domingo, julho 23, 2006

Groningen 2-2 F.C.Porto

Castigar o Zé?
Ponham é todo o plantel a pedalar de chinelos!


A primeira impressão do F.C.Porto 2006/2007 não foi nem boa, nem má… antes pelo contrário! Num sistema diferente do habitual talvez por ainda não haver capacidade física para praticar um 3x4x3 desgastante, Adriaanse surpreendeu essencialmente por fazer alinhar Jorginho como homem mais avançado. A experiência correu tão mal que não é crível que seja usado novamente. Para jogar fora na Liga dos Campeões, o meu modelo preferido continua a ser aquele que Mourinho aplicou com sucesso em 2004: Um 4x5x1 mascarado. Usando algumas “nuances” tácticas, essencialmente por causa de Quaresma, existem jogadores para repeti-lo.
Mas em relação ao jogo com o Groningen, em termos colectivos, falta ainda muita coisa ao Campeão Nacional. O mais notório foi alguma descoordenação na defesa, o lado esquerdo esteve desastrado, os centrais não estiveram bem, salvando-se Zé Bosingwa com uma exibição fantástica tanto no aspecto defensivo como no apoio ao ataque. Pedro Emanuel… volta depressa que continuas a ser insubstituível! A transposição meio-campo/ataque também esteve muito mal mas apenas na primeira-parte. A inclusão de Ibson como 10 é intrigante... o Brasileiro nunca na vida pode ser um 10… é cortar-lhe os seus argumentos futebolísticos! Os extremos também não estiveram em grande plano, Tarik teve alguns pormenores individuais interessantes mas ainda é muito cedo para uma análise mais concreta. Combinou bem com Bosingwa, à primeira vista, parece que ganha a linha com facilidade, mas sem bola no pé, desaparece do jogo, não procura a bola, não se desmarca... a ver vamos se foi apenas primeira impressão! Alan não esteve nada bem, para variar; Vieirinha, quando entrou, deu uma alma nova ao lado esquerdo do ataque: Rápido, incisivo, qualidade técnica apreciável, cruzamentos perfeitos e com uma visão de jogo excelente, penso que o miúdo conquistou os adeptos portistas e se fizer mais uma exibição deste nível garantirá de certeza absoluta um lugar no plantel para a nova época!
Mas este é apenas o primeiro jogo (não é mas é como se fosse) da época... não se pode exigir muito mais, essencialmente devido ao enorme cansaço que se nota em grande parte dos jogadores.

E agora… Anderson! Estava a ver se conseguia adjectivá-lo melhor mas o que vem sempre à cabeça é: Potencial enormíssimo! Se o miúdo continuar a ser humilde, tiver vontade de aprender e de trabalhar, não tenho dúvidas que será um jogador enorme!

Os golos do FêCêPê foram marcados por Adriano e Bosingwa!

Positivo: Anderson, Bosingwa e Vierinha.
Negativo: Bruno Alves, Ezequias e Jorginho!

21 Comments:

Blogger Michael Knight said...

Negativo para o Ezequias? Hmmmm. Se o Ezequias tem negativo, o Cech devia ter ultra negativo.
Ás vezes fico a pensar se o jogo que deu na TV foi o mesmo que eu vi.

24/7/06 12:03 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

O Cech tb não esteve em grande plano mas jogou mais avançado que o Ezequias quase como médio-esquerdo.
Não gostei nada do Ezequias a defender... pode ser da minha TV, do sinal de Satélite ou até mesmo da cerveja. Mas não gostei...

24/7/06 12:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Então pessoal, calma...
O problema não é de início de época, é de evolução na continuidade.
Termos de admitir que o Bosingea foi o menos mau da defesa é um sinal claro.
E depois há ali jogadores que só Adriaanse é que não vê que não mereciam estar em estágio, quanto mais em campo. Alan é um deles... o Sokota é um toque, uma lesão... O Bruno Alves não aprende, é escusado... E depois há outros que andam a ser queimados: Ibson e Lisandro são dois exemplos.
A tudo isto tem de se somar a teimosia num holandês que já todos percebemos que não vem e mais umas contratações que não se perceberam. Agora, vende-se por 2,5 milhões o que no ano passado se recusou vender por 6 e os 3,5 milhões de euros de prejuízo (mais ordenaos e prémios) que paguem os tolos dos adeptos.
Meus caros, fomos campeões e vencemos a Taça mas a verdade é que este FCP versão Adriaanse e Pinto da Costa em fim de carreira mete nojo! Desculpem lá o desabafo...

24/7/06 9:28 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Oh Quintino... qd começas a pedir calma, eu pensei que vinhas com discurso ponderado e conciliador.

Calma homem! Este foi o primeiro jogo da época! Temos equipa e soluções. Há que esperar... Abraço!

24/7/06 9:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Zé Bosingwa esteve muito bem a atacar mas está directamente ligado ao primeiro golo do adversário.
Entre o Cech e o Ezequias, ambos estiverama apagados, embora o eslovaco tenha tido um remate muito bom.
Gostei do Tarik, mas concordo com o Anibal, que quando o marroquino não tem a bola, parece que trabalha pouco.

O Bruno Alves, pese embora, até simapatize com ele (é um produto FCP) devia ser dispensado, caso o Ricardo Costa permaneça no plantel.
Foi o pior em campo. Lento, faltoso e até de cabeça foi surpreendido. Temos o próprio João Paulo que pode ser alternativa a Pepe e até a Paulo Assunção.

Dispensados (3): Bruno Alves, Benni e Diogo Valente

24/7/06 9:37 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

Acho uma piada. Queimar o Ibson e o Lisandro? Quem é que sai para entrar o Ibson? Sai o Lucho? E queimar o Lisandro como? Ele acabou a época numa forma paupérrima, sem garra e sem força que o caracterizaram no começo da época onde foi TITULAR.

24/7/06 11:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Senhor Miguel Cavaleiro, quando afirmei «queimar o Ibson» pretendia recordar que, na época passada, Lucho Gonzalez (cuja qualidade nunca ousei questionar, ao contrário doutros portistas) foi utilizado até à exaustão e, por vezes, desnecessariamente. Penso que haverá de concordar comigo neste pormenor.
Quando usei o termo «queimar» pensei na colocação do Ibson e doutros jogadores em posições que não são as suas e nas consequências que daí surgem...
Quanto ao Lisandro, já agora, e sem querer entrar em polémicas, diga-me o que andam lá a fazer o Sokota ou até o Bruno Moraes... Ou porque é que o Jorginho e o Alan parecem ter um proteccionismo exagerado. Era isto que pretendia abordar.
Quanto ao resto, as opiniões obviamente são minhas e você tem todo o direito de delas discordar.

24/7/06 11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

«A inclusão de Ibson como 10 é intrigante... o Brasileiro nunca na vida pode ser um 10… é cortar-lhe os seus argumentos futebolísticos!» - é a transcrição do post que aqui estamos a comentar.

24/7/06 12:00 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Ibson não tem genialidade e espontaniedade para ser um 10 mas também lhe falta estofo de marcação e compensação para ser um trinco. É um volante... pode jogar com o Lucho no mesmo onze, mas na minha opinião, Lucho e Ibson no mesma equipa tornam o meio-campo demasiado macio para o meu gosto! Ibson é um jogador fantástico na transição defesa/ataque mas em jogadas divididas raramente mete o pé. Com as características que tem, precisa de melhorar a componente táctica e de posicionamento, caso contrário ao jogar com Lucho só limitaria as características do Argentino ao invés de as potenciar.

24/7/06 12:22 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,

Discordo totalmente da sua avaliação ao Bruno Alves.
Negativo ???
Negativo ???
Bolas, o homem não foi negativo, foi tenebroso !!!!

Aliás, só assim se explica o (aparentemente) inexplicável sistema táctico utilizado pelo destreinador (4x3x3), pois, efectivamente, nós jogamos em 3x3x3...
Pena não termos jogado com 11 jogadores (3x3x4 ou 3x4x3).

24/7/06 12:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É... este Bruno Alves tem muito "cabedal" mas não parece que dê para jogador de bola num clube como o FCP.
Nas crónicas dos jogos anteriores com amadores, os tais das goleadas, invariavelmente se lia que o homem ia às canelas aos que podia, sem dó nem piedade.

Não gostei da ala esquerda nem do Alan... mas acho que o CO quis pressionar quem não conhece ou sobre quem tem dúvidas.
Acredito que se este fosse um jogo para ganhar não teria sido difícil, mas não seria com esta equipa.

24/7/06 2:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será que o mister Co nos vai dar a "alegria" de dispensar o Bruno Alves e o Alan?

Um dos extremos terá de ser cedido? Temos 5 e Quaresma, Tarik são intocáveis. Vieirinha está muito bem. A escolha é entre Diogo Valente e Alan. Mas um pé esquerdo é necessário...

Vieirinha e Tarik para a direita e Quaresma e Diogo Valente para a esquerda.

Será?

24/7/06 3:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao contrário de notícias vindas hoje a público, a Renascença tem vindo a anunciar a contratação iminente de Hesselink pelo F.C.Porto!

24/7/06 3:59 da tarde  
Blogger lucho said...

acho q o adriaanse n dispensará alan...cá para mim vai o valente retornar ao bessa

24/7/06 4:08 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Falar do Sokota e do Bruno Moraes em relação ao Lisandro parece-me descabido, porque nenhum destes jogadores jogou para o Lisandro não jogar.

O facto de eles lá estarem é realmente ridiculo, mas nada tem a ver com o Lisandro e quanto a mim, pouco terá a ver com o Co Adriaanse.

Não acho que haja protecionismo ao Alan. Em relação ao Jorginho houve sem dúvida. Agora em relação ao Alan acho que não. O Alan nunca foi aposta clara, mesmo fazendo bastante melhor que o Ivanildo.
Aliás, acho que houve uma perseguição por parte da maioria dos adeptos em relação ao Alan. Os adjectivos para classificar as exibições do Alan eram sempre muito bem escolhidos, enquanto que os adjectivos para classificar A BESTA do Ivanildo (então neste blogue é que era engraçado) eram sempre eufemismos e desculpas.

Em relação ao excessivo uso do Lucho. Sinceramente, não sei. É uma maneira de ver. Se calhar em alguns jogos o Lucho deveria ter saído mais cedo para descansar. Mas um facto é que o Lucho marca golos e o Ibson não e talvez por isso sempre tenha custado ao Co tira-lo do campo.

O Ibson ainda não me convenceu. Acho que lhe falta qualquer coisa em qualquer das posições que já jogou a meio campo. Falta algo que defina a posição dele. Pode ser que este novo treinador adjunto lhe faça adquirir objectividade ao jogo. Para todos os efeitos, o Ibson tem 22 anos ou algo do genero.

De acordo com o que leio nos jornais anda a chutar melhor. De acordo com o jogo contra o Gronigem, voltou a falhar um remate mais que claro sem sequer acertar na baliza.


Num topico À parte, é importante ver que este equipa tem muitas dificuldades em marcar golos. Um goleador ia ajudar a equipa, mas lembrem-se todos que na época do Jardel, para alem dos mais de 40 golos que ele marcava numa época, acompanhavam-no sempre Drulovic, Zahovic, Edmilson e outro com entre 7 - 15 golos, cada um. Era algo realmente fantastico.

24/7/06 4:23 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Caros,

Quanto ao jogo em si foi típico desta fase de preparação: a equipa tem dificuldade em carburar por estar cansada fisicamente, mas revela preocupação em automatizar mecanismos especialmente de jogar pelas alas. O aspecto que mais me preocupou foi continuarmos com dificuldades evidentes no último terço do terreno, nomeadamente de finalização. Pelo menos um reforço precisa-se com urgência e se o Benni sair (e se mantiverem as actuais dúvidas sobre a dupla Sokota-Moraes) julgo que até precisamos de 2...

Análise individual:

Destaques positivos:
-Bosingwa (pelo golo e pela apreciável condição física, apesar de defensivamente continuar muito pouco sólido como se viu no 1ºgolo do Groningen);
-Anderson (parece uma locomotiva, dribla em progressão e faz grandes passes; apesar de ser mais fraco a defender perfila-se como um verdadeiro sucessor do Deco);
-Vieirinha (sem tremideira com bom drible e objectivo foi uma agradável surpresa);
-Tarik (apesar de não ter deslumbrado, joga para a linha, dribla e cruza muito razoavelmente; surpreendeu-me pela positiva e não me parece que tenha sido unicamente por a minha expectativa ser baixa)

Em velocidade de cruzeiro:
Helton, Pepe, Paulo Assunção, Raul Meireles e Adriano (os chamados "valores seguros" confirmaram tudo o que de bom já fizeram no passado e mostraram que a espinha dorsal nos dá muita confiança)

Destaques pela negativa (vulgo a despachar assim que possível):
-Bruno Alves (além de caceteiro, continua tecnicamente sofrível e a cometer erros primários; o que mais será preciso para ser dispensado?)
-Alan (sem objectividade, sem inteligência e sem capacidade técnica pergunto-me uma vez mais o que anda no FCP a fazer?; espero que as novas alternativas nas alas abram a porta à sua saída...)

Quanto aos outros alternaram coisas boas com coisas más, mas insuficientes para emitir grandes opiniões. Que melhorem é o meu desejo!

24/7/06 5:02 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Acho que criticar o Bosingwa pelo primeiro golo é injusto. Foi uma dupla chouriçada do jogador da equipa holandesa. Não te esqueças que era dentro da area e o impeto de um jogador dentro da area muda.
Se queres falar do primeiro golo fala de como a bola chegou aquela zona, depois de um lançamento de linha lateral que sobrevoou o B.Alves.

O Bosingwa esteve impecavel a defender e a atacar e aos 92 apareceu a finalizar uma jogada de ataque, com muita classe.
NADA a dizer do Bosingwa neste jogo.

24/7/06 6:54 da tarde  
Blogger Di_Portista4ever said...

Concordo, os 3 (Anderson, Bosingwa e Vierinha) foram muito positivos!

Passa no meu: http://tripeiras.blogspot.com

24/7/06 7:19 da tarde  
Blogger Hugo said...

Esta de adaptar o Jorginho a ponta de lança não lembra ao diabo mas vamos ter calma...

24/7/06 8:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

[quote] Acho que criticar o Bosingwa pelo primeiro golo é injusto. Foi uma dupla chouriçada do jogador da equipa holandesa. Não te esqueças que era dentro da area e o impeto de um jogador dentro da area muda.
Se queres falar do primeiro golo fala de como a bola chegou aquela zona, depois de um lançamento de linha lateral que sobrevoou o B.Alves.

O Bosingwa esteve impecavel a defender e a atacar e aos 92 apareceu a finalizar uma jogada de ataque, com muita classe.
NADA a dizer do Bosingwa neste jogo. [/quote]

concordo que o bosingwa foi , provavelmente , o melhor em campo

mas dai dizer " nada a apontar " já é fazer o mesmo protecionismo que criticas este blog fazer ao ivanildo !

para mim , o bosingwa nao é lateral direito ... ele iria ser muito melhor aproveitado a jogar no meio campo , com mais liberdade para atacar

26/7/06 11:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

12/8/06 5:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home