terça-feira, julho 10, 2007

Que venham novos Heróis!

Julho de 2005... algures num Blog portista: “Sou dos que pensam que o Pepe não vale a ponta de um corno(...)”


Julho de 2007: Pepe vai ser jogador do Real Madrid por 30 Milhões de Euros.


Depois de Anderson, agora é Pepe a deixar o F.C.Porto e a rumar a outras paragens. Em termos financeiros, o negócio é fabuloso… é o segundo defesa-central que vendemos por 30 milhões de euros. Em termos desportivos, é impossível substituir Pepe… como já era impossível substituir Anderson. Mesmo sem termos sido Campeões Europeus, já fizemos 62,5 milhões de euros em transferências e ainda faltam Lucho e Quaresma, que poderão render mais 30 a 35 milhões.

É aqui que é preciso reflectir! Custa-me imenso ver sair Pepe, se calhar mais do que Lucho e Quaresma… mas se o objectivo é solidificar o clube financeiramente, eu compreendo, aceito e apoio a política adoptada. O investimento na época pós-Gelsenkirchen, que tantas críticas levantou parece bem sucedido: Em Diego e Fabiano, duas apostas falhadas, conseguiu-se o retorno do valor investido. Quaresma, está neste momento avaliado em 20 milhões de euros, talvez mais; Lucho, pode sair por um valor 3 vezes superior ao que o F.C.Porto investiu nele; Pepe saiu por 30 Milhões; Conseguimos 2 títulos nacionais em 3 possíveis… é verdade que temos falhado na Champions mas isso é inevitável perante a constante venda de jogadores. Estão preparados para voltar a ver construir uma equipa? Estão preparados para voltar a ver crescer novos heróis?

66 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é com imensa pena que vejo partir mais um grande jogador, mas concordo contigo quando dizes se é pra solidificar o clube a nivel financeiro tem o meu total apoio. agora pergunto-me quem ira substituir pepe nao é facil arranjar um substituto com caracteristicas semelhantes ás do pepe. eu gostava de ver um jogador das camadas jovens a poder vir fazer esse lugar pelo menos a integrar a equipa principal mas nao sei que jogador. fico á espera de um reforço com qualidade para o centro da defesa.

10/7/07 11:59 da manhã  
Blogger Luís said...

"Estão preparados para voltar a ver construir uma equipa? Estão preparados para voltar a ver crescer novos heróis?"

Temos alguma alternativa, Anibal??

Nops... logo só me resta sentar o traseiro no meu "Dragon Seat" e esperar...

Aco que o valor da transferência e fabuloso... não me custou como o Anderson... esse sim TINHA DE FICAR :)

VIVA O FCP!

10/7/07 12:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal, estou a gostar do teu espírito. Assim é que é! Bola para a frente! Sou sincero, o Pepe era dos meus jogadores preferidos, mas não fiquei triste com a venda, porque de facto é um grande negócio. E ainda vem mais 1,5M do Anderson, porque ao que parece, o Porto não vai exercer a opção de receber nenhum jogador do Manchester. Este ano estou surpreendido com a capacidade que este clube tem de fazer mais valias em jogadores. Desde o Anderson e Pepe que são valores irrecusáveis, até ao R.Costa e H.Almeida (que pelo que valem são tão bons ou melhores negócios ainda). O que os outros não se devem roer de inveja! Uns metem uns barretes de longe a longe. Outros, andam há anos a tentar vender os seus e ninguém lhes pega.
O título do teu post é perfeito porque resume toda uma história do FCP. Se pensarmos em todos os jogadores que já saíram, alguns bem mais importantes que o Pepe e verificarmos que o FC Porto continua a ganhar títulos, podemos ficar descansados (Conceição, Domingos, Couto, Zahovic, Emerson, Jardel, Deco, R.Carvalho, Maniche) todos eles se revelaram bem substituidos.
Que este exemplo sirva de lição para apoiarmos mais os nossos jogadores quando eles chegam! Vejam o caso do Bruno alves. Que seja o mote para este ano, apoiarmos todos os novos que chegaram, inclusivé alguns que já cá estavam e que podem jogar mais este ano - Renteria e J.Paulo.
Só um alerta: Neste momento temos apenas 3 centrais no plantel. Por muito bons que eles sejam, precisamos de mais um para emparelhar com Bruno Alves, que seja rápido, técnico e inteligente nas dobras. E ter de se afirmar já. Manuel da Costa embora me agrade, não me parece que seja o caso. Não me consigo lembrar de ninguém. Mas se pudesse decidir, ia buscar um grande central de renome. Valia o investimento e colmatava a saída do Pepe.
Que venham os novos heróis!

10/7/07 12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a vida de um Clube como o nosso tem de ser esta, fazer jogadores para vender, e fazer jogadores é dar-lhes a fibra dos campeões...

não podemos ter um armário para guardar os meninos, tá maduro vende-se...

parece cruel mas é o melhor para todos...

10/7/07 12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os bons negócios de Pinto da Costa



















67,5 milhões de euros diz-lhe alguma coisa? É a verba que entra nos cofres do FC Porto com as quatro saídas já confirmadas (Anderson, Hugo Almeida, Ricardo Costa e Pepe). Em Portugal mais nenhum clube tem a capacidade de gerar receitas desta ordem.

O Sporting lá vai conseguindo intrometer-se com os bons resultados da formação mas já no Benfica é preciso recuar muito para encontrar alguma coisa desta dimensão e para um clube que quer ganhar estatuto internacional também é essencial ser (bom) vendedor.

Qual foi o melhor negócio encarnado nos últimos tempos? Ricardo Rocha? Não foi mau, embora estejamos a falar de encaixes de outra ordem.

Por muito que não se goste do estilo Pinto da Costa, é inegável que o presidente do FC Porto tem méritos reconhecidos a poucos: vende como quer e pelo preço que lhe convém. Não são muitos os exemplos de maus negócios. O que estará a esta altura a dizer o Sporting, que por causa de não ter alcançado um acordo com o Marítimo, não contratou um central que rende agora 30 milhões?

O FC Porto não lidera as vendas apenas a nível nacional. Reina até na Europa. Exceptuando Fernando Torres (do Atlético Madrid para o Liverpool por 36 milhões), os dragões colocam-se logo a seguir com dois jogadores vendidos por 30 milhões (Anderson, Manchester United) e Pepe (Real Madrid). São dois excelentes negócios. Nem vale a pena irmos por outras explicações tão grande é a evidência.

10/7/07 12:39 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Foi uma grande venda e ponto final. Sem ses!

É importante percebermos que ter 4 jogadores que valem cerca de 100 milhões e que custaram uma fracção mínima desse valor há 2/3 anos é absolutamente extraodinário. Para mais quando, salvo pequenas excepções, estes jogadores se valorizaram unicamente a jogar no FCP no campeonato português e em meia dúzia de jogos na Champions.

Não tem comparação com 2004, em que os jogadores além de terem ganho localmente, ganharam a UEFA e a Champions e estiveram na final do campeonato da Europa de selecções.

Em termos desportivos não é impossível substituir o Pepe. Assim como não foi substituir o Ricardo Carvalho. Assim como não foi substituir o Jorge Andrade. Provavelmente não é de um dia para o outro, assim como o Pepe demorou o seu tempo a estabilizar a performance.

Pelo pouco que vi e se fosse possível (mesmo por valores na ordem dos 8 milhões), contratava o Manuel da Costa.

Tirando este não estou a ver ninguém assim de caras, mas acredito que "os há".

10/7/07 12:44 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Não podemos ir buscar jogadores por 8 milhões!!!!

É preciso fazer bons negócios por muito menos dinheiro... e trabalhá-los. Claro que não podemos esperar que eles dêm resultados logo na primeira época. É preciso ter paciência. Como fica demonstrado através da frase do início do Post retirada de um blog portista, após a primeira época, Pepe era ostracizado e criticado... a sua dispensa era exigida por muitos.

10/7/07 12:50 da tarde  
Blogger MiguelMor said...

Concordo com o que tem sido dito aqui no blog. Vender o Pepe por este preço é excelentee demonstra, mais uma vez, como Pinto da Costa continua a ter olho para o negócio. Ao contrário do Anderson, era uma oportunidade irrecusável para abatermos ainda mais o nosso passivo e aproveitar algum desse dinheiro para adquirir um bom central para o futuro. Este ano já facturámos cerca de 70 milhões de euros e nem ganhámos títulos internacionais! Se a isto juntarmos o facto de nem termos gasto um décimo desse valor em contrataçõs, penso que há razões para estarmos optimistas!
Pessoal, não somos ingleses, nem italianos, nem espanhóis. Somos e seremos sempre um clube vendedor e não um clube comprador. É a vida! Mas desta forma já construímos um palmarés invejável!

Grande abraço

www.dragaoalfacinha.blogspot.com

10/7/07 1:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se querem um central perfeito para substituir o pepe vão buscar o Manuel da Costa!
Nos sub-21, foi para mim o melhor jogador!
Tem a classe de Ricardo Carvalho, a técnica de Pepe... Se pudesse vir por 8 milhoes era uma pechincha na minha opinião!

10/7/07 1:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande Presidente, grande gestor, grande capacidade de renovação.
Pelos valores não me custa nada ver partir esses 2 grandes atletas Pepe e Anderson.
Lastimo isso sim a partida de Ibson, mas como Pinto da Costa percebe mais de futebol que os treinadores da 1ª Liga todos juntos, acredito que ainda vamos ter grandes alegrias com esse atleta.
E o fiscalista, esposa e os seus patrões a roerem-se de raiva hi..hi...hi..hi.. dá quase tanto gozo como ganhar campeonatos.

10/7/07 2:25 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Aníbal,
Não sei se não podemos dar 8 milhões pelo Manuel da Costa...
Se ontem nos dissessem que o PSV oferecia 22M + Manuel da Costa pelo passe do Pepe não aceitaríamos?
Vamos ver...

10/7/07 3:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Herois??? os herois não se servem do Meu clube como trampolim! Os meus heróis eram o Jorge Costa, O André, o Paulinho Santos, o João Pinto!! Para quando a obrigação de se jogar com 6 ou 8 jogadores formados no clube??? já tá a demorar muito! Por mim podem vender o Lucho, o Helton e o Quaresma...e até o estádio...não renovei o lugar e agora nem as quotas vou pagar. Cambada de xulos a gozar com a nossa cara!

10/7/07 3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó miguel87 tens de deixar de ser romantico, acordar e ver o mundo q te rodeia

10/7/07 3:34 da tarde  
Blogger SGTZ said...

Chato vai ser quando fugir com o dinheiro das transferências para o Brasil.

Tenham fé, pode ser que ainda compre dois gajos ao Paços de Ferreira e três ao Nacional (parece que deve uns favores ao presidente) antes de fugir. Tenham fé, pode ser que a Maria José Morgado o prenda antes de ele fugir. Vão parar à segunda, mas ao menos têm dinheiro para comprar jogadores ...

10/7/07 3:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que o balanço pós Gelsenkirchen não é tão bem sucedido como isso. Apesar das recentes boas vendas de jogadores adquiridos após termos sido campeões europeus não nos podemos esquecer de alguns (muitos) flops como são os casos do Leandro do Cruzeiro, Leandro do Bonfim, Pitbull, Léo Lima, Ezequias, Diogo Valente, Sonkaya, Luís Fabiano, Areias, Lucas Mareque, Renteria(??), etc, etc, etc. O problema não é só o valor dos jogadores como os pesados ordenados que os jogadores vêm auferir. Não nos podemos esquecer que o FCP tem uma estrutura salarial muito pesada (cerca de 63 jogadores estão vinculados contratualmente ao FCP) o que é um exagero. Para além de todos estes jogadores temos ainda os jogadores dos escalões jovens que estão emprestados e em quem o clube provavelmente nunca vai apostar. O amor a este clube não nos pode tornar cegos a determinadas coisas que lá dentro acontecem...

10/7/07 3:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto à questão da substituição de Pepe,penso que temos no plantel a solução.Chama-se João Paulo.Tem característica muito semelhantes a Pepe.Excelente sentido posicional,bom jogo de cabeça, forte fisicamente,sai bem a jogar e é muito perigoso nos lances de bola parada.Há pouco mais de 2 anos muitos assobiavam Pepe e B.Alves defendendo a sua dispensa.Vejam no que eles se transformaram.Das poucas vezes que jogou J.Paulo mostrou todas as suas potencialidades.Acho que se deve apostar nele e procurar um outro defesa para suprir a vaga de R.Costa.Temos vários internacionais nas várias seleções:N.Coelho,J.Pedro,Steven,Bura.Talvez aí possa estar a solução.

10/7/07 3:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o SGTZ deve ser "rosinha"...

como lhes custa q o Pinto da Costa goste de gajas novas...

10/7/07 3:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Onde está seleções deve ler-se selecções.

10/7/07 3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ó amorim, adormecido andei eu estes 3 ou 4 anos pós Mourinho a dar-lhes do meu dinheiro enquanto eles se usam do Meu Clube pra encher os bolsos! Acordem voces...antes do prazo pra renovação dos lugares dizia o PC que não ia sair mais nenhum jogador importante, agora que conseguiram impingir os 'seats' (ao que parece 20% de não renovações é para eles um sucesso!) é que vamos ver quem são os tais jogadores 'inegociáveis! é como diz o Xavier Santos 'O amor a este clube não nos pode tornar cegos a determinadas coisas que lá dentro acontecem...'

10/7/07 4:10 da tarde  
Blogger Cavalinho Branco™®© said...

Vamos ser reais...
É um grande negócio para o FêCêPê...
Depois da saída do RCarvalho tb se julgava ser dificil encontrar um bom central...
Eu sou daqueles que também não acreditava no Pepe e acabou por render 30 milhões!

10/7/07 4:49 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Miguel87:

Se bem te lembras... na entrevista Pinto da Costa, refere que só se aparecesse uma proposta louca para o clube e para os jogadores é que abriria mão dos imprescindíveis.

Se 30 Milhões de Euros por Pepe não é uma proposta louca... é demente! É o Real Madrid a pensar que não há melhor central que o Pepe no mercado... e não anda longe da verdade.

10/7/07 4:52 da tarde  
Blogger Cavalinho Branco™®© said...

E falanfo no Quaresma, quantas vezes não vimos o Quaresma a ser criticado no nosso estádio?
Quantas vezes a vir embora no Metro depois de um jogo no Dragão, quantas vezes não se insultou o Quaresma?
Acho que tb está na hora de o deixar saír!!!
Eu como adepto do FCP, custa*me dizer isto, mas é a verdade!

10/7/07 4:52 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Somos uma máquina de fazer jogadores... até podemos não aproveitar os que vêm das camadas jovens, mas no plantel sénior fazêmo-los e à grande. Contem o número de jogadores que vendemos por mais do que 10 milhões de euros nos últimos 5 anos. IMPRESSIONANTE!

10/7/07 4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É mesmo muita nota! Pode ser a ajuda que faltava para estabilizar o Clube e a equipa.
Desde que continuem regrados a comprar e não pensem que estão ricos...
Nunca pensei que o Pepe desse tanto dinheiro!
Aliás sou dos que, aquando das suas paragens cerebrais de 2005, achava que o homem deveria ser dispensado.
Em boa hora não o fizeram.
Bem Jogado.

Uma febre de contratações, para ganhar a todo o custo (ou custos) não deu reultado no passado, nem poderá dar agora. É bom que tenham aprendido.

10/7/07 5:02 da tarde  
Blogger JRP said...

Várias coisas:

1 - Eu era dos que não gostava do Pepe e, no ano passado (através do lunático do Co, honra lhe seja feita) dei o braço a torcer.

2 - Não há dúvidas que é muita massa. O Miguel87, que até diz muitas coisas acertadas, está muito emocional... calma, pá. Este artista está há meses a dizer que quer ir embora, oferecem-nos a segunda maior transferência (a par de R. Carvalho) da nossa história, o tipo vai ganhar 5 vezes mais, achas que havia condições de o manter?

3 - Tal como não dá para manter o Pepe e o Anderson, temos de ser realistas para quaresma e Lucho: se a proposta for de montantes semelhantes e com a multiplicação do salário dos jogadores, não há de todo condição de os manter. É a realidade. Aliás, pensem nos vossos empregos. Têm contrato com uma empresa, chega outra que dá um balúrdio à vossa para vos ter e oferecem-vos um salário cinco vezes superior... vão ficar por amor à camisola? Bem sei que o Porto não devia ser uma empresa... e não o será para nós, mas é para os jogadores e para os dirigentes que têm que gerir a empresa-clube. Para bem dela mesma.

4 - Noto uma vaga de apoio a Pinto da Costa. Sempre o defendi e agrada-me que finalmente se perceba que:

a) não se pode acertar sempre. É claro que há contratações falhadas, no Porto como em todos os clubes. Mas, em média, o Porto tem acertado muito mais. E nem sequer é a nível nacional... a segunda e a terceira venda mais cara (e mais do que a venda, a relação custo inicial e venda final) do mercado internacional são nossas. E o Porto faz isto aos anos!

b) Muitas das contratações falhadas têm razões que por vezes superam os olheiros ou o próprio presidente. Vejamos alguns dos exemplos que o Xavier dos Santos aponta:
- Leandro do Bonfim - este foi o melhor jogador de um mundial de sub-20 (ou sub-21, já não sei) e considerado pela crítica como "the next big thing". Para que se entenda, depois do PSV o ter comprado barato, no final desse mundial o Milão ponderou comprar o Bonfim por 10 milhões de contos, valor que não chegou a acordo com o PSV!!!! E nós conseguimos o jogador dois ou três anos depois a custo zero. É flop do presidente? Foi uma aposta, que falhou. E falhou se calhar porque apanhou o Co pela frente que, como sabemos, não é certo.

- Léo Lima - outro tipo que nas camadas jovens brilhava. Mais, colocava o Káká ao banco!!!!

- Ezequias, Sonkaya, Areias - foram 3 jogadores baratos pedidos pelos treinadores. Os dois primeiros pelo Co e o último por... José Mourinho. Que culpa tem PC?

- Diogo Valente - Miúdo portista que é internacional nas camadas jovens. Outro a quem se calhar não foram dadas todas as oportunidades. E, na verdade, ainda não falhou. Apenas ainda não vingou.

- Luís Fabiano - a contratação falhou, mas alguém duvida que o tipo é bom jogador? entrou num ano em que tudo correu mal, desde o Del Neri ao Couceiro. No final, ainda ganhamos uns trocos com ele. Culpa do PC?

- Lucas Mareque, Renteria - dois jogadores que entraram com tudo a decorrer. O primeiro entrou imediatamente nos primeiros jogos da segunda parte do campeonato que coincidiram com derrotas e claramente ficou marcado por isso. O segundo ainda se mantém como esperança do nosso clube.

- Leandro do Cruzeiro e Pitbull - afiguram-se como as duas principais asneiras dos últimos anos, mas quem é que nunca errou? Se não tivéssemos sido campeões nos dois últimos anos, se não tivéssemos feito um estádio e um centro de estágio, se não estivessemos a fazer um pavilhão e se não fizéssemos as vendas que estamos a fazer por jogadores que nos custaram tostões, aceitaria as críticas, mas assim...

5 - Para terminar a pergunta que nos tem que inquietar: Se de facto temos tão bons jogadores, como o preço que por eles querem pagar prova, como é que saímos com um travo tão amargo da época passada, apesar de campeões?

Quanto ao SGTZ,
Preocupe-se com o seu clube que nos últimos 14 anos, ganhou um campeonato. E se Pinto da Costa fugir? Que fuja! A mim já ninguém me tira os mais de vinte anos de imensas alegrias nossas (campeonatos atrás de campeonatos, duas vezes campeão europeu e mundial, taça Uefa, supertaça europeia, ...) e muitas humilhações vossas.
Ah! E não se esqueça que está a fazer futurologia... factualmente, quem tem um presidente na cadeia é o seu clube. Chama-se Vale e Azevedo e, verdade lhe seja feita, também nos deu muitas alegrias.
Um conselho: vá lá para os blogs vermelhos dizer essas asneiras que aqui faz figuras tristes.

10/7/07 5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nisso é q está o segredo, ir buscar jogadores com potencial e fazer deles ganhadores de fibra, nisso o Porto é a escola, a nossa Mistica estará sempre nesses jogadores, aqui ganham fome e o gosto pelas vitórias...

10/7/07 5:06 da tarde  
Blogger Cavalinho Branco™®© said...

JRP disse:
"a) não se pode acertar sempre. É claro que há contratações falhadas, no Porto como em todos os clubes."

Lembrem-se que em 2004 o Real Madrid queria a todo o custo o RCarvalho por 12 ou 13 milhões, acabou por ir para o Chelsea por 30 Milhões...
O Real Madrid foi buscar o Walter Samuel ao Inter (Se não me engano por 24 ou 25 milhões)...
Isso sim... Isso é um grande fiasco!!!

10/7/07 5:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje, tenho de afirmar, estou muito contente com o meu clube. Orgulhoso, mesmo. E é tão bom andar por esses sites fora e ler textos e comentários aos textos inundados de raiva invejosa!
Só o FCP faz estas vendas, porque só os melhores são vendidos por estes valores e os melhores... estão aqui!
E aproveito para deixar aqui uma questão: Aqui há uns anos, o Sporting vendeu por seis milhões de euros, um miúdo franzino que fazia umas fintas para a bancada e um golito de vez em quando. Chamava-se Quaresma.
Hoje, o Quaresma do FCP faz vinte assistências por época, marca golos e é por dois anos consecutivos o melhor jogador do campeonato. Vale 25 milhões de euros. Agora a pergunta: Quem é que o formou como jogador?

10/7/07 6:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho de partilhar convosco a crónica de hoje do Miguel Sousa Tavares. Está brutal!

Título da crónica: MANUAL DE CONDUTA PARA JOGADORES DO FCPORTO


Hoje, você têm vinte anos e é milionário. Mas a vida não vai ser sempre assim. Se for inteligente, você saberá tirar partido dos seus tempos livres, em lugar de se dedicar ociosamente às três coisas que hoje ocupam em exclusivo a cabeça dos jogadores de futebol: automóveis de luxo, penteados e tatuagens.


Agora, que estamos naquela época do ano em que desaguam no Porto levas de novos jogadores de futebol destinados ao FCP— quase todos estrangeiros, sul-americanos e imberbes — deixo-lhes aqui alguns conselhos de comportamento que, se eu mandasse, lhes faria entregar no aeroporto:


- Livre-se de chegar ao FCP a pensar ou a dizer que já está a almejar mais altos voos (como ainda ontem vi o Leandro Lima — que nem sequer ainda chegou — a afirmar). Primeiro, porque os Chelsea, Manchester United e Barcelona não compram todos os jogadores bons do planeta, mas apenas um número restrito dos verdadeiramente excepcionais. Segundo, porque, ao chegar ao FCP, você já está num grande da Europa. É verdade que há, pelo menos, uma dúzia de clubes maiores na Europa a nível financeiro, mas não há sequer uma dúzia que lhe dê as condições e o prestígio que o FCP lhe pode dar.

- O FCP foi 19 vezes campeão de Portugal[ QUAL 19??? 22 VEZES CAMPEÃO NACIONAL. OBRIGADO AO CÉSAR MARTINS POR ALERTAR PARA ESTA BACORADA DO MST.], duas vezes campeão da Europa e duas vezes campeão do Mundo. Você ainda não foi nada. É uma honra para si vestir esta camisola e estar ao serviço deste clube. Comece pois, por ser humilde, se quiser vir a ser verdadeiramente grande.

- O FCP tem mais de cem anos de história: ainda o seu avô não tinha nascido e já as cores azul e branca (homenagem à antiga e lindíssima bandeira nacional) jogavam futebol. Visite a sala de troféus, fale com os funcionários mais antigos, com velhas glórias do clube, com adeptos de várias gerações. Aprenda a história do clube para aprender a respeitá-lo.

- Como todos os clubes, também o FCP nasceu e vive graças à dedicação dos seus sócios e adeptos. Nunca confunda quem lhe assina os cheques com quem lhe paga: o seu patrão é o FC Porto e o FC Porto é dos seus sócios. É a eles, antes de mais, que você deve respeito e dedicação — a mesma que eles dão ao clube.

- Desde que foi inaugurado, o Estádio do Dragão tem a mais elevada média de assistências em Portugal. No último campeonato, a média foi de 40.000 espectadores por jogo. Não há muitos clubes no Mundo que se possam gabar disto, não há nenhum em toda a América do Sul. Isso dá-lhe bem a noção do amor ao futebol e da dedicação ao clube dos seus adeptos. E deve dar-lhe também a noção da sua responsabilidade em campo. Nunca esqueça, por exemplo, que o público que paga bilhete e se desloca ao estádio, fá-lo para assistir e vibrar com 90 minutos de futebol, e não apenas com 30, 50 ou 70: se estamos a ganhar por dois ou três a zero, isso não o dispensa nem à equipa de continuar a jogar o melhor que sabe pelo prazer do público.

- Você vai poder jogar no mais bonito estádio do Mundo, vai poder treinar num centro de treinos moderno e impecável onde nada falta, vai estagiar em hotéis de luxo, viajar em autocarro de luxo e 1.º classe de aviões fretados, vai ter técnicos, médicos, enfermeiros, pessoal de apoio ao seu serviço 24 horas por dia: nada o dispensa de não dar o máximo sempre. Devem ser raríssimas as actividades e empresas em todo o Mundo em que alguém disponha das mesmas condições de trabalho que o FCP lhe proporciona. Faça por merecer o privilégio.

- Você faz aquilo de que mais gosta e tem a sorte de poder fazer, profissionalmente, o que milhões de miúdos em todo o Mundo pagariam para poder fazer. Você é principescamente pago para jogar futebol ao serviço de um clube. Não tem desculpas para não encharcar essa camisola, nos treinos e nos jogos.

- Jamais venha com a desculpa de que está cansado porque jogou ao fim-de-semana para o campeonato e a meio da semana para a Liga dos Campeões. Esse é o sonho de qualquer jogador e, se você é bom profissional, tem obrigação de estar preparado para isso e muito mais. Mesmo que oiça essa desculpa ao próprio treinador, não alinhe nela. Os grandes jogadores das grandes equipas sabem que o contrato é claro: são anos de glória e de fortuna, em troca de sacrifícios e trabalho árduo. Para descansar, pode esperar pelos 30 anos. E, se não gosta, pode sempre escolher: há outras profissões de menor desgaste físico, em que se pode fazer noitadas, fumar e beber. Mas têm horários de trabalho de 40 ou mais horas, recebe-se cinquenta ou cem vezes menos e não há multidões a aplaudir o nosso trabalho.

- Hoje, você tem 20 anos e é milionário. Mas a vida não vai ser sempre assim. Se for inteligente, você saberá tirar partido dos seus tempos livres, em lugar de se dedicar ociosamente às três coisas que hoje parecem ocupar em exclusivo a cabeça da maioria dos jogadores de futebol: automóveis de luxo, penteados e tatuagens.

- Em vez disso, procure crescer, aprender, cultivar-se, interessar-se pelas coisas. Além do mais, quanto mais mundo e conhecimentos você adquirir, mais inteligente ficará e hoje o futebol que se joga depende muito da inteligência que os jogadores são capazes de integrar no seu jogo.

- Comece, por exemplo, por se interessar e aprender coisas sobre a cidade do Porto, onde terá de viver nos próximos anos. Descubra a história da cidade que deu nome a Portugal, descubra a sua arte, os seus costumes, os seus restaurantes, os seus monumentos, a história do vinho do Porto, a cultura da sua gente. E o mesmo em relação ao seu novo país de acolhimento. Deixe de lado o estereótipo do jogador que diz que é muito caseiro e que só faz vida treino-casa-estágio. Você tem metade dos dias livres: aproveite-os para fazer qualquer coisa de útil.

- Se realmente quer chegar ao topo, deixe as tardes de volta da Playstation, como se fosse um miúdo de doze anos, e ponha-se a aprender línguas, por exemplo: inglês, espanhol, italiano (e português, claro) vão-lhe dar muito jeito para o futuro, dentro ou fora do futebol.

- Contribua para afastar de vez aquela imagem do jogador de futebol que só sabe falar com os pés. Aprenda a exprimir-se como uma pessoa normal, aprenda a falar com a imprensa e, mesmo quando as perguntas são sempre iguais e desinteressantes, como tantas vezes são, procure dar respostas que tenham algum conteúdo e algum interesse para os adeptos. Se só sabe responder por lugares-comuns e banalidades, mais vale então ficar calado: poupa a sua imagem.

- Quando entrar em campo, pense que faz parte de uma equipa e que está ali para dar a vitória ao seu clube. Lá em cima, na bancada, nós não queremos saber se o seu carro custou 123.000 euros, como um dos três carros do Cristiano Ronaldo; não queremos saber se o seu penteado é ainda mais interessante que o do Miguel Veloso, as suas tatuagens mais sexys que as do Beckham e o seu look ainda mais in(?) que o do Abel Xavier. Nem queremos saber se você, como dizia o Valdano, é capaz de fintar três jogadores dentro de uma cabina telefónica — se depois não dá com a saída. Quando estiver em jogo, deixe de se preocupar consigo próprio: use a inteligência a par do talento, levante a cabeça, olhe para o jogo e faça o que for melhor para a equipa, em cada momento.


Se fizer tudo isto, seja bem-vindo ao FC Porto!

10/7/07 6:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gosto imenso do Pepe... tenho informações vindas "lá de dentro" que Pepe era um profissional e um se humano fantástico. O meu "connect" dizia-me: "parece um jogador que foi aqui feito". Mas é inegável que é sem dúvida mais um grande negócio da nossa SAD. Pepe surgiu quando Ricardo Carvalho foi vendido. Outro há-de aparecer a seguir a Pepe. Ah... e havemos de continuar a ganhar títulos! FORÇA PORTO!

10/7/07 6:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nani no Porto. que vos parece??? Fergunson já reconheceu que Nani foi um ano mais cedo para o Man Utd. Como temos direito a um jogador do Manchester, parece-me boa ideia vir emprestado por um ano.
Aí é que os sportinguistas se espumavam todos lol

10/7/07 7:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem dito. Sem querer fazer comparações, que para o caso não são inteiramente adequadas, recordo que no início do ano da conquista da Taça Uefa+Liga+Taça, em pleno estágio do FCP saíram o Jorge Andrade e o Paredes, dois dos melhores jogadores do FCP na época anterior (de má memória). Antes já tinha regressado à base o McCarthy. Que era fim do mundo em cuecas, terá pensado o consócio miguel87...e o fim do mundo chegou meses depois em forma de Taça Uefa...VIVA O PORTO

10/7/07 7:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os espanhois n conhecem o PEPE e duvidam que sejam uma mais valia!
Mal sabem o que lhes espera (qual chivu qual puyol)!
Ainda dizem que percebem de centrais... só se insultam a eles próprios...

10/7/07 10:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anonimo: A questão não é acabar o mundo em cuecas, nem boxers! Aliás, acredito que apesar de tudo, e mesmo vendendo Lucho e Quaresma seremos campeões na mesma! O que não posso aceitar é que depois destas vendas milionarias todas continuaremos a ver o passivo a aumentar, os empresarios da $AD a assobiar pro lado e a encher os bolsos com comissões de contratações sem nexo e a equipa a penar na liga dos campeoes (esse sim, o nosso verdadeiro campeonato)! Virão alguns dizer agora 'temos que esperar para ver, etc e tal', mas depois de 2004 acho q esta direção nao merece o beneficio da duvida! Alem disso, o lugar anual do ano passado manteve o mesmo preço, apesar de haver menos 2 jogos, ja pra não falar na miséria de exibições com que fomos presenteados a epóca toda (salvaram-se algumas partes dos jogos com o Benfica, Chelsea e Hamburgo)! Se o objectivo é formar jogadores (que nem sequer vêm da escola do clube) e vende-los passados 1 ou 2 epocas de adaptação ao futebol europeu, então não tenho interesse em ver jogar uma equipa assim. Se o objectivo é bater os recordes de receitas em vendas e ver as cifras a subir então vou-me dedicar á bolsa e as acções...Portista, SEMPRE! Sustentar chulos mercenários...já chega! VIVA O PORTO, O F.C.PORTO!

10/7/07 11:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Embora fique triste por assistir á saida de um enorme jogador como o Pepe não tenho duvidas em catalogar este negócio como extraordinário porque trinta milhões de euros é uma verba avultadíssima e invulgar que bem aplicada pode ser muito preciosa.

10/7/07 11:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto ao futuro este promete ser risonho se a SAD tiver o cuidado de abater o passivo e não entrar em loucuras.

10/7/07 11:37 da tarde  
Blogger Hugo said...

Substitutos:

- Manuel da Costa? Ze Castro? Luisão? Rolando? Stepanov? Enak?

10/7/07 11:47 da tarde  
Blogger azulsempre said...

visitem e comentem em http://socio11137.blog.com/

11/7/07 12:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ó Miguel87 q bela é a nossa democracia podes vir para aqui destilar ódio e insultos sobre os elementos da SAD...

Era bom que tu, que tanto amas o FCPorto, fosses em frente com essas afirmações e tentasses levá-los a tribunal assim eles tinham hipótese de se defender...

11/7/07 9:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anibal

Bom coment�rio!
Parece que a raz�o voltou ao DRAG�O. At� o MST est� mais calmo e tranquilo nas cr�nicas.

11/7/07 12:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MARIANO GONZALEZ. Comentem.

11/7/07 12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

miguel87, se essa é a sua opinião, acho que fez muito bem em não renovar o lugar anual; só o faria se fosse masoquista e pelo que li a sua fase masoquista acabou no ano passado a ver uma equipa que, no seu entender, não dava uma para a caixa - péssima exibição atrás de péssima exibição até à humilhação final!!!!
Olhe gostei especialmente das suas considerações acerca de não gostar de ver uma equipa que de dois em dois anos vê sair os seus melhores jogadores...um pensamento pós-moderno do mais alto quilate

11/7/07 1:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há que dar um desconto a este Miguel87. Só tem 20 aninhos e não percebe nada destas coisas...

11/7/07 2:54 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Não se insultem... deixem isso para os adeptos dos clubes da 2ªcircular.

É salutar que existam diferentes opiniões e temos que saber repeitá-las.

Eu, sem ser tão crítico como o Miguel, também acho que a gestão da SAD está muito longe de ser perfeita. Concordo com a venda do Pepe mas gostaria de perceber como é que o dinheiro é efectivamente aplicado, na defesa dos interesses do FCP e não só de algumas pessoas.

11/7/07 3:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nivaldo... o que acham?

11/7/07 3:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O estádio (75%) foi ou é pago com q dinheiro?
as contas não se pagam com ar e vento!

11/7/07 4:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao que tudo indica vem um dos centrais do Brasil a jogar... no Canadá.

11/7/07 4:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ou Gustavo Cabral... suplente da Argentina...
ou Stepanov... Sérvio
Ou... Nivaldo... ehehehehe

11/7/07 4:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porto vai tentar fechar Thiago Silva!

11/7/07 4:34 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

E porque não dar uma grande hipótese a Steven Vitória???

Pepe e Ricardo Carvalho fizeram-se jogadores passando pelo banco. Acredito no Bruno, e ainda temos o Pedro Emanuel e o João Paulo...

11/7/07 5:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sei q Steven Vitória é dos quadros do FCP mas onde jogou ele na ultima época? E conheces qualidades suficientes para achares q pode merecer oportuniade? Thiago Silva ja foi jogador do Porto, sendo posteriormente transferido para o Dínamo de Moscovo. Num mundo perfeito, iríamos buscar o Manuel da Costa, mas é uma operação que de certo envolveria custos elevados e não acredito que o Porto se meta nisso. Vamos esperar para ver, mas acho que a solução passará por "um" Nivaldo ou algo do género. FORÇA PORTO!

11/7/07 6:02 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

No mundial Sub-20 tem evoluído bem... e tem características físicas para ser um grande central, em termos técnicos ainda não sei.

Mas do Mundial Sub-20 de quem eu tenho gostado é do Nuno Coelho... pode-se fazer um grande jogador ao estilo de Costinha.

11/7/07 6:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anibal,
o Steven no ano passado esteve no Tourizense.
Ele não é titular da Selecção (a melhor dupla é o Paulo Renato do Sporting e o João Pedro do FCP - emprestado esta época ao Portimonense).

Sinceramente, nem ele nem o Thiago (que já cá esteve e nunca jogou) tem nível suficiente para a nossa equipa.

Deviamos ir buscar um jogador de 23, 24 anos que desse garantias imediatas. No entanto prevejo que a dupla de "armários" Bruno Alves e João Paulo tenham a oportunidade.

P.S - queria mostrar o meu contentamento por terem escolhido o Bruno Alves como um dos capitães do FCP. Aliás, acredito, que como o Pedro Emanuel pouco vai jogar, será o Bruno Alves e não o Lucho a ter a braçadeira de capitão.

11/7/07 6:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu às vezes fico parvo com os comentários publicados neste blog. Steven Vitótia? Thiago? João Pedro? Gustavo Cabral? NIVALDO? Mas está tudo parvo? Vocês apercebem-se do nível do FC Porto, ou ainda estamos com a equipa de 78 na memória. Mas porventura algum destes centrais tem estofo para jogar no FC Porto? O central a contratar tem de chegar e ser titular ao lado do Bruno Alves, uma vez que nenhuma das outras duas opções que dispomos tem velocidade para isso. O FCP está obrigado a ir buscar um grande central europeu (ainda que de segunda linha) nem que para isso tenha de pagar 4, 5 ou 6 milhões de euros. Quem recebe 30 não pode ter pudor em investir um bocadinho mais da conta em outro. Quanto ao mercado sul-americano, é uma hipótese, mas nunca das selecções jovens! Os do Brasil são uns cepos, da Argentina desconheço, mas não me parecem que tenham maturidade. De TODOS os nomes que já se falaram nos últimos meses, existem 4 que me parecem muito interessantes: o meu preferido: Vincent Kompany (acredito que seja muito caro). Depois, Diego Lugano, Onyewo e Manuel da Costa.
Tudo o resto que se fala, só pode ser brincadeira, meus amigos.

11/7/07 7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já fizemos do Aloísio um centro campista, um dos melhores centrais do Mundo, depois Fernando Couto, depois Jorge Costa, Depois Ricardo Carvalho, depois Pepe, não se preocupem que o titular não será nenhum Anderson, Luisão, Luis Miguel ou Tonel. Embora nesta previsão esteja a imponderabilidade do nosso treinador ser Jesualdo Ferreira, mas de qualquer forma... estou com TRANQUILIDADE aguardando mais um campeonato.

11/7/07 7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Dragão de lisboa" tenho para mim, e dos jogos que vi dele, nomeadamente contra o FCPORTO na Champions que Kompany é um grande "flop". É só fogo de vista aquilo. Mas ok...! O Manuel da Costa continuo a pensar que não é para o nosso bolso. Vamos esperar. Tenho confiança nas escolhas de Pinto da Costa! FORÇA PORTO!

11/7/07 8:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

jesualdo ensaiou um 3-3-4...anda a ficar arrojado!! Já estou a ficar ansiosopela nova época!

11/7/07 9:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

10 a 0 aos amadores. Acaba por ser pouco, mas neste momento isso também não interessa. Não se iludam com esta táctica. O Jesualdo apenas ficou sem laterais direitos e como só há 3 centrais, optou pelo 3-3-4. De registar bons momentos de Edgar no jogo (que é uma aposta minha para este ano) e a estreia de Rentería a marcar!! LOL
Porque é que o Nuno e o Rui Pedro não jogaram? O Bosingwa está com problemas físicos.

11/7/07 10:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porque não o Geromel?

12/7/07 10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ler a imprensa espanhola é uma alegria.

Desde os jornalistas aos adeptos, está tudo indignado pelo preço que o Real deu pelo Pepe.

Nao o conhecem de lado nenhum.. e a melhor imagem que tem dele, é um golo de fora da area :)

taditos..

12/7/07 11:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Especulando um pouco acho que apesar do elevado preço de Manuel da Costa a sua aquisição talvez fosse possível para os cofres da SAD através de uma parceria com a Gestifute de Jorge Mendes suportando cada uma das partes metade do valor da compra do jogador e depois repartindo o passe do mesmo ficando assim o FC Porto com 50% e Jorge Mendes com os outros 50%.
E porque o Manuel da Costa é um jogador com qualidade e larga margem de progressão certamente que o FC Porto e Jorge Mendes conseguiriam em breve lucrar com o investimento efectuado.

12/7/07 4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quanto a outros nomes também aprecio as qualidades de Nivaldo,Rodriguez e Rolando no mercado nacional e no mercado sul-americano podem existir algumas alternativas interessantes que certamente estão referenciadas pelo FC Porto.

12/7/07 4:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parem com isso. Não existem nenhum central no futebol português que sirva ao FC Porto. Qual Rodriguez ou Rolando.

12/7/07 5:03 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Já viram o golo do Leandro Lima ontem contra a Espanha? Vai buscar...

http://www.fcporto.ws/index2.html

12/7/07 5:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vai ser o Luisão.

12/7/07 5:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Do Luizão, apenas vi o primeiro jogo completo do Brasil contra a Polónia e ficou-me na ideia de ser um cepo de todo o tamanho. Lento, pouco inteligente e pesado. Aliás, as quatro batatas sofridas ontem contra a Espanha não deixam antever nada de bom para aquela defesa brasileira. Não me parece, nem por sombras, uma boa solução.

12/7/07 6:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home