quinta-feira, agosto 21, 2008

Pré-época: Os Reforços

Este ano o nosso clube apresenta um contingente importante de reforços, encabeçado devido ao montante investido, pelo Rodriguez. Considero que em termos posicionais as compras foram acertadas, faltando talvez mais um defesa esquerdo. Mas vamos aos nomes:

Sapunaru - Fez uma pré-época com uns indicadores quanto a mim fantásticos. Uma segurança defensiva impressionante e alguma clarividência e objectividade ofensiva. Fez-me lembrar o Seitaridis da Grécia. No primeiro jogo a doer esteve péssimo, mas não o vou medir por aí. É dos reforços que mais esperanças me trás e comparativamente ao ZéBó, quer-me parecer que quando estiver na plenitude será um jogador mais importante, mas equilibrado e bem mais positivo.

Rolando - Jogador que nunca me entusiasmou. Confesso que nunca vi os jogos do Belenenses (ou quase nunca) mas vi bastantes das selecções jovens e nunca gostei da presença em campo do rapaz. E como é bom ser-se surpreendido pela positiva! Quem viu o Rolando jogar na pré-época nem diria que era uma nova aquisição. Diria sim que era um jogador com anos de casa. Faz lembrar o Aloísio em termos de presença em campo. Espero que concretize tudo o que demonstrou, no futuro.

Benitez - Passei a pré-época praticamente toda a embirrar com ele. Mas acho que melhorou nos ultimos jogos. Mais seguro a defender (e menos faltoso) e não comprometendo a atacar. É certo que não se evidenciou em nenhuma das funções, tirando talvez marcar cantos e livres, mas o progresso que teve quer-me parecer que será o titular durante a época e a um bom nível. Isso espero (ou desejo).

Fernando - Foi para mim o jogador que mais se assemelhou a um trinco. Capacidade física notável e uma agressividade própria para a posição (se bem com entradas pouco doseadas, fruto talvez da juventude). Deixa-me pensar que teremos um trinco de futuro. Ou de presente?

Guarín
- Gostei de este rapaz uns quantos jogos, na posição 8. Na posição 6, corre o dobro do Paulo Assunção, sem nunca estar no sitio certo. Sinceramente, não me convence como trinco e até mesmo como 8 tem muito que correr e muito que mudar. No FCP não pode passar 70 minutos ao lado do jogo, tem que jogar os 90. Em suma, não lhe auguro a titularidade por muito tempo. Acredito no potencial dele, não acredito que o explane. Nem esta época, nem nunca. Talvez com o Co...

Tomas Acosta - Teve jogos maus e jogos bons. Os jogos maus foram desmotivantes para mim. Os jogos bons fizeram-me pensar que tinhamos ali um 8 raçudo com pés de veludo, que jogava sempre para a frente e com critério. Em suma, deixaram-me a pensar que era craque. Acho que será titular no meio campo em pouco tempo.

Cristian Rodriguez - Passei a época passada desejar que o FCP o comprasse na época seguinte e o meu desejo foi cumprido. Um espectaculo de jogador. Grande capacidade de finta, velocidade, cruzamento e remate. E uma garra excelente. Acredito que fará uma super época, especialmente este ano que vai olhar para o lado e ver jogadores a sério. Excelente aquisição que será rentabilizada em títulos e euros daqui a uns anos.

Hulk - Tem umas caracteristicas físicas e técnicas que podem fazer dele um grande jogador, ao nível dos melhores do mundo. Espero que não se perca e que no clube saibam fazer dele o grande jogador que pode vir a ser. E acredito que seja já esta temporada.

Candeias - Uma palavra para o Candeias, que apesar de não ser propriamente um "reforço" constituiu uma agradavel surpresa na pré-época. Para já, apresentou velocidade e garra (e como é óbvio, algum virtuosismo no dribble), acompanhado por pouco vedetismo, o que desde logo estabelece uma diferença entre os outros extremos das nossas camadas jovens que foram queimando oportunidades nas últimas épocas.

A ilação que retiro destas contratações é que com o Paulo Assunção teriamos um plantel fantástico. E com um Quaresma homem (e não o rapaz sem noção da realidade que é) então...
Assim sendo, temos um plantel bom. Se se conseguir debelar a ausência de um trinco de créditos firmados (com um super rendimento do Meireles nessa posição, ou com o desenvolvimento do Guarin ou Fernando) passará a ser um plantel muito bom.

4 Comments:

Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Excelente crónica/análise, muito bem escrita e assertiva!
Para quem, como eu, só assistiu aos jogos com a Lazio e Sporting esta análise é muito oportuna e acredito que retrata fielmente a opinião da maioria.
A questão que se levanta é a seguinte:
Será que a posição de trinco vai para o Fernando ou para o Raúl Meireles? - é que de momento não vejo mais ninguém para essa posição. No caso do R. Meireles recuar para trinco, a posição que fica vaga poderá ser ocupada pelo Tomás Costa, ou pelo Guarin. Então porque é que Jesualdo apostou em Guarin para trinco?- acho que até um leigo vê que o Guarin não é jogador para essa posição!

21/8/08 4:44 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Discordo do Benitez, como já sabes... mas concordo que estou a ser prematuro demais... mas eu e os meus detalhes...!!!!

Em relação ao resto, tb acho que Guarin pode ser importante mas não já... Meireles a trinco e Tomás Costa no meio poderão ser soluções a curto prazo.

Continuo a achar que Lucho está muito mal secundado no banco... um organizador de jogo que fosse... nem um!!! Hulk será titular em pouco tempo... Rodriguez, Lisandro e Hulk... com este e Lisandro a trocarem constantemente de posições... parece-me uma boa solução. Mas concordo com a progressiva integração do Brasileiro... até porque até já tira a bola ao Bruno Alves para marcar livres... :))))

21/8/08 7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os corruptos nos seus dias de azar

21/8/08 8:23 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Aníbal, daí o facto do rumor de se querer contratar o Montenegro não me ter chocado em nada. Se bem que mesmo assim, acho que o Guarin é mais Lucho que Assunção...

22/8/08 11:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home