quinta-feira, agosto 10, 2006

Pequenos Apontamentos sobre o mesmo!

1. Notícias de hoje dão conta do descontentamento dos jogadores face a algumas declarações de Adriaanse. Ao que se consta, houve mesmo uma recusa de todo o plantel em jantar com a equipa técnica. Depois de Gomes contra Octávio na Madeira… temos Adriaanse contra o plantel, na Holanda! Uma das qualidades que eu admirava em Adriaanse era a sua forma dura e disciplinadora de lidar com algumas situações. Mas quem alguma vez já tentou educar alguém sabe que apenas com disciplina e cara feia não se chega a lado nenhum.

2. O sucessor de Co Adriaanse tem que ser bem escolhido: Excelente comunicador, trabalho reconhecido na formação de jogadores jovens, que não privilegie o jogo defensivo e consiga manter uma relação de proximidade e cumplicidade com os jogadores com resultado ao nível do espírito de grupo. Pekermen, Bielsa ou Queiroz são os técnicos possíveis que melhor se enquadram neste perfil. Bielsa (El Loco)… é o meu preferido! Ah… e tanto Bielsa como Pekermen são fãs do sistema de três defesas, apesar de numa variante táctica muito diferente da de Adriaanse.
Por favor, esqueçam o Peseiro, Manuel José e afins… para abanar com a cabeça como as vaquinhas do presépio mais vale ficar com um homem da casa!

69 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Anibal,
também concordo que não precisamos de um "yes man", mas tenho um feeling que vai ser o Peseiro, apesar de ele estar na Arábia (não tenho bem a certeza).

Acho que a SAD não vai poder gastar € com as tuas sugestões.

Uma dúvida: a Argentina jogou no mundial com 3 defesas ou 3 centrais. (por motivos profissionais não pude ver os jogos da Argentina)

Gostei que te tivesses lembrado do episódio do F. Gomes na Madeira com o Octávio (achava que a maior parte destes blogistas eram bastante jovens...)

Em jeito de brincadeira, a equipa técnica ideal era:

Técnico principal - João Pinto
Adjunto - Jorge Costa
Preparador Fisico - Hernani Gonçalves
Treinador Guarda Redes - Vitor Baia
Treinador Técncica - Paulinho Santos

Ninguem nos parava

10/8/06 12:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Segundo o site o Sportugal o brasileiro Emerson Leão é uma forte possibilidade.
No entanto a minha preferência vai para Jesualdo Ferreira,Carlos Queiroz ou José Pekerman.

10/8/06 12:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

FC Porto quer treinador "com peso institucional"

Fonte próxima do clube garantiu ao PÚBLICO que Rui Barros - curiosamente chegou à equipa técnica como tradutor de Del Neri - poderá já não estar no lugar na Supertaça, jogo do dia 19 de Agosto. Apesar da urgência, o FC Porto não pretende precipitar a contratação do treinador. Em primeiro lugar, o clube quer responder à questão "que rumo dar à transição?". "Só depois é que irão surgir nomes", disse a mesma fonte. Afastadas estão as hipóteses de Jose Antonio Camacho e de Carlos Queiroz, adjunto de Alex Ferguson no Manchester, mas cujos valores contratuais intimidam o clube português - além disso, o técnico português não esconde a ambição de um dia liderar os Red Devils. Mais uma pista: "Nunca será um treinador analítico. Antes multidisciplinar, com preocupações ao nível do treino e da comunicação e com peso institucional".
in Publico

10/8/06 1:01 da tarde  
Blogger DragãodeÁgueda said...

Relativamente ao incidente ao jantar, não sei se houve recusa do plantel ou não. Em "O Jogo" diz-se que os jogadores não compreenderam a ordem dada.
Em qualquer dos casos há uma clara flha de comunicação que não indicia nada de bom. Em meu entender o capitão de equipa e o treinador tinhm antes de qualquer decisão que ter dialogado.
Aguardam-se desenvolvimentos. A esperança é que ocorram depressa e bem, mas como bem sabemos, isso há pouco quem......

10/8/06 1:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Co foi á vidinha dele, e já foi tarde! O outro senão é mesmo o "timing" da saida. Agora só espero que não caiam no mesmo erro de ir buscar mais um estrangeiro que nada sabe do clube e do futebol português. A minha preferencia ia para um treinador da "escola" do Mourinho, como o Carvalhal ou Vitor Pontes ou então para alguem da casa como o João Pinto, Aloisio ou mesmo o Rui Barros. Mas o certo é que, venha quem vier, vai ter muita dificuldade em construir uma equipa tendo em vista a construção deste plantel, altamente desiquilibrado, que só no centro do meio campo e nas alas tem garantias absolutas. Faltam 2 laterais de qualidade (ou até 3 para libertar Bosingwa para o lugar dele a trinco) 1 central de categoria para acompanhar Pepe e 1 ponta de lança caso Bruno Moraes não recupere (senão temos o Lisandro, Postiga e Adriano) e dependendo do esquema a optar pelo novo treinador.

10/8/06 2:08 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Como é que se pode sequer considerar o Queiroz é que eu não entendo?

Anibal Letra, tu até és um gajo que sabe ver as coisas. Então não ves que o gajo é um bluff total e que só sabe lidar com putos?

Sporting: problemas de balneario.
R.Madrid: os jogadores fizeram o que quiseram dele.

Além deste aspecto, condução de homens, tecnicamente é sofrivel.

Esqueçam o QUEIROZ!!!

10/8/06 2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Além da questão do treinador, existe outra questão que é tão ou mais grave e que não tem sido abertamente discutida pelos portistas: a SAD! Por muito contente que esteja com a saida do treinador, já que o considerava sem categoria para o porto, não deixa de ter razão num ponto: a SAD nunca mostrou estar interessada em delinear uma estratégia adequada para a construção do plantel! E é cada vez mais evidente que desde á muito tempo a SAD é gerida por um bando de abutres que andam a encher os bolsos á pála do clube, situação apenas disfarçada pelas 2 épocas do Mourinho, sobre as quais se prova a cada dia que passa que o mérito pertenceu quase na totalidade ao treinador! Já era tempo de esta "direção" passar o testemunho, se bem que é uma hipotese remota já que Pinto da Costa ainda está cheio de vida, e depois porque o próprio já afirmou mais do que uma vez que está a preparar terreno para o sucessor, actual elemento da direcção: Fernando Gomes.
Por isso, das duas uma: ou encontramos um treinador que consiga resultados que se vejam (campeonato e taça são obrigatorios, e uma LC até aos quartos de final pelo menos) ou então o reinado de Pinto da Costa e desta SAD vai ter um penoso percurso até ao seu final.

10/8/06 2:28 da tarde  
Blogger Nuno Nasoni said...

É assim: ou Co era muito bom, e a SAD esteve mal em não lhe dar as condições para trabalhar, ou Co era muito mau e a SAD esteve mal na contratação dos últimos QUATRO treinadores. (E mesmo o grande Mourinho sucedeu a Octávio Machado).

De qualquer forma, a direcção do FCP não anda a inspirar grande confiança...

10/8/06 2:38 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Oh André o meu tio já se deixou destas andanças, agora só manda Bitaites de fora! lol

Agora vamos lá reflectir com calma quanto ao sucessor:
Pekerman, Bielsa ou Camacho eram os que me deixavam mais confortável. E não me venham com a questão do $$$ porque com qualquer bom manager, assim lhe dêem condições, recupera-se o dinheiro dos ordenados numa penada. Vejam o caso do Mourinho!

Não sei porquê mas não vou à bola com treinadores brasileiros. Deve ser por influência de um certo sargentão...

Esqueçam a suposta escola portuguesa do Mourinho porque ela simplesmente não existe. O único que pode aspirar daqui a uns anos à mesma é o Rui Faria.

O Manuel José é mediano e além disso tem um ódio de morte ao PdC. Não lêem o que ele diz?

O CQ e o Peseiro não têm pulso nenhum. É isso que queremos?

O único português que vejo com algum perfil é o Jesualdo, mas mesmo assim é complicado...

Até já

10/8/06 3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1_ Nas empresas as avaliações fazem-se em continuo. O que já se fez só vale quando se continua a fazer bem.
A SAD do FCP, com uma performance desportiva - consolidada - irrepetível, esquece a necessidade de persistir no acerto em vez de acertar. E isto nota-se.

2_ Se o poder estivesse nos sócios, ou nos accionistas, haveria necessidade, e espaço, de conhecer bem a estratégia de longo prazo da equipa de gestão, quer desportiva quer económica.

3_ Fica a ideia, para quem quiser pensar um pouco, que o Clube e a SAD navegam à vista, com rumo mas sem direcção. Penso que PC vale mais do que isso.

4_ Alguém acredita que haverá algum dia a possibilidade de estarem outras pessoas à frente do Clube, enquanto PC achar que tem as suas capaicdades mentais a funcionar? Quém acredita?

5_ Tudo pode ser tão mais fácil se a SAD não se esquecer que o clube é dos adeptos, por mais que sejam os accionistas (nunca remunerados!!!) a deter a SAD. Antes do Futebol-negócio (que só assim pode triunfar) tem que se salvaguardar o Futebol-alma do Dragão.
Esta será sempre a diferença entre o FCP e uma equipa/clube de um qualquer Abramovich, duma MSI ou Off-shore qualquer.

O CO pôs-se mesmo a jeito.
Começa a dar a ideia de que a inflexibilidade dele para esticar a corda ao máximo, até à ruptura, foi "intencional"!
Porquê? Não sei, em breve vamos saber.

Na ânsia de correr contra o tempo poderemos, dentro de 2 anos, ter o passivo duplicado... sem mais títulos!

10/8/06 3:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1 - Não gostava de Co Adriaanse;
2 - Acho que ele também provocou um pouco a sua saída. Porquê? Vamos descobrir?
3 - Como é possível isto acontecer no Porto?
4 - Porque é que não havia dinheiro para um avançado?
5 - Porque é que o Hélder Postiga agora já não é dispensado? Passou a ser o tal avançado que todos sabemos que não é?
6 - Se não há dinheiro, como se justifica ter no plantel um Sokota?

Meus amigos, eu acho que está na hora dos sócios e adeptos começarem a questionar seriamente o que anda Pinto da Costa e a SAD a fazer?
Pessoalmente, penso que nos andam a envergonhar e alguns até a espoliar...

10/8/06 3:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A lista de potenciais novos treinadores do FC Porto é extensa, mas o principal alvo, tido como prioritário para os dragões, é o Brasil. A facilidade de comunicação e a existência de muitos brasileiros no plantel – são dez, mais de um terço – são factores que conduzem ao ataque prioritário do mercado canarinho.

Dos treinadores possíveis no Brasil, há dois que saltam à vista, um com mais hipóteses do que o outro.

Aquele que pode aceitar o cargo de treinador do FC Porto, praticamente de olhos fechados, dá pelo nome de Emerson Leão. Actualmente no São Caetano, o polémico técnico tem um compromisso com a direcção do São Caetano que viabiliza a sua saída caso surja um clube grande interessado nos seus serviços. O salário de Leão também não é obstáculo – sensivelmente 80 mil euros/mês.

Vanderlei Luxemburgo é um alvo mais difícil de atingir. Tem contrato até final de 2007 e recusou, há bem pouco tempo, uma proposta para assumir o escrete canarinho. A má campanha no Real Madrid leva-o a preferir ficar pelo seu país, mas confrontado com uma possível oferta do FC Porto é imprevisível saber a sua reacção. Se aceitasse o convite para suceder a Co Adriaanse, o FC Porto teria de se entender com a direcção do Santos, algo que não será fácil.
in Sportugal

10/8/06 4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Opção pela mística…
Alguns sectores da SAD vêem com bons olhos uma solução interna, à imagem do que fez o Sporting após a saída de José Peseiro, na temporada passada, apostando em Paulo Bento para treinador principal. No FC Porto, esta saída seria encabeçada por Rui Barros, o único membro da equipa técnica de Co Adriaanse que não se demitiu e que estará em Inglaterra a comandar a equipa frente ao Portsmouth (nesta quinta-feira) e ao Manchester City (sábado). Testes de aptidão para o posto?

Fonte bem colocada na SAD portista garante ao Sportugal que esta hipótese seria muito bem aceite por dirigentes próximos do presidente do FC Porto, que, inclusivamente, apontam a urgência de o futebol do clube voltar a ser comandado por alguém capaz de transmitir a famosa mística à equipa.

Rui Barros encaixa como uma luva neste perfil. É uma solução de continuidade do trabalho realizado. Já tinha sido o adjunto de ligação do italiano Del Neri, antes de assumir funções como adjunto de Adriaanse. O antigo futebolista é encarado como um treinador válido e é um homem da confiança dos responsáveis da SAD. Para o coadjuvar poderá ser chamado, de volta a casa, Jorge Costa; está sem jogar desde o final da época, depois de ter jogado no Standard de Liège, não tendo ainda esclarecido se coloca um ponto final na sua carreira. Poderia até acumular os dois papéis, visto que parece claro que o FC Porto terá de reforçar-se na zona central da defesa.
in Sportugal

10/8/06 4:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Pedro, essa do Rui Faria...

Alguém viu a "declaração de amor" dos jogadores do Chelsea ao R. Faria?
Não que tenha a ver com o que andamos aqui a discutir.

Mas se tivesse... até fazia sentido!

10/8/06 4:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A forma como as notícias começam a ser redigidas demonstra que é a altura certa para os Guionistas substituirem os Jornalistas.

10/8/06 4:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Carlos Alberto Silva, com adjuntos João Pinto, Rui Barros e Jorge Costa

10/8/06 4:22 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Se não estivessemos no início de época, inha 95% de certeza que o técnico seria Jesualdo Ferreira. Agora não acredito!
Em relação a Queiroz, é bem verdade que nunca demonstrou nada a nível de clubes, mas nos dois teste que teve (Sporting e Real Madrid) tem atenuantes: No Sporting tinha uma equipa de miúdos de 20 anos; No Real Madrid tinha um bando de galácticos em quem nunca ningué teve mão... e não foram poucos os que passaram por lá! Eu ainda acredito em Queiroz... mas não acredito que a solução da SAD passe por ele. Acho que neste momento a administração da SAD deverá estar mais inclinada para uma de duas opções: Um técnico renomado da América Latina ou uma solução caseira.

André: No Mundial, nomeadamente contra o México e contra a Alemanha(os dois jogos que vi), não foi bem esse o esquema utilizado. Eram 4 defesas com um deles (Sorin) com permissão e missão de subir no terreno.
Mas já vi a Argentina de Pekerman a jogar com três defesas, com funções de cobertura da zona central. Podem ser centrais típicos ou não. O Heinze é uma adaptação por exemplo já que começou a carreira a defesa-esquerdo. São ajudados na cobertura das faixas por dois , médios rápidos e com propensão ofensiva. Mas penso que o Porto não tem jogadores para fazer este sistema e fundamentalmente isso iria prejudicar o sector intermediário azul e branco que é a nossa maior virtude.

Meus amigos... o homem forte da SAD neste momento é Antero Henriques! Ele tem uma grande influencia sobre Pinto da Costa e é ele quem tem deliniado as estratégias empresariais e deportivas do clube. Qualquer linha de sucessão a PC passam invitavelente por ele.
Agora é óbvio que quem manda na SAD é o clube! E quem manda no clube são os SóCIOS. Por isso acho que deveriam ser dadas explicações sobre a política desportiva a seguir. Como disse o Acosta: Pede-se RAZÃO E DIRECÇÃO!

10/8/06 4:27 da tarde  
Blogger nc said...

Camacho parece-me o indicado.
o pekermen joga muito à defesa e o queirós, só como adjunto no manchester deu provas, por isso não é um dos meus preferidos.
gostava de ver o jesualdo, mas será dificil traze-lo, pois está a começar um projecto novo no boavista. o umberto coelho seria, para mim, outra boa solução.
ou então, paul le gen.
mas cá para mim vem praí um brasileiro manhoso qq...

10/8/06 4:41 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Tinha-me esquecido do Humberto Coelho (ontem salvo erro também o referi). Apesar de ter menos dados em relação a ele (pq ele tem treinado muito pouco nos ultimos anos) era talvez dos poucos portugueses (a par do Jesualdo) em quem apostaria.

A referência que fiz ao Rui Faria é simples: ele é o grande suporte em termos metodológicos do Mourinho. Por isso acredito que em termos de conhecimento e capacidade intelectual é ali que estará o verdadeiro sucessor do Mourinho. Agora só o tempo dirá se ele pode evoluir para treinador de futebol, o que é muito diferente...

10/8/06 5:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A RR sabe que decorreram já negociações entre o treinador e o Boavista no sentido de ser desbloqueada a saída do técnico do Bessa, apesar de João Loureiro ter no caso de aceitar a pretensão de Jesualdo e de encontrar nova equipa técnica.

Jesualdo Ferreira vê pela terceira vez na sua carreira o FC Porto no horizonte enquanto treinador e apesar de ter chegado ao Bessa há poucos meses sente ser esta a grande oportunidade de voltar a abraçar um projecto num chamado grande do nosso futebol.

O presidente do FC Porto, em trânsito para Inglaterra, elege Jesualdo para comandar os portistas com a possibilidade de Jorge Costa integrar a equipa técnica.

Ao que "Bola Branca" apurou, os "dragões" estão na disposição de compensar o Boavista pela saída de Jesualdo da mesma forma que o fez quando contratou José Couceiro ao Vitória de Setúbal.

10/8/06 7:21 da tarde  
Blogger DragãodeÁgueda said...

Na minha humilde opinião o tiro certeiro era mesmo o Rui Faria. Concilia treino físico e técnico-táctico. Trabalha com quem sabe e dá muito do que sabe a esse alguém.
Escola de Mourinho? Mas qual escola? Carvalhal enterrou o Belenenses com um plantel todo escolhido por ele e Pontes conseguiu não salvar o Guimarães de descer em muitos pontos possíveis.
Escola de Mourinho é algo que pura e simplesmente não existe.
Futuro técnico, quanto a mim tem que ser português. Para conhecer o campeonato, as equipas e minimamente os jogadores que vai encontrar, bem como saber à priori que é PC que manda.
Jesualdo pode ser boa opção.
Também considero que boa opção podia ser o Inácio. É humilde, conseguiu aproveitar o campeonato do hexa que Fernando Santos não soube ganhar e traria de volta a mística, para além de conhecer bem o clube.

10/8/06 11:56 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Parece que já não deve haver grandes dúvidas:

O Prof.Jesualdo Ferreira será o novo treinador do FCP, ganhando "ao sprint" a corrida ao argentino José Pekerman.

Esperemos então por confirmações oficiais.

11/8/06 11:14 da manhã  
Blogger lucho said...

Um bom jogo do nosso porto. Mais uma demonstração de enorme classe de anderson. O prof.jesualdo é um homem experiente, disciplinador, uma boa aposta do presidente tal como refiro no meu blog.
Saudações azuis e brancas. Um abraço

11/8/06 11:20 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

O Jesualdo Ferreira tem histórica benfiquista e é medroso.
Não gosto para uma equipa grande.

Ao menos é disciplinador e organizado. Logo dá-lhe vantagem em relação a muitos, especialmente ás bestas do Luxemburgo e Queiroz.

11/8/06 11:42 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

o mourinho também tinha "histórica" benfiquista, isso parece-me um argumento tacanho...

11/8/06 12:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Humberto Coelho!? hahahaha! era desta que entregava o cartao de sócio!!! fo..-.e!!!
Perante o cenário actual o Jesualdo Ferreira parece mesmo a melhor opçao...apesar de nao gostar muito do estilo dele, basta ser minimamente competente e conhecer o futebol português para Porto lhe dar um titulo de campeão. Quanto ao resto, logo se veria.

11/8/06 12:49 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Pedro Reis, tacanho? Tacanha é a comparação da "história" benfiquista do Jesualdo e do Mourinho.

O Mourinho NUNCA foi um homem da casa e da causa.
A grande diferença está aí.

11/8/06 2:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Fernando Santos tb era benfiquista. Isso não quer dizer nada.

Mas que é um medroso, lá isso é. Existem treinadores portugueses (excepto o Mourinho) que sejam arrojados, que gostem de arriscar? Obvio que não. É sp a jogar em mínimo esforço e 1-o já chega.
Dps é defender e "queimar tempo" simulando lesões, etc. etc.

Lembram-se da vergonha do Jesualdo quando foi treinador principal do SLB? É disciplinador, mas isso chega?? Acho que não...

Mas parece que a negociação não está fácil. O Loureiro é um osso duro de roer.

A ver vamos.

P.S - gostei da exibição de ontem e mais uma vez um Anderson brilhou

11/8/06 2:37 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Nem o Jesualdo! Quanto muito seria o Toni, de quem ele foi adjunto.

Mas o que eu critico é que quando os profissionais são bons estejamos preocupados com os clubes por onde eles passaram...

Se os jogadores transitam de clube para clube, qual é o problema dos treinadores fazerem o mesmo?

11/8/06 2:38 da tarde  
Blogger Nuno Nasoni said...

Metendo uma "acha" na fogueira das relações entre Jesualdo e o Benfica... Eu diria que um treinador que levou o Benfica ao quarto lugar no campeonato não pode ser má pessoa...

A sério, penso que estaríamos melhor servidos com Adriaanse. Mas, até pelo desenrolar do seu processo de saída, dificilmente poderíamos aspirar a uma solução muito melhor que esta.

Agora, quando o Adriaanse chegou, umas das critícas que muitos que fizeram residia no facto de não ter títulos, quase aos 60 anos. Jesualdo tem 60 anos e não tem títulos. Espero que, a exemplo de Adriaanse, acabe a época com uma "dobradinha" - à qual tem a possibilidade de juntar uma supertaça, já para a semana.

11/8/06 3:26 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Pedro Reis... estás a confundir as coisas. Eu não tive problema nenhum quando o Mourinho veio para o FCP. Não se tratar de passar por um clube. Trata-se da identificação com ele!

Espero que tenha ficado claro.

Neste momento, na tua opinião o Jesualdo não é identificativo com o Benfica, na minha é e isso não me faz piada.

The end.

11/8/06 3:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Podemos continuar a procurar o "menino Jesus" durante mais algum tempo. Tenho dúvidas que exista e, a exitir, que o consigamos trazer.

Para dizer que, se calhar, o JF pode ser mesmo uma boa opção para o FCP do momento actual (pode haver melhores que não conheço), i.e. a 10 dias das competições e com uma equipa já programada.

1_ Tem maior conhecimento do FCP e das competições onde estaremos do que o Fernandez;
2_ Tem mais experiência e tomates do que o Couceiro;
3_ Não voltará a ter esta oportunidade, logo, ou agarra ou para sempre será um fracassado;
4_ A SAD já sabe, pela história recente, algumas das coisas que podem correr mal. Em conjunto com os "filhos pródigos" tudo farão para que os mesmos erros (pelo menos esses) não ocorram de novo;
5_ Se ainda assim correr mal, é mais "fácil/barato" do que com outra vedeta qualquer internacional;

Vamos a ver se acontece ou não.
Se acontecer acho que é um bom golpe de rins da SAD.

Ainda pode ser que corra bem.
No meio disto tudo uma série de artistas do Co. podem rumar ao Bessa... Alan, Bruno ALves, Ezequias...
Por outro lado pode ser que descubra aquela defesa (nacional) de classe que desde que se foram R. Carvalho e o P. Ferreira deixamos de ter.

11/8/06 3:54 da tarde  
Blogger Nuno Nasoni said...

Acosta,

O Alan veio pela mão do Fernandez (sancionado pelo Couceiro, acabo de chegar) e o Bruno Alves "é da casa" e estava a regressar de um empréstimo quando o Adriaanse chegou (curiosamente com grandes elogios do seu treinador, Fernando Santos).
No entanto, concordo inteiramente que esses três jogadores podem ir para o Bessa (tal como outros, como o Postiga e o Sokota).

11/8/06 4:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto, há coisas que me surpreendem... Humberto Coelho? Como é que é possível pensar nesse tipo?
Um idiota que, para além de péssimo comentador, não tem o mínimo de experiência (que me recorde só treinou a selecção através de lobby), é um benfiquista doente e sempre teve um relacionamento difícil com o nosso clube. Vocês estão doidos?!
Quanto ao Jesualdo, é coisa que também não me agrada. Concordo com O M. Knight, tem uma imagem vincada de benfiquista e ainda por cima mantém um conflito com o Mourinho, o que nos dias que correm não é lá muito positivo. Além disso, está na terceira idade e sem vitórias, com um currículo sofrível para quem abre a boca a dizer que fez e aconteceu. Ok... fez duas boas épocas com o Braga, mas por essa ordem de ideias contratávamos o Manuel Machado que sempre é do Norte e tem as últimas épocas marcadas por sucesso em clubes diferentes.
Agora, não haja dúvida, surprende-me que tipos como Humberto Coelho, Carlos Queiroz (depois de tudo o que andou a dizer ao longo dos anos), e até o Aloisio (outra obsessão que não compreendo... lá porque foi bom central não significa que venha a ser um bom treinador. Olhem o resultado da equipa B o ano passado...) sejam propostos por adeptos do Porto.

11/8/06 4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Misturar o que se passou na Madeira, à nao-sei-quantos-anos, com o que se passa actualmente, é uma forma ignóbil ( ou simplesmente estúpida ) de mistificar uma discussão que se pretenderia séria. Como tenho vindo a verificar ao longo deste período em que tenho frequentado este blog, as opiniões emitidas pelo Aníbal estão, em regra, ao nível de catequista de aldeia. Terá o seu público, é certo, mas contribui pouco para o enriquecimento do espaço FCP.
Mais uma vez, Gomes versus Octávio e Co versus "todo-o-plantel" ??

11/8/06 5:12 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

José,

Só cá vem quem quer...
E podes sempre fazer o teu blog e tentar encontrar um público que te satisfaça.

Sem q tenha qq mandato do Aníbal, basta ler o que ele escreveu para perceber que ninguém fez nenhum paralelo de atitude entre as 2 situações; apenas se referiu que em ambos os episódios houve um diferendo à mesa do jantar entre jogador(es) e treinador o que é um facto. Nada mais!

11/8/06 5:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

F.C. Porto – Futebol, SAD desmente especulações

Face às recentes notícias que têm vindo a público em relação ao novo treinador da F.C. Porto - Futebol, SAD, a Administração vem desmentir categoricamente que já tenham sido desenvolvidos quaisquer contactos.

A F.C. Porto - Futebol, SAD encontra-se neste momento a estudar, com a máxima serenidade, os dossiers de diversos treinadores, entre todos os que lhes foram apresentados, não tendo estabelecido até à presente data qualquer contacto.

11/8/06 7:13 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

1. Em relação aos rumores sobre o futuro treinador do FêCêPê, acho que Jesualdo Ferreira é uma solução fraquinha da SAD. Pode ter vantagem no imediato no conhecimento dos jogadores e do futebol Nacional mas perde em termos de dimensão europeia. Eu preferia uma solução estrangeira, de preferencia Argentina, mas concordo que estamos a uma semana do início de época e é preciso evitar a todo o custo a época 2004/2005. O facto de ele estar de alguma forma conotado com o Benfica, esteve durante alguns anos no clube da Luz e é amigo pessoal de Vieira, penso que não vem ao caso. É um profissional e são as suas qualidades profissionais que a SAD tem que olhar.

2. Não vi o jogo de ontem!

3. O que me dá vontade de rir são aqueles que quase 20 anos depois ainda não admitem que se toque no nome de Fernando Gomes sem ser para o adorar. Só uma simples lembrança do sucedido na Madeira e e é vê-los a estrebuchar por todos os lados. Nos anos 90 chavam-lhes os Gomistas... para eles Fernando Gomes sobrepunha-se ao clube. Isso deixava-me louco! Gomes foi o meu primeiro ídolo no futebol e como jogador ainda lá está nas minhas recordações juntamente com João Pinto, Madjer, Jaime Magalhães, André, Deco, Baía, Jorge Costa e outros. Mas o que marcou bastante em relação a Gomes foi a forma como saiu do clube e ainda mais a forma como dividiu o clube. Nos últimos anos... ele tem optado por se esconder e faz mal! Nunca teve "tomates" para se assumir como oposição a Pinto da Costa, e a verdade é que ele é oposição a Pinto da Costa só que está na clandestinidade. Poderia ter contribuído para que o clube não tivesse voz única... mas nunca teve coragem!

11/8/06 8:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Jesualdo é amigo pessoal do Vieira e também eram os da SAD todos há pouco tempo... de qualquer modo acho que era uma solução fraca, espero que não se concretize. Pode-se contentar toda a gente com um treinador bom e estrangeiro e adjuntos da casa. Gostava muito que experimentassem o Pekerman... e que trouxesse um defesa ou dois daqueles indiscutíveis.
Depois ainda falta ver como vão jogar: os 4 defesas parecem-me essenciais o que não invalida que quando seja preciso mais gente na frente se treine uma solução de ficarem só 3; gostava muito de ver o meu Porto com 2 pontas de lança de raíz, por exemplo o Renteria (que dizem que já tá 50% assegurado) e o Lisandro ou o Postiga ou o Anderson quando for preciso jogar com mais gente no miolo; o Adriano pode ter umas oportunidades, mas tem que marcar golos antes de ser titular; no meio é que vai ser complicado... joga o Lucho e mais quem? Por mim é o Ibson, mas é imporante recuperar aquele bom hábito de quando não temos a bola andarem todos atrás dela - tanto o quaresma como o vieirinha, jorginho, lisandro e mesmo o Lucho precisavam de uma boa ensaboadela no assunto. Com uma defesa boa e toda a gente a ajudar a fechar quando não temos a bola podemos ser muito grandes este ano. Não se pode jogar só quando temos bola, pensar só em atacar... Que carago, pra onde é que um gajo manda o curriculo, com estes jogadores todos e um ou dois reforços até eu era campeão! :-)

11/8/06 10:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para além de alguns aqui já mencionados em minha opinião o Zdenek Zeman também seria uma alternativa muito interessante para o F.C.Porto porque coloca as suas equipas a practicar um futebol ofensivo e bonito.

11/8/06 10:31 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

O Zeman nunca ganhou nada de relevante e para além disso leva quase trinta anos de futebol italiano! Acho que nunca saiu do Calcio... O mais que conseguiu foi uma época na Lazio em que tinha uma equipa de sonho e quase ganhava o Scudetto mas não ganhou nada!
Se em Italia, que o conhece tão bem não tem tido oportunidades ao nível de equipas que discutem o título... o Porto deveria fazê-lo! São muito anos de Calcio!
Não me parece uma boa ideia...

11/8/06 11:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O interesse do FC Porto em Jesualdo Ferreira atingiu um impasse, com o clube a garantir que ainda não encetou quaisquer contactos para a sucessão de Adriaanse, um detalhe importante para que os eventuais contactos com o Boavista possam partir do zero. Entretanto, vão chegando alternativas ao Dragão. Eriksson, Cuper e Ranieri juntam-se a Pekerman.
In O Jogo

12/8/06 1:57 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Eriksson, Cuper e Ranieri. Não gosto de nenhum... mas escolher Ranieri seria uma imbecilidade!

12/8/06 10:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fernando Gomes e Jorge Costa, caro Aníbal, são dois bons exemplos da "catequização" que tens trazido para este espaço. Reflecte no que tens escrito sobre eles ( aquela de preferires o Jardel ao F. Gomes, pela forma como este último saiu do clube, é de antologia )e, talvez, encontres as razões pelas quais não tem havido oposição no nosso clube - nem F.Gomes nem ninguém-.
Passa bem.

12/8/06 12:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anibal é verdade que o Zeman não treinou até hoje qualquer grande equipa no Calcio,mas em parte isso deve-se ao facto de no inicio dos anos noventa ter dito em voz alta e bom som que o Calcio era viciado com corrupção e doping.

Naturalmente que tais afirmações lhe custaram muito caro e depois disso só conseguiu trabalhar em pequenas equipas e jamais irá treinar qualquer grande equipa no Calcio.

No entanto é um treinador audaz e que consegue colocar as suas equipas a jogar um bom futebol.

12/8/06 4:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por exemplo o José Perkerman que está a ser considerado pela SAD tem o seguinte CV:

Internacional:

1994-2001 Argentina Sub-20
Desde 2004 Argentina
Times:

1982-1982 Chacarita Juniors (ARG) – equipe júnior
1982-1992 Argentinos Juniors (ARG) - equipe júnior
1992-1994 Colo Colo (CHI) – equipe júnior
2003-2003 Leganes (ESP) - Diretor de futebol
http://fifaworldcup.yahoo.com/06/pt/w/team/coach.html?team=ARG

12/8/06 4:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ou seja tem 60 anos e nunca foi treinador principal de um qualquer clube argentino,para além disso ser seleccionador é muito diferente de treinar um clube,por isso tenho algumas reservas quanto a José Pekerman.

12/8/06 4:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ou seja tem 56 anos e nunca foi treinador principal de um qualquer clube argentino,para além disso ser seleccionador é muito diferente de treinar um clube,por isso tenho algumas reservas quanto a José Pekerman.

12/8/06 4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Futebol/FC Porto: Pedro Emanuel com rotura no tendão de Aquiles pára três a quatro meses O central Pedro Emanuel, que ontem, durante o aquecimento antes da partida com o Manchester City, que os dragões venceram por 1-0, sofreu uma rotura que se julga total do tendão de Aquiles esquerdo, deverá parar de três a quatro meses. O jogador, ainda que a rotura seja apenas parcial, terá sempre de submeter-se a uma intervenção cirúrgica.

12/8/06 6:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Futebol/Manchester City-FC Porto: Vitória dos dragões O FC Porto venceu o Manchester City, em Inglaterra, depois de anteontem também ter ganho ao Portsmouth. As duas formações disputam o principal campeonato inglês e neste início de época reforçaram os respectivos planteis. Os dragões acabam assim, da melhor forma, a curta digressão a Inglaterra, regressando ao Porto com a confiança redobrada. AS partida desta tarde não foi fácil e os portistas passaram por alguns momentos de apuro, mas a defesa, em tarde de acerto, foi chegando para as encomendas. Conseguindo dominar no centro do terreno, o FC Porto controlou sempre o adversário e o resultado é justo. Ficha do jogo: Manchester City 0-1 FC Porto (final) (Adriano 32'). Equipas oficiais – MANCHESTER CITY: Weaver (Joe Hart 60'); Richard, Omuha, Distin, Bem Tatcher, Dabo, Barton, Reyna, Wassell, Corradi, Samaras. FC PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe, Cech, Paulo Assunção, Raul Meireles, Ibson (Ricardo Costa 79'), Anderson (Jorginho 75'), Tarik (Alan 62'), Quaresma (Vieirinha 69'), Adriano (Lisandro 55').

12/8/06 6:10 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro anónimo: O Pekermen é um homem da formação! A sua contratação tb envolveria riscos que muito bem descriminaste. O que me leva a desconfiar de Zeman é a sua Calcio-dependencia. Estive a ver no seu Site Oficial e afinal não esteve sempre em Itália... teve uma má experiencia de 1 ano no futebol turco. Do resto... só Itália! Não conhecia a fundo os suas batalhas extra-relvado... e agora passou a ter em mim um admirador. Mas não é por causa disso que o gostaria de ter no meu clube.

13/8/06 12:48 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro José: Ao Jorge Costa e ao Fernando Gomes agradeço os anos e as alegrias que me proporcionaram. Mas para mim, em jogadores de futebol não devem existir divinizações ridículas, que fazem mal aos jogadores, aos adeptos e aos clubes. A saída de Jorge Costa do Porto fez com que a última época fosse o que fosse... adeptos divididos, ataques ao treinador. Se bem te recordas, aquando da saída de Gomes, aparte o ataque ao treinador não foi muito diferente.
Em relação a Jardel e Fernando Gomes mantenho a minha opinião: Jardel era uma máquina de fazer golos, melhor do que Gomes na maior parte das características! Gomes por outro lado tem a seu favor a mística que representava e a braçadeira que tantos anos transportou. Em termos meramente desportivos... Jardel era melhor do que Gomes! Na minha opinião catequista... obviamente! Abraço!

13/8/06 12:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Depois de uma longa temporada de ausência tou de volta. E que assuntos quentes temos para os ladois do Dragão. Concordo com o Aníbal... Jesualdo seria uma boa escolha, mas a curto prazo porque é profundo conhecedor do campeonato, do nosso plantel, e é competente e actualizado. Por lado em termos de Europa é nula a sua experiência em competições europeias, e numa prova como a Champions precisamos no banco de um técnico com arcaboiço. Os nomes de Queiroz, Camacho e Erickson são os q mais me agradam. Vamos ver. Confio em PC. FORÇA PORTO!

13/8/06 1:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pinto da Costa e João Loureiro conversam
Transferência de Jesualdo vai avançar

Pinto da Costa e João Loureiro já conversaram sobre o interesse do FC Porto em Jesualdo Ferreira e as próximas horas podem ser decisivas para a concretização do negócio que pode custar 600 mil euros e os passes de alguns jogadores aos portistas.
In O Jogo

Que jogadores podem vir a ser envolvidos neste negócio?

13/8/06 3:24 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

Alan, melhor extremo dos ultimos 2 jogos.

E esta, hein?

Claro que a carneirada vai já dizer que não.

14/8/06 9:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Outro nome interessante seria o romeno Mircea Lucescu.
http://en.wikipedia.org/wiki/Mircea_Lucescu

14/8/06 4:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jesualdo Ferreira subiu ao relvado do Bessa na companhia de João Loureiro, presidente do Boavista. O momento era aguardado com expectativa pelas dezenas de adeptos presentes, que saudaram o momento com palmas e gritos de «Boavista Allez».

Passava pouco das 17h30 quando o treinador e o presidente do clube subiram juntos ao relvado, numa altura em que se mantém a expectativa sobre o futuro do técnico, apontado para o F.C. Porto. Os jogadores subiram também e João Loureiro não escondia uma expressão de satisfação, depois de ter reafirmado ser sua expectativa que Jesualdo ficasse no Bessa.

«O Boavista espera que Jesualdo cumpra o seu contrato», afirmou o presidente, recordando o encontro da véspera com o treinador. «No jantar fizemos uma análise do que se passou», afirmou, admitindo que ambos foram ultrapassados pelos acontecimentos.

«Houve terceiros, pessoas do meio, que tentaram que esta situação avançasse», defendeu ainda, reafirmando que não manteve contactos «com ninguém do F.C. Porto». Loureiro explicou ainda que tem um acordo para deixar sair o técnico caso haja uma boa proposta, mas garante que isso apenas se coloca no final da época.

In Mais Futebol

14/8/06 6:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será que Jesualdo Ferreira já está completamente descartado?

14/8/06 6:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não acham que tarda a apresentação do n/ treinador.
Para mim é mais um sintoma de má organização por parte da direcção...
Que imagem estamos a dar aos n/ concorrentes directos? Péssima!
Em qualquer empresa do Mundo o prazo limite seria Hoje de manhã na volta aos treinos.
Assim não vamos lá.
E porque não apostar na prata da casa?

ZETO

14/8/06 6:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Aníbal,
pese embora algumas críticas - principalmente porque sou contra qualquer "divinização" ou "diabolização", muito mais ainda contra qualquer "julgamento popular" - que tenho deixado por aquí, gosto de lêr o que escreves.
No entanto, e se me permites, vou fazer um pequeno sublinhado no teu último texto, que mostra, penso eu, aquílo que nos divide ( e a muitos portistas ). Escreves tú a dada altura, "A saída de Jorge Costa do Porto fez com que a última época fosse o que fosse... adeptos divididos, ataques ao treinador." Então o culpado foi (é) o Jorge Costa? Como me parece evidente, não devemos "divinizar" ninguém, mas "diabolizar" ridículamente também não. O que te parece?
1 abraço

14/8/06 7:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Com o tempo a passar e o impasse a revelar-se inultrapassável, o mais provável é que os portistas partam para a exploração de outras possibilidades. No sábado, os campeões nacionais jogam o primeiro troféu da temporada, e até lá pretendem encontrar uma solução para o comando técnico da equipa. Os nomes em cima da mesa não mudaram nos últimos dias. José Pekerman, ex-seleccionador da Argentina e Sven Goran Eriksson, ex-seleccionador da Inglaterra, continuam a reunir as preferências dos responsáveis portistas, preenchendo o perfil traçado para o sucessor de Adriaanse: um treinador rigoroso, evoluído do ponto de vista técnico e táctico, capaz de garantir uma transição tranquila.

Em termos de custos, Pekerman e Eriksson deverão representar um esforço muito semelhante, rondando os 900 mil euros por temporada, um valor dentro dos limites do orçamento portista. Como grande desvantagem em relação a Jesualdo Ferreira, têm o facto de não serem portugueses e de não terem o mesmo conhecimento do plantel portista nem do campeonato nacional. Neste particular, Eriksson sentir-se-á mais à vontade do que Pekerman, dado que continua a falar português e, até por inerência das funções que desempenhou até há pouco tempo à frente da selecção inglesa, mantém um conhecimento profundo dos jogadores e do campeonato português. Em contrapartida, Pekerman é um adepto do sistema de três centrais, o que poderia ser uma vantagem considerando o sistema de jogo implementado por Co Adriaanse na equipa.
In O Jogo

15/8/06 1:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como é que o Eriksson, um dos treinadores mais bem pagos do mundo até há 2 meses atrás, ao nível do Mourinho, e agora ganha 180.000 contos/ano?
O Ranieri bateu os recordes absolutos com a nota que recebeu do Valência, agora cabe dentro dos limites orçamentais do FCP?

Desculpem-me mas este tipo de noticias recentes sobre o nosso treinador fazem lembrar as "grandes façanhas" dos quase jogadores que voam para o SLB em inicio de época! Mas depois pousam noutro lado.

Sejamos realistas!
Foi sempre assim, com os pés bem assentes no chão, que conquistamos coisas.

Fred

15/8/06 2:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo. O Eriksson e o Rainieri custam mais que os bons reforços que são precisos sobretudo na defesa. Mas o Pekerman era homem para aceitar um desafio de longo prazo para assumir todos os escalões do clube - precisava era de gostar de Portugal, há que atacar pelo lado da família.
Mas parece difícil também. Vai acabar por ser um Português e dependendo de quem seja até pode ser melhor. Sinto que está por horas o anúncio... tem que estar!
Afinal temos troféu da Invicta outra vez? É irónico jogarmos com o Boavista depois dos últimos dias... só faltava mesmo a bola serem cabeças de jornalistas para o quadro ficar perfeito!
Que nojo me mete o Record a dizer hoje que ««E mesmo que a SAD azul e branca tenha desmentido na última sexta-feira “quaisquer contactos”, o interesse em assegurar os serviços do treinador do Boavista era verdadeiro e existiu.»» Nem que fossem ««terceiras pessoas»»... para mim está muito claro que nem era preciso serem pessoas, para aparecer naquele pasquim basta um verme "jornalista" ter sonhado remotamente com o assunto. Depois queixam-se de apanharem as lambadas que merecem...

15/8/06 12:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Pékerman era uma excelente aposta para "manager" da equipa, deixando o treino nas mão do Rui Barros e do João Pinto, por exemplo.

Aqui à uns anitos entrou num projecto similar no Leganes de Espanha, mas o Projecto não tinha pernas (leia-se meios) para andar, e Pékerman voltou à Argentina.

Com um conhecimento profundo do Mercado argentino e com um toque de "midas" para descobrir novos talentos, a Pékerman faltam-lhe apenas títulos a nível de clubes e experiência europeia e do futebol português.

De resto está tudo lá.

15/8/06 2:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A SAD em minha opinião não deve apressar-se mas sim ponderar muito bem sobre qual é o melhor treinador neste momento para o F.C.Porto até porque Rui Barros está a fazer um óptimo trabalho e merece levantar a Supertaça como treinador do F.C.Porto.

RPS

15/8/06 7:58 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Jesualdo já rescindiu com o Boavista. Quem ainda acredita que não será o nosso próximo treinador?

16/8/06 12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu já tenho dúvidas e tendo em consideração o actual momento do F.C.Porto acho que o Jesualdo Ferreira é uma boa opção e espero que tenha muito sucesso,mas mesmo muito sucesso.
RPS

16/8/06 1:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu já não tenho dúvidas e tendo em consideração o actual momento do F.C.Porto acho que o Jesualdo Ferreira é uma boa opção e espero que tenha muito sucesso,mas mesmo muito sucesso.
RPS

16/8/06 1:44 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

O Eriksson é uma nódoa de treinador.

Só para deixar bem claro porque parece que há quem fale positivamente dele.

16/8/06 12:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home