quinta-feira, setembro 14, 2006

Alguém a meta lá dentro!


Image hosted by Photobucket.com0-0Image hosted by Photobucket.com

Mais uma vez não conseguimos entrar na Liga dos Campeões a ganhar. O empate sem golos penaliza a ineficácia ofensiva do F.C.Porto que teve pelo menos 5 ou 6 oportunidades claras de golo, que por este ou por aquele motivo foram desperdiçadas. 34 remates num só jogo... Jesualdo tem que começar a privilegiar o treino de concretização!
Adriano teve por três vezes o golo nos pés... um avançado não pode falhar tanto! Mas não foi apenas o último toque que não esteve bem. O meio-campo, apesar de ter uma criatividade e dinâmica fantástica, foi permeável e macio. Mas foi nas alas onde o FêCêPê começou a patinar. Tarik fez pouco menos que coisa nenhuma e o que fez... fez mal. Quaresma teve duas assistências fantásticas para Adriano desperdiçar mas depois disso... zero! Ezequias parece um juvenil a defender e acrescenta muito pouco às acções ofensivas. Bosingwa faz 75% do corredor mas raramente consegue mais do que isso. Resumindo: O F.C.Porto apenas conseguiu criar perigo através do seu jogo interior, das investidas de Anderson, enquanto este teve força nas pernas.
Foi desesperante assistir à passividade e malandrice de Quaresma e Tarik perante as incursões dos falsos laterais do CSKA. Postiga, Lisandro e Alan trouxeram mais nervo mas acrescentaram pouco em termos de clarividência.
A Liga dos Campeões ainda agora começou mas na visita a Londres, o F.C.Porto não pode jogar com um meio-campo deste se os alas não ajudarem nas tarefas defensivas.

Melhor em Campo - Paulo Assunção: Estava em dúvida entre Anderson e Paulo Assunção mas optei pelo segundo porque na segunda-parte Anderson quebrou fisicamente. O trinco fez um jogo fantástico de cobertura, servindo de tampão às investidas Russas pelo miolo.

Arbitragem - Tom Ovebro (Noruega): Exibição personalizada e racional. Deixou jogar sempre mas nunca permitiu entradas mais viris. O único senão... foi a permissividade perante o "queimar tempo" dos Russos na segunda-parte.

Directório de Imagens Actualizado

26 Comments:

Blogger lucho said...

Na verdade Adriano deixou mt a desejar. 4 excelentes situações q n conseguiu aproveitar, mas o problema n se resume a finalização...ontem os alas n funcionaram e jesualdo afunilou dp o jogo com 3 pontas lança...n deu...a sorte tb n quis nada connosco

14/9/06 10:49 da manhã  
Blogger Jorge Mota said...

Estou muito curioso por ver esta equipa com o Vieirinha no lugar do Tarik e com o Bruno Moraes no lugar do Adriano.

Penso que o problema é mesmo o ataque. A defesa, mebora não esteja perfeita vai carburando e o meio campor com os jogadores todos disponíveis é dos melhores da Europa.

Vamos dar tempo ao tempo.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

14/9/06 11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei do Lucho, e julgo que justificava uma pequena nota no teu post, independentemente da boa exibição do Paulo.
O Ezequias apesar de alguns nervos, esteve longe de comprometer e penso que a sua exibição é aceitavel.
Já em relação ao alas, Tarik apenas ocupou espaço, Quaresma cheio de malandrice, perguiça, falta de vontade, garra, merece rapidamente fazer companhia ao jesualdo no banco. Para além da completa incapacidade para defender, a falta de animo para atacar, forçar, entrar e rasgar a defesa russa, obrigou Anderson a correr por três, o que trouxe consequencias evidentes na sua performance na segunda parte.
Postiga, Lisandro e Alan, trouzeram ZERO. Não acrescentaram nada. Cheguei a pensar que nos 20min ainda iamos perder o jogo...

14/9/06 11:36 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Os defeitos que apontas (sem querer parecer premonitório), foram quase os mesmos de que falei no jogo com o EA... Só q o CSKA é um bocadinho melhor...

De qq forma tb não acho q seja motivo p alarme: esquema novo, treinador novo, adaptações e testes em execução. Se daqui a 1 mês continuarmos na mesma aí sim as preocupações terão bastante razão de ser.

Algumas notas:
O Tarik deve ter tido uma das últimas oportunidades. É amorfo, parece que nunca é nada com ele e ainda não começou o ramadão...

Eu punha os laterais e os extremos a treinar centros pelo menos 1 hora por dia!

Dado que a qualidade dos extremos é fraquinha e até o único bom se encontra numa forma muito deficitária, desde que abrandem as lesões na zona do meio-campo, priveligiava claramente o 4x4x2!

Dá gosto ver o Anderson e o Lucho. Por eles justifica-se o preço do bilhete!

14/9/06 11:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Treinar a concretizaão poderá não ter sido uma prioridade para o Jesualdo numa altura em que mudou o esquema táctico e em que a equipa está desfalcada em várias posições.
De qualquer maneira, recuperando as nossas ultimas discussões, ficou provado que o Bosingwa ainda não sabe cruzar e as alas não estão a funcionar. Porque não recuperar o Jorginho e apostar definitivamente no Lisandro? Isto se o treinador continuar a apostar no 4-3-3. Quaresma e tarik no banco!!
Mantinha a aposta no Adriano. Pode ter jogos maus, mas com maior probabilidade factura ele do que o Postiga.

14/9/06 12:04 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Nem com treinos de concretização.

Falta-nos classe nas alas (Tarik e Quaresma banais e muito malandros, se bem que vai aparecer alguém aqui a escrever que o Quaresma tem muita classe! lol) e bastante falta de classe no(s) ponta de lança(s).

Impressionante como o Adriano (já nem falo em marcar golos) não consegue acertar com a baliza!

Não vou perder muito tempo a comentar individualmente ontem, só quero deixar claro o que disse sobre os dois extremos e quero também mencionar que o Ezequias não tem absolutamente culpa nenhuma do fraco que é. Não foi ele que fez o plantel. Antes que apareçam aqui alguns carneiros com insultos. O rapaz ao menos correu e arriscou. Infelizmente fez tudo mal.

Venegoor soma e segue. 3 em 3 e o de ontem marcou-o sozinho e com o pé que não é o dele.
*suspiro*

Mas para a carneirada não precisamos de pontas de lança! Afinal temos 5: Adriano, Lisandro, Postiga, Bruno Moraes e Sokota.
Não é? Se temos 5 porque é que precisamos de mais um.

CARNEIROS! BURROS! ACÉFALOS!

Gentinha de mentalidades pobres de espirito, sem qualquer tipo de visão.

14/9/06 12:20 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Michael:
Acho que devias moderar a tua atitude nos comentários! Estamos aqui para discutir, argumentar e contra-argumentar. Nunca para insultar e intimidar! Cada um deve ter a liberdade para expôr os seus pensamentos e opiniões sem receio de ser insultado como tu o fizeste. Partir para o insulto, mesmo que contra alvos incertos não é prática nesta caixa de comentários.
Centremo-nos no foco da discussão, sem insultos mas também sem melindres desnecessários.
Gosto de te ter no Blog, acho que as tuas opiniões são francas e muitas delas com bastante oportunidade mas como disse no início procura moderar as tuas palavras. Obrigado!

14/9/06 12:32 da tarde  
Blogger DragãodeÁgueda said...

Do jogo de ontem uma pergunta me martelou constantemente o espírito? Que é feito do Vieirinha? Alguém sabe?

14/9/06 12:33 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Claramente para mim o problema de ontem foi a eficácia, meus caros... a eficácia!!!
EM 5 oportunidades na 1ª parte, resultado ZERO!!!
Assim não... assim não dá!!!
O actual Jardel com os seus 120 kgs nas pernas, nessas 5 oportunidades, metia duas lá dentro, claramente...
Eficácia meus caros..
Tarik deve ter tido a sua última chance... prometeu, mas já começa a chatear a sua atitude em campo...
Quaresma a precisar de repensar se quer ser jogador de futebol... ou voltar a ser um promissor malabarista.
Ezequias... estou como o Menphis... não foi ele que se contratou a si próprio e ponto final.
Alain... enervante.
Lucho e Anderson muitissimo bem na 1ª parte e parte da 2ª parte... depois, bem, estouro completo e acabou-se o Porto.
Jesualdo desta vez, quanto a mim... esteve mal... afunilou demasiado o jogo e a partir daí, restava esperar pelo fim do jogo e manter-se o 0-0... rais parta isto... rssss
Valha-nos que o Arsenal cumpriu a sua parte e não nos complicou ainda mais as contas...
A ver vamos se o copo de ontem ficou meio cheio ou meio vazio.
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

14/9/06 1:02 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,

Belo post.
Apenas me parece que o adversário foi, por si, sub-avaliado.
Mas quanto a nós:
A defesa, “defensivamente”, esteve razoavelmente bem (perante uma perigosa dupla brasileira). Na ajuda ao ataque, só tivemos, por vezes, um ala, o Zé. É pouco.
O meio campo, tirando o Tarik que “não apareceu em campo”, esteve, enquanto teve forças, muito bem (ver jogar a 8ª maravilha do mundo, de seu nome Anderson, é um privilégio !!!).
Mas o ataque foi muito perdulário. O Adriano (cuja qualidade não vou aqui repisar) não pode falhar tanto.
Agora, como diz um amigo meu, resta-nos, para conseguirmos o apuramento... “comer...Hamburger´s”...

Só que o que gostaria agora aqui de dizer é o seguinte – no futuro, pelos menos, nos chamados jogos grandes vaticino só um sistema – 4x4x2, com o quarteto maravilha – PAssunção/RM(Ibson)/Luxo/Anderson (com este último a deambular entre o meio campo e o ataque, sendo este formado pelo Adriano e o RQ/Lisandro/Postiga/Vieirinha).
Seremos então uma equipa temível !!!

P.s. – Meu caro, gabo-lhe a pedagogia e a paciência...

14/9/06 2:09 da tarde  
Blogger JRP said...

Fico satisfeito pelo silêncio em relação ao Bruno Alves. Lentamente vai ganhando confiança.
O problema esteve claramente nas alas. Tirando dois cruzamentos do quaresma, a produção foi nula.
E mais uma vez se prova a importância que Vieirinha poderá ter, assim como a necessidade desesperada de ensinar bosingwa a ganhar miolos e a cruzar, aproveitando a sua capacidade de subir bem no terreno.
O meio campo está de facto forte, mas longe de perfeito.
Com Lucho em forma e Anderson a gerir melhor o esforço, falta perceber quem será o trinco titular, ainda que eu gostasse de ver esta equipa em losango, com Ibson como quarto elemento.
E já o escrevi aqui, sem o querer tornar no meu ódio de estimação, o Adriano não presta! Antes o Postiga...
Nem o Tarik que é outro Sonkaya.
Méééééé!

14/9/06 3:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já na saida do estádio comentavam uns amigos, com quem vi o jogo, que o FCP ainda parecia algo perdido entre os modelos do CO e do Jesualdo.
Demasiadas bolas pelo ar para os avançados, o que com menos gente na frente não ajudava.
O Adriando não foi capaz de correr a construir jogo e esteve bem marcado. O turco, por inépcia ou por advinhar a substituição, não deu uma para a caixa.
Acho que a exibição do Paulo Assunção foi, face ao que tem feito, muito desastrada e muito pouco prática, longe de ser o "meu" MVP.
De facto, o Anderson e o Lucho valeram a ida ao estádio, é um previlégio ver aqueles meninos a jogar, aproveitemos enquanto jogam por nós.
O Bruno Alves fez, face oa seu nível, uma super exibição: que não se estrague!

14/9/06 4:12 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Face ao panorama actual isto só lá vai em "4x4x2 losango" com PA, RM/Ibs, Lucho e Anderson e Adriano + Lisandro (ficam o Postiga, o Quaresma e o Vieirinha para as sobras)...

14/9/06 5:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acosta:
de facto temos aqui diferenças saudáveis de opinião (pelo menos há um de nós que já pode dizer que não faz parte da carneirada). O lucho esteve alguns furos abaixo do habitual...
O Paulo Assunção deu consistência defensiva e cobertura aos centrais (ainda safou uns deslizes do Bruno Alves e do Pepe)!
Já agora, uma correcção (?): se te referes ao Tarik, ele não é turco e sim marroquino.

14/9/06 5:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se todos jogassem o que sabem, e podem, tinham ganho o jogo.

Quanto ao Tarik (sim, é mesmo dele que falava), obrigado pela correcção.

14/9/06 5:46 da tarde  
Blogger Toupeira said...

Aníbal, o teu título diz tudo! Porque foi mesmo isso que faltou...meter a bola lá dentro já que o FC Porto foi o clube que mais rematou à baliza adversária e no entanto não marcou nenhum golo. Já o Sporting fez dois remates, marcou um golo e venceu o jogo...é futebol.

PS - Acabei de postar no Portogal estas e outras Estatísticas da Liga dos Campeões.

14/9/06 8:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se o Ezequias parecia um juvenil a defender é por 2 razoes: apanhou o gajo mais activo do cska (o ala sérvio que agora nao me lembro do nome, o nr.17) e o menino á frente dele simplesmente nao passava do meio-campo pra tras sempre q era pra defender. A mim surpreendeu-me pela positiva, pq não comprometeu e subiu com confiança. De resto, Adriano não tem categoria (no máximo é avançado razoavel para o campeonato); Assunção pra mim tb foi o melhor (90 mins. sempre ao mesmo nivel, sem quebrar), Lucho tal como desde que chegou parece que se arrasta (espero um dia poder ve-lo a 100% ainda no FCP) e não temos alas de qualidade minima (tirando talvez o Vieirinha - vamos ver o que dá) e por isso acho que é uma questão de tempo até começarmos a jogar no famoso 4-4-2 "á mourinho" (com Lisandro e B.Moraes de preferencia).

14/9/06 11:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu ñ percebo esta moda agora de dizer mal do adriano, tudo bem q ele ñ é 1 craque, mas sejamos sinceros é o melhor e já agora o unico PL que temos!!!
sim porque os outros sao avançados!!

a mim tambem me custou ve-lo a falhar todas aquelas oportunidades, m ele corre esforça-se, aparece na zona d finalizaçao, ele dá tudo o q tem, e quem dá o q tem....

foi 1 jogador q nunca pensei que pude-se ter tanto rendimento numa equipa como o porto, agora q ele ñ é eficaz, principalmente em jogos deste nivel, ñ é, m temos melhor? ñ, e se ñ temos a culpa ñ é dele!!!

uma coisa é certa, ñ trocava o adriano por nenhum outro avançado do plantel, embora goste muito do lisandro, ñ o acho 1 ponta de lança, mas sim 1 avançado que precisa de jogar ñum sistema de 2 avançados, sozinho ñ me parece....
quanto aos outros é melhor nem falar....

15/9/06 2:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem dito Vlk. Concordo plenamente com a tua análise ao Adriano. Ele lá vai facturando! Parece-me no entanto que podia ser um pouco mais eficaz num sistema 4-4-2, preferencialmente com o Lisandro atrás. O Adriano não consegue segurar bolas ou vir buscar jogo, pelo que teria de ter alguém ao lado dele para ajudar ás desmarcações e jogar ao primeiro toque.

15/9/06 9:10 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

VLK e ricardo.

Que mais provas precisam vocês para entender que o Adriano é um bom jogador para estar no plantel mas não é um ponta de lança matador?

Ele em 3 ou 4 claras não consegiu se quer acertar na baliza. Onde é que está o positivo disso?

DE que me interessa que ele seja profissional, corra e dê porrada 90 minutos de jogo e chegue ao fim com 0 golos?

Contra o CSKA com um ponta de lança a sério (de classe), o FCP tinha ganho uns 3-0, já que ofensivamente, apesar de dois alas fracos, esteve bem e defensivamente também.

Não critico a atitude do Adriano, toda ela de louvar - tivessem a mesma atitude Tarik e Quaresma. Não critico a presença dele no plantel. Critico a ausencia de alguém de garantias a ponta de lança. E isso é INDISCUTIVEL.


Já agora... Ainda ninguém se lembrou de cascar no jesualdo? Afinal o FCP criou imensas oportunidades de golo, mas não ganhou. Tal e qual como ano passado em vários jogos.

:)

15/9/06 2:32 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Ainda está em estado de graça! Mais uns empates em casa... e tudo volta ao normal! :D

15/9/06 2:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

m knight, e o q é q eu disse!!!
ñ temos melhor que o adriano, logo tem d ser a ele a jogar! tao simples como isto! quanto ao facto dele ñ marcar , ñ é bem assim, porque nos ultimos 6 meses tem sido o nosso maior goleador!!

quanto ao facto de que deviaria-mos ter algum melhor, pra PL, isso foi o que eu disse tb!!
agora dizer mal dele é q ñ, ele dá o maximo, e tb ñ rende assim tao pouco pra se tar a massacrar o homem, tivessem todos a vontade dele em campo! tinha-mos equipa pros gastos..

quanto ao jesualdo, o homem ta cá á 1 mes, chegou e deparou-se com 1 equipa rotinada num sistema maluco, ta a mudar esse sistema, com 1 plantel que ñ foi contruido por ele, e ja queres crucificar o homem!!!
da-lhe pelo menos tempo, ñ!!!

15/9/06 4:30 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

EM relação à equipa médica... e sem querer culpar ninguém, já que não tenho informações seguras do que vou dizer, diz-se por aí que a pré-época de Adriaanse estava a rebentar com os jogadores todos!
Se é verdade ou não... não sei, mas que o número de lesões começa a ser preocupante, não há dúvida.

Em relação ao Jesualdo, ainda é muito cedo para grandes dissertações!

15/9/06 6:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, a questão da pré-época é de facto relevante. Não é normal uma jogador como o Pedro Emanuel ter uma lesão daquelas num mero salto de aquecimento... aquilo já devia estar bem esticadinho até ao limite. O Sokota é um caso á parte (e vamos ver se o bruno Moraes tb não o é), uma vez que toda a gente diz que aquilo já não tem remédio? Lembram-se da lesão do Van Basten?

15/9/06 6:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adoro este blog, admiro o Aníbal, mas acho vergonhoso que já se comece a falar em responsabilidades do Jesualdo, tendo o homem feito apenas 3 jogos e com apenas 3 semanas de trabalho. Só por completo desconhecimento do que é o futebol, o treino, um modelo de jogo, automatismos. Voces querem é q o Porto ganhe, não importando que não haja um projecto c cabeça tronco e membros. Parece-me q pla 1ª vez depois de ganharmos a Champions q se ta a construir algo. Contratou-se um treinador competente, está-se claramente a criar uma preocupação c a formação do clube, criando-se inclusive um modelo de jo que seja p todas as equipas igual. Pois digo-vos que mesmo q o Porto c Jesualdo ficasse em 3º, comigo continuava p o ano. Quanto às insinuações à equipa médica, são igualmente vergonhosas e demontrativas de total desconhecimento. As lesões que têm acontecido (Ibson, Pedro Emanuel, Sokota, Moraes, J Paulo) são lesões que não ha maneiras de evitar, ou ate prevenir. Seria preocupante era se as lesões fossem do foro muscular, como ruturas, por exemplo. Isso sim seria um sinal de má preparação. Por ultimo seria bom lembrar a quem vem para aqui insultar que era bem melhor que se fizessem sócios, comprassem lugar anual para assim ajudarem o clube de verdade. Ninguém sabe tudo Michael, mas tu chegas aqui e parece q o que dizes tem de ser aceite como verdades absolutas. Também concordo q Adriano ñ tem nível europeu, mas como o Zirtaev tenho muita fé em Moraes. Apoiem a equipa e ñ comecem a criar instabilidade a Jesualdo.

15/9/06 8:19 da tarde  
Blogger JRP said...

Não me parece estado de graça, Aníbal.
É, como diz o Daniel Pinto, o período de adaptação do treinador ao clube e do clube ao treinador. Ninguém maltrata o treinador porque o que ele fez foi quase tudo o que poderia fazer dadas as limitações e muito próximo do que a maioria dos adeptos faria. Podemos ter inúmeras sugestões para alterações durante o jogo, mas julgo que todos convirão que as opções de Jesualdo não foram polémicas nem revelaram medo ou coragem louca. Foram opções que faziam sentido, ainda que pudessem ter sido outras, como poderão sempre.
Quero sublinhar que não sou fã do tipo. Tenho em mim o preconceito clubístico e o receio que não tenha arcaboiço para o clube. Mas para já não tem desagradado, ainda que a saída do P. Assunção da equipa me tenha perturbado um pouco.
Agora, não comparem o que foi feito nestas 3 semanas com aquilo que outros fizeram no passado como os empates caseiros com Braga e Glasgow Rangers no ano transacto por erros crassos do treinador que recua a equipa para defender o resultadinho.
Ah! E não me resigno a ter o Adriano como única solução. Experimente-se o Lisandro no seu lugar a titular ou uma dupla Postiga (esq.)/Lisandro (dir.) com entrada dos médios ofensivos na área sempre que um descai para os flancos, com 4-4-2 losango.
Espero estar enganado, mas o Adriano não tem mesmo nível para o Porto.
MÉÉÉÉÉÉÉÉ

16/9/06 2:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home