quarta-feira, maio 10, 2006

Melhor 11 da Superliga

O guardabel começou e como acho uma boa ideia vou tentar.
Vou tentar porque este Post apela a toda a minha pretensa imparcialidade e se há algo em mim em que não confio... é na minha capacidade de ser imparcial no futebol:

Sistema 4x3x3:

Bruno Vale: De uma regularidade impressionante. Para a história fica a exibição memorável em Alvalade. Época excelente. Helton merece também uma menção muito honrosa.

Abel: Numa posição onde não abundam grandes talentos na Superliga, Abel demonstrou que já merecia uma oportunidade num dos denominados grandes.

Pepe: Época a todos os níveis fantástica! O esteio da defesa do Campeão Nacional.

Nunes: Só jogou meia-época mas até à altura em que rumou a Maiorca, estava a ser o melhor da Superliga. Sem dúvida que merece a chamada ao Mundial 2006. É também justo mencionar Anderson como uma das grandes revelações da prova.

Leo: Foi o melhor jogador do Benfica e quanto a mim o melhor lateral-esquerdo da Superliga.

Paulo Assunção: Trabalha, luta, defende, sai a jogar... porque o futebol não é só arte e génio mas também transpiração e cumprimento das instruções do treinador.

Moutinho: Na sequência do que se antevia na época passada, João Moutinho impôs-se com facilidade na equipa do Sporting. Um jogador fantástico que só por injustiça não estará no Mundial 2006. Raul Meireles merece uma menção muito
honrosa.

Lucho: Devido a vários condicionantes, só mesmo em fogachos se anteviu o verdadeiro Lucho. Mas o que ele mostrou já é o suficiente para se ficar deslumbrado com a sua capacidade para pensar bem o futebol e interpretá-lo ainda melhor.

Quaresma: Como o próprio admitiu, foi a sua melhor época de sempre. Ainda tem uma margem de progressão razoável pela frente que o pode levar a tocar nos pícaros do futebol mundial. Outra injustiça se não for ao Mundial 2006.

Meyong: Ser o melhor marcador do campeonato numa equipa que acaba por descer à Divisão de Honra é um feito que por si só merece destaque. Adriano, Liedson ou Saganowsky também poderiam estar neste lugar.

Manu: Um dos grandes responsáveis pelos excelente campeonato realizado pelo Estrela. Nandinho também realizou uma prova muito positiva ao serviço do Gil Vicente.

Treinador: Manuel Machado: Depois de colocar o Vitória de Guimarães na Taça UEFA, repete a graça ao serviço do Nacional, conseguindo durante a primeira volta andar a rondar o primeiro lugar.

Jogador do Ano:

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito bom lote de jogadores sim senhor. Ainda que ache que outros "major players" poderiam aqui estar (Liedson, Miguelito...) estão muito bem escolhidos.
Por outro lado, gostaria que pudessemos escolher também um bom líder para esta equipa, com espirito de vitória e visão de jogo... com força animica, sem este tipo de jogador não se faz uma equipa ganhadora. (ainda que não tenha sido essa a intenção).

10/5/06 12:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem Aníbal eu tenho uns reparos a fazer À tua equipa, que concerteza não levarás a mal. Para lateral direito, penso que Nelson ou mesmo Toni (E. Amadora) seriam melhores opções. Abel cumpre bem, é verdade mas falta-lhe qualquer coisa. Para treinador do ano eu não daria o "prémio" a Manuel Machado. Penso que Toni (E. Amadora), Jesualdo, Co Adrianse ou mesmo P. Bento mereceriam mais. Manuel Machado, tem trajecto respeitável e demonstra ser muito competente. Contudo, jamais seria treinador para um grande, porque não é capaz de assumir um jogo. Então o "medo" que apresentou sempre que jogou nos estádios dos grandes foi gritante e má para o espectáculo. De resto concordo com a maior parte da tua equipa, havendo uma ou outra opção discutível. Abraço. FORÇA PORTO!

10/5/06 1:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem... fui obrigado a voltar atrás! Aníbal, se Nunes pelos jogos q fez até Dezembro merece lugar na equipa, então Helton pelos 10/ 11 jogos que fez tem que figurar seguramente nesta equipa. É certamente um dos melhores guarda redes do mundo. Abraço. FORÇA PORTO!

10/5/06 1:39 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Na mouche!
Como verás na re-análise que vou fazer do plantel os 4 jogadores do FCP que escolheste correspondem ao meu quarteto maravilha.
Quanto aos outros, embora acompanhe pouco a generalidade das outras equipas, não tenho grandes reparos.
Sem dúvida que se o Helton tivesse jogado todo o campeonato, estaria no 11.

P.S.: Infelizmente (porque ele é jogador do FCP) ainda tenho muitas dúvidas quanto à evolução do Bruno Vale para um jogador de top. Mas como é novo...

10/5/06 2:30 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Óbvio Daniel!
Opiniões são opiniões. A primeira nota é que eu não estou a avaliar as capacidades dos jogadores mas o seu desempenho ao longo da época.

Helton fez poucos jogos, esteve sempre bem, sofreu apenas 1 golo... mas se formos a ver bem, raramente teve trabalho.
Nelson fez um primeiro terço de campeonato em grande mas depois desapareceu. Abel quanto a mim foi muito regular, o que para a posição de defesa é um dos atributos + importantes. Em relação a treinadores, todos os que mencionaste estiveram bem mas quanto a mim Manuel Machado foi aquele que mais se destacou essencialmente pela grande 1ª volta do Nacional da Madeira. Não te esqueças que estamos a falar do Nacional da Madeira e não de um Braga ou Boavista. Não acho que seja um treinador que não assuma o jogo. Qual o treinador que assume o jogo contra os grandes? Vide o caso do Jesualdo que ao comando do Braga nos campos dos três grandes fez três exibições miseráveis.

Abraço,
Aníbal

10/5/06 2:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa lá, em qualquer ranking do mundo, treinador do ano é o treinador campeão!!! Mesmo que sejam também meritórios os desempenhos de Machado e de Jesualdo. E não me venham com as tretas dos orçamentos, se assim fosse o Real Madrid seria sempre campeão!!

10/5/06 5:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se me dão licença, aqui vai :
Helton; Toni; Pedro Emanuel; Pepe; Miguelito; Paulo Assunção; Lucho ; Moutinho; Quaresma; Meyong ; Adriano.
Treinador : Co Adriaanse.
Jogador do Ano : Lucho Gonzalez
Antecipando algumas criticas, justifico desde já as minhas opções: Helton, guarda redes titular da equipa menos batida, quando foi chamado a intervir mostrou-se apto ( alvalade recordam-se ? ). Bruno Vale é natural que se tenha destacado mais, fruto da equipa em que joga. Helton, jogou pouco, mas sempre bem, merece o lugar.Toni, jogador de grande qualidade numa equipa mediocre ; PEmanuel, Pepe e Miguelito; P Assunção; Lucho; Quaresma : não tenho necessidade de me justifcar; J Moutinho, um miudo de 19 anos que carrega ao colo a 2ª equipa do campeonato portugues merece estar no melhor 11; Adriano, apesar de não ser uma estrela foi muito importante na consistencia e trouxe sobretudo equilibrio ataque azul e branco, Meyong : foi o melhor mercador com toda a justiça e joga numa equipa que vai descer de divisão ( os factos dizem tudo ).
Nota final : trata-se da eleição do melhor 11 da época e não dos melhores jogadores a jogar em portugal....
Treinador : o holandes merece o titulo. Não ponho em causa o valor de M Machado e de Jesualdo, mas relembro que ambos apenas cumpriram os objectivos e o nacional é a 4º equipa com maior orçamento. Co Andriaanse tambem apenas cumpriu os objectivos, mas este passava por ser campeão e concordo em absoluto com o comentário anterior.
Jogador do Ano : Lucho - nem me dou ao trabalho de comentar....

11/5/06 10:30 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Anibal,
Curioso também é o facto que dos 5 jogadores portugueses q escolhes apenas 1 deverá estar no Mundial (e como 3ªescolha para GR). Sem comentários...

Esse Toni (E.Amadora) que já vi referido várias vezes (mas que nunca me lembro de ter visto jogar) seria um bom reforço para o FCP? Alguém tem mais dados dele?

11/5/06 11:39 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Kosta: as tuas escolhas tb são perfeitas. Acho que se fizessemos um inquerito a 100 adeptos acerca do melhor onze da Superliga teríamos 100 equipas diferentes.

Pedro: O Toni fez de facto uma época excelente, mas não o vi suficientes vezes para validar da sua real valia. Já agora gostava da vossa opinião sobre um jogador que evolui muito este ano, quando o Nelo Vingada o passou de Central para lateral esquerdo. Falo de Ezequias. Qual a vossa opinião sovre ele?

11/5/06 11:51 da manhã  
Blogger Hugo said...

Helton - Toni, Anderson, Pepe, Miguelito - P.Assunção, Lucho, Moutinho - Quaresma, Meyong, Semedo

Jogador - P.Assunção

Treinador - Co Adriaanse

13/5/06 12:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home