domingo, agosto 06, 2006

3 pontos sobre o Torneio de Amesterdão

A participação do F.C.Porto no Torneio de Amesterdão foi uma desilusão no campo desportivo, mas serviu para tornar mais claras algumas situações que já se anteviam:

1. A divergência entre Adriaanse e Pinto da Costa é por demais evidente. O Holandês farta-se de clamar por um avançado... o Presidente do F.C.Porto diz que não há dinheiro para isso. Que eu me lembre, esta é a primeira vez que um treinador do clube ousa enfrentar Pinto da Costa e logo no início de uma época. O bate-boca de parte a parte começa a tornar-se incómodo e despropositado.

2. A necessidade de um novo Ponta-de-lança para o plantel é clara e não oferece dúvidas a ninguém. Adriano é esforçado mas não tem estaleca para se bater com defesas "a sério", Lisandro inexplicavelmente não tem sido opção, Bruno Moraes ainda é uma incógnita e Sokota... bom, com Sokota não se pode contar já que o Croata encontra-se sempre a recuperar de alguma maleita física. Resta Hélder Postiga, que, segundo alguns "zuns zuns", a SAD estaria a tentar impingir a Adriaanse... mas o Holandês mantém-se irredutível em relação ao internacional Português e não conta com ele.

3. O sistema de 3 defesas é demasiado romântico para uma competição como a Liga dos Campeões. Frente a adversários categorizados que se fecham bem, que pressionam alto e que nunca deixam de colocar 4 a 5 jogadores nos seus movimentos ofensivos, o sector defensivo do FêCêPê(que não inclui só a defesa) treme e comete erros atrás de erros. Urge encontrar alternativa e penso que Adriaanse deveria encarar estes jogos de uma forma mais realista. 4 defesas são essenciais(Bosingwa, Pepe, P.Emanuel, Cech)! Um trinco(Paulo Assunção), dois jogadores de transposição mas também de cobertura(Raul Meireles e Lucho); Anderson como armador mas com indicações para cair para uma das alas; Quaresma na outra ala e um avançado móvel do género de Lisandro.
Penso até que este 3x4x3 que Adriaanse tem usado possa ser mais suportável para as equipas da Superliga, que o ano passado não conseguiam criar um antídoto para os 4 avançados que o F.C.Porto apresentava. Se tentassem aproveitar o desequilíbrio defensivo do Porto abriam espaços atrás, se colocassem mais gente atrás sofriam uma pressão enorme durante quase todo o jogo. Com este 3x4x3 esta situação talvez já não se ponha com tanto ênfase e a táctica talvez tenha que ser revista. Vamos a ver!

45 Comments:

Anonymous Anónimo said...

1) O bate papo Co - PDC "mete nojo". Não me lembro de situação semelhante. Co na minha opinião fala demais. É um bom treinador, tem uma boa filosofia, mas tem um MAU discurso.

2) O tema ponta de lança é inequivoco. Precisamos mesmo de um jogador de ataque.

3) Para a champions deve jogar em 4-3-3 (concordo com a equipa avançada pelo Anibal)
Para a SuperLiga nos jogos com equipas fechadas (ie, todas excepto Sporting e Benfica), sinceramente prefiro o 3-3-4 com 2 pontas (p.e Adriano + Licha) e 2 extremos, com Anderson no lugar do Raul Meireles (tal como o jogo da final da Taça de Portugal contra o Vit.Setubal)
Contra o SLB e Sporting jogamos em 3-4-3.

P.s - fora do tópico, mas não posso deixar de escrever o gesto LOUCO do Bruno Alves que encostou a cabeça ao árbitro no jogo contra o Inter depois de ter feito uma falta clara e visto cartão amarelo.
Este jovem não tem categoria. Ponto final.

7/8/06 9:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

1) o bate papo do Co - PDC é sempre a mesma coisa. Co é honesto e frontal .... PDC nega sempre até apresentar o avançado. Co pensa que as negas do PDC são verdadeiras , PDC provavelmente já fez mil e um contactos e tá a procura do avançado certo

2) o tema ponta de lança , o tema defesa central , o tema defesas laterais. vejamos , apenas no meio campo , nao temos tema !

3) épa ... vejamos uma coisa .... é a culpa os 3 defesas ? vejamos , o fernandez jogava com 4 defesas ... ganhamos a LC ? tirando o mourinho , o otavio machado tb jogava com 4 defesas. que boas figuras que fizemos. ainda assim , mesmo a sofrer 6 golos , nunca tinhamos marcado 2 golos ao inter e 1 ao manchester , a jogar com 4 defesas ( quando mamamos 5 ou 6 golos em manchester á uns anos , estavamos a jogar com 4 , nao foi ??? ) VOCES PARECE QUE ACREDITAM QUE UM DEFESA A MAIS TORNA-NOS INVENCIVEIS

bruno alves deve ser um jogador com uma frustração enorme. tem todo o potencial , mas nao o realiza. é pena , especialmente para ele.

pena tb é joão paulo , e sokota bem que podiam ser os dispensados , já que esta epoca nao vao jogar :( cum raio ... porra pros joelhos ( o deles e o meu que tb me doi de vez em quando )

7/8/06 9:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PS : tanta tanta tinta se gasta sobre o ter sofrido 2 golos num minuto.

cof cof , ninguem se lembra de duas epocas atrás , porto , contra ( se nao me engano nantes ) ..... 2 golos num minuto. PDC disse - "Não é normal sofrer dois golos num minuto, pelo menos não me lembro de ter acontecido antes." ... PDC , devias ver os jogos do porto.


treinador de bancada sofre do sindroma : " se ele fizesse isto e aquilo , ganhavamos tudo". a verdade , é que nunca se sabe se ganhavamos tudo , ou se perdiamos tudo com essa mudança.
é que a realidade não é como o CM ( agora FM ) , e os jogadores não têm folhas de excel nas costas

7/8/06 9:53 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

A coisa não está fácil no reino do Dragão...

O desentendimento entre presidente e treinador, noutra altura já tinha acabado e o Co não regressaria da Holanda...
Têm estado os 2 mal e para mim era simples : o presidente se não tem de facto $$$ e não vai comprar nenhum avançado mandava o treinador calar-se e senão punha-o a mexer; o treinador ou jogava com os jogadores que tinha ou se achava que não tinha condições demitia-se. Assim é circo.

A necessidade de um ponta-de-lança é obvia; se não há dinheiro não comprassem jogadores da tanga por quem pagaram transferência e a quem têm de pagar ordenados e apostassem num jogador (que mesmo que não fosse um Kuyt ou um Hesselink) que marcasse golos (tipo Meyong, João Tomás, etc. etc.). É assim tão difícil?

Além do ponta-de-lança começa agora a ficar óbvio que temos mais limitações especialmente na defesa: tirando um excelente Pepe, os regulares Pedro Emanuel e Cech e um intermitente (para não dizer outra coisa) Bosingwa não existe uma ÚNICA opção! Ricardo Costa e Bruno Alves bem podem ser das escolas do FCP mas são uma merda e o Ezequias era bom mas era para o Marítimo...

E atenção que com um Sporting regular desde o início não sei se esta equipa chega sequer para a Superliga!

P.S. Além de tudo lesionam-se os jogadores que podiam ser mais importantes para backup: João Paulo, Bruno Moraes e Sokota. E o Lisandro é mesmo só lesão e falta de ritmo ou há mais alguma história mal contada?

7/8/06 10:14 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Yagami: Não é questão de mais um defesa nos tornar invencíveis... eu acho que este sistema pode ser perfeito para a nossa SuperLiga. Mas frente a adversários de um nível muito elevado, se não tivermos equilibrio entre os sectores não vamos longe. Mesmo frente a equipas menores quantas vezes o Pepe tem que entrar a uma bola na "queima"? n de vezes! Contra equipas de qualidade superior este tipo de situações é potenciada e por isso o número de vezes em que a defesa vai ficar exposta é enorme. Foi isso que aconteceu frente ao Inter e Manchester. 4 defesas na Liga dos Campeões é essencial... não tenho dúvidas disso!

7/8/06 11:10 da manhã  
Blogger lucho said...

o sr adriaanse terá q mudar o sistema pq mais importante q jogar bonito e perder é ganhar..é para isso q lhe pagam, por cá dá mas na champions tem q ser mais prudente...a sad fez asneiras em série, agora já n há dinheiro...mas a verdade é q mesmo sem o ponta de lança o sr adriaanse tem arranjar soluções e deixar de colocar bruno alves e ricardo costa...

7/8/06 12:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

senhor anibal , contra o manchester nao jogamos com 4 defesas ?


na liga dos campeoes são necessarios 10 defesas ! deixe lá a historia dos 4 defesas , por que os 4 defesas com fernandez e couceiros nao nos levaram a lado nenhum. ( nao referir o mourinho , por que esse é um caso á parte )

bruno alves nao presta , joao paulo nao esta em forma ( e agora é que nao fica mesmo ) , ezequias foi a primeira vez que viu um adriano á frente , ricardo costa subiu-lhe o sucesso á cabeça. a unica diferença foi que o joao paulo jogou a medio defensivo. se joão paulo tivesse jogado a defesa , pensa que não teriamos perdido o jogo ? talvez nao , mas ... provavelmente sim.

agora já dizem perfeito para a superliga. o adriense quando chegou , as 3 defesas nao funcionavam para a superliga... agora já é perfeito ... quando é que fica perfeito para a liga dos campeoes ?

o porto tem um problema : jogadores jovens. jogadores que vão lá para a frente , e nao sabem quando voltar.

NOTE : veja a equipa que sofreu os 3 golos.

o porto joga melhor com 3 defesas , tanto nacional como internacional. a unica diferença para mim , deverá andar entre 3x4x3 e 3x3x4. ( mas penso que se devia especializar num desses, e apenas usar o outro consoante resultado necessario a obter )

senhor anibal , o problema é muito mais grave do que 3 ou 4 defesas, é a minha opiniao. a meu ver , não é a tactica de 4 defesas que vai salvar alguma coisa

7/8/06 12:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1_ qualquer sistema é bom se tiver os jogares certos! Neste caso na defesa o único que está ajustado a esta forma de jogar é o Pepe, os outros disfarçam nos tais jogos com equipas mais fraquinhas.
2_ problemático não é vermos um PC como sempre o vimos e um Co deslumbrado, um entertainer, como parece ser... a verdade é que fica a ideia que não falam entre eles, nem planearam a equipa!
Não se podem ter leituras divergentes dum mesmo plano... ou estava/está previsto um avançado.... ou não estava/está!
Porque se está prevista esta situação (seja qual for) alguém está a desrespeitar os tais acordos.
Isto é que é sintomático e preocupante nos discursos dos homens - nunca pensei no FCP a navegar à vista!
3_ falta de facto um avançado. Mas se não há dinheiro, para que se compraram Esequias e Teriks? Com esta "nota" e mais "alguns trocados" tinhamos um 9 decente a jogar!
4_ uma das grandes frustrações do Co é "não ver" que não tem "players" para este sistema em todas as suas posições: o Zé (sim, volto ao mesmo) não fecha (ainda que tenha muitas pernas e pulmão); o P.Emanuel não tem muita rapidez, e no flanco onde está tem mesmo que ter... os B. Alves e R. Costa são excelentes para ajudar a puxar nos treinos, mas no dia dos jogos, não se deveriam equipar... Alans. Sokotas... já tá tudo conversado.
5_ continua a haver um "problema cultural" neste reinado do Co: provavelmente este "aparente desrespeito" das hierarquias, no seu entender não tem algum significado, ora estamos em Portugal onde o PC é uma das pessoas mais odiadas sendo que todas as formas de o queimar na praça pública são empoladas... e isto o homem não deve ter quem lhe diga.

7/8/06 12:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apenas um "bitaite": será que o PC vai tentar aguentar até Dezembro para ver como é que o Jardel se dá em Aveiro e dps o ir buscar?

P.S - o Alan contro o Inter fez um excelente jogo
Contra o MU o FCP jogou com 3 defesas (Bos., Pepe, PEmanuel). O Cech jogou na posição 8 (interior esquerdo), com Meireles do outro lado.

7/8/06 2:21 da tarde  
Blogger Nuno Nasoni said...

Dois anos depois do FCP ter ganho 100 milhões EUR só em transferências, alguém sabe para aonde foi o dinheiro e porque é que, de repente, uma compra de 8 milhões é uma loucura?

7/8/06 3:31 da tarde  
Blogger Jorge Mota said...

1- Penso que há muito empolgamento na imprensa sobre este caso. As perguntas são sempre as mesmas todos os dias. Tanto PdC como Co respondem, o que não quer dizer que não estejam em sintonia. PdC diz que não tem dinheiro, Co diz que precisa do avançado mas não há dinheiro. Onde falta a sintonia, apenas respondem a perguntas.

2-O avançado é preciso. Lisandro vem de uma lesão e ainda não está pronto a jogar.

3-Uma táctica destas demora a ser assimilada. Com jogadores de alto nível ainda mostra deficiências, mas no inicio da época passada tb mostrava com as equipas portuguesas e resolveu-se.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

7/8/06 3:41 da tarde  
Blogger Lance said...

As conclusões que tirei é que o BA, o R. Costa e o Ezequias nunca na vida podem compor os 3 uma defesa do FCP, e que em vez de comprar um avançado se compra-se um tipo para o lugar do Bosingwa era bem melhor.

Jogar em 4-3-3 é uma hipotese, mas será que o bosingwa não dava as mesmas abebias e sofriamos os golos na mesma?

7/8/06 5:17 da tarde  
Blogger pumba no piu piu said...

e amanha e' passarinhos fritos para o jantar!

7/8/06 5:37 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Se analisarmos os 6 golos que o Porto sofreu no torneio, em 5 deles houve descompensação defensiva aliado em alguns deles a erros individuais inadmissíveis em alta competição.
O grande problema não são os três defesas... mas o que isso implica jogando com equipas que provocam erros o adversário. Como disse o André... o Cech jogou como médio de transição mas com funções de cobertura do lado esquerdo. Era ele o 4º defesa sempre que a equipa defendia. Mas o Porto alinhou com 3 defesas e não com 4.
Em relação a PC e CA, acho que PC tem se visto na contingencia de reagir às provocações de Adriaanse e estamos nesta divergencia que não sei a quem beneficia.

7/8/06 10:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

[quote] Jogar em 4-3-3 é uma hipotese, mas será que o bosingwa não dava as mesmas abebias e sofriamos os golos na mesma? [/quote]

exacto...

e realmente , sofremos golos de descompensação do ataque .... mas pelo menos atacamos.

algo me diz que num 4x3x3 , nem tocavamos na bola , éra sermos massacrados até o fim do jogo.

épa ... porra ... admitam , temos um bom meio campo ... mas o resto é merda ! o bosingwa até parecia esperançar , de repente , idiotice atrás de idiotice ( rara excepção , o pepe )

8/8/06 12:03 da manhã  
Blogger lucho said...

Gostava de partilhar convosco a recordação q fiz no meu blog da noite magica de viena em 87... sE quiserem passar por lá vao tb recordar essa grande alegria...

8/8/06 10:05 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

Vamos lá esclarecer umas coisas porque anda muita gente confundida aqui:

Ponto 1)
Os 3 defesas contra equipas de mais vália técnica é um risco. Porquê? Porque está menos um jogador a dobrar na defesa. Simplesmente isso. Por exemplo: A besta do R.Costa num golo do inter, fez de conta que o Lançamento era para o Porto, e em vez de correr para o lado dele, foi a passo como se não soubesse que o lançamento era para o Inter. O gajo do inter obviamente que lançou rapidamente e entraram pelo lado direito da defesa tipo auto estrada. Com mais um central, havia mais uma dobra.

Não vou entrar na discução de que se acho que se deveria jogar com estas equipas de forma mais recatada. Mas posso desde já dizer que sem um ponta de lança de classe, talvez se devesse ir para os 4 defesas.

Ponto 2) Quase todos os golos, se não todos, vêm de falhanços defensivos individuais. Seja por passar a bola ao avançado, por ser demasiado manteiga no corte ou por falhas de marcação à junior.

Ponto 3) É, o bosingwa esteve mal. Mas, não sejam FACCIOSOS como costumais ser (grande parte de vocês) e olhem para o lado esquerdo. O Cech infelizmente é um passador. Teve a sorte de nenhuma das acções infelizes dele, ter dado golo. Para mim não é defesa esquerdo o rapaz, porque antes de atacar tem que defender. E isso ele faz mesmo mal.

Ponto 4) Com o Jardel não teriamos perdido nenhum jogo, desde que ele se desenrolasse da mesma forma. É futurologia, mas depois de ver os golos falhados e os bons cruzamentos em que não aparecia ninguém, não tenho dúvidas. Adriano é bom para ter no platel, mas não é um ponta de lança. Um ponta de lança não devolve a bola ao Ibson depois de ter sido isolado por este na area (minuto 32' contra o inter).

Ponto 5) O Presidente do nosso clube disse que o plantel está fechado e só se consegue reforçar o plantel com jogadores da estirpe de Ronaldinho, Ballack, Eto'o, Deco, jogadores para os quais nenhuma equipa em Portugal tem capital.
Agora alguém lhe pergunte porque veio o Ezequias, o Diogo Valente e o J.Paulo se o plantel só pode ser reforçado por ronaldinhos.

Pronto, Michael Knight esclareceu as coisas para vocês e nem sequer recebeu cachet.
Sou um altruísta.

http://adriaansebestfriend.blogspot.com

8/8/06 11:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Neste momento não sei se este pretenso arrufo entre Pinto da Costa e Co Adriaanse tem por objectivo esconder a continuidade do negócio Hesselink ou se algo de muito sério se passa no seio do nosso F.C.Porto.

Por isso o melhor é aguardar para ver o que acontece e quem será o avançado que estará para chegar.

8/8/06 11:46 da manhã  
Blogger bLuE bOy said...

bOaS... excelente post sintetizado.
Mas continuo na minha dúvida... que justificação tem a necessidade de um PL (que é verdade, é bem preciso), com sofrer 6 golos estúpidos em 2 jogos, e 2 deles, em apenas 1 minuto?
Conhecem algum PL que resolva esse problema como o outro diz "jogar bonito, mas perder estes jogos", ou será que com a chegada dele, vamos deixar de sofrer golos???
Acho que o discurso do treinador está um pouco confuso e com as prioridade não trocadas, mas apenas enfatizadas numa posição de campo que poderá resolve um problema (avançada=, mas não dois problemas (defesa e avançada).
A rever... e aguardar por melhores dias.
AkELe aBrAÇo
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

PS - excelente blog... muito bom mesmo... parabéns... vou-te linkar.

8/8/06 12:55 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,

1) Subscrevo; impõe-se contenção verbal imediata do destreinador.

2) Subscrevo; (já aqui uma vez disse que se houvia um zum-zum sobre um brasileiro...)

3) Tema muito interessante, o qual tenho vindo a discutir com consócios de há muito a esta parte.

A minha opinião é muito simples - na Champions só podemos jogar de uma forma - 3x4x3 !!
Porquê ?
Mais simples ainda - então contra as equipas teoricamente (e na prática) mais difíceis vamos inventar um sistema ?
Então vamos andar sempre a jogar e a treinar num sistema e depois, precisamente quando mais necessitamos de ter todos os mecanismos operacionais, todos os automatismos no máximo, onde todos os pormenores contam, vamos mudar ?
Não posso estar mais em desacordo.
Sabe, lembro-me logo de tempos idos em que contra as equipas mais difíceis os treinadores colocavam mais um defesa...para além dos 4 !!! Certamente saberá os resultados que eram obtidos.
Portanto, na minha opinião sempre em 3x4x3, o qual consoante a dificuldade, poderá ser mais ou menos ofensivo (e aqui alternativas não nos faltam).

Já agora, não acham que anda tudo demasiado exaltado ???
Desde quando lutamos pelo campeonato da ...pré-época ???

8/8/06 1:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto, vamos ter calma, porque no dia 19 vamos ter mais um caneco...

Situacionista,
apenas para comentar o que disseste: "Então vamos andar sempre a jogar e a treinar num sistema e depois, precisamente quando mais necessitamos de ter todos os mecanismos operacionais, todos os automatismos no máximo, onde todos os pormenores contam, vamos mudar ?
Não posso estar mais em desacordo.
"

- com o grande Mourinho jogavamos 4-4-2 losango e 4-3-3
Dois sistemas para adversários diferentes.

8/8/06 2:27 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

André: Tens alguma razão qd dizes que com Mourinho o Porto encarava os jogos Europeus e os Nacionais de forma diferente, mas sou levado a concordar com O Situacionista, porque mexer numa estrutura defensiva mecanizada é muito complicado e delicado. Vamos aguardar, mas acho que o F.C.Porto neste momento não tem plantel para jogar com 4 defesas a época toda e tb não creio que Adriaanse desista do seu Romantismo.

É evidente que apenas um novo Ponta de Lança não impediria que o Porto sofresse 6 golos. Mas, dou razão ao Michael: O volume de jogo ofensivo e as oportunidades criadas nos dois jogos, com um ponta de lança "à séria"... não nos ficávamos por apenas 3 golos marcados.

8/8/06 3:21 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Michael:
Tb tenho algumas dúvidas sobre a capacidade defensiva de Cech... acho que ele ainda não foi posto suficientemente à prova, mas não creio que ele tenha estado assim tão mal frente ao ManUnited(o único jogo que vi). Ainda por cima estando a jogar no meio-campo mas com funções de cobertura de um lado onde não estava mais ninguém, já que Pedro Emanuel andava no centro atrás de Solskaier (Os ingleses jogavam com 2 avançados). O Coreano que entrava pelo lado dele era rapidíssimo e ele veiu-se e desejou-se para o travar. Jogar três defesas contra dois avançados(Solskaier e Roonney) e mais dois extremos da categoria de Giggs e Park é um sistema suicida em qualquer lado do mundo!

8/8/06 3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Todos nos lembramos do falhanço do Cech na meia final da Taça contra o Sporting.

Felizmente apareceu o Benni

8/8/06 3:59 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Aníbal, eu tava a tirar os 3 golos por baixo. Porque uma pessoa não pode contar apenas os golos falhados. Tem que contar também as oportunidades de golo que nem chega a ser, porque não há ninguem com faro de baliza ou sentido de movimentação pura. Tipo o golo do Jardel em munique. Um cruzamento banal da esquerda e ele sozinho cria aquele golo.

O Cech falhou todas as antecipações e é por isso que me baseio em que ele não é defesa esquerdo. Além disso, custa muito dizer que o Cech esteve mal num jogo. Não porque custa de custar, mas porque ele tem sempre acções ofensivas e individuais de técnica, muito boas, que ficam sempre na cabeça e um gajo fica sem saber o que pensar.

Quero só chamar a atenção para a nova poll em http://adriaansebestfriend.blogspot.com determinante para o futuro do FCP.

8/8/06 4:06 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Aníbal, por muito Estranho que possa parecer, um Ponta de lança pode evitar o FCP de sofrer 3 golos num jogo.

Porquê? Porque é diferente jogar contra uma equipa que aos 20 minutos já ganha 2-0, do que jogar contra essa mesma equipa e aos 20 minutos TU já marcaste um golo.

Contra o united nos primeiros 6 minutos criamos 3 situações de perigo.

8/8/06 4:09 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Tens razão e não tens! Acho que começamos a entrar num campo meio futurologia meio probabilidades que até poderia ser interessante discutir mas seria muito longa a argumentação.
Óbvio que se tivermos alguém que marque 2 golos em 4 ou 5 oportunidades, será difícil perder jogos mantendo o nível ofensivo evidenciado. Mas as falhas defensivas nem foram porque o adversário estivesse particularmente pressionante... nem porque estivessem menos preocupados com o nosso volume atacante. Precisamos de mais objectividade e concretização na frente! Mas tb precisamos de mais segurança e solidez defensiva. Porque há jogos na Liga dos Campeões em que teremos apenas 2 ou 3 oportunidades... se tanto. Se concretizarmos 1(e já é ser optimista)... se não tivermos segurança defensiva já fomos!
Em Alvalade e na Luz... com 3 defesas (com um 4º encarapuçado), quantas oportunidades de golo criamos? Pouquíssimas!

8/8/06 6:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Co Adriaanse, treinador do F.C. Porto, garantiu nesta terça-feira ter perdido, praticamente, as esperanças, no que toca à contratação de um avançado por parte do clube portista. Curiosamente, as afirmações surgem numa altura em que o director-geral do clube, Antero Henrique, está na América do Sul, em prospecção de mercado.

«Já tenho poucas esperanças que venha alguém. Faltam poucos dias para o início da época. É muito difícil», afirmou o técnico holandês, após a vitória frente aos Rijnsburgse Boys (5-2). Adriaanse elogiou o desempenho de Lisandro López e Jorginho, que bisaram no encontro.

Apesar da vitória, o treinador da formação portista não deixou de criticar a exibição da sua equipa, sobretudo nos segundos quarenta e cinco minutos, período em que Adriano foi expulso devido a uma entrada por trás sobre um adversário. «Era um jogo em que devíamos vencer por seis ou sete golos de diferença. Não gostei. Na segunda parte, a equipa perdeu o controlo do jogo e não houve disciplina», lamentou Co Adriaanse.
In Mais Futebol

8/8/06 11:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vejam onde os galináceos chegaram no ano passado na champs só com defesa, aliás só com luisão... Parece-me mais urgente arranjar um central bom que alterne com o pepe e opções para os laterais. O bruno alves não serve pra nada, o Ricardo Costa é pouco oxigenado no cérebro e mesmo o pepe às vezes só dá cacetada... O avançado pode chegar quando se encontrar: com quaresma, anderson, lucho, lisandro, adriano, jorginho, vieirinha, sokota e bruno moraes acho que dá para aguentar bem... afinal são pagos para quê? Não é impossível um treinador apostar na finalização desta gente toda! Jogam à bola desde pequeninos e não sabem chutar à baliza? Não acredito - um pouco de treino e moralização e é ver os golos a entrar de todos os lados. E o Co que se deixe de lhes passar atestados de incompetência e faça o seu trabalho que é treiná-los para marcar golos. E até tem havido golos em todos os jogos, a única diferença é que contra equipas grandes a defesa não se aguenta! O que é que ele pensa, que o Hesselink vai marcar 6 golos ao inter e ao manchester para compensar os 3 ou 4 que sofremos?
Depois há outra coisa, esta guerra de palavras parece-me outra vez alguém da SAD a impedir que haja um holandês no plantel, como com o kromkamp. Se é para apostar neste treinador não percebo porque não o deixam controlar o balneário... não falando a língua, só com um "amigo" no plantel. Mas por mim podia ser antes um defesa... No jogo de hoje já se viu na segunda parte os jogadores na balda a levarem dois golos de amadores...! Com o Co a chamar inúteis a metade da equipa (os avançados) e a não ligar a mínima aos defesas, somado a não falar a língua, se lá estivesse o Jorge Costa já tinha havido molho... ainda voltamos a começar a época com um treinador novo e é o sarilho total. Para o campeonato serve bem, mas já se viu que contra clubes decentes este tipo que nunca jogou contra ninguém melhor que o Ajax dos dias de hoje não consegue fazer melhor do que pensar em "fazer coisas bonitas"... e já sabemos no que isso dá. O tarik não é grande coisa, mas vai ser importante porque será o "aliado" do Co no balneário - um treinador tem que saber qual é o clima, o que dizem os jogadores, etc. Alguém da SAD podia "comprar" o tarik para explicar ao Co que para ganhar jogos e ir longe na champs é preciso começar por uma baliza invicta!
Vejo um campeonato muito fácil apesar do sporting estar mais forte, mas na europa assim não vamos lá...

9/8/06 1:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tenham calma que o avançado vai chegar... Com apito dourado ou sem ele... Basta ver que há mais um loureiro no altar da liga...

9/8/06 8:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os jornais de hoje falam num colombiano: Wason Renteria.

Alguém já o viu jogar?

9/8/06 9:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Video do Renteria
http://www.youtube.com/watch?v=R6N5nPhH3J8

9/8/06 11:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Apontado como uma das grandes promessas do futebol sul-americano, Wason Rentería é o alvo principal do FC Porto para solucionar o problema mais que detectado por Adriaanse no ataque azul e branco. A presença no Brasil do director-geral da SAD portista, Antero Henrique, é principalmente explicada pela abordagem do campeão português ao jogador, ao empresário Jorge Machado, detentor de 50 por cento do passe do colombiano, e ao Internacional, que possui a outra metade dos direitos desportivos do futebolista.

A viagem de Antero Henrique passa, também, por conhecer instalações do Corinthians Alagoano, um dos clubes com boas credenciais na descoberta de novos talentos. Mas é a intenção de assegurar os serviços do internacional colombiano que preenche quase na totalidade a agenda de trabalhos do responsável azul e branco. Isto, depois de, recentemente, um emissário dos dragões ter desbravado terreno para a transferência de Rentería para a Invicta.
in A Bola

9/8/06 11:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Co Adriaanse tem pouca fé na vinda de um reforço para a linha da frente do F. C. Porto. Ontem, após o último jogo na Holanda (vitória por 5-2), o treinador apresentou-se mais ou menos conformado com a hipótese da SAD não lhe oferecer a prenda mais desejada - um ponta-de-lança - e, resignado, diz ter que trabalhar com as actuais opções.

O holandês também explicou que a ida do director-geral para o futebol, Antero Henrique, ao Brasil, não tem a ver com o assunto aquisições, mas sim para trabalhar na área da formação. Apesar da diminuta esperança de Co Adriaanse, o JN apurou que, no decorrer desta semana, poderá chegar um dianteiro para os dragões.

"Antero Henrique não foi ao Brasil para tratar da aquisição de um avançado. A sua viagem tem a ver com o desenvolvimento de um programa, na área jovem". Assim se explicou o treinador do F. C. Porto, dando conta de um protocolo que os azuis e brancos estão a estabelecer em terras brasileiras. Sobre o tema transferências, afirmou estar "a perder a esperança na vinda dum avançado". Também disse que, nestas circunstâncias, tem que se limitar a "trabalhar com os jogadores que estão".
in JN e O Jogo

9/8/06 11:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Epa fiz uma rapida pesquisa no google e encontrei isto:

Rentería é umas das maiores promessas do futebol da Colômbia. Pela seleção sub-20, foi um dos principais jogadores do país na campanha no título do sul-americano, na Colômbia, e na trajetória no Mundial Sub-20, na Holanda. Também participou da campanha da seleção principal da Colômbia na última Copa Ouro disputada em junho. “Gosto muito do futebol brasileiro e estou muito contente por vir atuar no Internacional”, disse o novo atacante colorado, que tem como ídolos Ronaldo e Ronaldinho. Na temporada, já marcou 24 gols entre o Chicó e a seleção colombiana. Em relação à estréia com a camisa do Inter, o colombiano afirmou que só vai depender das condições legais. “Estou em um bom ritmo porque vinha atuando normalmente”, concluiu.

Ficha técnica

Nome: Wason Libardo Renteria Cuesta
Posição: atacante
Idade: 20 anos
Altura: 1m86cm
Peso: 80 quilos
Local de nascimento: Quibdó, Colômbia
Clubes anteriores: Santa Fé e Bogotá Chico Futbol Club.

in
http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=2153

Também descobri que ele estava na equipa ideal do mundial de sub-20 em 2005
http://esportes.terra.com.br/futebol/mundialsub202005/interna/0,,OI560654-EI5067,00.html

Obviamente isto vale o que vale...além disso ainda não é certo que ele venho. Sóme pergunto se´é realmente um avançado com 21 anos que vai resolver todos os nossos problemas de finalização...para isso se calhar mais valia ter ficado com o Hugo ALmeida. Enfim esperar para ver...

9/8/06 11:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Renteria pertence ao MSI?


Rentería fue adquirido por el grupo MSI

El delantero colombiano Wason Rentería, fue adquirido por el grupo empresarial MSI que lidera el iraní Kia Joorabchian, quien tiene conexiones con el magnate ruso Roman Abramovich, dueño de Chelsea de Inglaterra.

12/JUL/2005 -Rentería, quien participa con la selección de su país en la Copa Oro que se juega en Estados Unidos y pertenecía al modesto equipo Boyacá Chicó de la Primera División en su país, será transferido a un conjunto internacional cuyo nombre no fue dado a conocer.

El grupo MSI adquirió en el pasado los pases de jugadores como los argentinos Carlos Tevez, Javier Mascherano, Lisandro López y Luis González.

La venta de los derechos del hábil jugador colombiano fue confirmada por el presidente de Boyacá Chicó y representante de Rentería, Eduardo Pimentel, en diálogo con medios locales.

El delantero tuvo una destacada actuación en el pasado campeonato Sudamericano Juvenil y actualmente alterna en la selección colombiana que disputa la Copa Oro.

"Estoy muy contento con la venta. Yo creo que me merecía eso y ahora que se me presenta la oportunidad voy a asumirla con total responsabilidad", dijo el deportista en diálogo con la radio Caracol.

Agregó que desconoce en qué equipo podría jugar este semestre, pero afirmó que trabajará duro para algún día llegar a Europa que es su gran sueño profesional.

"Hasta donde sé podría ir a Corinthians (de Brasil), pero tengo que terminar con la selección y reunirme con los dueños de mi pase para conocer mi destino", dijo Rentería.

El jugador estuvo a punto de pasar a Atlético Nacional de Medellín, pero el equipo colombiano sólo compraba parte de los derechos deportivos del jugador, mientras que MSI adquirió la totalidad del pase.

Eduardo Pimentel se resistió a entregar la cifra de la transacción, pero periodistas de la cadena radial RCN indicaron que el delantero, nacido hace 20 años en el oeste departamento de Chocó, fue vendido en dos millones de dólares.

9/8/06 11:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E eu a pensar que não tinhamos o 9 por causa do Simãozinho!!! O J. Mendes não em andado concentrado...

9/8/06 12:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Segundo os media da Holanda, Co Adriaanse e a sua equipa demitiram-se do comando técnico do FC Porto. A notícia carece ainda de confirmação por parte do clube.

In RR

Será verdade?

9/8/06 1:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1,86 m de avançado não está mal... talvez pudesse ser maior - no campeonato português qualquer jeitoso com 1 metro e 90 marca 30 golos por época :-)

A notícia do Co tá aqui, pra quem souber holandês... parece-me que diz que ele já anunciou à imprensa que atirou a toalha... não sei se ria se chore..

Adriaanse stapt op bij FC Porto
Volgens Adriaanse leidde die breuk tot een onwerkbare situatie. Ook zijn Nederlandse assistent Jan Olde Riekerink, techniektrainer Chris Kronshorst en keeperstrainer Wil Coort nemen ontslag.
De betrokken maakten hun beslissing woensdag bekend in een summiere persverklaring. De betrokkenen wilden geen van allen reageren op het nieuws. Het is onduidelijk waarom Adriaanse is gebotst met het bestuur.
Adriaanse stapte vorige zomer na een succesvolle periode bij AZ over naar de Portugese club en was direct in zijn eerste jaar succesvol. Hij werd - voor het eest in zijn loopbaan - landskampioen en won bovendien de nationale beker. De afgelopen weken was hij met Porto in Nederland. De club deed ondermeer mee aan het Amsterdam toernooi.

9/8/06 1:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BOMBA cai no Dragão!
tragam um treinador português! Talvez um dos pupilos de Mourinho!

9/8/06 2:17 da tarde  
Blogger lucho said...

uma bomba!! mas as culpas são de ambos, presidente e treinador. Podem ir ao meu blog deixar uma sugestão para o novo mister, e espero q n repitamos o q sucedeu em 2004/05

9/8/06 2:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como diz a tripamoura... Não sei se ria nem sei se chore. :S

Acho que acaba por haver mais motivos para chorar... Afinal de contas a equipa foi construida para jogar de uma certa maneira e agora vai tudo mudar. Só espero que agora haja uma mão forte porque senão vamos entrar outra vez numa anarquia e será mais um ano de tristezas.

O que interessa é continuar a apoiar o clube como sempre...seja quem for que vá tomar conta da equipa
Abraços

9/8/06 2:36 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Vergonha, a próxima época acabou hoje.

9/8/06 2:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uma vergonha, mesmo.
Porra...é de chorar e não de rir.

Próximo passo: as pazes com os Super Dragões.

Este ano,já fomos...

9/8/06 2:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vá lá Michael vais ter que mudar o nome ao teu blog:) e se calhar pode ser que comeces a ter que o escrever em português!

Agora a sério, isto é mau! Ainda que possa vir a ser bom! Vai depender dos tomates da SAD (que não parecem grande coisa...).

Infelizmente a equipa não tem defesa para qualquer sistema de 4 defesas, o Postiga ganha entrada directa no plantel, e se calhar o C. Peixoto também. Os SuperDragões vão voltar a jantar na VIP ZONE do Dragão em dias de jogo... O J. Costa pode voltar (honestamente não sei para quê... mas acho que vai acontecer), neste momento estão já a chegar à Torre das Antas uma série de Agentes Fifa (e fifios) com propostas fantásticas para todos os males do plantel... carregam já no Brasil uma série de contentores, com ar condicionado, de mais pé-de-obra...

Ainda assim há um claro problema de cultura de gestão na SAD, nas escolhas e na gestão das hierarquias! Sabiam como o homem era e não o souberam gerir/aculturar...

Esta instabilidade põe a nú as fragilidades dos projectos (?) estruturantes do futebol do FCP de que tanto se falou para justificar os holandeses...

E a seguir?

9/8/06 2:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home