domingo, dezembro 03, 2006

Mais... Primeiros!

Image hosted by Photobucket.com2-0 Image hosted by Photobucket.com

Quaresma, Postiga

Foi um derby da invicta que merecia melhor futebol… o Boavista só procurou duas coisas: Defender e as pernas dos jogadores do FêCêPê.
Jesualdo, num misto de invenção e rotatividade, fez alinhar João Paulo no lugar de Assunção, Ibson no de Meireles, Cech em vez de Fucile e Moraes no posto de Lisandro. Durante a primeira parte o Porto teve muita dificuldade em penetrar na defensiva axadrezada. As alas eram o local menos povoado e foi aí que o FêCêPê conseguiu criar alguns desequilíbrios mas sem grandes resultados práticos. João Paulo lateralizava e atrasava muito o jogo, Ibson embrulhava-se e agarrava-se demais à bola, enquanto Moraes sentia muitas dificuldades de adaptação a uma posição contra-natura, longe da baliza e onde os espaços rareavam. Postiga e Quaresma eram os mais esclarecidos e foram dos seus pés que surgiram os lances mais vistosos do 1º tempo.
No segundo tempo, Jesualdo Ferreira emendou a mão e fez saltar Lisandro para o lugar de João Paulo, passando o Porto a jogar com Ibson e Lucho mais recuados. A equipa tornou-se menos estática, menos resignada à marcação do adversário e o cariz de jogo foi diferente. Aos 51 minutos… Quaresma ensaiou um remate… Khadim achou que a bola ia para fora, mas esta era simuladora e foi ao poste… bateu em Khadim e só parou no fundo da baliza! Sorte para o Porto! Os jogadores sentiram-se galvanizados com o golo e a equipa foi à procura do segundo. Os do Bessa tentaram uma tímida reacção que não passou de meras cócegas para a defesa azul e branca. Muito mal o Boavista… uma equipa que diz lutar pelos lugares cimeiros da competição e apresenta um futebol deste tipo? Até ao fim, destaque para o oitavo golo de Postiga na prova a desviar um remate de Bruno Alves.
Destaque ainda para a avaria do som ambiente do Estádio do Dragão... o sistema sonoro deve também ter entrado nos planos de rotatividade de Jesualdo, para estar “au point” para o Arsenal!


Melhor em Campo - Quaresma: Está num excelente momento de forma! Mesmo não tendo o espaço que gosta esteve endiabrado e fez o seu quinto golo na SuperLiga. Um grande Quaresma é que se espera também na Quarta-feira.

Arbitragem - Elmano Santos: : Mau… muito mau! Este árbitro sempre que vem ao Dragão é para fazer asneiras. Já não bastava ter sido complacente com as dezenas de faltas do Boavista, no estádio deu-me a ideia que deixou por marcar uma grande penalidade na 1ª parte por mão na bola de um jogador axadrezado. A forma como fechou os olhos a duas ou três entradas dos homens do Bessa sem sequer ter assinalado falta… é extraordinária. No segundo golo, o auxiliar levantou a bandeira antes do golo, para assinalar penalti mas baixou-a de imediato...

Directório de Imagens Actualizado

18 Comments:

Anonymous andre said...

Bom resultado em exibição qb.
Concordo com a escolha do Quaresma para men of the match.

De resto um Boavista muito fraco...

3/12/06 11:32 da manhã  
Anonymous kostadinov said...

Tendo em conta a velocidade, entrega e objectividade demosntrada, considero o Zé Bosinguas o MVP. A constante ausencia do Zé dos convocados da selecção constitui apenas mais um ingrediente do cozinhado preparado pelo Scolari.
Qto ao jogo : uma primeira parte sem cerebro no meio campo, com JPAulo perdido e Ibson a não ser util à equipa. Joga mt com a bola nos pes e pouquissimo ou quase nada sem ela em sem poder. Talvez aqui resida a justificação para não ser aposta de nenhum treinador.
A equipa q tem nome de rotunda aplicava toda a sabedoria do seu treinador : até ao pescoço é canela.
Segunda parte, apenas com dois homens no meio campo, Lisandro na frente da batalha, golo de sorte e tudo fica mais facil. ibson agora sim com mais espaço e bola nos pes começa a carborar, quaresma faz de lucas gato sapato e entrada de meireles da-nos finalmente serenidade e organização ao meio campo. Já a jogar com a a cabeça no jogo com os bifes, deposi do 2-0 passamos a jogar com cabeça tronco e membros já no proximo jogo.
Palavra final para a pauperrima exibição dos remendados que tem no seu treinador alguem, que para bem do futebol portugues, devia ser banido. É mt mau, mt fraco e as suas palavras traduzem o seu pensamento : Depois de sofrer um golo não sabiamos o que fazer

3/12/06 12:10 da tarde  
Blogger madger said...

O resultado foi óptimo, a exibição nem por isso.
Mas que impotância é que isso tem , foram mais 3 pontos e o avanço já é de 5.

3/12/06 1:22 da tarde  
Blogger Santa casa said...

Foi uma vitoria natural,e até que enfim que vejo alguem indigando com a arbitragem, porque lá pelo Porto ter ganho que esta arbitragem foi péssima deixou dar cacetada até ao fim ,queria ver se o Quaresma sai-se lesionado como era .Parabens e visita Http://abecedariodofutebol.blogspot.com

3/12/06 2:31 da tarde  
Anonymous vlk said...

Anibal, permite-me discordar um pouco, ñ da tua analise, m do facto das mudanças apresentadas.
elas eram necessarias,e temos 1 plantel enorme e q ñ podem jogar sempre os mm, por diversas razões!

quanto á entrada do cech, há pouco a dizer, ele é mediocre, tal como o fucile o é a DE, mas neste tipo de jogos lá cumpre!

quanto ás entrads do J Paulo e do B Moraes, já ha mais a dizer. muito sinceramente ja estava á espera da entrada do trinco, pois acho q sem o assunçao fazia falta alguem q lute e recupere a bola e contra o boavista sabe-mos bem como isso é necessario, ñ podiamos ter 1 meio campo so de "artistas", e discordo q ele tenha feito 1 mau jogo, acho q ele cumpriu bem a sua missão e q so saiu por 1 questão tactica e espero bem ve-lo a jogar mais vezes!

quanto á entrada do B Moraes a historia ja é outra, eu sei q ele tem 1 grande clube d fãs m muito sinceramente eu( pelo menos, ainda) ñ sou 1 deles!

bem sei q jogou deslocado da sua posição, m 1 PL precisa de mt mais do q aquilo q ele mostra, principalmente agressividade e procura da bola, dá ideia q anda la a fazer 1 favor a alguem ás vezes!! prefiro a Adriano...

quanto á exibiçao, deu pros gastos! ñ se pode dar sempre espectaculo e ja se sabe q como o boavista então, isso é quase impossivel!!

3/12/06 4:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se é portista visite este forum :

http://www.setbb.com/fcp/

ajude esta comunidade crescer.... Participe....

FCP FOREVER

3/12/06 6:06 da tarde  
Anonymous Cris said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

3/12/06 10:33 da tarde  
Anonymous vlk said...

loooooooooooooooooool

3/12/06 10:35 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

VLK: Em relação ao João Paulo, acredito que ele possa melhorar e tornar-se útil... mas no Sábado, sem comprometer emperrou o jogo e não lhe deu o ímpeto que era pedido. Lateralizou e atrasou muito e com isso as transposições foram sempre muito lentas.

Em relação ao Bruno Moraes, eu acho que ele vai melhorar muito. Como disse e bem Jesualdo Ferreira, o Bruno Moraes estava habituado a entrar a 15 minutos do fim quando as defesas já estavam desgastadas. A jogar de início é diferente. Mas o grande problema do Moraes no Sábado foi que estava a jogar muito longe da baliza. Ele trabalhava bem a bola, segurava-a e depois não tinha pedalada para levá-la durante muitos mais metros.

4/12/06 9:53 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Aníbal,

Falhaste a tua promessa, o MVP não foi o Bosingwa... lol

Em relação ao jogo, o FCP entrou bem, depois "adormeceu" um pouco. Voltou a entrar bem na 2ªparte, marcou um golo e jogou o resto do jogo em ritmo de passeio. A equipa está confiante e mesmo quando o jogo se alonga empatado, dá sempre a noção de "saber" que o golo chegará mais cedo ou mais tarde. Os últimos 3 jogos foram todos assim. O Boavista é uma miséria, voltou aos velhos tempos, é uma equipa que não sabe construir uma jogada de ataque e que faz do empenho físico a sua única arma... O Jaime Pacheco, a quem como jogador temos a agradecer, nunca poderia ser treinador do FCP (como já vi em tempos sugerido por alguns)!

Quanto aos "novos", Cech muito mal (apesar da adaptação prefiro Fucile na esquerda e num jogo como este até podíamos ter jogado com o Diogo Valente naquela posição), do J.Paulo não desgostei apesar de estar pouco solto e de ter provavelmente sentido a responsabilidade daquele lugar, o Ibson saiu muito bem para o ataque criando desequilibrios, mas depois inexplicavelmente nunca soltava a bola quando devia (assumo que a pouca rotina tb tenha inibido a sua prestação)e o B.Moraes precisa de ganhar ritmo e rende inegavelmente mais na posição 9. Dos restantes destaco o Pepe e o Quaresma que estiveram acima de uma média nivelada por baixo.

4/12/06 10:12 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Já agora um pergunta que gostava de ver respondida:

Sempre assumi que na 1ªfase da LC dariam 2 jogos de cada equipa (FCP, SCP e SLB) em sinal aberto. Quando aguardava que desse o FCP-Arsenal na RTP o que equilibraria as "contas", qual não é o meu espanto quando vejo que o jogo agendado é o SCP-Spartak! O que é que se passa? Vou escrever um mail para a RTP!

4/12/06 10:17 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Isso da RTP, tb me fez muita confusão! O Porto teve apenas 1 jogo em canal aberto, contra 3 do Sporting e 2 do Benfica.

Acho que tem a ver com a necessidade da SportTV agarrar mais clientes na zona Norte do país. Não vejo outra hipótese... até porque a RTP só tinha a ganhar com a transmissão do Porto-Arsenal em detrimento de um desinteressante Sporting-Spartak. Não vamos ser como o ZéBeiga e ver cabalas em tudo. Acho que é uma medida mercantilista da SportTV.

4/12/06 10:29 da manhã  
Anonymous strike said...

MAIS UMA EXCELENTE VITÓRIA DOS INICIADOS DO F.C.PORTO....5-0 AO FREAMUNDE.E PODIAM TER SIDO MAIS...

4/12/06 10:49 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Não é uma questão de cabalas, eu até sou pouco de ir por aí... mas acho que tal como o ano passado em que os jogos da RTP foram divididos entre FCP e SLB (3 para cada) este ano a regra deveria ser a mesma.

E sinceramente a justificação que encontro (até pq foi a única com um mínimo de lógica que me ocorreu)é que como o SCP já está arredado e o FCP está com um pé nos oitavos ,eles dão este jogo do SCP para depois dar o jogo dos oitavos do FCP (esperamos que o dos oitavos e os seguintes!).

De qq forma escrevi um mail para o provedor da RTP e vou ver o que me respondem...

4/12/06 11:15 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Muito bem, Pedro!
Se depois achares por bem e for em tempo útil, podes publicar essa resposta bem como o teu email ao provedor, de forma a esclarecermos melhor todos os que nos visitam, já que é realmente uma situação estranha e peculiar.

4/12/06 11:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Primeira parte pouco colorida com excepção dos primeiros 15 minutos.
Segunda parte, depois do acerto a meio campo, mais forte e pressionante, com um Kadim de sorte no 1º golo e um 2º golo que tem tanto de oportuno como de tabela.
Tão importante como o resultado, o alargar da vantagem para o 2º classificado (5 pontos) e a gestão do plantel e ritmo de jogo para o próximo jogo que se avizinha na 4ª feira contra o Arsenal.
Ahhh... já me esquecia de dizer que os 'caceteiros da rotunda' estão de volta e com a complacência de um qualquer 'Elmano' da Madeira.
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

4/12/06 11:56 da manhã  
Anonymous Tripeiro said...

Mais uma vitória do FC Porto.
Foi a quarta consecutiva para o campeonato. Estamos num grande momento de forma. Espero que isto seja o reflexo do jogo contra o Arsenal.
O Porto dominou o jogo por completo e mereceu inteiramente a vitória.
Os trauliteiros da Avenida chegavam muito pouco à baliza de Helton e com muita dificuldade.
Jesualdo decidiu poupar jogadores, como Raul Meireles e Fucile para o jogo com o Arsenal.
João Paulo notou-se em clara falta de ritmo.
Gostei muito da exibição da defesa azul e branca, com destaque para Pepe(como sempre) e Bosingwa.
Venha o Arsenal!!! É para ficar em primeiro!!!

Um Abraço,
Tripeiro
http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

4/12/06 3:39 da tarde  
Anonymous ultra-gulpi said...

O facto do Porto não dar na RTP é culpa da MERDA da OLIVERDESPORTOS que controla a SPortv e alguma comunicação em geral...Deveria dar o Porto na TV, porque so tinha dado até agora um jogo em sinal aberto...é pena que o canal de "interesse público" não assuma as suas responsabilidades... abençoadas piratarias e afins...Queremos a destruição da SPortv

4/12/06 4:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home