006

Organizações

Estas paragens de bola, se não são muito boas para uma equipa que está a mecanizar os seus procedimentos de jogo, pelo menos dão para escrever sobre outros assuntos menos abordados e esquecidos.

Ontem recebi um email a comunicar a possível criação da União de Blogues do F.C.Porto, que pretende contar com o contributo do próprio clube.
O FêCêPê não é um Blogue Oficial do F.C.Porto… não sei porquê, mas não é! Na lista de blogues do site oficial não aparece lá. Mas eu acho que isto de União de Blogues e Oficialização é uma grande charada! Subverte grande parte dos princípios inerentes à criação dos blogues. Pode ser muito interessante para que haja convívio e troca de ideias entre adeptos do Porto mas é de algum modo limitativo por restringir fatalmente muitos adeptos, suas opiniões e necessidades específicas!
Se me falassem: Ah e tal… e a criação de uma Associação de Adeptos do F.C.Porto? Isso já parece interessante! Existem situações que podem e devem melhorar na relação do clube com os seus associados e mesmo com os adeptos Portistas não sócios… que uma associação teria legitimidade e força para discutir com a direcção do clube. A força e vontade dos adeptos só está a ser demonstrada através das claques e dos espaços virtuais de discussão... mas há muito mais! E não haveria restrições de os membros terem um blogue ou que esse blogue tivesse a concordância do clube. Isso parece-me demasiado elitista e castrador da liberdade da associação!

Qual a vossa opinião?

35 Comments:

Blogger Pedro Reis said...

Não podia estar mais de acordo!

Lá se ía a liberdade e a independência...
Para orgão oficial a Direcção do FCP já tem o site do clube e coluna de opinião do jornal "O Jogo" (desculpem lá mas não resisti a esta alfinetada)!

10/11/06 11:40 da manhã  
Blogger bLuE bOy said...

Anibal, sei do que falas obviamente... posso-te dizer que, na minha opinião, uma coisa não tem a haver com a outra, ou seja, vamos por partes:

1) a ideia partiu do blog FCP Mirandela;

2) Recebi a ideia e analisei... passei a palavra a outros contactos que eu tinha e não tinham sido enviados no 1º mail do FCP Mirandela;

3) Já tive oportunidade de dialogar com o 'mentor' e achei boa ideia... desde que, repito, desde que, não me sinta amordaçado para poder opinar sobre o que bem entender relativamente ao meu FC Porto e continuar a ter 'voz própria', se me faço entender.

4) Tudo isto se encontra numa fase ainda embrionária, mas já com algumas linhas mestras definidas quer pelas ideias/opiniões recolhidas entre os blogs que se aliaram na 1ª ideia lançada, bem como nos posteriores diálogos já mantidos com a comissão técnica do FC Porto que está a acompanhar este dossier, e que se mostrou totalmente receptiva a acolher a ideia... agora, vai-se entrar na velocidade cruzeiro, mas unicamente e ainda, apenas entre nós, os criadores dos blogues e todos os que pretendam colaborar e se associar... repito, apenas entre nós, por ora.

5) Dada a total receptividade do FC Porto para esta situação a colocar em prática em breve (maybe, inicio do próximo ano), está agora nas nossas mãos, definir as nossas pretensões e as nossas exigências... este é o passo fulcral... as NOSSAS pretensões e exigências!!

6) Depois, entre as NOSSAS e as DELES, logo se verá se é possivel um entendimento ou não... com a certeza (por mim falo!!!), que não aceitarei mordaças na minha boca sobre assuntos 'tabús'. Posso entrar, aceitar as regras do jogo e jogá-lo... mas à minha maneira, porque o 'mister' do meu blog, sou eu e mais ninguém!!

7)Como já referi, nós tb teremos as nossas exigências... se depois as vão aceitar ou ñão, logo se verá. Mas para já, temos de ser entre nós, ou entre os que estiverem interessados, a definir as nossas regras do jogo... serve, serve... não serve, não serve e não se fala mais no assunto.

8) Por mim falo, eu estou sempre disponivel para ouvir tudo e com a 'mente aberta', depois, apenas a mim, só a mim, cabe escolher... entro ou saio! Fácil e barato!

Há muitas ideias em cima da mesa... queres 3 exemplos?

a) vai ao local do site oficial onde estão identificados os blogues oficializados... vai vendo um a um e analisando-os... aquilo entrou numa de qq um faz um blog, faz meia dúzia de posts, faz o pedido ao FCP, é aceite como 'oficializado' e a partir daí, morreu o blog... só volta a ser actualizado para as calendas... e isto porquê?... porque não há controle!

b) supostamente, um blog oficializado do FCP só reporta temas do FCP ou na sua grande maioria, certo?... vai analisando um a um e vai uma aposta que vais ver coisas que pensas: "hummm, como é possivel isto ser um blog oficializado do FCP?" ou "um blog oficializado do FCP com feeds do Benfica e/ou do Sporting?"... se ainda não viste, olha, arranja 5 minutos do teu precioso tempo e vai lá ver... eles estão lá para quem quiser ver!!

c) para fechar em beleza e o que te mais agradará concerteza... achas correcto o teu blog não ser oficializado? este blog? este blog 5 estrelas do qual eu sou um visitante assíduo?... pensa no ponto atrás referido e diz-me o que pensas... pronto, já sei não é, dá-te para rir, certo?... a mim tb dá, acredita!! (a única explicação que encontro para tal, é nunca teres feito para lá o pedido... caso contrário, é um crime de lesa-pátria...)

Pronto, vês já alguns exemplos que te dei de algumas das nossas exigências para entrar nessa 'União' com o apoio do clube?... mas há mais, muitas mais... se forem aceites, tudo bem... se não forem, continuamos tranquilamente o nosso caminho, sem nunca largar o nosso objectivo primordial: mostrar a força do FCP desinteressadamente!!

aKeLe aBrAÇo
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

PS - Amigo Pedro Reis... eu perder a minha liberdade e/ou independência por uma 'União de Blogues do FCP'?... eu??.. olha que não, olha que não!! Já o disse e repito... a ideia está engraçada, estou receptivo a dar o meu modesto e desinteressado contributo, mas sem mordaças e sem deixar de ter a minha voz própria; caso contrário, bye bye União "pidesca", pq eu sigo o meu caminho tranquilamento e sem me desviar 1 mm que seja da minha ideia base inicial para o meu blog. ABraço

10/11/06 1:09 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Pedro e Aníbal,

Diz o Pedro:
“Para órgão oficial a Direcção do FCP já tem (...) (a) coluna de opinião do jornal "O Jogo" (....)”

Peço desculpa ????!!! Perdão ??? Atrevo-me mesmo a perguntar-lhe, quis mesmo dizer isso ???
E os vermelhos e os verdes não têm a coluna deles no mesmo jornal ???
Só lhe falta dizer que “OJogo” não é o único jornal desportivo minimamente imparcial (se quiser, até já lhe dou de barato a hipótese de o considerar o menos parcial) !! Em qualquer das perspectivas ...DE LONGE !!!

Aníbal, lamento ter fugido ao (importante) tema, mas ...

10/11/06 1:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

União de blogues ?? e depois o que vem ? um sindicato dos visitantes ? Uma frente comum que agregue os sindicatos dos visitantes dos blogues de poesia, de desporto, de noticias, de pensamentos...onde é que isto vai parar ? Não tarda muito teriamos uma greve e uma lei de bases para os blogues....poupem-me !!
Anibal & restante equipa, continuem o excelente trabalho que tem vindo a realizar que eu tenho certeza de duas coisas :
1) Se o FCP estivesse realmente interessado, o primeiro passo seria reciclar os blogues oficiais
2) O Vs blog é certamente acompanhado por jogadores,tecnicos e dirigentes do FeCePe. É obvio que não passam da curiosidade, mas a qualiadade da esscrita justifica a visita deles.

10/11/06 1:33 da tarde  
Blogger josedasilvapereira said...

Quando o FCPORTO lançou a iniciativa dos blogs oficiais do FCPORTO, fui um dos primeiros a pedir adesão, pois pensaria que reunia condições para tal...mas nada...Penso que aqulio só funciona à base de café com leite:-)))

Por isso, iniciativas destas: JAMAIS!!!

10/11/06 2:24 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

A iniciativa do F.C.Porto no que respeita aos blogues oficiais tem como única finalidade a publicitação dos conteúdos! Publicitar os seus produtos! No FêCêPê, temos dois: A Agenda e a classificação! Existem mais não sei quantos... que eu não os coloco por os não achar relevantes para o Blog.

Blue... é uma iniciativa limitativa: Por exemplo, o FCPorto.ws e o FCPnet são do melhor em termos de espaços virtuais de apoio ao Porto! Os blogs são por princípio espaços de opinião. Agrupar alguns blogs num grupo, pode ter como intenção criar uma maior interação e comunicação entre eles, mas daí a criar um grupo para representar os sócios e abordar problemas do clube com a direcção vai uma distância enorme!

A lista de Blogues Oficais do Porto é de facto uma desgraça! Aproveitam-se muito poucos... mas isso é mais uma razão para achar que o único intuito deles é a Publicitação dos seus produtos! Mas isso podemos fazer e fazemos sem sermos "Oficial", porque alguns conteúdos interessam-nos e porque estamos interessados em que o nosso clube venda mais!

10/11/06 3:17 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Em 1ºlugar este blog é do Aníbal, que apenas teve a gentileza de me convidar a escrever uns posts quando tenho disponibilidade, o que faço aliás com o maior prazer.
Desta forma toda e qualquer decisão sobre o assunto será sempre dele, independentemente de ele a querer partilhar/discutir comigo, com o Nuno ou com o André.

Agora que já gastei o meu latim 2 notas:

Situacionista,
Quis dizer exactamente o que escrevi. Não tenho dúvidas que grande parte da opinião veiculada na coluna/comentário do FCP no jornal "O Jogo", é instruída pela direcção do FCP. Acho que não é muito difícil perceber isso. Eu do meu lado não gosto, exactamente na mesma medida em que não gosto que o FCP não seja respeitado em alguns orgãos de comunicação social ou que outros clubes sejam bajulados. É uma questão de coerência, nada mais.

Blue Boy,
A blogosfera é por definição um espaço de opinião livre e independente (no sentido em que cada blog é o que os seus "donos" querem dele). Não percebo a utilidade deste tipo de associações, nem de ter um "patrocínio oficial" do FCP. Gosto de flutuar pela blogosfera sem rumo definido nem rede, se é que me faço entender. Mas mais uma vez é só uma opinião. Acho que os responsáveis do FCP deviam estar era preocupados em ter um site completo e devidamente actualizado com informação, presente e passada, do nosso clube. O resto "cheira-me" a censura...

10/11/06 3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Confesso que vejo nesta iniciativa uma intenção mais politica e menos comercial.
Embora os discursos possam diferir das estratégias!
Os blogues (sejam eles quais forem) permitem que muitas pessoas com opinião tenham audiências.
Noutros sectores da sociedade têm provocado muita mossa, como todos já sabemos.
Sendo a opinião/satisfação/contestação dos adeptos uma variável importante da vida de qualquer clube, é importante conseguir com estas Novas Fontes uma forte relação de cumplicidade, quer pela integração, quer pela "boa relação".
Aproveita-se a boa vontade de quem quer e está disposto a fazer mais pelo clube, para "linha avançada" da unificação opinativa.
É muito mais dificil contestar algo em que estamos envolvidos, com mais responsabilidade...
Mas, o tempo dirá onde isto quer/pode chegar.
O que à mulher de César não basta sabemos nós, o que ela quer parecer... ainda está para se ver.

10/11/06 3:34 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

É uma boa explicação, Acosta!!

10/11/06 3:43 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10/11/06 3:48 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Anibal e Pedro...
Todos, repito, TODOS, eu, vocês, os outros, têm razão quanto a este assunto... depende do modo como é visto e encarado por cada um, nada a fazer e ninguém e mais ou menos inteligente que o outro só porque é do SIM ou do NÃO e vice-versa.
Como já o disse, estou de mente aberta para o que dali vai sair... depois, só a mim me diz respeito se entro, saio ou fico à porta.
Como em tudo na sociedade civil, todos encaramos as coisas cada qual à sua maneira... tanto respeito os que discordam desta ideia, ou mesmo que não discordando, tenham uma má imagem da ideia, como eu estando de mente aberta, tb mereço o beneficio da dúvida... no final da pescaria, logo se vê se SIM se NÃO!

PS1 - Anibal... Tb concordo que o fcporto.ws é muito mais informativo que o site oficial, sem dúvida alguma.

PS2 - Anibal... que eu tenha percebido, pelo menos assim o encaro, a ideia não passará por representar sócios na Direcção... estamos a falar em blog's, informação do FCP, acesso a conteúdos exclusivos para os blogs (videos, fotos, etc), e outras coisas por ai fora. É assim que percebi a tal 'União'... eu, repito, EU não quero bilhetes, não quero borlas, não quero 'chulisse', não quero tachos, faço-me entender?... eu estou todos os 15 dias no Dragão, no meu lugar anual e pago pelo meu bolso!!!... peço conteúdos de suporte aos nossos blogs, é isso que entendo ser o objectivo primordial da tal 'União'. Se não for, e vir 'outros objectivos' por ora camuflados, salto fora com a mesma rapidez com que me senti motivado a dar a minha ajuda desinteressada.

PS3 - José da Silva Pereira... recordo-me bem desse teu post sobre essa situação... mas sabes uma coisa?... sou um frequentador habitual do teu blog, reconheço em ti uma irreverência e uma exigência tal que só por si, me faz continuar a visitar-re regularmente... talvez essa irreverência tenha sido um 'entrave' ao OK do FCP, devido a alguns escritos teus bem 'duros' e bem identificativos do seu destinatário... talvez tenha sido isso... só lamento que tenhas a determinada altura, 'truncado' os comentários por causa de uns acéfalos que te visitavam, mas pronto, tu é que és o 'patrão' do teu cantinho e como tal, é um direito que apenas a ti assiste.

10/11/06 3:51 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Pedro Reis,

(Tenho que ser maçador...)
No que me toca.... até me custa acreditar no que li !!!
Olhe, eu não tenho dúvidas que 90% do veiculado em TODO, repito TODO, o jornal A Bola ou Record é, para usar as suas palavras, instruído pela direcção dos vermelhos ou dos verdes !!!
Salta à vista de (quase) todos !!
Tem dúvidas ?
E, se quiser, junte-lhe, pelo menos, a SIC !!
Pedro, vir falar de UMA simples COLUNA de OPINIÃO !??!! Num jornal que tem uma coluna para cada um dos grandes ??!!! Não entendo, acredite, não entendo mesmo !!!
O que é que isso tem a ver com coerência ?

10/11/06 3:57 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Eu percebo Blue!
E estares aqui a dar a cara é um sinal enorme das tuas boas intenções!

Não quero parecer demasiado crítico, até porque a iniciativa parece-me bem intencionada, mas falta-lhe algo.
Por exemplo: Nunca se fez nenhum encontro de Blogs do Porto! Nunca se fez nenhum encontro alargado de portistas da NET! E não deve ser por falta de iniciativa. O meu palpite é que é por falta de adesão. É a maior parte dos portistas da NET, só dão a cara por trás do Ecrã! Se a iniciativa tem como objectivo a obtenção de conteúdos, parece-me menos lesiva mas por outro lado tem outro ponto negativo (lá estou eu... desculpa Blue): É que vai tornar mais iguais os blogs. E se hoje vemos em grande parte dos blogs, citações descaradas dos jornais, essa situação tenderá a aumentar. Os blogs têm que se distinguir pela sua OPINIÃO própria! Se quiseres fotos dos jogos do Porto eu indico-te o sítio de onde tiro as minhas. Digo-te a ti e a quem quiser! Não é segredo!

10/11/06 4:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

junçaõ de blogs?!! não acredito pois cada 1 escreve o que lhe apetece sem pedir licença a ninguém..........

10/11/06 4:06 da tarde  
Blogger Jorge Mota said...

A minha posição sobre este assunto é muito parecida com a do BlueBoy. Estou de mente totalmente aberta.

Andando nestas andanças há pouco tempo, dá-me a entender que o FCPorto nunca antes, nem depois irá interferir na linha editorial dos blogs, pq estará a subverter a razão da existência dos mesmos.

Desde já aviso que o meu anonimato permite-me fazer o que quero e me apetece no blog e nunca estarei disposto a prescindir dele, isto já para precaver este género de situações. Por exemplo não estarei disposto a ceder a essa União, se tiver mesmo que ser, o meu nr. de sócio e o meu nome.

Criei o blog precisamente para dizer o que me vai na alma sobre o meu clube, se ainda não fui muito ou demasiado duro com o clube é porque faz parte da minha maneira de ser e pensar e nunca por me restringirem esse direito. Criei o blog pq amo o clube e faço-o apenas por isso e pelo prazer que me dá.

Se a tal União me der produtos de suporte para o blog, aí sim eu acho que já valeu a pena, é tb a única coisa que peço além de tb considerar que a lista de blogs oficiais é uma falácia e que muitos dos que lá estão não dignificam em nada o clube e se a União tb ajudar nisso considero que terá utilidade.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

10/11/06 4:14 da tarde  
Blogger Jorge Mota said...

Aníbal, só agora vi o teu último comentário. Eu por exemplo sou dos que só quero dar a cara por detráz do ecrã e não tenho problema nenhum em dizê-lo. Prezo a minha privacidade e não quero que o meu blog seja nada além disso mesmo, um blog.

Qt ao resto tens toda a razão e se for para isso já não faço parte da União.

Qt às fotos digo-te que me dava imenso jeito essa tua informação de onde tirar as fotos já que é um dos meus grandes problemos qd faço um post no fim de um jogo. Se puderes dar-me a informação agradeço-te desde já.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

10/11/06 4:20 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Zirtaev:
A minha referência aos portistas que só querem dar a cara atrás dos ecrãs não é pejorativa! Era apenas para mostrar que não estavam dispostos a outro tipo de iniciativas.

O link das fotos é: http://news.yahoo.com/photos

Basta pesquizares por "Porto"!
São actualizadas poucos minutos depois dos jogos através dos correspondentes fotográficos das várias agências.

Abraço

10/11/06 4:28 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Situacionista,

Eu tenho o maior prazer em debater com toda a gente, mas é difícil quando falo em alhos... e me respondes em bogalhos!

Eu sei, e já tinha escrito, que muito do que se escreve na Bola e no Record é parcial, desrespeita o FCP e favorece os interesses do Benfica e do Sporting. Agora não é por isso que vou achar bem e concordar que existam outros que façam o mesmo com o FCP! É por isso que gosto de ler as crónicas dos portistas na Bola (MST e JOB, salvo erro), concorde ou não com a opinião deles sei que não estão a fazer favores a ninguém. É essa a diferença! É difícil perceber isto? Parece-me coerente, o contrário é que não seria.

Quanto à questão da União dos blogs acho que estamos todos perfeitamente sintonizados, embora com naturais pontos de vista diferentes.

10/11/06 5:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caros Situacionista e Pedro Reis,
pondo o clubismo dos homens da Bola e do Record em banho-maria, creio que estão a confundir: Clubismo Puro com Sentido Comercial.

O Francisco José Viegas (d'a origem das especies.blogspot.com), que chegou a ser director do Record, numa das suas crónicas falava da relação directa que existe entre a quantidade de cor vermelha numa primeira página de um desportivo nacional e o número de jornais vendidos!
Na hora de fechar as edições é mesmo o mais importante!
Todos estes jornais vivem do que vendem, em exemplares e, depois, em publicidade!
Porque é que a capa do Jogo é diferente na edição norte e na edição sul?
Os conteúdos têm que ser condizentes...
O Arsené Wenger dizia recentemente, a propósito de uma polémica via-imprensa que os jornais preocupam-se mais com dinheiro do que com a verdade! Alguém tem dúvidas?

Ainda assim, todos sabemos que a Bola prosperou no longo reinado dos Lampiões e que o Paulo Fernandes, dono da Cofina (dona do Record, entre ourtras) há muito que acalenta a experança de ser presidente do Benfica!
De quem é o Jogo?
Um ponto em comum entre os 3 jornais, todos gostam de ganhar dinheiro!

Não me queria intrometer, mas apenas participar.

10/11/06 5:26 da tarde  
Blogger DragãodeÁgueda said...

Daquilo que li agradou-me sobretudo a ideia da "Associação de Adeptos".
Julgo que é o Manchester que tem uma associação assim e que devido à sua acção consegue ter um papel de colaboração com o clube muito interessante.
Só para dar um exemplo essa associação discute com a direcção do clube o preço dos bilhetes dos jogos.
Acho que esta poderia ser uma iniciativa muito, muito interessante.

10/11/06 5:39 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Anibal - O chato voltou... lol... é assim, eu sou um dos tais 'blogueiros' efectivos apenas desde Maio deste ano... portanto, ainda sou novato nestas andanças. Como compreenderás, não te sei responder sobre os porquês dos tais portistas da NET que falas nunca se terem juntado, acho que isso entendes... agora, o que eu acho é que voilá, está aqui uma oportunidade para tal, porque não aproveitá-la e aproveitar além do próprio convivio de todos nos conhecermos pessoalmente já que virtualmente nos vamos 'amizando uns com os outros', tentemos 'puxar a brasa à nossa sardinha' e daí, tirar alguns proveitos para os nossos blogues, info's, entendes?... eu falo por mim, não quero mais que isso, porque depois disso, cada um de nós tem a sua forma de se exprimir, de escrever, de opinar, de interpretar e isso, ninguém nos poderá alguma vez tirar... a nossa independência!
Agora, quando, e repara que interpretei bem o que disseste, mas se quando as oportunidades surgem, não se as aproveitam e em vez de se tentarem encontrar coisas positivas que possamos todos sair enriquecidos e que se sobreponham às tais que possam ser consideradas negativas, nada a fazer, nada a fazer. Continuem o nosso caminho, individualmente. Eu, admito, sou um sonhador... se calhar por isso, neste caso da tal União, possa só estar a ver as 'flores' e ainda não ter visto que os 'espinhos' estão lá, mas se não tentar, nunca saberei, verdade?
Olha, sabes que mais, se este encontro que se vai realizar para mais nada servir, que sirva pelo menos para quem estiver presente se conhecer, beber uns copos, rir-se das nossas glórias, das desgraças dos outros, etc, etc... que sirva ao menos para isso; mas se for possivel 'arquitectar' algo mais que a todos ajude nas suas actividades blogueiras, cool, porreiro, como a outra diz: super, hiper, mega rifixe!!! lol

Zirtaev - Nem vou discutir o teu 'anonimato' nem tenho que, e ponto final parágrafo... eu falo por mim, não tenho cadastro, não sou procurado, não me escondo atrás dos ecrãs no sentido figurativo e ademais, sou feio pa caraças e como tal, não tenho que fugir de nada (Zirtaev, isto sou eu, nem quero sequer que penses que estou a dizer que queres anonimato por causa disso; só tentei justificar a minha pouca preocupação pelo anonimato)... pelo que percebi do diálogo que tive com o mentor da tal 'União', o objectivo fulcral é OBTENÇÃO DE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS (fotos, videos, etc, etc... não textos, pq esses ficam ao critério de cada um)... e também a possibilidade de todos os blogueiros azuis poderem ter uma forma patrocinada pelo clube de confraternizarmos 1 ou 2 vezes por ano... foi o que me disseram, foi o que eu entendi, e sinceramente, por ora, 'comi'!!
Amanhã, se não for bem assim, vamos lá a saber então como é, porque meus amigos, isto é tudo muito lindo, mas a PIDE e a ESCRAVIDÃO já acabou há muito... eu exigo continuar a ter VOZ PRÓPRIA, não é nem clube bem ninguém que me vai dizer que só posso falar disto ou daquilo e estou proibido de falar nisto ou naquilo... no way... comigo, nessa onda é logo 'xau laura'!! Como digo e sendo um sonhador, estou entusiasmado pela ideia, se em mais nada der, que dê ao menos para a malta que aparecer, se conhecer... depois, o futuro logo se verá!!... também se comecei sem apoio do clube e cá ando e espero continuar, não é por as coisas se manterem que vou mudar!!

aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

10/11/06 5:49 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Penso que o Pedro e OSituacionista estavam a debater uma coisa e o Acosta veio com outra que tem alguns pontos de contacto, mas que quanto a mim é diferente.

O Pedro Reis e O Situacionista, discutiam a parcialidade do Jornal Ojogo em relação ao Porto.
Eu não concordo! Óbvio que o facto de O jornal OJogo ser mais lido por Portistas tem alguma razão de ser... quanto a mim é o jornal que dá um destaque idêntico aos três grandes! Se analisarem, não as primeiras páginas, mas o conteúdo dos jornais por páginas, verão que a Bola e o Record dispensam ao Porto um interesse puramente marginal. E eu não estou a falar em qualidade ou parcialidade de opinião! N' OJogo por sua vez, isso não acontece!

Mas que oJogo tem uma relação priveligiada com o F.C.Porto e que lhe são suspirados de dentro do clube algumas notícias mais bombásticas... sem dúvidas, mas não será isso natural?

Pouco natural é por exemplo ver n'Abola, as primeiras doze páginas a cores, preenchidas por vermelhos e verdes... e da página 13 à 15 a tinta acaba-se, para voltar nas centrais com uma entrevista a um jogador estrangeiro. Imaginam qual era o clube que estava entre a 13 e a 15 não é?

Quanto à coluna diária de opinião do Ojogo, é uma opinião, não me parece que seja encomendada ou manipulada. Os jornalistas que as escrevem estão identificados como portistas e alguns são muito bons cronistas! O Benfica e o Sporting têm o mesmo tipo de tratamento!

O Acosta traz o dinheiro à baila! Os jornais são empresas... precisam de ganhar dinheiro! Também é verdade... mas a condição de jornalistas deveria pelo menos impedí-los de faltar à verdade ou de serem parciais nos seus escritos, excepto quando escrevem-se uma coluna de opinião!

10/11/06 5:50 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caros Pedro e Acosta (seja bem vindo a esta “discussão”),

Pedro, li, como sempre, atentamente o que escreveu.
Antes de continuar queria-lhe dizer que vou ser muito frontal e, portanto, quero que perceba que vou argumentar com veemência mas apenas para fundamentar a minha opinião, fazendo-o, no entanto (pelo menos assim procuro em todos os casos) com total RESPEITO por todas as outras, no caso a sua. E, agora, também a do Acosta.

Dito isto,
Pedro, pela sua lógica ....se não houvesse guerra no mundo seria óptimo !
Então se não houvesse fome...
Mas, INFELIZMENTE, havendo.... há que distribuir o mal pelas aldeias !!
Ou seja, NÃO TOLERO que desfavoreçam o meu/nosso Clube !!
Não tolero !! Tira-me do sério.

O que certa comunicação social faz contra o nosso Clube é vergonhoso. Não dou exemplos porque são intermináveis.
Retiro o que disse – vou dar um exemplo – quando o FCPorto, num feito INÉDITO em Portugal e raro no mundo, se sagrou Bicampeão do Mundo:
- a Bola reservou um cantinho (inferior direito) da sua capa (desafio todos a desmentirem este facto) !!! O Record provavelmente nem se referiu ao assunto.
- já agora, o gel(atin)oso do Rui Santos ria-se à brava na SIC a dizer que o FCPorto tinha ganho a Taça Toyota ... que não percebia a festa que se fazia....
Nem sequer sabia que a Toyota era apenas o patrocinador... (faço o mesmo desafio).

A Bola (que também tem por vezes 2 edições – Norte e Centro/Sul) e o Record, sendo certo que assim também vendem muito mais, como bem refere o Acosta, são ANTI-FCPORTO !!! Facciosamente Anti-FCPorto !! Quase diria que isto é uma verdade absoluta !

Acosta, mas será que o critério comercial é PRIMORDIAL ?
Não acredito !!
O critério é “POLITICO”.

Até porque se assim não fosse OJogo tenderia, sob pena de falência, a favorecer descaradamente os verdes e os vermelhos.
E até ver....vai de vento em popa...

Se me vierem dizer que isto é fanatismo, responderei – então eu sou fanático !!

Bom...antes que me entusiasme mais, cumprimentos a todos.

P.s. – Pedro, continuo sem perceber como é que o único desportivo minimamente isento é para si o que paga as favas....palavra que não entendo.

P.s. 2 – Não comento o Aníbal porque razões óbvias.

P.s. 3– Não sei porquê, ao olhar para a dimensão do comentário, lembrei-me do JRP...

10/11/06 6:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os numeros das empresas interessam e muito.
Mais audiencia = mais publicidade, mais resultados, mais accionistas satisfeitos...
Os editores têm os seus rendimentos indexados às unidades vendidas de jornais... no fim do dia todos trabalham para pagar as contas.
Sabiam que nos jornais, aquando dos jogos à noite, existem sempre 3 cenários já pré-escritos que são simplesmente ajustados com o resultado efectivo? Vitória de cada uma das equipas ou empate!

Os jornalistas fazem o que os editores mandam, estes fazem o que os directores mandam, estes fazem o que adimnistração quer e esta tem que mater os accionistas felizes.

Os jogos de poder e a politica garantem informação e... mais poder.

10/11/06 6:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim, sim, ó Acosta. Já estou mesmo a ver os jornalistas com o triplo do trabalho. Só mesmo na tua cabeça...
João Pedro

11/11/06 4:17 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Situacionista,

Desisto, não por falta de argumentos mas porque me recuso a debater com uma parede (sem ofensa é apenas a utilização de uma metáfora comum)!

Diz que lê o que eu escrevo mas não o faz, porque continua a responder com bogalhos quando eu falo de alhos. Já escrevi tudo o que penso da parcialidade da Bola e do Record e já expliquei que não é por isso que concordo com supostas colunas de opinião, com "opiniões encomendadas". Para isso convidem alguém da Direcção do FCP a escrever algumas crónicas. Não é proibido, pois não?

12/11/06 11:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

escelente vitória dos "putos" do f.c.porto sobre o leixões...2-0..........quem pára esta equipa?'........NINGUÉM.........

12/11/06 11:47 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Pedro,
É pena.
Até porque se me considera uma parede (percebi o significado e até aceito que o fui, mas as alternativas eram duas - ou não dar a minha opinião ou concordar consigo), não se pode esquecer que estando nós num dos blogues portistas mais lidos, pese embora a discussão esteja a ser “protagonizada” por nós os dois (e pelo Acosta), certamente que muitos portistas, se concordarem consigo, lhe abrirão todas as portas e janelas...
Mas se é essa a sua decisão, nada a fazer.
Ainda sinto mais pena porque alega ter argumentos. Nem imagina como me deixou curioso para saber que argumentos seriam esses. É que, por mais esforço que faça, não os consigo, sequer, imaginar.
(Já agora, viu as capas dos desportivos este fim de semana ? Viu os festejos do Guiness ? Festejos assim só me lembro aquando do recorde do bolo rei na ponte Vasco da Gama....)

13/11/06 10:20 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro Strike... o seu filho tem potencial de se tornar uma mais valia futura para o nosso clube?

13/11/06 11:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não entendo a posição do Pedro Reis. Em nenhum dos seu comentários aqui escritos concordou ou discordou com o facto de o jornal Ojogo ter um opinador com liberdade de falar da sua equipa e criticar os seus adversários, concorda ou não que ocorre isso no jornal?. Eu leio todas as opiniões e o que vejo são opiniões idênticas a que leio nos blogs, será que também são todos controlados pela SAD do FCP, daí algumas delas serem citadas em alguns blogs. Agora parece-me obvio que têm de usar uma linguagem diferente das usadas nos blogs, parece-me obvio também que a coluna visa defender o clube que cada um representa e não de o criticar destrutivamente. O interesse daquela coluna é ironizar e não ser mais uma opinião enfadonha que se lê nos pasquins de Lisboa e aí estamos superiormente bem representados. Quanto ao factor comercial eu sou da opinião que foi juntar o útil ao agradável. Juntar o benfiquismo e sportinguismo paludista latente na sociedade jornaleira com a quantidade de seres desses clubes, que ainda é uma realidade, são mais que nós(daqui a 5 10 anos faremos contas, se SLB fizesse a recontagem e os bichos do Zoo não contassem, não eram mais do que cem mil), faz com que o FCP seja sempre o alvo do mal dizer, quanto mais não seja para esconder a frustração

13/11/06 11:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

TEM...MAS SÓ O FUTURO O DIRÁ....MAS EU SEI BEM DO QUE O MEU FILHO VALE..NÃO ESQUECER QUE VEM DE UMA REALIDADE COMPLETAMENTE DIFERENTE DA QUE ESTÁ A FAZER AGORA..

13/11/06 2:35 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Respondendo directamente à questão do Miguel:

Concordo que existam colunas de opinião, não concordo que as mesmas sejam "controladas" pelos clubes sejam eles quais forem. Já dei um exemplo e volto a fazê-lo: temos 2 cronistas do FCP no jornal A Bola, perfeitamente independentes e que escrevem o que pensam e temos um cronista no O Jogo que veicula a posição da Direcção do FCP. Eu prefiro os primeiros (embora algumas vezes não concorde com eles)!

É assim tão difícil perceber isto? É tão somente preferir a independência à dependência.

Mas não vale a pena perder muito mais tempo com esta discussão, porque cada um é livre de escolher o seu "estilo".

13/11/06 2:44 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro Strike... felicidades para ele!

13/11/06 3:41 da tarde  
Blogger PavlovDoorman said...

Boas colegas Azuis.
Já não se pode ter uma avaria que logo se perde um tão importante tópico de debate.
Também eu sou um dos que ficou de fora dos Blogs oficializados, e fui dos primeiros com certeza a enviar os dados. Não acredito que seja por censura, pois não acredito que isso exista, mas que é estranho ver os blogs que lá vejo e não ver outros que deveriam lá estar obviamente que dá para pensar.
Em relação à União considero que possa ser uma boa ideia, tal como a lista de blogs oficializados, mas como tudo neste país o problema é a fiscalização e actualização. Se essa União servir para nos ajudar e para nós ajudarmos o Clube porque não? É que sinceramente visitando páginas oficiais de clubes em todo o Mundo acho a nossa um pouco pobre, e aí seria a nossa tarefa ajudando com historial, imagens, ideias e afins.
A comunidade seria ajudada pelo uso das galerias do Clube que devem ser de facto muito mais elaboradas e completas que as pessoais, atenção que digo isto apenas por ler o que está descrito nos posts acima.

Anonimato?
Por princípio defendo o anonimato nestes espaços por protecção aos indivíduos, pois como vemos em muitos blogs os energúmeros prosperam e não seria nada agradável sermos alvo de bocas nas ruas da nossa vida. Não que seja por medo pois felizmente tenho um "corpinho" que me permite não temer todas essas "pessoas", como poderão constatar nesse dito encontro a realizar (eis uma boa ideia, com ou sem União), digo isto por apenas e só ser extremamente inconveniente, convenhamos.
A associação de adeptos como elemento interventivo não sei se terá pernas para andar, pois no nosso país existe algo que não existe no Reino Unido - claques - e quer se queira quer não estas têem muito poder, principalmente no nosso Clube; agora se essa Associação surgir como elemento regulador, como elemento efectivo de opinião e seja respeitado e principalmente dar-se ao respeito têem aqui um apoiante efectivo.

Boas a todos que estou de volta...

13/11/06 9:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

obrigado anibal letra

13/11/06 10:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home