quarta-feira, fevereiro 08, 2006

A história do FCP dos últimos 25 anos

A história do FCP dos últimos 25 anos
Parte I – Os melhores estrangeiros

Porque a história do FêQuêPê é de uma grande riqueza e porque nem só o presente deve ser objecto de discussão, decidi recuar no tempo e analisar o que de melhor (e de pior) passou pelo nosso clube nestes últimos 25 anos. Numa 1ªfase dividi os jogadores em portugueses e estrangeiros e, com a ajuda dos restantes membros deste blog, escolhi os 3/4 jogadores que mais se distinguiram por posição. Peço agora a todos os que visitam este blog (sejam adeptos do Porto ou não) que ajudem a eleger aqueles que, na vossa opinião, foram os melhores em cada posição.

Nesta 1ªFase (que decorrerá até ao próximo dia15) serão objecto de votação os melhores jogadores estrangeiros. No final farei a minha síntese sobre os eleitos.

Para que esta votação seja o mais representativa possível, sugiro que a divulguem pela “blogosfera” fora...

Boa votação

ATENÇÃO: A votação correspondente ao melhor médio-defensivo estrangeiro foi reiniciada, já que por lapso não foi incluído um jogador que merece estar nessa categoria (Doriva). Pelo facto pedimos desculpas.

24 Comments:

Blogger Freddy said...

Mlynarczyk, Seitaridis (e pq não o Butorovic), Branco, Aloísio e Geraldão, Emerson, Zahovic (o Deco é tuga), Edmilson, Madjer, Jardel.

Treinador: Robson!

E q tal fazeres a selecção dos piores... Há mtos, Walter Paz, Mogrovejo, Baroni, etc...

8/2/06 6:22 da tarde  
Blogger Apre said...

Só no Ibarra e no Geraldão é que discordei da evidência

8/2/06 7:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Epá entre Ibarra e Seitaridis não faço ideia!! Tanto um como outro são/foram um fiasco!!

8/2/06 8:32 da tarde  
Blogger David Caetano said...

Acho que faltam muitos nomes nesta votação e dou o exemplo de alguns:

Guarda-redes: Wozniak

Defesa-direito: Butorovic

Defesa-esquerdo: Cech e Leandro

Defesas centrais: Pepe

Médio defensivo: Doriva

Médio ofensivo: Diego

Alas / Extremos: Ion Timofte e daqui eu retiraria o Kostadinov pois este era ponta de lança / avançado centro. Que grande dupla com o Domingos!

Ponta de lança: Mielcarsky

Em relação ao treinador eu não vou sugerir o Del Neri. :P

9/2/06 1:48 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Obrigado pelo reparo Caetano! De todos os nomes que mencionaste penso que o mais grave é de facto o Doriva (). Penso que ele tinha lugar nos eleitos para médio-defensivo e se calhar até podia ser um dos vencedores(vou ver se consigo corrigir isso). Mielcarsky nunca oi titular; Butorovic tb não. Entre Wosniak e Eriksson optamos pelo Sueco. Cech e Leandro não nos pareceram que pudessem figurar entre os possíveis eleitos, não que Vlk e esquerdinhaa fossem muito melhores. Quanto a Pepe, talvez merecesse uma menção mas a qualidade dos nossos centrais estrangeiros é por demais evidente.

9/2/06 9:07 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Quanto a Kostadinov e apesar de ter jogado grande parte dos jogos como avançado num 4x4x2 em que fazia dupla com Domingos, ele era um jogador que não era um ponta-de-lança puro. Não era um jogador para jogar sozinho na frente. Como o esquema utilizado é o 4x3x3, optamos por descaír o Kostadinov para as alas, onde tb jogou e foi nessa posição que fez o Mundial 94.
Em relação a Timofte, foi um bom jogador que acabou por ter mais protagonismo no Boavista que no Porto.

9/2/06 9:14 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Faço mea culpa em relação ao Doriva e ao Timofte de quem de facto me esqueci e que poderiam perfeitamente figurar nesta lista.

Quanto às outras ausências faladas foi uma questão de opção.

P.S.: Os piores estrangeiros virão a seguir...

9/2/06 10:20 da manhã  
Blogger David Caetano said...

O Timofte destacou-se bastante no FCP... lembro-me de uma época onde foi o melhor marcador do FCP acho que no 2º ano do Carlos Alberto Silva (posso estar enganado).

Depois, aquele pézinho esquerdo fazia mossa nos livres directos.

Quando saiu para o Boavista, recordo-me que a sua saida nao foi pacifica.

9/2/06 3:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então e o Cubillas?

Madjer, Deco e Cubillas são obrigatórios entre os maiores estrangeiros de sempre. Talvez o Duda também lá tenha lugar

Madjer ala?? Obrigaste-me a prescindir do Derlei e/ou do Druolvic por causa disso, era preferível pô-lo a médio ofensivo.

De resto é uma boa selecção

9/2/06 3:49 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro anónimo:

Fizemos uma escolha restrita aos últimos 25 anos, uma vez que a grande maioria dos que visitam este blog nunca viu ou não se lembra de ver jogar outros. Cubillas, pelo que dizem foi de facto um jogador fantástico... dos melhores que já passaram pelo nosso futebol.

A passagem de Madjer para uma das alas, foi uma opção. Ele tanto jogava atrás do ponta-de-lança como em qualquer das alas. Se passasse para a posição de médio-ofensivo, tb havia que decidir quem se escolhia para jogar atrás do ponta-de-lança: Deco ou Madjer???? Uma decisão para durar uma vida!!!!

Em relação ao Timofte, se calhar tb merecia estar neste lote mas penso que não teria qualquer hipótese de ganhar. Acho que não vale a pena reiniciar a votação por causa disso.

Abraço e continuem com as vossas sugestões.
Prometemos que antes de avançarmos para a votação dos piores estrangeiros e para de melhor equipa portuguesa, vamos deixar que vocês dêm a vossa opinião sobre a lista.

9/2/06 4:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem terão sido os quatro brincalhões (ou lampiões) que votaram no Eriksson???

9/2/06 4:25 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

foram só 2 Ricardo!!! Tb têm direito!

9/2/06 4:28 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Deve ter sido o Scolari, porque sempre teve um gosto discutível quando teve que escolher GR e além disso parece que tem uma atracção particular pelo nome Eriksson... lol

9/2/06 4:54 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Quem não se lembra desse jogo? Quase 30 mil portistas no antigo Estádio da Luz. 1/3 do estádio era NOSSO! E ganhamos depois de por duas vezes termos estado em vantagem e por duas vezes o Benfica ter empatado.
Foi o último campeonato de Rui Filipe!

9/2/06 6:21 da tarde  
Blogger Freddy said...

Fónix, o Timofte levou o FCP ao colo em 92 e 93...Merecia de facto estar no rol!

9/2/06 6:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Claro! Ion Timofte!! Como puderam esquecê-lo?? Um dos melhores pé esquerdos que vi actuar!! Vindo do Timisoara da Roménia que tinha num jogo para a Uefa tinha levado 7 em alvalade!! E o PdC, desses romenos coxos conseguiu vir lá um com um pé esquerdo fabuloso!!Outros tempos, em que o PdC fazia de olheiro! e esse golo em pleno estádio do benfas??Lindo!!Foi dos que ficou gravado na minha memória! Outra coisa que ficou gravada é que ele nunca falhou um penalti. A bola ia sempre coladinha ao poste. Incrível! E para além disso era/é um tipo com carácter, decente! Meria estar na votação, sem qq dúvida!

9/2/06 9:37 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Já admiti a falha. Acontece quando o tempo para estas coisas não é muito e os arquivos não ajudam...

Contamos com a vossa ajuda para as próximas votações!

10/2/06 12:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem se lembra do fabuloso pé esquerdo do Elói?

10/2/06 12:37 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

O Elói tb era um bom jogador. Exímio marcador de livres. O Casagrande tb. Era impossível colocá-los a todos. Como ainda mais impossível vais ser escolher um lote de +/- 35, 40 para o melhor equipa nacional dos últimos 25 anos.

10/2/06 12:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora bem, cá vão as minhas escolhas

Mly (sem qualquer tipo de dúvida)

Seitaridis ( o Pedro Reis sabe porquê ;)... Não, a sério, entre os dois ele foi o melhorzinho. E bem falta nos fazia este ano!)

Branco (confesso que achava que o Branco era central, vá-se lá saber onde fui buscar a ideia. Mas gostava imenso dele. Deve ser por ser miúda nessa altura :s)

Aloísio e Geraldão (sem qualquer dúvida!!!! alguns tipo o P Pereira e o Zé CArlos não me recordo)

Doriva (gostava imenso dele, mas tb do Emerson... escolheria sempre um destes dois. Mas achava grande piada ao Paredes ;) )

Deco e Lucho (sem contestação!)

Kostadinov e Madjer (mas o Drulo e o Derlei tb aqui poderiam estar...)

Jardel (só podia!)

Treinador: Sir Robson pois claro!

Ass: Cláudia

10/2/06 1:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu acho que para este tipo de exercícios, o melhor sistema é o 4-4-2. Aí vai a minha melhor equipa de estrangeiros de sempre( 25 anos):

Mly, Geraldão, Celso, Aloíso e Branco.

Lucho, Deco, Alenitchev e Drulovic.

Madjer e Jardel(o do Porto)

10/2/06 7:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1. Nos guarda-redes, meter ou não o Wosniak era irrelevante. É mais ou menos unânime que o Mly ganharia.

2. A defesa-direito venha o diabo e escolha, mas se atendessemos ao valor "em potência" que estes dois tinham quando vieram para cá, tinham tudo para serem realmente grandes jogadores. Ainda assim, pelo que vi dos dois, prefiro o grego, que pelo menos fez o cruzamento para aquele o golo do McCarthy em Moscovo.

3. A defesa-esquerdo acho que também é unânime o Branco. Mas o Esquerdinha era muito melhor que o Vlk ou o Cech.

4. Nos centrais, hesitei entre e Celso e o Geraldão, mas acabei por votar no segundo. Os dois eram muito fortes nos livres e bons na marcação. Aloísio é o maior. Acho que o Demol era muito bom jogador e na altura surpreendeu-me o facto de conseguirmos contratá-lo, pois era dos melhores centrais europeus da altura e fazia parte daquela selecção belga de Scifo, Vercauteren, Ceulemans, Van der Elst, lembram-se?

5. Nos médios-defensivos, votei no Emerson. Apesar de não ter a qualidade de remate do Doriva, na minha opinião foi mais decisivo no nosso clube. O outro teve meia-época boa e depois tratou mal o clube e isso não lhe perdoo.

6. Para os médios-ofensivos votei em Deco e Zahovic. Acho que o Lucho não tem a técnica do Zahovic, embora o seu peso na equipa até seja maior. Mas o Za dos bons velhos tempos era imprevisível e fazia coisas espectaculares.

7. Quanto a extremos, concordo com alguém que disse que o Kostadinov não era extremo, pelo menos não se destacou como tal no FCP. Aquela dupla com Domingos ficou na história! Escolhi o Drulovic e o Madjer, claro. O Drulo foi o pai do Jardel e tb marcou muitos golos ao nosso serviço. Madjer foi simplesmente o melhor jogador estrangeiro que vi jogar no nosso país.

8. Para a votação dos piores estrangeiros, os editores do blogue devem separar dois aspectos: vão considerar os maus estrangeiros na globalidade, independentemente se jogaram muito, pouco ou nada? Ou só vão considerar aqueles que chegaram a ser de alguma forma titulares ou chegaram a jogar com alguma regularidade? Eu acho que deviam optar pela segunda hipótese, pois assim eliminam-se à partida jogadores como Alejandro Diaz ou Mogrovejo que acho nunca jogaram para o campeonato.

Mais uma vez, parabéns pela iniciativa.

11/2/06 7:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mlynarzyc; Seitaridis, Aloísio, Demol, Branco; Paredes; Alenitchev, Deco, Lucho; Diego e Jardel

13/2/06 11:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Milnarzyck;
Joao Pinto, Carvalho, Couto e Branco;
Emerson, Deco, Cubillas e Madjer;
Jardel e Futre.

MAIS GRANDES
1. Cubillas, jogador do nível superior do que jogou em Porto. É original esse isto entre os 50 jogadores melhores do século na lista de FIFA.
2. Madjer esse do rendimento melhor em Porto
3. Deco, es la tercera gran figura de la historia del Porto.

28/10/08 5:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home