segunda-feira, setembro 11, 2006

Mais do que justa!

Image hosted by Photobucket.com0-3Image hosted by Photobucket.com

Rui Duarte(pb), Raul Meireles, Lucho

No regresso ao 4x3x3 e posteriormente ao 4x4x2, o FêCêPê averbou uma vitória larga numa exibição segura mas que esteve longe de ser brilhante.
Jesualdo, apostou em Bruno Alves para ser o parceiro de Pepe no eixo da defesa, surpreendendo pela chamada de Raul Meireles à equipa em detrimento de Paulo Assunção e da colocação de Lisandro como extremo, dadas as ausências de Quaresma e Vieirinha. Ou muito enganado, ou Alan não caiu nas boas graças do treinador.
O F.C.Porto dominou o jogo por inteiro, criou algumas oportunidades mas sempre numa toada morna e calculista, como que sabendo que mais cedo ou mais tarde o golo iria acontecer. As arrancadas de Anderson, as movimentações de Lucho e as subidas de Bosingwa eram os movimentos ofensivos que criavam mais problemas ao Estrela e era daí que as situações perigosas aconteciam.
Na segunda-parte, Jesualdo trocou Lisandro por Postiga e o Porto apareceu mais desperto. Depois de alguma situações perigosas, o golo apareceu num auto-golo de Rui Duarte, o homem que tudo fez para ser expulso num Estoril-Benfica bem famoso. A Porto passou então a controlar a posse de bola e teve mais espaço para jogar no meio-campo adversário. Raul Meireles e Lucho ainda aumentaram a vantagem. O golo do Português foi fantástico. Um portento!

Melhor em Campo - Lucho: O Argentino já está mais próximo do seu rendimento habitual. A forma como ele mexeu com o meio-campo foi estupenda. Abriu espaços com os seus passes teleguiados mas também com as suas constantes movimentações. Para além disso, chegou à zona de finalização com uma grande facilidade, acabando por fazer o terceiro golo do jogo.

Arbitragem - Elmano Santos: Exibição tranquila e competente, sendo traído apenas pelos seus auxiliares que em 4 ocasiões travaram, incorrectamente, situações de golo iminente do Porto por alegada posição irregular dos avançados portistas. Jogo sem casos polémicos!

Directório de Imagens Actualizado

21 Comments:

Blogger Jorge Mota said...

Muito bem Postiga.
Bomba do Raúl Meireles quase deitava a luz abaixo.
Lucho ao seu melhor nível.
Jesualdo muito inteligente na leitura de jogo.
Estou a gostar.

Um abraço.
Zirtaev

PS:Portistas de Bancada está de volta depois das férias.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

11/9/06 11:04 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

De regresso de férias, infelizmente não me pude deslocar à Luz, mas segui atentamente pela TV.

Destaco que ganhámos apenas com meia equipa (Pepe, Cech, Meireles, Anderson e Lucho). Os outros andaram a meio gás ou a marcar passo...

Com este meio-campo é um crime não arranjar homens para o ataque que sejam práticos e aproveitem aquela máquina infernal.

Ontem o Tarik andou desaparecido, o Adriano desastrado, o Postiga com vontade mas trapalhão e para mim apesar de tudo o melhor estava a ser o Lisandro mas saiu (inexplicavelmente?) ao intervalo...

Para mim o melhor jogador que temos no ataque continua a ser o Lisandro pelo que é um "crime" não o aproveitar.

Em 4x3x3 era RM-Anders-Lucho e RQ-Adriano-Lisandro ou RQ-Lisandro-Vieirinha.

Em 4x4x2 era PA(RM)-RM(Ibson)-Anders-Lucho e Adriano(RQ)-Lisandro.

O que mais me chamou à atenção ontem no desenvolvimento atacante (já q o defens não foi posto à prova) é que temos 3 unidades no meio-campo que jogam ao primeiro toque e/ou em progressão e 3 unidades no ataque que mastigam muito o jogo e são pouco objectivos. É isto que tem de mudar para a máquina se tornar imparável!

11/9/06 11:23 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Pedro... não desgostei do Tarik! Trabalhou bastante, teve alguns lances de desequilibrio e esteve menos estático do que o costume. Na minha opinião, o Lisandro não esteve muito bem, mas a posição dele não é aquela.

O Adriano não esteve muito bem, o seu domínio de bola é fraquíssimo e perdeu muitas por causa disso. E voltei a não gostar de Marek Cech. Excelente no desenvolvimento ofensivo mas muito fraco a defender e na cobertura do seu lado. Continuamos com as nossas divergências de opinião, mas penso que salientares o Ceh e deixares o Bosingwa de fora, não é justo. O Bosingwa defendeu com segurança e atacou muito mais que o Cech.
Quem me dera que o Porto tivesse outro Bosingwa do lado esquerdo!
E o que é que o Pepe fez que o Bruno Alves não tivesse feito?
Desculpa estar a implicar ctg Pedro... mas acho demasiado redutor dizer que só meia equipa jogou! Na defesa... só não gostei do Cech. No meio campo, todos estiveram bem mas o Meireles só conseguiu aparecer qg teve mais espaço. No ataque, as coisas não funcionaram tão bem mas foram criadas situações de golo e de perigo. o que é um bom sinal.

Abraço,
Aníbal

11/9/06 12:07 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Não é implic são formas diferent d ver o jogo é normal.

Atenção que eu gostei de ver o FCP jogar, o que disse foi q s estivess todos a um nível mais equivalente tinham sido meia dúzia... O Estrela foi um opositor fraquinho.

Quanto aos pontos que tocas:

Bosingwa: esteve razoável mas apesar da velocidade e da disponibilidade física é pouco objectivo. Não é objectivo a cruzar nem a passar. Falta-lhe "inteligência" a jogar...

Bruno Alves: Esteve bem a cortar de cabeça 2 ou 3 bolas, mas não foi minimamente testado. Não sabe sair a jogar com a bola nos pés e só passa para o lado. Vale mais um Pepe sozinho do que jogarem os 2...

Cech: Tem feito um inicio d época muito fraco, mas ontem acho que esteve bem melhor o que poderá significar que este sistema o beneficia mais. Não acho que tenha estado mal a defender pq simplesmente não teve q o fazer. A atacar esteve bem. Ganha para mim ao Bosingwa em objectividade.

No ataque estamos de acordo e no meio-campo como só há coisas boas a dizer nunca poderíamos estar em desacordo (lol).

Abraço

11/9/06 12:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedro Reis,
discordo da tua apreciação em relação ao Cech. Contudo,sublinho bem carregado, que um meio campo destes merece um ataque mais eficaz e mais practico, tal como tu defendes.
Continuo sem perceber o poruqe de não apostar em lisandro num 4-4-2. Encosta-lo numa ala é claramente queima-lo. Gostei da exibição, boa leitura do jesualdo na mudança do 4-3-3 para o 4-4-2, mas não nos deixemo iludir : O Estrela não é fraco...e muito fraquinho

11/9/06 12:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A verdade é que ontem a defesa também não foi posta á prova. Individualizando, acho o Cech muito mais regular que o Bosingwa... ou pelo menos os erros que o eslovaco comete não são tão fatais como os do português. Mas ontem o Bosingwa não comprometeu... será ja a pressão da concorrência pelo seu lugar a funcionar?

11/9/06 12:27 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Depois de uma 1ª parte sofrivel, apanhamos uma boa 2ª parte já de muito bom nível, mas tb não nos esqueçamos que o Estrela, pouco mais podia fazer que adiar o inadiável... chapa 3 e mai nada!
Postiga surpreendeu-me... positivamente.
Anderson a crescer... a crescer.
Lucho a voltar ao nível que nos habituou.
Raúl Meireles com o momento da noite... o nosso melhor rematador de longa distância.
Venha o próximo... que 6 pts já cá cantam!
aKeLe ABrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

11/9/06 1:24 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Ricardo: Eu acho que, em relação ao Zé, não é o factor concorrencia! E continuo a achar muito redutor, dizer-se da exibição de Bosingwa: "Não comprometeu!" O Bosingwa, correu o lado direito todo com uma dinâmica incrível durante os 90 minutos. Não perdeu eficácia defensiva e ajudou e de que maneira a desequilibrar o lado dele.

Para o Bosingwa, a passagem para o 4x3x3 ou 4x4x2... é excelente! Tem muito maior liberdade para subir!

11/9/06 2:34 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Oh Anibal,

Mas de que serve ele ter liberdade para subir se depois não faz nada de jeito com a bola? Não faz passes letais nem sabe centrar...
Ok, marca um golo quando o rei faz anos.

11/9/06 2:42 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Pedro: Num sistema de 4x3x3, o grande objectivo do lateral não é fazer assistências para golo! Se as conseguir melhor ainda... mas isso vê-se muito pouco, mesmo em defesas de classe mundial.
O grande objectivo é conduzir a bola até determinado local e depois provocar situações de desequilibrio que permitam ao extremo ter mais liberdade para ir à linha ou para fazer jogo interior. Estamos a falar do posição de defesa-direito e não na de extremo-direito. Querer que o Bosingwa faça as duas ao mesmo tempo não é lógico! Por qual lado o Porto encarreirou a quase totalidade dos lances ofensivos? E porque é que terá sido?

Desculpa, mas tu sabes que eu gosto do Zé e ler o que tu escreveste sobre o Cech no jogo de ontem, quando na minha opinião o Cech fez um jogo fraquinho... acusei o golpe em nome do Zé. O Bosingwa fez um jogo muito superior ao Cech, mas muito superior! Em primeiro lugar, a um defesa-laterla exige-se que seja eficaz a defender... e mesmo com um adversário entre o fraco e fraquíssimo, o Cech andou aos bolegos.

11/9/06 2:56 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Acho que existem jogadores do Porto que por melhor que joguem, ninguém os distingue... quando fazem um jogo mais fraco cai-lhes tudo em cima. Outros há que podem jogar bosta atrás de bosta jogos seguidos e ninguém diz nada... fazem um grande jogo e são os maiores do mundo.

Jogadores no primeiro lote: Alan, Bosingwa, Bruno Alves e Jorginho!

Jogador no segundo lote: Quaresma!

11/9/06 3:03 da tarde  
Blogger lucho said...

Acho q este Porto de Jesualdo vai brilhar intensamente... Um 4-3-3 e com um meio campo com mts soluções...nas alas gosto mais de vieirinha q lisandro mas o argentino pode fazer o lugar de adriano...LUCHO o melhor em campo e Anderson a brilhar como sempre...

11/9/06 3:07 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,

Pela enésima vez - O Zé é o melhor defesa direito a jogar em Portugal e ...é para melhorar !!

O Bruno Alves não comprometeu. Não lhe peço mais.
Que assim continue, já a começar na 4ª feira, onde, aí sim, vamos ter um jogo a sério (com o PAssunção a titular, como se impõe !!!).

11/9/06 4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anibal,
apesar de não ser fã do Bosingwa, também não o quero incluir no lote do Bruno Alves. Se há jogador que o ano passado mereceu ficar no lote dos "jogadores para saco de pancada" dos adeptos, o Bruno Alves é um deles... Como diz o situacionista, desde que não comprometa já fico satisfeito!!

11/9/06 5:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há coisas que não passam a ser verdade só por que se repetem: o Zé não é um bom defesa direito, ainda que possa ter bons jogos.
Não é esse o seu lugar.
Se ainda assim é o melhor que temos em Portugal... ainda bem que está no FCP.

11/9/06 6:01 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Em 1ºlugar, independentemente da opinião que tenho do Bosingwa e do Cech, ontem acho que o Cech esteve melhor (como tb acho que ele esteve muito fraquinho na pré-época apesar dos 2 golos).

Criar desequilibrios é muito vago, o que eu não concebo é que um lateral (defesa ou extremo) não seja eficaz a centrar porque tem de o fazer em muitas das suas acções no jogo, nem que um jogador (em qualquer posição) não seja inteligente a jogar.

Quanto aos teus lotes no 1º distingo o BA e o Alan (q para mim pura e simplesmente não têm lugar no FCP) do Bosingwa e do Jorginho (que têm lugar, embora dificilmente como 1ªopção pq têm aspectos importantes em que melhorar).
Quanto ao Quaresma eu critico-o quando merece (e tenho-o feito em relação a este sofrível início de temporada), mas para mim a sua qualidade não é comparável com a dos outros 4, como é óbvio, pelo que acredito sempre mais no sucesso dele.

Situacionista, ao B.Alves (ou a qq outro jogador do FCP) não basta pedir que não comprometa contra adversários quase inexistentes!!!

11/9/06 6:08 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Pedro,

Em relação ao BA, por um lado, relembro-lhe que estou a cumprir uma promessa (de não falar mal dele) e, por outro lado, gostava de lhe dizer que tenho o seguinte entendimento - a quem dá tudo o que tem, não se pode pedir mais...

11/9/06 6:33 da tarde  
Blogger Paulo Alves said...

Como o Co gostava mas não sabia: Com muitos golos MARCADOS!

12/9/06 1:30 da manhã  
Blogger JRP said...

O que me perturba no Bosingwa é a sua mudança de atitude antes e depois de o Porto estar em vantagem. Isso acontece em todos os jogos. Antes de estar em vantagem, é expedito nos cruzamentos, rápido na colocação de bola em campo nos lançamentos e joga para a frente. Mal o Porto se coloca em vantagem, objectividade nula, não faz um cruzamento decente e demora eternidades nos lançamentos laterais, empurrando a equipa para um certo laxismo e quebrando ritmo ao jogo.
Não concordo quando o Aníbal diz que o objectivo do lateral não é fazer assistências para golo. É claro que é. Tem para aí uns dois grandes objectivos: defender bem e atacar bem. Fazer assitências para golo aplica-se no segundo caso. Ainda para mais quando o Bosingwa é rápido e aparece com frequência na extrema direita com condições ideais para centrar. Há que aproveitar.
De resto, nada de embandeirar arco. Foi uma vitória contra uma equipa fracota, num terreno de jogo em condições, com muitos momentos em que não fomos clarividentes e em que acabamos por marcar num auto golo...
Fico feliz pelo silencio em torno do Bruno Alves e espero que o futuro me dê razão: com um pouco de tranquilidade teremos ali um central de qualidade europeia, ainda que para muitos isto pareça uma blasfémia.
Estranho também a passividade da maioria pela presença do Paulo Assunção no banco e pela exibição vergonhosa do Adriano. Não fez nada de jeito a não ser o passe para o Anderson no lance do último golo. Esse é que não tem nível para o Porto...

12/9/06 2:15 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Caro Situacionista,

Não sabia da promessa.
De qq forma não é o BA q eu critico (a não ser por exemplo no caso da cabeçada ao Nuno Gomes o ano passado), mas quem lhe dá a possibilidade de jogar no FCP!

De qualidade europeia é mesmo blasfémia, a não ser que a Europa se confine ao Azerbeijão, São Marino e outros que tais...

12/9/06 10:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Pedro. De qualquer forma, deposito mais esperanças no João Paulo. As noticias são de que a sua recuperação está a ser espectacular... esperemos que não se transforme num caso igual ao Bruno Moraes e Sokota!!

12/9/06 11:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home