segunda-feira, setembro 18, 2006

Pelos flancos... atacar! Atacar!

Image hosted by Photobucket.com0-2 Image hosted by Photobucket.com

Marek Cech, Mário Sérgio(p.b.)

Vitória sem espinhas do Porto, numa exibição que a espaços chegou a ser empolgante!
Com duas alterações em relação ao jogo da Champions(Postiga e Cech nos lugares de Tarik e Ezequias), o FêCêPê entrou no jogo decidido a não perder tempo na busca da vitória. Pela primeira vez em muitos meses, voltei a ver o futebol do Porto a fluir verdadeiramente pela alas, com Quaresma mas também com Bosingwa e Cech que tiveram permissão para fazer todo o corredor... e fizeram-no com uma dinâmica apreciável. O jogo exterior do Porto foi sem dúvida o ponto mais forte da equipa e foi através dos corredores que aconteceram os golos. No primeiro, Quaresma flectiu da direita para o centro fazendo uma jogada individual fantástica, lateralizando na esquerda para a entrada de Cech que com um excelente pontapé abriu o activo. No segundo tento, Helton lançou Bosingwa, este livrou-se dos seus adversários e cruzou para a área, onde Taborda e Mário Sérgio se desentenderam, acabando a bola no fundo das redes.
O F.C.Porto continuou a jogar rápido e de forma pressionante, colocando a Naval em apuros evidentes, já que a perder por dois golos tentaram reagir e abriram mais espaços.
Sem querer tornar-me recalcitrante, o ponto menos forte do Porto foi a sua linha de fogo: Postiga e Adriano estiveram mexidos mas inconsequentes. A defesa foi dona e senhora da sua área de influência, onde Bruno Alves já leva três jogos seguidos sem comprometer e sem sofrer golos. Para memória futura.
Durante os primeiros 45 minutos, o F.C.Porto apresentou o melhor futebol dos últimos meses. Desde os primeiros jogos de Adriaanse que não me lembrava de ver o Porto jogar desta forma.
A segunda-parte foi bem menos interessante, o Porto tirou o pé do acelarador e deixou o tempo escoar, sem nunca deixar de controlar os acontecimentos.

Melhor em Campo - Quaresma: Depois da apagada e nada esforçada exibição frente ao CSKA, Ricardo Quaresma voltou a puxar dos galões e exibiu-se a grande altura na Figueira. Algumas jogadas individuais fantásticas, muita disponibilidade para jogar para equipa e uma consciência defensiva que se julgava perdida, trouxeram de volta o Quaresma que se tinha perdido algures na época passada. Destaque também para a excelente exibição de Marek Cech, que me fez balançar na escolha do melhor em campo!

Arbitragem - Carlos Xistra: Pareceu-me que ficaram por marcar dois penaltis na primeira parte, por faltas sobre Lucho e Anderson. Tirando esse pequeno "pormaior"... nada a apontar!

Directório de Imagens Actualizado

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A 2ª parte foi massacrante.
Quase que adormeci.
O que interessa são os 3 pontos

18/9/06 9:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Dois apontamentos:
1- Anderson esteve uns furos abaixo do habitual. Será que já há alguma intranquilidade devido ás noticias da ultima semana?
2- O "regresso" de Quaresma e a boa prestação dos laterais. Com Anderson a não render o habitual, o jogo fluiu muito pelas alas calando aqueles que ja adivinhavam uma Andersondependência!!

18/9/06 10:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

batam mais no bosingwa! ja tou como uma pessoa q num dos comments a outro post disse q ele é bem melhorq o abel, m.garcia, alcides e nelson juntos! Temos ali um jogador q so precisa de melhorar no cruzamento e ser um pouco mais concentrado em certos momentos do jogo. já merecia chamada à selecção dado q miguel esteve lesionado e o p. ferreira em nítida baixa de forma nem sequer é titular no chelsea. saudações portistas

18/9/06 11:53 da manhã  
Blogger Jorge Mota said...

André, na 2ª parte o FCPorto limitou-se a gerir o jogo.
Ricardo o Anderson começou a levar pancada desde o ínicio sem o árbitro fazer nada e inconscientemente escondeu-se mais um pouco. Mesmo assim esteve muito trabalhador.
O Bos esteve muito bem.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

18/9/06 3:34 da tarde  
Blogger JRP said...

Pois é. Três jogos sem sofrer golos e sem expulsões. O Bruno Alves tem sido titular não tem?
Já na concretização, aquele Adriano...

18/9/06 4:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande Zé! Tal como no jogo com o Estrela na luz, foi para mim o melhor em campo! Só falta mesmo sacar melhores cruzamentos...mas não se pode pedir tudo a um gajo que até é trinco por natureza!

18/9/06 4:59 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Nota positiva no jogo para dois aspectos:
1) Tranquilidade revelada pela equipa (a que o resultado conseguido bem cedo não será totalmente alheio).
2) Jogo realizado pelos alas Zé e Cech (e já agora pelo RQ) - muito bem !! É uma das vantagens de jogarmos com 4 defesas. Os alas podem subir no terreno.
Quanto ao Zé e à sua exibição, não me surpreendeu minimamente.
Continuo é sem perceber a embirração com o Adriano, mas enfim...

18/9/06 5:14 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

O Bosingwa esteve muito bem, mas quanto a mim o Cech esteve fenomenal! Eu até costumo embirrar com o Eslovaco mas ontem ele encheu-me as medidas. O Quaresma da primeira parte tb esteve fantástico, enquanto o Lucho é sempre aquela máquina!

Os centrais estiveram bem... apesar de algumas situações de cabeça em lances de bola parada, mas onde a responsabilidade não pode ser atribuída exclusivamente a Pepe e Bruno Alves.
Mas nota-se que Bruno Alves ainda está tenso... falta-lhe um jogo em grande para se soltar. (Ou um jogo desastrado para se espalhar de vez!) Mas para já Bruno Alves tem estado Impec! 3 jogos... 0 golos sofridos!

18/9/06 5:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu não estou a ver o Bruno Alves a segurar o Adebayer e o Cech o Hleb + Eboué.

Os alas em Londres vão ter de descer e ajudar os laterais, senão...

Tenho gostado da nossa defesa, mas falta um teste sério. Na terça em Londres.

18/9/06 5:32 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Em Londres o Jesualdo vai jogar assim:
Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Cech; Paulo Assunção, R.Meireles, Lucho, Anderson; Quaresma e Adriano(ou Postiga)!

18/9/06 6:33 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caríssimos,

Nem mais !!
Só incluiria nas hipóteses de defesa esquerdo (eu sei que vou ser polémico ...) o Ezequias (é mais alto e não sobe) e no ataque também o Lisandro (é muito móvel e rápido jogando a avançado).
O Arsenal vai ser um bom teste, quer ao sistema de jogo, quer a algumas peças da máquina.
Estou ansioso que a bola role...sem esquecer o Beira-Mar de Super-Mário !!!

18/9/06 7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gostei imenso do Zé. Esteve impecável. Só lhe falta memso mais concentração e melhorar os cruzamentos. Temos ali ali um belíssimo jogador. Quanto ao Cech é muito bom na fase de construção mas falta-lhe um pouco mais de "agressividade" a defender, e pq não, um pouco mais de "maldade", "matreirice". O bruno Alves precisa de estabilidade e precisa do apoio dos adeptos. Sinceramente acredito q em crescendo de confiança se pode tornar num caso serio. Não vou dizer q o jogo em londres funcione como teste ate pq Jesualdo tem mt pouco tempo de trabalho e o plantel tem mtos lesionados. Penso q a partir do Natal se poderá ver um Porto ja mais consistente e à imagem do treinador. Tenho fé q a SAD está, pós Gelsenkirchen, a entrar no caminho certo. FORÇA PORTO!

18/9/06 7:27 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Alguém viu os resumos das jogadas do Helder Barbosa no Académica-Belenenses?

Espectaculares!
Aquele tb não engana ninguém!

Tivesse ele nascido na Academia de Pegões e já era o novo Futre!
Mas para o miúdo e o para o Porto... é melhor assim!

18/9/06 10:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal eu também sou da opinião que só num caso exepcional eles podem ficar logo no plantel. É sp bom p eles irem rodar um ano fora e chegarem ja com outra experiência e outra confiança. Quem for forte mentalmente e tiver realmente valor jamais encarará o empréstimo como um retrocesso. Aposto muito no Hélder e no Paulo Machado... e já para o ano no plantel principal. FORÇA PORTO!

19/9/06 12:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home