segunda-feira, março 06, 2006

Ganhar fôlego

Image hosted by Photobucket.com3-0 Image hosted by Photobucket.com

McCarthy, Pepe, Lucho Gonzalez;

3 golos numa vitória justa e uma exibição agradável do FêCêPê. Adriaanse não mudou a estratégia, fazendo entrar Merk Cech para o lugar do castigado Paulo Assunção. Isto levou a uma pequena alteração na arrumação táctica: Ao invés de, em situações defensivas, ser o trinco (Raul Meireles) a fazer de 2º central, era Pedro Emanuel quem o fazia, enquanto Cech recuava para defesa-esquerdo.
O Porto iniciou o jogo de forma muito rápida, procurando repetidamente os extremos, Ivanildo e Quaresma, para que estes solicitassem os avançados. McCarthy, Raul Meireles e Lucho estiveram muito próximos de abrir o activo mas o guardião Diego e o juiz de linha impediram que o F.C.Porto marcasse mais cedo. Foi apenas aos 20 minutos que McCarhty, magistralmente assistido por Adriano, se isolou e bateu o guarda-redes Suíço do Nacional. Os insulares, com bastante espaço para jogar, não deixavam de incomodar o último reduto portista mas sempre de forma tímida e algo débil. Não foi de estranhar que Pepe, na sequência de um livre superiormente apontado por Raul Meireles, fizesse de cabeça o 2º tento portista. Para a segunda-parte, Manuel Machado, preparou uma equipa mais ofensiva e logo no reatamento o Nacional obrigou Vítor Baía a brilhar por duas vezes. Mas foi o FêCêPê quem ampliou a vantagem, numa jogada de insistência de Ivanildo que serviu Lucho para este fuzilar Diego. O jogo manteve uma toada de parada e resposta e pena foi que não houvessem mais golos pois o jogo merecia.

Positivo:
- Marek Cech: Um jogo muito bom do Eslovaco. Demorou a encaixar no que Adriaanse lhe pedira para fazer mas quando mentalizou a sua nova função, foi uma mais valia, devido sobretudo às diagonais que fazia do meio para a linha, provocando desequilíbrios que Ivanildo e/ou Quaresma aproveitavam a preceito. Disciplinado tacticamente, rápido e forte defensivamente. O melhor jogo de Marek Cech com a camisola portista.

- McCarthy: Há muito que merecia este golo. A barra, os postes, o guarda-redes, o árbitro ou mesmo, ele próprio, impediam-no de marcar há demasiado tempo. Ontem, como nos jogos recentes, o Sul-Africano foi o melhor dos homens avançados, ora ganhando no combate físico com a defesa adversária, ora vindo atrás ganhar jogo para servir os extremos, ora aparecendo na zona de finalização.

- Substitutos: Se dúvidas houvessem, ontem elas foram decepadas. O Porto tem um naipe de jogadores do meio-campo para a frente de muito grande qualidade. Ibson e Lisandro, quando ontem foram chamados à função entraram extraordinariamente bem e mostraram que Adriaanse pode confiar neles. Em relação a Anderson, nota-se que o miúdo tem qualidade, mas que Adriaanse quer que ele jogue simples e não se embrulhe em fintas sucessivas. É um diamante em bruto que em jogos como este pode ter a sua oportunidade de ser lapidado.

8 Comments:

Blogger Michael Knight said...

Eu apenas vi os primeiros 35 minutos. Depois tive que apanhar um autocarro e só ouvi o resto do relato. Em relação aos outros jogos e as estes 35 minutos acho que mudaram duas coisas:

a) Atitude. Garra e pressão à PORTO como se devia sempre jogar.
b) Cech. O Cech em campo torna o jogo muito mais fluído. É um crime o que o Adriaanse anda a fazer com o rapaz, não sei que mais é que ele quer. O Cech, oferece-se, arrisca, passa, solta, movimenta e tudo isto com o pé esquerdo. Dá um equilibrio ao jogo do Porto espectacular. Espero que desta vez seja para ficar no 11 para sempre.

Não vou dizer muito mais, só saludar o golo do McCarthy. Não vou comentar mais porque só vi 35 minutos.

6/3/06 11:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

é eu so da mesma opiniao que o anibal, o porto jogou bem mereceu a vitoria acho so que acabar por pecar por "pequena" margem, devido as inumeras ocasioes de golo. Quanto ao benny o golo que marcou o a cereja no topo do bolo das inumeras boas actuaçoes que tem feito depois de ter regressado da CAN. em relaçao a Anderson sem duvida que tem valor para se tornar num grande jogador, so espero que os adeptos lhe deem tempo e espaço para se afirmar e que o Co o ajude, espero tambem que o que se passa agora com Diego nao se venha a passar com este miudo...

6/3/06 2:01 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

É verdade... neste jogo notei um espírito e força de vontade muito forte. Além disso... parece-me que os jogadores estão muito mais unidos. Isso nota-se nas celebrações, nas substituições mas sobretudo nos incentivos quando as coisas não corriam tão bem. Vamos a ver se é para continuar.

6/3/06 4:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Disse no fim do jogo com os vermelhos que a falta de garra, ambição e empenho tinham sido os responsáveis pela derrota. Desta vez, com os mesmos jogadores a mesma tactica e o mesmo treinador fizemos um grande jogo contra uma das 5 melhores equipas portuguesas. Continuo acreditar nesta equipa, neste treinador, falta apenas valores que solidifiquem a identificação com o clube. Parabéns ao Cech, sem duvida o melhor ( fez esquecer o carregador de piano Assunção ). Há um jogador que admiro imenso e que ontem voltou a dar provas que merece ser chamado mais vezes : Ibson, pelo que joga, pelo que corre, pela forma como se comporta dentro e fora do campo. Anderson, não se pode dizer nada a não ser, jogou para a equipa o que já é um bom principio.

6/3/06 5:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem pessoal, dps de 3 dias deitado na cama a recuperar de uma infecção respiratória, principio de pneumonia, vou tentar dizer qq coisa. So vi os primeiros 40 e osultimos 20 minutos de jogo... e o q fui vendo foi no hospital na sala de espera. Gostei muito, mesmo muito da equipa. E gostei principalmente dos pequenos pormenores: jogadores unidos nas falhas e nas celebrações; jogadores q saíram do banco motivados (aprende Diego); o público q apoiou sempre a equipa em cada lance, em cada passe certo, em cada desarme... gostei mesmo. Aníbal, era num jogo destes q eu defendia no meu ultimo comentário q devia ser lançado Anderson... também gostei muito. Vibrei c o golo do McCarthy e com o do Pepe. O Lucho voltou a encontrar-se; o Marek tem muito valor... vamos ver se esta exibição traz estabilidade e tem continuidade, pq tem sido esse um problema. Bem, foi o comentário possível, de alguém q se levantou da cama so p vir a ESTE BLOG comentar. Abraço a Todos Portistas. FORÇA PORTO

8/3/06 3:22 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

As melhoras Decoman!!! Isso anda mau para esses lados!!!
Em relação aos teus comentários nem tudo foi tão perfeito como poderia ser perceptível na TV. Não coloquei ninguém no NEGATIVO porque já estou farto de dizer sempre a mesma coisa. Se alguém merecia estar nesse lote do NEGATIVO eram os adeptos do F.C.Porto, mais precisamente as Claques que mantêm um comportamento vergonhoso e os adpetos do Assobio que desta vez resolveram implicar com um miúdo de 19 anos que até não tinha estado bem nos jogos anteriores mas que desta vez fez uma exibição boa. Estou a falar do Ivanildo. Para assobiar fiquem em casa!

8/3/06 3:58 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

A) As Melhoras Decoman
B) Adeptos do Assobio realmente é que não. Eu entendo que a paciência tenha limites mas os assobios são contraproducentes (escreve-se assim?).
C) O que não invalida que o Ivanildo tenha estado.. muito mal. Talvez menos mal que o costume, mas MAL. Eufemismos não Anibal Letra...

9/3/06 11:32 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Não concordo nada que o Ivanildo tenha estado "mal ou menos mal que o costume". Para mim, fez um jogo de bom nível... ponto. E mesmo que tivesse feito um jogo de porcaria, as minhas palavras seriam as mesmas para qualificar os assobios dos adeptos em relação a eles. falam tanto de criar mística e de fazer subir atletas dos escalões de formação para depois lhes fazerem isto??? VERGONHA!

9/3/06 10:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home