quarta-feira, maio 17, 2006

A re-análise do plantel - Parte I - A defesa

Agora que a época chegou ao fim, chegou a altura de recuperar a análise que fiz do plantel (sensivelmente a meio da época) e proceder à respectiva actualização. Saliento que esta análise é estritamente pessoal e representa a minha opinião sobre os jogadores.

No final da análise por sectores que vou fazer, todos os membros do painel avaliarão de 0 a 20 todos os jogadores, de forma a obtermos uma classificação da equipa.

Começo então de trás para a frente…
Nota: A itálico está a análise que tinha feito anteriormente.

Parte I - A Defesa

Tradicionalmente um dos esteios do FCP, é sem sombra de dúvidas o elo mais fraco da equipa esta época. Depois de termos tido atletas de excepção (e que renderam ao clube somas astronómicas, especialmente sendo defesas) como Paulo Ferreira, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Jorge Costa só para citar os mais emblemáticos, veio o (quase) vazio.
A evolução da defesa na 2ªparte da época foi notável (tanto mais que não chegou qualquer reforço) muito por força da revolução do sistema táctico para o “famoso” 3x3x4 e pelas prestações de Pepe e de Paulo Assunção. Raramente sofremos golos e os poucos que permitimos resultaram na quase totalidade de lances de bola parada, o que nos permitiu atingir o estatuto de “melhor defesa da Europa”!
Nada mau para quem apenas tem 2 jogadores de topo (Helton/Baía e Pepe) e passou o início do campeonato a ouvir comentários jocosos dos rivais…

Vítor Baía: O maior símbolo do FCP actual para o qual já faltam adjectivos. Continua em excelente forma e além disso é o patrão da equipa depois da saída do Jorge Costa.
Perdeu a titularidade para Helton depois de algumas exibições menos conseguidas, acabando por ficar ligado a 2 das 3 derrotas do FCP no campeonato (na Amadora e na Luz). Pelo lado positivo fica a defesa ao penalty de João Moutinho que colocou o FCP na final do Jamor e o fair-play com que soube encarar a sua “despromoção” e o facto de regressar sempre com motivação quando foi chamado. É o melhor suplente do mundo que podíamos aspirar para a nossa baliza!

Helton: É um bom guarda-redes mas fico à espera de o ver actuar no FCP em jogos de grau de dificuldade elevado, para confirmar se temos um substituto à altura do 99.
Quando foi chamado confirmou as melhores referências que trazia. Sofreu apenas 2 ou 3 golos e todos de penalty! Sem nunca ter tido necessidade de fazer exibições espectaculares, foi de uma regularidade e confiança extraodinárias. Espero não me enganar ao dizer que depois de muitos anos encontrámos finalmente o substituto do Vítor Baía.

Paulo Ribeiro: Jovem, vi-o fazer alguns bons jogos em Setúbal (à excepção de um franguito contra o Benfica), tem margem de progressão mas dado que está tapado não será fácil afirmar-se a curto prazo.
Foi o único jogador que não se sagrou campeão nacional e como se previa tirando 1 jogo na Taça e alguns jogos na equipa B, não se mostrou aos adeptos pelo que continua pendente de observação.

Saídas e Entradas: Não se justificam de todo.


Sonkaya: Está longe de ser um jogador de top mas acredito que é o nosso melhor defesa direito. É um jogador a rever depois desta ausência prolongada. Provavelmente precisa de confiança dos adeptos para provar alguma coisa.
Desapareceu por completo da equipa e nem quando foi chamado à equipa B saiu da mediocridade. Um flop completo!

Bosingwa: Decididamente um dos meus mal amados. Não lhe vislumbro capacidades técnicas nem tácticas para representar o FCP. Nem a defesa nem a trinco.
Fixou-se como 1ªopção para a posição 2, por clara falta de concorrência e apesar de ter cumprido minimamente não me dá confiança para o futuro. A abnegação e velocidade não são suficientes para compensar sofríveis prestações técnicas e de leitura de jogo.

Ricardo Costa: Nunca vai ser um grande central e apenas a sua entrega ao clube e a sua versatilidade para tapar buracos à esquerda e à direita lhe pode valer um lugar no plantel. Mas é só isso, um remendo razoável.
Não comprometeu nas poucas oportunidades que teve o que lhe poderá valer continuar a ser uma opção de recurso.

Pedro Emanuel: Sem ser uma estrela é o patrão da defesa, porque apesar de ter uma técnica e uma velocidade apenas razoáveis, compensa com uma boa leitura táctica e um bom posicionamento. É experiente e é uma voz de comando, o que numa equipa tão jovem o torna imprescindível!
Confirmou os predicados e exibiu-se sempre a um nível razoável e consistente tanto a central como a defesa esquerdo.

Pepe: Tem crescido muito como jogador esta época e acredito que venha a ser um bom central. É rápido a sair para o ataque, forte no jogo aéreo e não fosse alguma tremideira que o traem de vez em quando e que nos custam alguns golos, já seria um jogador de top.
Explodiu definitivamente na 2ªparte do campeonato e tornou-se um imprescindível, potenciando todas as suas qualidades. Se demonstrar a nível internacional a mesma qualidade de jogo pode tornar-se um jogador fabuloso. Foi um dos esteios da equipa e merece passar a integrar o quarteto maravilha.

Bruno Alves: Não tem, nem nunca terá a não ser por milagre, lugar no FCP. Teve a sua oportunidade e falhou em toda a linha. Ainda carrega a única nódoa disciplinar do FCP 2005/06 até à data.
Nas poucas oportunidades que teve nesta 2ªfase passou despercebido a não ser, pelos vistos, a alguns clubes gregos que espero que o contratem.

Marek Cech: Cumpriu sempre, sem brilho mas com distinção, quando foi chamado e a sua saída da equipa é mais um dos mistérios de Co Adriaanse. É um jogador a rever e apesar de não ser um indiscutível, é claramente o melhor na sua posição.
Com o aumento do nº de minutos de jogo a sua produção melhorou tendo tido apenas uma falha comprometedora na meia-final da Taça que felizmente não teve verdadeiras consequências. Com o amadurecimento pode tornar-se um jogador muito interessante e importante com o sistema táctico actual.

César Peixoto: Começou bem, fez alguns golos, mas tem mostrado alguma regressão na sua adaptação à posição de LE. Não tem cumprido minimamente e não pode ser a 1ª opção para o lugar. Pode ter oportunidade a extremo-esquerdo mas a concorrência é muita...
Lesionou-se e não voltou a jogar esta época. No sistema táctico com 3 defesas será mais difícil ser opção para a posição de LE, mas pode ter a sua oportunidade como extremo.

Saídas e Entradas: Bruno Alves e Sonkaya out a título definitivo e Bosingwa se houver uma proposta interessante. Com a contratação de João Paulo (U.Leiria) já acertada só me parece imprescindível a contratação de um bom LD, dado o sistema de 3 defesas. O regresso de Seitaridis (D.Moscovo) ou a aquisição de Kromkamp (Liverpool) podiam ser boas hipóteses, dependendo do preço. Miguelito (Nacional) também podia ser hipótese para o lado esquerdo, essencialmente pela polivalência que lhe permitiria jogar em duas ou três posições, mas alguém teria de sair.

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Subscrevo na íntegra, com excepção da apreciação ao Bosingwa. Não existirá aí uma ideia pré concebida??? Qto a mim, tornou-se um jogador diferente e na 2ª parte da época com o sistema a "carburar" em pleno justificou amplamente o lugar.........
Pronto, pronto, eu sei que tem que melhorar nos cruzamentos.

17/5/06 12:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Kromkamp tem feito bons jogos no Liverpool e tanto pode jogar como medio esquerdo como defesa esquerdo. Duvido que tenhamos hipoteses de o trazer.
Aposto que vamos buscar uma jovem promessa algures.

O Sonkaya fez a pre-epoca com o Porto? Como foi uma contratacao da responsabilidade do Adriaanse este e capaz de lhe dar mais oportunidades.

17/5/06 1:45 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Deixei de ler este post qd li primeiro a apreciação ao Sonkaya e depois a apreciação ao Bosingwa.
Ridiculo.

17/5/06 2:01 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Não obrigo ninguém a ler o que escrevo, muito menos a concordar com as minhas opiniões...

Mas acho que não fica mal ler tudo devidamente, porque podiam perceber nomeadamente que há uma parte da apreciação que foi escrita a meio da época (a itálico) e outra que foi escrita agora. O facto de eu não ser uma particular apreciador do Bosingwa não inibe que eu considere que ele fez uma época muito superior ao Sonkaya a quem apelidei de FLOP!
Inclusivé admito que o Bosingwa pode ficar no plantel embora não o gostasse de ver como 1ªopção para lateral direito.

Um abraço a todos

17/5/06 2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a análise efectuada aos laterais, especialmente na asa direita.
Sonkaya não precisa de mostrar nada, porque muito simplesmente não tem nada para mostrar.
Bosingwa não pode ser a primeira opção para o lado direito da defesa. Deficiente cobertura e incapacidade de evolução técnica (cruzamentos) são motivos mais que suficientes para que assim seja,
À esquerda Cech não compromete, mas também não deslumbra.
César Peixoto nunca me convenceu em lado nenhum, mas isso são questões de opinião pessoal.
Sonkaya e Bruno Alves a dispensar, Bosingwa e Ricardo Costa a vender. E se alguém quiser o César Peixoto, tudo bem.
João Paulo? Vamos ver, vamos ver.
Fico com pena que José Castro (Académica) não venha, assim como não percebo como foi possível ter deixado fugir Nélson (Boavista), Cicinho (Real Madrid)e Jorge Luís (Dínamo Moscovo) no início da época.
Seitaridis, na minha opinião, não devia regressar salvo se fosse em condições muito vantajosas.
Mas, como digo, isto sou só eu a falar.

17/5/06 2:32 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Como o Pedro sabe eu tb não partilho da sua opinião em relação ao Zé Bosingwa.
Quanto a mim é um jogador que até está a jogar fora da posição que as suas características exigiam, mas cumpriu impecavelmente sempre que foi chamado. Não me lembro de uma falha comprometedora do Zé na 2ª metade da época.

ATENçÂO que o Pedro Reis colocou a Itálico a apreciação que fez no início da época. É preciso que se tenha em atenção esse aspecto!!

Tirando a análise ao Zé... concordo com tudo!! Excelente Post Pedro!

17/5/06 2:33 da tarde  
Blogger Hugo said...

Bom post. Como muitos outros tb não concordo com a opinião sobre o Zé...
O Trabelsi que penso estar de saída do Ajax não seria uma má opção para DD.

17/5/06 6:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Penso que o Pedro falou dos jogadores nas sua funções actuais, não enquanto jogadores com outro tipo de contributo... noutras funções?! Para quem vê os jogos no estádio sabe que o Zé, enquanto LD, só corre! Mais nada, nem atrás nem à frente! O que é muito pouco nessa posição. Aliás, a ala direita era sempre a mais manca. Agora no lugar dele, outra realidade será (não conheço tanto assim).
De resto acho que na defesa deveriam sair o Ricardo Costa (este ano "ajudou" a que o Bruno ALves não fizesse tão má figura!!!), o Bruno Alves e o Sonkaya. O Pedro Emanuel pode não chegar para o próximo ano...o que pode gerar um "déficit de cabeça" naquela área.
Gostava de ver uma defesa mais portuguesa: sempre tivemos bons laterias direitos lusos, desde o Gabriel...
O Miguelito acho que traria um poder e uma mobilidade excelente...e marca golos ao que sei! MAs o PC já foi dizendo que não está nas cogitações da SAD.

17/5/06 7:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem Pedro, já sabes que não concordo também com a tua apreciação ao Bosingwa mas respeito-a. Mas há realmente opiniões engraçadas acerca de Bosingwa em alguns comments: qfp diz que Bosingwa efectua uma "deficiente cobertura" (se ha coisa que ele faz bem é a cobertura e o pressing, disso não haja dúvida); depois ha ainda o acosta que diz q ele "só corre.. nem para a frente nem para trás (já ninguém faz apreciações destas). Quanto ao resto do post concordo com tudo, mas penso que Ricardo Costa é um elemento muito útil, é um jogador de grupo, de equipa e tem tem boa influência no balneario. Continua com a avaliação aos outros sectores Pedro. Michael Knight tens que concordar que se fosses tu a escrever um post haveria sempre alguém que também não concordaria c as tuas a+reciações. Acima de tudo todos gostamos do FCP. FORÇA PORTO!

18/5/06 1:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Daniel Pinto,
".. mas penso que Ricardo Costa é um elemento muito útil, é um jogador de grupo, de equipa e tem tem boa influência no balneario.." . Só um pequeno e rápido comentário : Na minha opinião, estas completamente eqivocado. Tenho uma ideia muito má do R.Costa a nivel de companheirismo e influencia no balneario. A prova disso são as recentes declarações....falta-lhe chá e a escola do porto.

18/5/06 10:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o que escreveu o Kostadinov. As declarações do Ricardo Costa são, no mínimo, lamentáveis. Uma parte (aquela das opções do Co Adrianse não serem as mais «correctas») deve-se, quero pensar, a uma mera incapacidade de pôr em palavras o que lhe vai cabeça; agora, vir dizer que «depois do mundial tenho de ser titular», «só não cheguei mais longe porque não me deixaram jogar a central» é de alguém a quem falta tudo para ser um bom jogador do Porto e ainda mais para ser um líder de balneário. É por estas e por outros que às vezes sou tentado a dar razão a quem decreta os black out. Este rapazinho do Ricardo Costa que ponha os olhos no Vitor Baia e que se recorde dos grandes Paulinho Santos, André e João Pinto. No dia em que tiver a classe futebolística e Portista destes campeões que diga qualquer coisa. Até lá, um período de silêncio só lhe fazia bem.

MDC

18/5/06 12:32 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Pedro Reis,

Belíssimo “post” !!!

Apenas um achega e (indirecta e atrevidamente) uma crítica e um... prognóstico !!!

Quanto ao PEmanuel, diria só que é um dos jogadores mais inteligentes que conheço.
E a inteligência é tão importante para escrever (belíssimos) “posts” como para saber jogar (bem) futebol (até porque consegue “disfarçar” uma ou outra lacuna).
É fabuloso vê-lo actuar.
Então se juntarmos a esse aspecto uma personalidade de verdadeiro campeão (jamais esquecerei “aquele olhar” no Japão)...
Portanto, parece-me que a sua análise peca (imenso) por defeito.

Quanto ao aqui tão falado Bosingwa dou a minha opinião dizendo isto:
- o Bosingwa é um grande jogador, a caminho de se tornar excepcional.
- não temos nenhuma lacuna (a não ser para o banco) no lado direito da defesa (se ainda me disserem que dava jeito o (defesa esquerdo) Miguelito, aí estamos de acordo).
- seria um absurdo vender o Zé (não acredito que o presidente caia nessa !!!).
Portanto, faço aqui um prognóstico (antes do “jogo”...) - acredito que, para o ano, quando fizer novo “post” com a mesma temática, a sua opinião vai ser bem diferente.
Vamos aguardar.

Saudações

Ps. – Sobre o RCosta e as suas declarações – Lá está, quando a cabeça não ajuda...

18/5/06 2:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora eu, como todos os outros, tambem gosto de ser treinador de bancada, por isso deixo aqui a minha analise como sócio do FCP:

V.Baia: Já não é o guarda redes de outros tempos, mas tem sempre exibições regulares manchadas com uma ou outra intervenção menos feliz, não deixando de ser um "Senhor" tanto na baliza como no banco e o melhor guarda redes português juntamente com o Bruno Vale, o Moreira e talvez o Nélson. A menos que não vá acabar a carreira para as arábias ou japão,
deve manter-se como suplente, lider de balneario e jogar um ou outro jogo no último ano de contrato como jogador.

Helton: Apesar de não ter jogado a maior parte da época, e pelo que já tinha feito no Leiria, mostrou q é o melhor guarda redes a jogar em portugal. Sofreu algum golo que não fosse de bola parada ou mesmo só de penalty? que me lembre não!
Enquanto o poder segurar, o Porto deve mante-lo como titular.

P.Ribeiro: Nada a apontar, a não ser que o Porto tem guarda-redes suficientemente bons nas camadas jovens para estar a esbanjar em contratações desnecessárias e até de utilidade duvidosa, ou mesmo nula!

Sonkaya: Numa posição em que foi gritante a falta de jogadores desde antes da pré-epoca, nunca se mostrou á altura de jogar
no Porto, e pelos vistos nem na equipa B! Devia ser transferido, e se possivel, sem o Porto ter de pagar por isso.

Bosingwa: Um dos jogadores mais injustiçados pelos adeptos. Sem sequer jogar na posição de origem, é um dos esteios da equipa.
Não é nenhum portento técnico, mas não se pode pedir tudo a um polivalente. Deve renovar contrato por muitos anos e ficar no clube,
servindo qualquer posição em campo.

R.Costa: Simplesmente o pior central que alguma vez vi jogar no meu clube. É triste ver estas contratações absurdas (ás camadas jovens do Boavista), ainda para mais numa posição onde o Porto sempre teve do melhor, ao mesmo tempo que se desaproveitam jogadores muito superiores, como o Tonel ou Marcos António só pra dar 2 exemplos! Se for verdade o interesse do Marselha é aceitar a primeira proposta sem regatear!

Pepe: Tem potencial para ser dos melhores centrais da europa, resta só saber se consegue manter o nível jogando com outro central ao lado, ou se é "incompativel" e apenas rende a jogar como central único. A mim não me enganou desde que chegou ao clube (ver um dos primeiros jogos que fez e foi o melhor em campo: Valencia-Porto para a supertaça europeia) e como eu sempre disse, só lhe faltava ganhar experiência.
Tal como o Helton, deve manter-se enquanto o conseguirem segurar.

P.Emanuel: Escrevo o mesmo que escrevi sobre o R.Costa, mas com a atenuante da experiência que tem e que lhe permite não arriscar e falhar tanto, apesar muitas vezes dar sempre prioridade em ir ao jogador em detrimento da bola, o que com os antecedentes do clube nesta posição é totalmente inadmissivel e me envergonha. Nos anos que já leva de clube, dou-lhe como único mérito, o golo que safou em cima da linha em san siro nos oitavos da "champions" em '04/05. Deve ficar no plantel apenas como quarta opção para central, isto se o porto não conseguir renovar os centrais.

B.Alves: Nunca mostrou predicados para ser jogador do clube, mas verdade seja dita, não é em 4 ou 5 jogos em 3 ou 4 anos de equipa sénior que se pode afirmar. Se não é para apostar nele, mais vale deixa-lo proseguir a carreira noutro lado.

M.Cech: Grande lateral esquerdo, mas não para jogar na táctica de 3 defesas. Deve manter-se, até porque mostrou que pode jogar
a medio interior e na ala.

C.Peixoto: Simplesmente não é defesa. Deve ser utilizado na posição dele, e caso "sobreviva" á 2ª operação no mesmo joelho deve ser aposta firme, uma vez que já mostrou potencial para ser dos raros bons extremos esquerdos portugueses.

Entradas/Saidas: P.Ribeiro pode muito bem ser substituido por um G.R. das camadas jovens; Bruno Vale devia continuar a rodar para estar a postos na altura de suceder a Helton. Sonkaya, R.Costa e B.Alves devem sair, P.Emanuel só se deverá manter á falta de melhor opção. João Paulo, a confirmar-se será um bom reforço, assim como seriam Zé Castro e o regresso e aproveitamento de Marcos António.
Um bom lateral para cada flanco continua a ser prioritário, na direita simplesmente por não haver nenhum e apesar do Bosingwa sem ser
de raiz estar a cumprir bem, na esquerda para complementar o Cech, sustentando a formula de á muitos anos no Porto de 2 jogadores por posição. Seitaridis, Miguelito, Jorge Ribeiro, Paito, são alguns que poderiam ser boas opções, acima de tudo por serem/conhecerem o futebol portugues.
Trabelsi, apesar de bom jogador, não tem perfil para o Porto, simplesmente por ter já 29 anos, e Kronkamp se era caro o ano passado no AZ, muito mais deve ser agora que está no Liverpool.

Fico á espera da analise ao resto do plantel para continuar a mandar os meus bitaites! Saudações Dragonianas. Miguel'87

18/5/06 2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como não poderia deixar de ser.. aqui fica a minha opinião sobre a defesa do porto!!

V. Baía... sou fã dele desde que me conheço como portista. Ponto Final.. tudo o que possa dizer é tendencioso.

Helton... Um grande GR... demonstra a cada gesto que não é vaidoso, arrogante... O jeito desajeitado e "sem estilo" engana.

P.Emanuel... aprendi a ser fã dele. Ele e o Litos no tempo do Boavista eram autenticos parte Canelas... No porto nunca mas nunca o vi entrar mal num jogo, ceder perante a pressão... ver o Pedro a comandar a defesa estando no estádio é algo que impressiona qualquer um.

Bosingwa... à semelhança do Alan por exemplo, em 10 cruzamentos tira um certo. Tem raça e muito pulmão...falta.lhe amadurecer e usar a cabeça de vez em quando.

R. Costa... bom tapa buracos. Como central mostrou.se incapaz de se impor e de liderar a defesa.

B. Alves.. gostava dele. As exibiçoes que fez deitaram tudo por agua abaixo.

Sonkaya... nada a dizer. Adeus!

Pepe... De odiado a Heroi. nada a dizer!

Cech... calmo, mas por vezes para.lhe o cerebro como foi o caso na taça contra o sporting. Uma pré epoca no porto pode e vai fazer dele um grande jogador.

Contratações.

João Paulo... boa opção. Diogo Valente... aposta no futuro.
Lucho... seria uma mais valia pra LC se ficasse...

18/5/06 3:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só para incendiar um bocadito :

Anonymous...
a respeito de P.Emanuel - O antigo capitão JCosta também muitas vezes dava prioridade ao jogador em detrimento de ir à bola e não vejo pecado nisso. Comparar o nosso actual lider ao R.Costa é no minimo uma falta de respeito.

Eduardo...
a respeito de Pepe - sem duvida um bom jogador, mas daí a ser um heroi...Um heroi não vacila, nem treme nos jogos grandes.

Onde é que anda o Pedro Ribeiro, central formado nas escolas do Porto ???

18/5/06 4:42 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Kosta:
Esteve no Marco... depois saiu e acho que voltou à B. Quanto ao seu futuro não sei! Das vezes que o vi jogar pela Selecção não gostei mt do que vi... posso ter tido azar nos jogos!

18/5/06 4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

kostadinov
Não sou bombeiro, mas posso rebater:
entre o J.Costa e o P.Emanuel vai uma (enorme) diferença: O antigo capitão sabia como fazer as coisas e evitava muitos amarelos á custa disso; já o P.Emanuel só não leva amarelos qd os arbitro tão distraidos (e não são poucas vezes), porque as entradas dele são descaradas. Não digo que seja pecado, mas quando este tipo de jogo é regra e não excepção, revela o maior problema dele: falta de classe.

Quanto ao Pedro Ribeiro, li n'O Jogo um dia destes que depois do fim da equipa B tava á espera que o clube lhe dissesse qq coisa, por isso deve estar em fim de contrato. Não admirava que fosse para outro lado e fosse mais um desaproveitado das escolas do Porto, embora subscreva o comentario do anibal letra em relação aos jogos que vi.

Por falar em desaproveitados, lembrei-me agora de um lateral esquerdo que fez 2 ou 3 bons jogos ao ponto de fazer lembrar o Rui Jorge nos melhores tempos do Robson e que não sei se ainda terá ou não contrato com o Porto: Hugo Luz! (na altura não ficou porque não tinha altura suficiente para o Mourinho, que preferiu o Areias...enfim!)
Saudações

18/5/06 5:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Pedro Ribeiro é um jogador demasiadamente baixo e franzino para ocupar a posição de central. Não gostei de nenhum dos jogos que vi dele e acho que jamais será jogador para o FCP. FORÇA PORTO!

18/5/06 5:42 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Daniel:

Pode ser que esteja a ver mal o Pedro Ribeiro, pois apesar de não ser uma estaca não é propriamente baixo, mas franzino é que ele não é de certeza. :p

Acho que o Pedro Ribeiro nunca mais chegará à equipa principal do Porto, para mais já com 23 anos ainda não conseguiu um lugar numa equipa da 1ª Liga.


Das nossas camadas jovens poderá estar a despontar um grande central: João Pedro, 18 anos, 1m88, 85kg!!!! Foi um dos convocados para o último jogo com o Boavista! É verdade que nunca o vi jogar, mas as referências que me deram dele foram excelentes. Vamos a ver!!! Alguém já o viu jogar?

18/5/06 5:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal, tenho opinião formada sobre o Pedro Ribeiro. Não tem altura suficiente para constituir uma presença marcante numa posição onde a presença física é importante. Parece-me igualmente "macio", com pouco poder de choque, e é como tu dizes: com 22/ 23 anos ainda não marcou presença na 1ª Liga. Há muito jogador do Porto com futuro difícil. Custa-me é ver um Alan ou um Jorginho a "taparem" lugares a Vieirinha, Bruno Gama, Helder Barbosa ou Paulo Machado. Temos tão bons valores nas camadas jovens como o Sporting, e não percebo porque é que de há uns anos para cá deixámos de apostar em jogadores da "casa"! FORÇA PORTO!

18/5/06 7:16 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Como o Miccoli temos o Lisandro!! É um bom jogador mas acho desnecessário!!

19/5/06 9:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home